H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Vmaste 02/03/2024

Lovecraft: o racista mais amado da literatura
Péssimo livro. Os compiladores deveriam abordar mais as falas racistas que Lovecraft teve em suas obras, ao invés de apenas uma nota rasa que parece tentar justificar tudo isso por conta do seu casamento fracassado com uma mulher de descendência judaica

Mell 29/02/2024

Meu primeiro contato com o autor, demorei um pouco a pegar o ritmo na leitura mas depois que consegui curti bastante

Giulia 17/02/2024

Foi uma leitura bem difícil, principalmente o penúltimo conto. As descrições são muito detalhadas, chega a ser cansativo.
Mesmo sendo demorado vale muito a pena ler para conhecer mais do autor.
Meu conselho é ler sem pressa e sem querer forçar muito a leitura, a história é interessante, só precisa de tempo para acostumar com a escrita.

Gustavo_Caetano0201 10/02/2024

Ciclopicamente Abissal
Não é um livro fácil e demorou para que eu entrasse nos contos e entendesse o estilo do autor, mas uma vez que você consegue é incrível. O domínio que ele tem sobre as histórias é muito impressionante, suas descrições são muito extensas, mas ao mesmo tempo quase que historiográficas, ele explora por exemplo em uma raça, seu sistema econômico, social, político, sua cultura, seus costumes e crenças e até sua arquitetura. Ele vai muito mais além quando fala sobre a ciência daquele povo e até seu habitat, biologia e meios de reprodução, tudo minusicionamente descrito sem pressa.
O horror aqui vem a partir do desconhecido, da falta de noção de onde aquele personagem está se metendo, dos conhecimentos que deveriam ser ocultos a raça humana, raça essa que é sempre vista em diminuto, pequena comparada a grandiosidade dessas outras raças, que nos vêem com indiferença e até desprezo, minúscula em comparação ao tempo da Terra e do tempo em que essas raças governaram.
H.P. Lovecraft é conhecido por usar muitos adjetivos e a maioria de suas histórias serem contadas a partir dos relatos dos sortudos (ou não) que sobreviveram, e sim, isso também tem um propósito, tudo isso confere uma gama de riqueza em suas descrições, onde podemos imaginar com muita clareza não só os personagens e cenários, mas como as emoções e impressões quase que impossíveis de se expressar e muitas vezes confusas que remetem a um passado ancestral e profundo.
Em relação a minha experiência posso dizer que o livro é uma crescente, os primeiros contos são bons, mas não mostram exatamente todo o potencial do autor, muito porque eram seus primeiros contos, são seus primeiros passos nesse terreno recém inaugurado por ele do terror. Já os contos maiores, esses sim, são magníficos, conseguimos perceber essa temática sendo explorada ao máximo, suas descrições e a profundidade de até onde ele decide ir aumentam muito e mesmo sendo uma jornada árdua para nós leitores, é extremamente recompensadora. Às vezes esquecia que tudo aquilo era ficcional de tão imerso que eu estava na história, é como ler um documentário hiper cativante.
Em vários momentos precisava ficar um tempo sem ler para absorver tudo e só daí continuar, por isso demorei um mês pra ler tudo, mas confesso que fiquei orgulhoso de ter conseguido, achei que não iria gostar do autor e me decepcionar com o que algumas pessoas falavam, mas foi o contrário, agora sim entendo claramente o porquê de ser considerado um mestre do horror e ter inspirado desde séries de TV e filmes, até outros livros e músicas. Foi uma grande aventura, daquelas de se olhar para trás, apoiar os braços na cintura e falar "uau eu passei por tudo isso". Enfim, essa resenha ficou enorme, mas acho que ele merece, vou deixar apenas a ordem dos contos organizada a partir do que mais gostei até o que gostei menos, e peço que dêem uma chance a Lovecraft, realmente vale a pena. Fica meu elogio também a Darkside e essa belíssima edição, cheia de conteúdos extras e que ajudam o leitor a ficar mais por dentro do contexto dos contos.

Contos:
- A História do Necronomicon
- Dagon

Gustavo195 06/02/2024

Puts Agapê Lóvicréfiti
Sempre tive vontade de ler H.P. Lovecraft e acho que não estou acostumado com o genêro, achei tedioso. Tenho o habito de ler livros de terror mas esse terror cósmico não me pegou não.

Talvez eu leia o volume 2 para ter algum parâmetro mas são muitas páginas descrevendo a arquitetura das benditas cidades ciclópicas (passei a detestar esse adjetivo pelo uso repetitivo). Penei pra terminar a leitura.

Dagon, Cthulhu e Reanimator foram os mais interessantes sendo Reanimator o conto mais divertido e que pouco tem de terror cósmico.

Cão de caça - Bacana
Montanhas da loucur - O que eu tenho a ver?

lumushroom 28/01/2024

Essencial!
Foi uma experiência incrível ler esse livro.

Como sempre, minha experiência é completamente pessoal e muito, mas muito, específica. Passei meses e meses enrolando pra terminar, com preguiça de seguir, mas sempre que pegava pra ler ficava VIDRADA e não conseguia parar. Posso dizer que o livro cresceu comigo nesses últimos tempos, comecei ele em 2022 e terminei agora em 2024.
Ler de tempos em tempos durante esses dois anos foi algo que me fez perceber o quanto mudei, e também o quanto minha leitura evoluiu.
Lovecraft é algo que sempre esteve presente na minha vida desde criança, e terminar esse livro representa muita coisa pra mim, e com certeza é uma conquista muito especial, especial para aquela menina de 10 anos que tentava sempre ler Call of Cthulhu e não conseguia entender mais que frases soltas sem contexto.

Falando sobre o livro em si agora... É muito bom, realmente, mas diria que BEM maçante. Alguns contos são completamente insuportáveis e arrastados, além de terem um final horrível ou então muito repentino, deixando uma sensação de frustração muito grande. A sorte do Lovecraft é que ele tinha MUITOS conceitos interessantes na manga e com eles prende tua atenção, ou no mínimo te faz querer ler o conto até o final, só pra tentar entender eles melhor.

Em resumo, os contos são muito bons, mas muito maçantes às vezes, essa edição é muito boa pra adentrar ao universo, gosto muito da forma como os conto foram organizados, vão aos poucos te introduzindo no universo, de uma forma que você sente mais e mais vontade de ler e também descobrir se o próximo conto vai ser melhor ainda, se ele vai corrigir os erros do anterior.

Enfim, incrível! Um dos meus livros favoritos com conceitos absurdos de criativos e com histórias (em sua maioria) inesquecíveis!

shes_heavy 22/01/2024

Excelente edição!
Gosto da escolha dos contos, da variedade de tamanhos dos mesmos e de todo o conteúdo extra dentro do livro. Quanto à escrita, é bem difícil e terrivelmente arrastada(especialmente nos dois ultimos contos), mas é extremamente atmosférica e rica!

Suzane.Madruga 20/01/2024

Uma viagem só
Apenas para citar o que parece o melhor da coletânea: Herbert West: Reanimator; Nas Montanhas da Loucura; e A Sombra Vinda do Tempo.

lohiaar 10/01/2024

Tem seus pontos altos e baixos...
Peguei esse livro pra ler quando comecei a me interessar por ficção/terror, afinal de contas quem nunca ouviu falar nas histórias do H. P. Lovecraft? ? ou mais precisamente, sobre o Cthulhu ?

A história é boa, porém massante. Esse definitivamente não é um livro que se leia rapidamente, visto que cada capítulo é uma história distinta com criaturas que vão além do que se pode imaginar (por sorte temos os desenhos deles nessa edição).
Além disso, definitivamente não sou fã do H. P. Lovecraft, já nas primeiras histórias vemos que o autor é um racista, o que gera um desconforto na hora de ler suas histórias.
Não gosto de separar o artista da obra e por isso acho que esse livro não merece cinco estrelas, as histórias são boas, e apesar de ter criaturas bizarras achei bem fácil de me prender ao cenário apresentado, mas apesar de tudo o autor não é flor que se cheire.

Atena0 28/12/2023

Terminei
Depois de semanas tentando terminar este livro, consegui.

Por não ser um gênero que leio muito, tive dificuldades para ter uma leitura contínua e muitas vezes deixei o livro de lado, mas não desisti do livro.

Os contos são interessantes, uns mais do que outros, e alguns são superestimados como o chamado de Cthulhu. Meus contos preferidos foram Herbert West Reanimator, A Sombra Vinda do Tempo e Nas Montanhas da Loucura.

A escrita de Lovecraft é detalhista e gosta de deixar lacunas para o leitor, o que faz com que tenhamos o gostinho de "quero mais", sugiro que quem gosta de misticismo e terror leiam.

Ariana 14/12/2023

Não vou dizer que foi uma leitura fácil, mas foi gratificante conseguir finalizar. Pois é incrível viajar na mente extremamente criativa de Lovecraft. Não é atoa que é inspiração para muitos autores e criador da mitologia cósmica. As histórias são muito viajadas e cheias de detalhes, você tem que começar a leitura preparado para uma grande jornada de fazer explodir a cabeça.

emawnuelle 13/12/2023

DarkSide deu um show.
Acho muito importante falar do legado no terror que o Lovecraft deixou como um dos maiores escritores de todos os tempos. As descrições dele, apesar de criticadas por muitos que nunca leram mais que um trecho, são absurdas, e suas criaturas, horrores além da compreensão. Essa edição não teve nada de novo que eu não tenha lido antes dele (ao menos pude reler), mas fizeram um ótimo trabalho com as notas extras na coletânea e todo o cuidado que tiveram organizando seu material! Incrível pra quem não conhece ou está conhecendo o universo agora. Se eu tivesse conhecimento deste livro antes, com certeza o leria por primeiro de todos que já li do autor!!

astereads 12/12/2023

Definir o que achei dessa coletânea é algo bem complicado pra mim, visto que já comecei a leitura com opiniões fortes sobre o autor, bem como reconhecendo sua influência na área que tanto amo (horror sobrenatural, terror). E realmente, consegui reconhecer várias das obras que eu já amo em trechos daqui, onde eu acho inclusive que os autores fizeram um ótimo trabalho em melhorar suas referencias originais, e isso me fez perder um pouco do deslumbramento que poderia ter ocorrido com o livro.

Dito isso, Lovecraft era um racista esquisito que não sabia narrar personagens racializados sem transformá-los quase que em caricaturas. Essa edição em específico falhou muito em deixar isso de fora da descrição do autor, coisa que não só é possível como tem precedentes, por exemplo, em uma edição de "O papel de parede amarelo" de Charlotte Perkins Gilman, os editores tiraram um tempo para informar de seus artigos racistas e background de eugenia. Eu acho que é essencial ao menos dar ao leitor a chance de se aprofundar nessas questões.