H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Luis0501 17/04/2023

De Volta ao Medo Clássico
Faz muito tempo desde que li Lovecraft pela última vez. Foi gostoso relembrar de alguns bons contos. Mas a experiência não foi tão boa quanto eu esperava (por isso a nota 3/5). A maior crítica que eu faço é pelo estilo do autor. Lovecraft não é um escritor de livros, ele é um escritor de contos. Todas as suas histórias são feitas da mesma forma: o protagonista que sobreviveu a algum tipo de terror e escreve uma carta ou depoimento relatando o ocorrido. Nenhuma história tem diálogos. São todas muito descritivas e narrativas. Isso funciona muito bem em uma história curta, mas em algo longo fica extremamente maçante e difícil de ler. Feita a crítica, vamos aos pontos positivos. Essa edição em especial tem seus pontos fortes, como uma introdução exclusiva da editora, um relato mostrando o quanto o autor influenciou (e ainda influencia) a cultura pop no geral, uma descrição de uma viagem pela cidade natal de Lovecraft, numerando os lugares que serviram de inspiração para diversas de suas histórias e, o mais importante, uma capa gloriosa que fica linda na estante.
Já que o livro é uma coletânea, vou fazer uma breve resenha de cada conto, sem spoilers:

Dagon: Uma das primeiras histórias escritas por Lovecraft. Conta sobre um náufrago que acaba em uma ilha recém criada pela ação na natureza e lá se depara com a criatura que dá nome ao conto. Ela me parece um protótipo do que seria o horror cósmico do autor, com criaturas horrendas que enlouquecem uma pessoa apenas aparecendo diante delas e civilizações mais antigas que a história como conhecemos hoje. Eu gostei.

A Cidade Sem Nome: Um pesquisador vai até ruinas no meio do deserto, lugar esse considerado amaldiçoado pelos nativos da região. É uma história simples. E sabe disso. Ela entrega o que promete: mistério e o horror causado pelo desconhecido na medida certa.

Herbert West - Reanimator: Um dos mais famosos contos do autor (já virou trilogia no cinema) conta sobre um cientista que tenta descobrir a fórmula da ressurreição. Obviamente sem sucesso. Esse é um pouco longo, mas é bom do começo ao fim. Só não gosto muito de como ele termina, o final é meio fraco depois de toda a expectativa que a história gera.

O Depoimento de Randolph Carter: Esse eu não conhecia. É um relato de um pesquisador sobre o desaparecimento de seu parceiro quando ambos foram investigar algumas ruinas. Meio lento no começo, mas o terror escalona rapidamente, tendo um final que pode dar pesadelos.

O Cão de Caça. Também não conhecia. Dois jovens idiotas fazem besteira e pagam o preço por isso. Sendo sincero ele nem parece um conto de Lovecraft. Ao invés de criaturas cósmicas ele fala sobre uma maldição. Mas é bom.

O Chamado de Cthulhu: Sem dúvida o mais famoso conto do autor. Marinheiros encontram uma cidade no meio do mar e nela mora nosso cabeça de polvo preferido. Eu gosto dela. Mas não consigo imaginar Cthulhu sendo derrotado da forma como ocorreu no conto. É estranho.

Nas Montanhas da Loucura. Um grupo de arqueólogos investigando o solo do Ártico descobre estranhas ruinas de uma civilização muito antiga. O ponto baixo do livro é esse conto. Ele é gigantesco (tem quase 130 páginas) e muito, mas muito arrastado. O autor fica muito tempo descrevendo a escavação em si, os pormenores e o funcionamento dela. E ele tenta fazer um suspense que em momento algum funciona, porque fica óbvio desde o começo do que vai acontecer. Mas ela não é inteiramente ruim. Aprofunda (pouco, mas aprofunda) sobre as diferentes raças cósmicas que habitavam a Terra.

A Sombra Vinda do Tempo: Um homem sofre uma estranha amnésia perdendo alguns anos de sua vida e tenta investigar o que ocorreu nesse período. Também é muito longo, mas não tanto quanto o anterior. Ele não fede nem cheira. Tem uma premissa muito boa, mas a ideia logo se perde na clássica "investigação de ruinas antigas".

A História do Necronomicon: O título é autoexplicativo. Não é bem um conto, é uma carta que Lovecraft enviou a um amigo relatando a história do Necronomicon, um livro maldito que aparece em diversas histórias do autor.

Wilber.Lacerda 09/04/2023

Imperdível para quem ama terror
Esse foi o primeiro contato com a obra desse incrível autor. Há contos que você lê e precisa de um tempo para processar o que leu. É muito imersivo todo o ambiente da leitura. Um conto melhor que o outro.

Marcos 06/04/2023

Meu deus que 🤬 #$%!& foi essa
Eu abandonei esse livro da primeira vez que eu li, mas resolvi dar uma segunda chance.

Não funcionou, continuou completamente confuso e sem nexo. Talvez eu precise ler outros livros de terror cósmico antes de tentar ler esse aqui novamente.

Cecii.Dori 05/04/2023

O pai do horror cósmico
O livro é uma antologia, contendo uns 8 contos (não lembro de cabeça agora kkk), cada um variando em tamanho de texto. Algumas histórias foram beeem criativas (ex. A sombra vinda do tempo), mas a maioria dos contos seguem uma fórmula que fica fica batida depois de um tempo. Foi uma leitura bem cansativa, Lovecraft usa muitos termos científicos e as vezes parece que ele fala, fala, e no final não fala nada. Eu quis ler esse livro por amar horror cósmico, amo o medo do desconhecido, de seres além de nossa compreensão, que nos levariam a loucura apenas ao olhar para eles, mas achei meio xoxo? É basicamente, "era algo inominável" repete, repete e repete de novo. Agora, falando parte mais polêmica: o racismo. Lovrecraft era extremamente racista, e claro que isso seria refletido em seus contos. É bem desconfortável, nojento e chegou a estragar o prazer e o suspense que eu estava sentindo em ler os contos. Por fim, o livro é de uma qualidade excelente! Todo decorado, com desenhos, páginas decoradas e tudo mais. Darkside entregando como sempre, eles são muito caprichosos!

Hickenbick 04/04/2023

Horror Cósmico
Uma coleção de contos de Horror Cósmico, pelo mestre do horror. HP Lovecraft é sem dúvidas uma leitura obrigatória para fans desse tipo de leitura,faz vc sentir o medo do desconhecido e do inimaginável.

Jean Silva 01/04/2023

Se tem uma coisa perfeita nesse livro é o capricho da Darkside, a edição é muito bonita e contêm conteúdos extras que vão além dos contos, como alguns manuscritos do autor.
Sobre as histórias em si, eu entendo que o modo como Lovecraft escreve pode ser muito desgastante, altas descrições que na maioria das vezes falam muito e nada ao mesmo tempo, acho que gostar ou não dessa forma de escrita depende de cada um, particularmente, sempre tenho dificuldade com os contos do Lovecraft, mas gosto bastante mesmo assim. Terror cósmico me agrada muito, a ideia do homem como um simples ser no universo, rodeado por monstros inimagináveis e gigantes, é basicamente o plot da maioria das histórias desse livro, fico muito impressionado com o autor por ser o percursor dessa temática na literatura de terror.
No geral é um bom livro, claramente alguns contos são melhores que outros, mas isso era de se esperar.

nacarolinga0 29/03/2023

Os contos de Lovecraft são realmente muito inovadores pra sua época, e até pra época atual. Falar sobre quão insignificante o ser humano é perante todo o universo e suas possibilidades, ao invés do "medo comum" foi uma jogada de gênio.
Gostei bastante de como HPL utilizou de diversos dados científicos para contar suas histórias, o que, para um fã da ciência, é algo realmente animador.

ca ;) 26/03/2023

Vou confessar que eu não entendi muita coisa da história não. Algumas partes são extremamente confusas, e eu não gostei do estilo literário. Fui pensando que era algo mais relacionado com terror ?verdadeiro? mas no final eram apenas monstros muito doidos com histórias estranhas. Não me agradou muito não, mas pra quem gosta de fantasia+horror, pode gostar.

Rapha 25/03/2023

O tempo da vida do homem não é nada comparada com a idade das estrelas.
Lendo H.P. Lovecraft, você sente uma bipolaridade de sentimentos; você o odeia por usar palavras rebuscadas e estar sempre sendo repetitivo nos jargões e conceitos; muito sinônimos para descrever um sentimento, "inominável", "íons atrás"; dar vontade de dizer "pô Lovecraft, eu já sei que a parada é antiga, não precisa ficar toda hora repetindo isso"; mas você também o ama por nos revelar a verdade por trás do véu que chamamos de "realidade", nós mostrar o quanto somos pequenos perante o universo e que com certeza existem coisas que nosso limitado intelecto humano não consegue processar; até hoje ninguém sabe como se fala "CTHULHU".
Ler esses contos e adentrar em um mundo que está além das quatro dimensões que conhecemos, é mergulhar em águas complexas de um homem que quando escreveu essas histórias estava além de seu tempo, um homem que influenciou o mundo e a maiorias das manifestações de cultura e arte que vieram depois dele. Mas que é muito difícil de ler.
Caroline Gonçalves 03/11/2023minha estante
Menino, tu descreveu exatamente o que eu sinto quando leio ele. Só a parte do escrita rebuscada que não concordo muito,mas vai de cada um achar isso haha eu entendo ser uma escrita simples até,de fácil compreensão, porém, por ele ser detalhista demais,pode ser que isso afaste muitos leitores. Eu gosto até,mas sinto que tem muita coisa repetitiva mesmo. Mas gosto dos contos dele.

theus26 10/03/2023

Um segundo contato com a origem do horror cósmico.
Esse foi meu segundo contato lendo algo de terror cósmico e todas as expectativas, que foram criadas por mil e umas referências da cultura pop feitas à essas histórias, foram atendidas com sucesso. Os contos curtos, que foram maioria, são rápidos de se ler e criam uma tensão real, foram os mais dinâmicos de se ler, eu podia ler três vezes seguidas e ainda não acharia eles enjoativos. Os contos longos por sua vez, tinham uma exploração de universo e contexto, além de descrições perfeitas, mas tinham o fator do tamanho contra, em certos momentos eu sentia estar lendo a mesma coisa em parágrafos diferentes e eles nunca acabavam de se repitir, mas ainda assim são contos incríveis que tem um brilho e mistério essenciais para qualquer história de terror. Sobre o autor dos contos, sofreu foi pouco.

Fernanda G 08/03/2023

Não consigo nem escrever uma resenha decente. Minha nota é apenas pelos contos "Herbert West: Reanimator" e "A sombra vinda do tempo", que foram os únicos contos que não me deixaram em total desespero e horror por estar me maltratando a ponto de me fazer ler esse livro insuportável. Foram éons de coisas indescritíveis e inimagináveis seguidas de duzentos adjetivos inúteis que colaboraram para que eu terminasse a leitura em incríveis dois anos e meio.
Perdida_nas_Estrelas 20/03/2023minha estante
Descreveu tudo em poucas linhas haha ??

Perdida_nas_Estrelas 01/03/2023

Enfim, terminado!
Gente, eu entendo o que as estórias do Lovecraft influenciaram praticamente tudo do horror que vemos hoje, muuuita coisa tem suas referências, a atmosfera cósmica, o inominável e afins, mas pqp os contos longos tem muitas passagens desnecessárias, me pareceu que o autor tinha acabado de aprender sobre geologia e queria mostrar isso dentro de seus contos, sem falar naquela expectativa que a gente vai gerando pra não vir nada no fim; já os contos curtos tem o problema oposto: quando vai ficar bom, acaba!
Minha experiência não foi boa, viu?! Foi ok, acho que vale muito a pena conhecer por ser clássico e até vou me arriscar a ler o segundo volume algum dia, mas não me agrada, é melhor ver os filmes que foram inspirados no contos, são fantásticos!
Eu li a edição da Darkside Books, a qual dizem que a tradução é mais "moderninha", pois imagine se não fosse?! Eu teria dormido 10x mais lendo isso, e olha que dormi muuuuito.

RACISMO: o autor é muito racista e muito xenofóbico, dá nojo. Talvez isso tenha piorado minha experiência mas tenho certeza que o tédio seria o mesmo.

Por fim, eu dei nota 3/5 por ser um precursor de tantos subgêneros do horror e de muita coisa da cultura pop. Vale a experiência de saber quem foi e como escrevia o tal do H. P. Lovecraft.

P.s.: a edição da Darkside é lindíssima e vale obter pra enfeitar a estante, foi muito caprichada

Rahel0 26/02/2023

Criatividade
Essa é a palavra que acredito definir melhor Lovecraft. Os seres que ele imaginou, os mundos criados por ele são absolutamente fantásticos. Foi a primeira vez que vi/li algo dele e gostei muito. Estranhei um pouco de início, porque não tenho costume de ler livros desse gênero, mas rapidamente me adaptei e peguei gosto pela leitura. O único conto que odiei com todas as forças foi Nas Montanhas da Loucura. Essa edição Darkside é impecável na estética, muito linda, no entanto achei o conteúdo extra bem fraco/chato. Meu ranking dos contos (do melhor ao pior, na minha opinião):

1 - Herbert West: Reanimator
6 - O Cão de Caça
7 - Dagon
8 - Nas Montanhas da Loucura

Oranian.Anjos 26/02/2023

Resenha de um universitário da miskatonik
Tem contos bons, mas alguns você quase dorme com as descrições de "obras ciclopicas", mas vale a pena se curte o gênero.

SandyOlii 26/02/2023

Sem palavras!
H. P. Lovecraft, é, obviamente, um genio do terror. Me entristece saber que seus conto só ficaram conhecido como são hoje depois de sua morte.
Guilherme 26/02/2023minha estante
Lovecraft é um ótimo escritor (quando deixamos de lado as polêmicas), mas acho ele um pouco repetitivo.