H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Neto62 13/05/2024

Simplesmente indescritível
Não dá para descrever... Mas, aqui vai um texto gigante de como o bicho parece na visão humana, mas provavelmente tem mais que eu não consigo ver porque é indescritível.

Natyzilla 12/05/2024

?Eu sou Lovecraft, & Lovecraft sou eu.?
Completamente impactada com os contos de terror de H.P. Lovecraft! Primeira vez que eu leio o mestre do terror e posso dizer que já se tornou um dos meus autores de horror favoritos, com histórias muito bem detalhadas, criaturas hediondas e muita criatividade.

Airton 06/05/2024

Primeiro Locecraft
Li meu primeiro livro do HP Lovecraft e gostei muito no começo. Mas ao continuar os contos foram perdendo aquele vislumbre da primeira lida. Ele usa muito os mesmos mecanismos para escrever as histórias e começou a ficar menos assustador eu diria. Tentarei o volume 2 com certeza pelo nome do autor ...

Anderson Rodrigues 28/04/2024

Dá para entender a relevância e quem não gosta da obra
Maioria já sabe, resumido, contos bons imersão incrível, mas as vezes acho que se perde sendo prolixo. Criatividade foda para criar monstros. O racismo e a xenofobia é evidente e incomoda a leitura. Se for querer ler recomendo antes pelo menos pegar alguma edição de um conto separado.

Olga.Saad 23/04/2024

Curti mas cansei.
A escrita de H.P. Lovecraft é indiscutivelmente única e distintiva, conta com uma prosa densa em um mundo de terror. O autor tem uma habilidade especial em criar imagens vívidas e perturbadoras, causando uma sensação de mistério e inquietação. No entanto, a linguagem parece rebuscada e arcaica, sobrecarregada de adjetivos, o que difículta um pouco a leitura.
Apesar disso, sua escrita continua sendo admirada e considerada referência por sua originalidade.

Diogo569 20/04/2024

Bom pra certos tipos de pessoa
Por mais que tenha sido escrito por um racista imundo, o livro é muito bom, com descrições interessantes e criaturas que funcionam de maneiras diversas.

Pra quem gosta de criaturas com meio de ação é motivações interessantes o livro é muito bom, e também com um bom tipo de geração criativa para monstros.

O que embaça é que tem uma certa falta de descrição exata de como as criaturas são por parte do escritor.

Foxback 26/03/2024

Lovecraft e Seus Principais Contos
Selo Medo Classico da Editora Darkside, Lovecraft - Parte 1, possui varios contos famosos e alguns extras interessantes, alem de varias notas complementares aos textos. Ë uma bela e caprichada ediçao fazendo jus ao autor. Particularmente achei a leitura cansativa, as historias excessivamente descritivas e abordando praticamente os mesmos assuntos, ligeiramente modificados. Talvez tenha sido a seleçao adotada para este primeiro volume. De qualquer maneira ë nitida a influencia cultural exercida pelos universos criados pelo Mestre. Obs : optei por nao abordar aqui as questoes raciais que envolvem o escritor. Recomendo a leitura mas...

Jennifer47 24/03/2024

Os contos são extremamentes perturbadores, o que me deixou perplexa, a imersão que o lovecraft consegue estabelecer é incrível, ao ler me senti dentro da situação! A mitologia em geral é impecável e muito boa de se imaginar

Gabriel1994 20/03/2024

Lovecraft realmente possuía uma habilidade fora do comum para a criação de cenários e criaturas. A riqueza dos detalhes principalmente do ambiente em seus contos é incrível, o que claramente para alguns pode tornar a leitura tediosa, mas ainda assim a criatividade e inventividade geniais do autor devem ser reconhecidas. Nota-se lendo a sua obra que seu universo foi e ainda é referência para grandes nomes da literatura, filmes e jogos. Não dá pra deixar de notar o preconceito que o autor possuí e coloca em sua obra, o que no meu caso acabou impactando negativamente na experiência com certos contos.

Melhor conto: A Sombra Vinda do Tempo

Vmaste 02/03/2024

Lovecraft: o racista mais amado da literatura
Péssimo livro. Os compiladores deveriam abordar mais as falas racistas que Lovecraft teve em suas obras, ao invés de apenas uma nota rasa que parece tentar justificar tudo isso por conta do seu casamento fracassado com uma mulher de descendência judaica

Mell 29/02/2024

Meu primeiro contato com o autor, demorei um pouco a pegar o ritmo na leitura mas depois que consegui curti bastante

Giulia 17/02/2024

Foi uma leitura bem difícil, principalmente o penúltimo conto. As descrições são muito detalhadas, chega a ser cansativo.
Mesmo sendo demorado vale muito a pena ler para conhecer mais do autor.
Meu conselho é ler sem pressa e sem querer forçar muito a leitura, a história é interessante, só precisa de tempo para acostumar com a escrita.

Gustavo_Caetano0201 10/02/2024

Ciclopicamente Abissal
Não é um livro fácil e demorou para que eu entrasse nos contos e entendesse o estilo do autor, mas uma vez que você consegue é incrível. O domínio que ele tem sobre as histórias é muito impressionante, suas descrições são muito extensas, mas ao mesmo tempo quase que historiográficas, ele explora por exemplo em uma raça, seu sistema econômico, social, político, sua cultura, seus costumes e crenças e até sua arquitetura. Ele vai muito mais além quando fala sobre a ciência daquele povo e até seu habitat, biologia e meios de reprodução, tudo minusicionamente descrito sem pressa.
O horror aqui vem a partir do desconhecido, da falta de noção de onde aquele personagem está se metendo, dos conhecimentos que deveriam ser ocultos a raça humana, raça essa que é sempre vista em diminuto, pequena comparada a grandiosidade dessas outras raças, que nos vêem com indiferença e até desprezo, minúscula em comparação ao tempo da Terra e do tempo em que essas raças governaram.
H.P. Lovecraft é conhecido por usar muitos adjetivos e a maioria de suas histórias serem contadas a partir dos relatos dos sortudos (ou não) que sobreviveram, e sim, isso também tem um propósito, tudo isso confere uma gama de riqueza em suas descrições, onde podemos imaginar com muita clareza não só os personagens e cenários, mas como as emoções e impressões quase que impossíveis de se expressar e muitas vezes confusas que remetem a um passado ancestral e profundo.
Em relação a minha experiência posso dizer que o livro é uma crescente, os primeiros contos são bons, mas não mostram exatamente todo o potencial do autor, muito porque eram seus primeiros contos, são seus primeiros passos nesse terreno recém inaugurado por ele do terror. Já os contos maiores, esses sim, são magníficos, conseguimos perceber essa temática sendo explorada ao máximo, suas descrições e a profundidade de até onde ele decide ir aumentam muito e mesmo sendo uma jornada árdua para nós leitores, é extremamente recompensadora. Às vezes esquecia que tudo aquilo era ficcional de tão imerso que eu estava na história, é como ler um documentário hiper cativante.
Em vários momentos precisava ficar um tempo sem ler para absorver tudo e só daí continuar, por isso demorei um mês pra ler tudo, mas confesso que fiquei orgulhoso de ter conseguido, achei que não iria gostar do autor e me decepcionar com o que algumas pessoas falavam, mas foi o contrário, agora sim entendo claramente o porquê de ser considerado um mestre do horror e ter inspirado desde séries de TV e filmes, até outros livros e músicas. Foi uma grande aventura, daquelas de se olhar para trás, apoiar os braços na cintura e falar "uau eu passei por tudo isso". Enfim, essa resenha ficou enorme, mas acho que ele merece, vou deixar apenas a ordem dos contos organizada a partir do que mais gostei até o que gostei menos, e peço que dêem uma chance a Lovecraft, realmente vale a pena. Fica meu elogio também a Darkside e essa belíssima edição, cheia de conteúdos extras e que ajudam o leitor a ficar mais por dentro do contexto dos contos.

Contos:
- A História do Necronomicon
- Dagon

Gustavo195 06/02/2024

Puts Agapê Lóvicréfiti
Sempre tive vontade de ler H.P. Lovecraft e acho que não estou acostumado com o genêro, achei tedioso. Tenho o habito de ler livros de terror mas esse terror cósmico não me pegou não.

Talvez eu leia o volume 2 para ter algum parâmetro mas são muitas páginas descrevendo a arquitetura das benditas cidades ciclópicas (passei a detestar esse adjetivo pelo uso repetitivo). Penei pra terminar a leitura.

Dagon, Cthulhu e Reanimator foram os mais interessantes sendo Reanimator o conto mais divertido e que pouco tem de terror cósmico.

Cão de caça - Bacana
Montanhas da loucur - O que eu tenho a ver?