As coisas que você só vê quando desacelera

As coisas que você só vê quando desacelera Haemin Sunim

Resenhas -

Marili 27/10/2017

A tempestade é interna
Leitura rápida e despretensiosa, mas que garante alta dose de serenidade a cada página lida. Uma espécie de autoajuda conduzida suavemente por um monge budista.
Cada capítulo aborda um tema do nosso cotidiano e é iniciado com um relato pessoal do autor (isso afasta o leitor da ideia de que monges budistas são completamente tranquilos e inalcançáveis). Em seguida, vêm algumas palavras de conforto que cabem muito bem em qualquer mente agitada e inquieta, purificando e trazendo aquele famigerado alívio – tão difícil de encontrar no frenesi do dia-a-dia. Os capítulos são finalizados com inúmeras mensagens reflexivas.
Não é impecável a ponto de mudar o temperamento de uma pessoa agitada, mas é o suficiente para fechar o livro e pensar que: ok, as coisas não são tão difíceis quanto parecem. As situações externas são mais fáceis quando vistas por um ponto de vista sereno e otimista.
Adriana 06/12/2017minha estante
Gostei muito do seu comentário e estou bem interessada em comprar pra ler. Obrigada!!

Luciana.Oliveira 04/06/2018minha estante
Perfeito relato de sua impressão. Quero muito ler esse livro e após esse relato, com ctz farei o mais breve possível.

Sandrað· 11/12/2020minha estante
Nossa...fiz várias anotações lendo esse livro. Ele realmente traz muitos ensinamentos e agrega serenidade no nosso dia a dia. Leitura necessária nos dias turbulentos que estamos vivendo!!!

Cristiane 21/09/2022minha estante
Eu não sei como faço pra ler, alguém pode me ajudar?

Jêjê 01/11/2022minha estante
Não tem como ler essa aplicativo é pô ara fazer resenhas dos livros que leu

Sileane 21/12/2022minha estante
Leitura para se perceber e refletir...

Jair.Casemiro 18/01/2023minha estante
Uma ótima leitura para refletir sobre sua vida, leitura simples e rápida, ideal para quem está iniciando na leitura de livros.

Maria7361 17/03/2023minha estante
Véi como se faz pra ler um livro nesse aplicativo???? É a primeira vez que eu tô usando ele

Tamires213 07/06/2023minha estante
Eu também estou querendo saber

Tamires213 07/06/2023minha estante
Não sei como faço para ler os livros

Scheila Trigueiro 06/08/2023minha estante
Não é possível ler livros nesse aplicativo, galera. Vocês tem que ler fora dele, que seja ebook ou livro físico, e depois vem aqui e registra sobre sua leitura. ?

Veridianne 17/04/2024minha estante
Eu amei esse livro, trás muitas reflexões e ensinamentos.

Alane.Sthefany 01/05/2022

As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera
No livro "As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera", você irá descobrir que a forma como percebemos o mundo é um reflexo do que se passa em nossa mente. Quando nossa mente está alegre e compassiva, o mundo também está. Quando ela está repleta de pensamentos negativos, o mundo parece sombrio. E quando nossa mente descansa, o mundo faz o mesmo.

Trechos Preferidos ?????
Resumo

C A P Í T U L O 1 ? Descanso

Por que sou tão ocupado?

Quando tudo ao meu redor está indo rápido demais, eu paro e me pergunto:
?O mundo é agitado ou será que é a minha mente??

O mundo não é inerentemente alegre nem triste; ele apenas é.

?Quando chegou a hora de escolher as telhas, eu via telhas em todo lugar que ia. Reparava no material de que eram feitas, na espessura, no formato. E então, quando foi a vez do piso, tudo que eu enxergava eram tipos de piso. Eu naturalmente prestava atenção na cor, no tipo de madeira, no padrão e na durabilidade dos pisos que via por aí. E de repente me dei conta:
quando olhamos para o mundo exterior, estamos enxergando apenas a pequena parte dele que nos interessa.

O mundo que vemos não é o Universo inteiro, mas uma parte limitada com a qual a mente se importa. No entanto, para a nossa mente, essa pequena parte do mundo é o Universo inteiro.
Nossa realidade não é o Cosmos, que se expande infinitamente, mas a pequena parte dele em que resolvemos concentrar nossa atenção."

O mundo existe porque temos consciência dele. Não podemos viver numa realidade da qual não estejamos conscientes. O mundo depende da nossa mente para existir, assim como nossa mente precisa do mundo para ter consciência dele.

(...) a consciência da mente confere existência ao mundo.

Não podemos nem queremos saber tudo o que acontece. Ficaríamos loucos com a sobrecarga de informação.
(...) o mundo que vemos com os olhos da mente é limitado, então se pudermos treinar a mente para escolher com sabedoria o foco de sua atenção, seremos capazes de experimentar o mundo de acordo com nosso estado mental.

(...) então me dou conta de que não é o mundo exterior que é um turbilhão; é apenas a minha mente. O mundo nunca reclamou de estar ocupado demais.

Ver as outras pessoas felizes é uma profunda fonte de alegria em minha vida.

(...) o mundo é experimentado de acordo com o estado mental de cada um. Quando nossa mente está alegre e compassiva, o mundo também está; e se está repleta de pensamentos negativos, o mundo ganha esse aspecto.

(...) quando estiver se sentindo muito sobrecarregado e ocupado, lembre-se de que há algo que você pode fazer. Quando a mente descansa, o mundo também descansa.

[...]

Conhecemos o mundo apenas pela janela da mente.
Quando a mente está agitada, o mundo também está.
Quando a mente está em paz, o mundo também está.
Conhecer a nossa mente é tão importante quanto tentar mudar o mundo.

Eu me espremo no vagão do metrô.
Há uma multidão à minha volta.
Eu posso me irritar ou pensar que é divertido não precisar me segurar em nada.
As pessoas reagem à mesma situação de formas diferentes.
Se olharmos mais de perto, vamos ver que não é a situação que está nos incomodando, e sim nossa forma de enxergá-la.

Tsunamis são assustadores não apenas por causa da água, mas também por causa dos objetos que a água arremessa em nós.
Tornados são aterrorizantes não apenas por causa do vento, mas também por causa dos objetos que o vento ergue e joga em nós.
Nós nos sentimos infelizes não só porque algo ruim aconteceu, mas também por causa do turbilhão de pensamentos sobre o que aconteceu.

Quando tiver uma sensação desagradável, não se prenda a ela nem a fique remoendo.
Em vez disso, deixe-a em paz para que possa fluir.
A onda de emoção vai recuar naturalmente se você não alimentá-la pensando nela sem parar.

Para desgrudar comida de uma frigideira, apenas despeje água nela e espere.
Após um tempo, a comida se soltará sozinha.
Não lute para curar suas feridas.
Apenas despeje tempo no seu coração e espere.
Quando suas feridas estiverem prontas, elas vão se curar sozinhas.

Se nos sentirmos satisfeitos, poderemos relaxar de nosso esforço contínuo e dar boas-vindas à serenidade.
Se nos sentirmos satisfeitos, poderemos desfrutar o tempo com a pessoa que está ao nosso lado.
Se nos sentirmos satisfeitos, poderemos fazer as pazes com o passado e nos desapegar de nossa bagagem.

Se mesmo depois de muitas tentativas você não consegue mudar uma situação ruim, é preciso mudar sua forma de enxergá-la.
Nada é intrinsecamente bom ou mau.
Bom e mau são conceitos relativos.
Compare a sua situação com a de alguém que a seu ver esteja pior que você.
Agora a sua já não parece tão ruim assim.

Quando estiver estressado, tenha consciência do seu estresse.
Quando estiver irritado, tenha consciência da sua irritação.
Quando estiver com raiva, tenha consciência da sua raiva.
Quando você toma consciência desses sentimentos, já não está mais perdido neles.
A consciência permite que você os testemunhe de fora.
Ela é inerentemente pura, como o céu aberto.
Estresse, irritação e raiva podem deixar o céu nublado por um tempo, mas não podem poluí-lo.
Emoções negativas vêm e vão como nuvens, mas o céu aberto permanece.

Como toxinas que pouco a pouco se acumulam em nosso corpo, se a raiva, o desespero ou o sofrimento se acumulam em nosso coração, precisamos fazer alguma coisa.
Pratique exercícios, fale com seu mentor, medite na bondade amorosa.
Quando iniciamos esse esforço, as toxinas começam a perder o poder que exercem sobre nós.

As lembranças lhe causam dor?
Tente permanecer no presente.
Traga sua atenção para o aqui e agora.
Perceba que seus pensamentos se acalmam quando você se concentra no presente.
À medida que seus pensamentos se tranquilizam, as lembranças também se aquietam.
Porque as lembranças, em essência, são pensamentos.

Quando sai de casa para ir ao trabalho, você se pergunta:
?Será que terei que passar a vida inteira assim??
Tente mudar sua postura:
acorde um pouco mais cedo e sente-se em silêncio, como se estivesse meditando.
Inspire fundo e devagar, e se pergunte como o seu trabalho ajuda outras pessoas, não importa quão insignificante ou indireta essa ajuda possa parecer.
Quando se concentra mais nos outros, você pode se reconectar com o significado e o propósito do seu trabalho.

Um dilema muito moderno:
há inúmeros canais de televisão, mas nada de interessante para assistir.
Opções de mais deixam as pessoas infelizes.

Está se sentindo confuso ou angustiado?
Permita-se uma boa noite de sono.
Quando acordar no dia seguinte, o problema parecerá menor.

Com amor no coração, até as coisas mais triviais parecem sagradas e bonitas.
Com amor no coração, nos tornamos mais bondosos e gentis, mesmo com estranhos.
Sem amor no coração, o mundo parece sem sentido e aleatório.
Sem amor no coração, nos tornamos estranhos até para os familiares e amigos.

Quando estivermos à vontade com nós mesmos e nos aceitarmos por completo, os outros vão nos considerar acessíveis e irão gostar de nós justamente por quem somos.

Eu queria que você pudesse ver minha verdadeira natureza.
Para além do meu corpo e dos rótulos, há um rio de ternura e vulnerabilidade.
Para além dos estereótipos e das suposições, há um vale de franqueza e autenticidade.
Para além da memória e do ego, há um oceano de consciência e compaixão.

[...]

Quando a vida decepcionar, descanse um momento

Quando sua confiança for quebrada, quando suas esperanças forem por água abaixo, quando alguém que você ama o deixar, antes de qualquer outra coisa faça uma pausa e descanse por um momento.
Se puder, cerque-se de amigos, coma e beba com eles, desabafe todas as traições, decepções e mágoas.
Vá ao cinema ? sozinho ou com seu melhor amigo. Escolha o filme mais bobo, mesmo que não costume assistir a comédias. Chore de rir como se ninguém estivesse olhando, como se ainda fosse um adolescente despreocupado.
Procure uma canção que considere emocionante. Coloque-a para tocar várias vezes e cante junto, como se estivesse fazendo isso por todas as almas feridas.
Se nada disso ajudar, aproveite as férias para fazer uma viagem. Vá a algum lugar que sempre quis conhecer.
Sozinho. Apenas você e a estrada.
Depois de ficar um tempo só, vá para o lugar que considera mais sagrado. Feche os olhos e esvazie a mente.

[...]

Não desista por causa das críticas.
Aprenda a deixar de lado o que as pessoas que não conhecem você têm a dizer.
Você recebe críticas porque suas atitudes estão atraindo a atenção das pessoas.
Tenha coragem e continue no mesmo caminho.

A vida nos ensina por meio dos nossos erros.
Quando cometer um erro, apenas se pergunte o que deve aprender com ele.
Quando aceitamos essas lições com humildade e gratidão, evoluímos na mesma medida.

Para ser feliz, não é necessário grande esforço.
Em vez disso, relaxe no momento presente e encontre humor na sua vida.
Com bom humor, a vida se torna leve e prazerosa.
E o riso sempre leva as pessoas a experimentarem franqueza e alegria.

O bom humor abre corações fechados.
Ele pode nos livrar do controle que nossos pensamentos exercem sobre nós.
Quando sorrimos, sentimos que podemos aceitar coisas que antes não podíamos.
Sentimos que podemos perdoar aqueles que erraram conosco.
O bom humor é parte essencial da vida.

As pessoas que trabalham de forma lúdica e relaxada costumam ser eficientes e criativas.
Aqueles que são motivados apenas pelo estresse, trabalham sem alegria.

Para continuar trabalhando por um longo tempo, não trate o que você faz apenas como trabalho.
Enxergue-o como uma fonte de alegria e crescimento.
O caminho para a felicidade não é apenas encontrar um bom emprego, mas também aprender a gostar do que você é pago para fazer.

Está se sentindo inquieto e deprimido?
Então olhe para o rosto de uma criança adormecida por um minuto.
Você logo vai sentir ondas de paz.

Uma família passeia em meio a folhas caídas no outono.
O pai pega o filho de 5 anos no colo e o menino o enche de beijos.
A mãe os observa com um sorriso.
Se tirarmos um momento para olhar em volta, veremos que estamos cercados de momentos adoráveis.

Você gostaria de deixar seu filho feliz?
Então saia do trabalho um pouco mais cedo.
Vá esperá-lo na porta da escola.
Fique brincando com ele no parquinho.
Deixe-o escolher onde irão jantar.
E derrame sobre seu filho sua atenção amorosa.
Na volta para casa, compre sorvete para toda a família.
Seu filho vai se lembrar desse dia para sempre.

Enquanto seus filhos não estiverem independentes, faça o máximo de viagens em família que puder.
Apesar de vermos nossos familiares todos os dias, não conseguimos estar próximos de verdade uns dos outros.
Uma mudança de ambiente pode fazer maravilhas e tornar as famílias mais unidas.
Uma boa viagem em família pode até evitar um divórcio.

O que torna a música bonita é a distância entre uma nota e a seguinte.
O que torna o discurso eloquente são as pausas apropriadas entre as palavras.
De tempos em tempos devemos respirar fundo e perceber os silêncios entre os sons.

Quando tiver que tomar uma decisão importante, não perca o sono por causa disso.
Apenas tome aquele remédio especial chamado ?tempo? e espere.

Se algo dá errado, costumamos nos voltar para dentro e nos culpar.
Mas será mesmo culpa nossa?

Se dê um tapinha nas costas pelo trabalho duro que vem fazendo.

Há algo que não sai da sua cabeça?
Dê um passeio num dia ensolarado.
Sob o calor do sol, seu cérebro vai liberar serotonina, que acalma a mente.
Se deixar a questão em aberto, sem tentar encontrar uma solução, a resposta virá sozinha.

Se você esperar ser sempre confortado pelos outros, sentirá o peso dessa necessidade.
Se tiver uma necessidade constante de ser ouvido, ninguém poderá satisfazê-la por completo.
Em vez de buscar conforto nos outros, conforte-os e escute o que as pessoas ao seu redor têm a dizer.
No processo de oferecer ajuda, você será curado.

Algo o decepcionou?
Algo deixou você triste?
É a escola da vida tentando lhe ensinar uma importante lição.
Quando estiver pronto, dedique um tempo a aprendê-la.

O mundo continuará girando mesmo sem você.
Liberte-se da ideia de que o seu modo é o único certo, de que você é o único que pode fazer as coisas acontecerem.

Quanto mais gratos nos sentimos, mais felizes nos tornamos.

Se estiver passando por um dia ruim, veja se consegue encontrar uma forma de ajudar alguém.
Mesmo um pequeno gesto de ajuda já fará você se sentir melhor.

C A P Í T U L O 2 ? Atenção plena

Seja amigo de suas emoções

Como lidar com emoções negativas fortes, como a raiva, o ódio ou a inveja?

Quando as pessoas percebem uma emoção negativa nascendo, seu primeiro impulso é controlá-la, de forma a não se sentirem sufocadas nem ameaçadas por ela. Querem se livrar da sensação na mesma hora ou fugir dela.

É difícil controlar depressa uma emoção negativa; quanto mais tentamos, mais forte ela se torna e vem à tona. Mesmo que sejamos capazes de controlá-la, podemos acabar apenas reprimindo-a ? só para que seja extravasada no futuro.

Imagine que uma emoção negativa intensa é como um monte de sedimentos num aquário. Para que os resíduos se acumulem no fundo e você tenha uma visão clara dos peixes, a pior coisa que você pode fazer é submergir as mãos na água turva e tentar empurrar a sujeira para baixo. Se fizer isso, quanto mais tentar empurrá-la, mais ela vai se espalhar.

(...) como um espelho, que só reflete o que está diante de si, sem julgamentos nem identificação com a imagem, apenas reflita a emoção negativa ? digamos, a raiva ? e a observe, sem se deixar abalar. Você vai ver que a raiva lentamente se transforma, revelando uma camada mais profunda de emoção ou desaparecendo sozinha.

(...) costuma ser mais eficaz deixar de lado suas ideias preconcebidas sobre o assunto e observá-lo em silêncio, de modo que o objeto examinado possa revelar o que deve ser compreendido.
Em vez de mergulhar nas águas escuras da sua emoção tentando controlá-la, você deve apenas observá-la e deixar que se sedimente e se transforme por si só.

Em vez de se deixar tomar pela emoção sem qualquer autoconsciência, você vai se questionar e sentir o que há ali. E, à medida que fizer isso, se dará conta de que a emoção negativa não é uma realidade fixa.

Depois de despertar para essa verdade, você não vai mais se deixar abalar pelas emoções negativas e será capaz de vê-las como uma nuvem passageira, em vez de se identificar com elas como se fossem parte do seu ser. Não lute contra as emoções negativas. Observe-as e seja amigo delas.

[...]

Se você quer vingança porque está sofrendo, tudo que consegue ver é o próprio sofrimento.
Mas se você se acalmar e olhar mais fundo, vai perceber que a pessoa que o magoou também está sofrendo.

Nos aposentos do coração, temos dois inquilinos morando lado a lado:
Adolf Hitler e Madre Teresa.
Quando somos dominados pela insegurança e pelo medo, sentimos as maquinações interiores de Hitler.
Quando estamos em contato com o amor e os vínculos, ouvimos a voz delicada de Madre Teresa.

Perdemos interesse em filmes e séries de TV em que os mocinhos são sempre bons e os vilões, sempre maus.
Isso não corresponde à realidade.
Ninguém é sempre bom ou mau.

?É impossível encontrar uma pessoa que tenha sido, seja ou venha a ser apenas criticada ou apenas elogiada.?
? O DHAMMAPADA

Um moralista rápido em julgar os outros não costuma ser capaz de enxergar os próprios defeitos.

Quando você ataca alguém, com frequência é porque está com medo.

Um amigo começa a falar mal de alguém de quem você não gosta, e você concorda com sinceridade.
Mas então fica inevitável se perguntar:
?Quando não estou por perto, será que ele fala mal de mim também??
A fofoca pode ser catártica no momento, mas viaja rápido e pode sair pela culatra.

Quando pessoas que não o conhecem muito bem o admiram, é porque estão vendo uma ilusão projetada, não seu verdadeiro eu.
Por outro lado, quando pessoas que o conhecem bem o respeitam, provavelmente é porque você merece.

Algumas pessoas perguntam se engolir o orgulho é admitir a derrota.
Eu não acho que seja. Humildade é um sinal de força interior e sabedoria.
Quando você engole o orgulho, uma comunicação genuína se torna possível.
Dessa forma podemos finalmente escutar o outro e resolver nossos problemas.

Quando alguém lhe disser ?Não?, não reaja de forma emocional nem perca o controle.
Um ?Não? pode lhe surpreender e abrir um mundo de possibilidades.
Um ?Não? pode inesperadamente guiar você a pessoas boas.
Se começar a tentar lutar contra o imutável ?Não?, você vai sofrer no processo e perder outras oportunidades.

Seu chefe lhe pede para resolver algo que não tem nada a ver com o seu trabalho.
Em vez de se irritar, apenas obedeça e deixe para lá.
Não transforme algo trivial numa grande fonte de sofrimento, desperdiçando tempo e energia pensando incessantemente no assunto.

Se eu tivesse que resumir a vida da maioria das pessoas em poucas palavras, diria: resistência interminável em relação ao que se é.
Ao resistir, estamos em constante movimento, tentando nos ajustar, e mesmo assim continuamos infelizes em relação ao que somos.

Não tente controlar as pessoas à sua volta.
Você nem sequer consegue controlar a própria mente.
O que o faz pensar que pode controlar os outros?

Coisas de que eu gostava quando era jovem, mas não gosto mais hoje em dia:
viagens de avião, bufê de comida liberada, filmes de terror, ficar acordado a noite toda.
Coisas de que gosto só agora que estou mais velho:
Mozart, arroz integral, meditação, passar um tempo sozinho, exercícios regulares.
Nós mudamos sem perceber. Estamos em meio a uma mudança neste exato momento.

Não lamente o fato de o mundo ter mudado.
Não se ressinta porque as pessoas mudaram.
Avaliar o presente através das memórias do passado pode causar tristeza.

Se sua busca pela iluminação é sincera, você pode aprender com uma criança ou mesmo com a pessoa que xingou você na rua.
O mundo inteiro se torna seu mestre.

A pessoa que o guia em direção ao despertar espiritual não é aquela que o elogia ou é legal com você.
A sua espiritualidade se aprofunda por causa daqueles que o insultam e dificultam a sua vida.
Esses são seus mestres espirituais disfarçados.

Como saber se uma pessoa de fato atingiu a iluminação?
Faça-lhe muitos elogios e muitas críticas.
Caso ela se mostre suscetível a qualquer um dos dois, isso significa que esqueceu a natureza iluminada dela.

Nossas emoções são cheias de caprichos, como o clima de Londres.
Num minuto, alguém nos critica e ficamos ofendidos e furiosos.
No minuto seguinte, alguém nos elogia e nos sentimos orgulhosos e importantes.
A menos que reconheçamos o ponto imutável abaixo da superfície de nossas emoções impermanentes, nos sentiremos reféns dos caprichos delas.

Quando estiver para baixo

O que devo fazer?

Observe o sentimento em silêncio, sem tentar mudá-lo. Ele vai mudar sozinho.
Como se estivesse olhando para uma árvore ou sentado à beira de um rio, contemplando o fluxo da água, observe seus sentimentos como se fossem exteriores a você. Se observá-los dessa forma por apenas três minutos, vai perceber que a energia e a textura dos seus sentimentos vão mudando lentamente.

Sentimentos costumam nascer de uma matriz de condições que estão além do seu controle. Da mesma forma que não é possível controlar o humor do seu chefe ou o clima, você não é capaz de controlar os próprios sentimentos. Eles estão apenas de passagem, como nuvens no céu. E também se dissipam sozinhos.
Mas se levá-los muito a sério e começar a internalizá-los como parte da sua identidade, você vai ressuscitá-los sempre que pensar sobre o passado. Lembre-se de que você não é os seus sentimentos nem a história que a sua mente lhe conta para que eles façam sentido.

[...]

Quando a mente olha para fora, ela oscila com os ventos do mundo.
Mas quando se volta para dentro, podemos encontrar nosso centro e repousar na tranquilidade.

As pessoas perguntam: ?Como posso esvaziar a mente durante a meditação?
Quanto mais eu tento, mais pensamentos parecem surgir.?
Isso é completamente normal ? porque a tentativa de esvaziar a mente também é um pensamento.
Não tente se livrar dos pensamentos ? não vai funcionar.
Em vez disso, testemunhe o nascimento de um pensamento.
E testemunhe o desaparecimento do pensamento.
No momento em que tomar consciência disso, a mente vai se calar e se tornar clara.

Com que frequência falamos algo original?
Será que de fato existe isso de ?nossas próprias palavras??

Se você quer dissipar as nuvens de pensamentos, apenas mantenha a mente no presente.
As nuvens de pensamentos se agarram apenas ao passado ou ao futuro.
Traga a mente para o presente, e seus pensamentos vão repousar.

A mente não pode ter dois pensamentos ao mesmo tempo.
Veja se você consegue pensar em duas coisas diferentes ao mesmo tempo.
E então? É possível?

Podemos ficar consumidos pela raiva por um longo tempo sem nos dar conta de que estamos com raiva.
Da mesma forma, nos perdemos com facilidade em pensamentos sem nos dar conta de que estivemos pensando.
Mesmo quando estamos acordados, não somos diferentes de um sonâmbulo.
Fazemos as coisas sem a consciência de estarmos em atividade.
Só porque nossos olhos estão abertos, isso não significa que estamos despertos.

Há muito tempo, havia apenas uma mente, que se cansou de ficar sozinha.
Então decidiu se dividir em duas.
Mas como as duas sabiam que eram originalmente uma só, brincar juntas não tinha muita graça ? era como jogar xadrez sozinho.
Então as duas mentes concordaram em se esquecer de onde tinham vindo;
elas fingiram que não se conheciam.
Com o passar do tempo, também se esqueceram do acordo.
Esqueceram que na verdade eram uma e a mesma.
Esta é a condição da nossa existência.
Nós nos esquecemos de que somos originalmente a mesma mente.

A vida é como o teatro. Você recebe um papel.
Se não gostar dele, saiba que tem o poder de representar o papel que quiser.

C A P Í T U L O 3 ? Paixão

Fazer bem um trabalho é mais importante do que achar que se faz um bom trabalho. É necessário ter sabedoria para perceber que essas duas coisas nem sempre estão relacionadas.

[...]

A badalada de um sino só pode ser ouvida de longe quando o sino é tocado com força.
Sua influência não vai se expandir sem o sacrifício de muito trabalho duro.

É importante trabalhar duro, mas não se apegue à sensação de trabalhar muito.
Se está inebriado por essa sensação, é porque liga menos para o trabalho do que para a imagem que os outros têm de você.

Se quiser prever como um político vai agir após ganhar uma eleição, observe a forma como ele se comporta hoje e como viveu no passado.
Uma pessoa não vive do jeito que diz viver e sim da forma como sempre tem vivido.

Todo mundo é gentil com quem acabou de conhecer.
A pergunta é quanto tempo essa gentileza dura.
Não se deixe enganar por alguém que foi legal com você apenas da primeira vez.

Quando quiser contratar alguém, veja além das habilidades e da experiência para checar se o candidato curte o trabalho que faz.
Pessoas que gostam do próprio trabalho costumam ser mais bem-sucedidas do que aquelas que não gostam.

Não importa o que façamos, precisamos ser minuciosos.
Normalmente não dá certo quando pensamos: ?Vou deixar isso assim e consertar depois?, porque depois talvez não tenhamos a motivação para consertar ou nos acostumemos à forma como está.
É como se mudar e decidir fazer obras na casa ao longo do tempo.
Mesmo após muitos anos, nunca terminamos os reparos.
Acabamos vivendo muito tempo com as coisas do jeito que estão.

Alguém pensa: ?Vou estudar bastante para conseguir entrar numa boa universidade.?
Outra pessoa pensa: ?Vou estudar bastante para ensinar à minha irmã, pois meus pais não têm dinheiro para mandá-la à escola.?
Apesar de ambos terem a mesma determinação para estudar com afinco, a motivação de cada um é bem diferente.
Um compromisso de ajudar os outros pode trazer à tona uma energia imensa de dentro de nós.

Quando tiver que tomar uma decisão, tente avaliar quantas pessoas se beneficiarão da sua ação.
Se ela satisfizer apenas seu ego e magoar os outros sem necessidade, a decisão é errada.

Seja o tipo de pessoa que consegue se colocar no lugar dos outros e entenda as coisas não apenas pela sua própria perspectiva, mas pelo ponto de vista do outro também.

Está tentando se aproximar de alguém?
É porque quer algo dessa pessoa?
Se quer mesmo estar perto dela, descarte os outros motivos.
Quando se é genuinamente gentil, sem segundas intenções, os outros se abrem para você com mais facilidade.

Algumas pessoas são generosas e bondosas com aquelas que estão fora de seu círculo e, ao mesmo tempo, negligenciam as necessidades das que estão dentro dele.
É um erro deixar de valorizar os familiares e colegas próximos.
Quando os mais íntimos se sentem ignorados e traídos, tudo o que vocês construíram pode desabar num instante.

[...]

O importante não é ter razão; é estarmos felizes juntos

Todos nós temos crenças, valores e pensamentos que consideramos fundamentais, dos quais não podemos imaginar abrir mão. Acreditamos que são ideias irrefutáveis, com as quais todos concordariam se fossem sensatos. Mas de vez em quando precisamos estar perto de pessoas que não compartilham das nossas convicções.

Se a conversa entra no território da discordância, logo se transforma em discussão. Ninguém sente que está sendo ouvido nem respeitado, e o que resta é raiva, confusão e mágoa.

Precisamos nos perguntar se valeu a pena fazer o outro se sentir infeliz ou magoado em nome da defesa de nossas crenças.

Não é melhor estarmos felizes juntos do que com razão e sozinhos?
Tentar convencer alguém a adotar nosso ponto de vista é obra de nosso ego. E mesmo que no fim estejamos certos, o ego nunca estará satisfeito, e irá buscar uma nova discussão para se meter.
A maturidade vem com a experiência.

Estar certo não é nem de longe tão importante quanto ser feliz com alguém.

[...]

Se quero convencer alguém, primeiro escuto a pessoa com atenção e tento entendê-la.
Mesmo que eu esteja certo, ela não vai se convencer a menos que se sinta ouvida e respeitada.

Muitos conflitos da vida podem ser resolvidos se nos colocarmos no lugar do outro.
Tente enxergar as coisas sob outro ponto de vista.
Se você só considera seu lado, não é diferente de uma criança.

Se você ficou com raiva ao debater o que é certo ou errado, a sua voz irada acabou admitindo a derrota.

Criticar é fácil.
Mas quando o crítico tenta se encarregar das coisas, logo entende que nada é tão fácil quanto fazer críticas.
Criticar sem apresentar solução só serve para inflar o ego do crítico.

Quando ouvir algo que faça seu sangue ferver, não dispare uma mensagem de texto ou um e-mail logo em seguida.
Uma pessoa sábia deixa a questão para o dia seguinte.
Reações emocionais instantâneas costumam levar a resultados lamentáveis.

É fácil fazer as pessoas se sentirem especiais.
Normalmente elas preferem falar a ouvir.
Faça muitas perguntas e escute com genuíno interesse.
Elas vão se sentir lisonjeadas pela atenção e até mesmo gostar de você.

Os poderosos costumam estar rodeados de pessoas que só dizem sim, ajudando o chefe a se sentir importante e excepcional.
Se as pessoas à sua volta sempre concordam com você, é provável que sejam oportunistas, não companheiros leais.

Há apenas aqueles que conhecem os próprios defeitos e os que não os conhecem.
Ninguém é perfeito.
Todo mundo tem defeitos.

Se alguém lhe parece perfeito, é porque você não conhece essa pessoa muito bem.
Você quer ser feliz ou quer parecer feliz?
Não ligue para o que o mundo diz que você deveria fazer para ser feliz.
Seja verdadeiro consigo mesmo e descubra o que quer de verdade.

Escolha a felicidade, não o sucesso, como sua meta de vida.
Se você for bem-sucedido e infeliz, qual será o sentido?

Existem aqueles que querem ser bem-sucedidos para poderem mostrar a quem os subestimou que são capazes.
Mas o que acontece depois que se alcança o sucesso?
O que fazer depois de provar que eles estavam errados?
Se quer mesmo ser bem-sucedido, não use os outros como motivação.

Elogios significativos são aqueles que vêm de pessoas da sua área de atuação.
Eles valem dez ou mais elogios de pessoas de fora da sua área.

Após dominar dezoito níveis de kung fu, você é capaz de machucar alguém com o simples movimento de um dedo.
Mas se continuar e dominar todos os 36 níveis, escolherá se retirar quando o fraco tolamente quiser brigar.

Você está progredindo? Está se saindo bem?
Então veja se está sendo bem-sucedido às custas dos outros ou junto com eles.
Se você colocar os outros de lado no caminho para o sucesso, será engolido quando a maré mudar.

C A P Í T U L O 4 ? Relacionamentos

A arte de manter um bom relacionamento

Muitos de nós investimos tempo e dinheiro para ter uma casa boa, um carro chique e uma aparência jovem e bonita. Mas quanto investimos nas coisas intangíveis, como bons relacionamentos? Se tivermos a sorte de estar cercados por familiares e amigos que nos amam por quem somos e se preocupam de modo genuíno com o nosso bem-estar, nos sentiremos seguros e emocionalmente estáveis mesmo diante de desafios. Por outro lado, podemos ter a casa dos sonhos, um carro luxuoso e o corpo que desejamos, mas continuaremos infelizes se houver problemas em nossos relacionamentos.

(...) será que não deveríamos nos esforçar mais para cultivar bons relacionamentos com as pessoas à nossa volta?

Quando eu tinha 20 e poucos anos, fui fazer um mochilão de duas semanas pela Europa com um amigo que conheci no mosteiro. Estávamos muito alegres quando desembarcamos em Roma. Nós nos conhecíamos havia dois anos e nos dávamos muito bem. Eu gostava do senso de humor e da natureza calorosa dele; meu amigo gostava do meu espírito aventureiro e do meu otimismo. Como ele não falava inglês muito bem, eu me senti obrigado a estar sempre perto dele. Depois dos primeiros sete dias passando cada momento juntos, acabou o assunto e ficamos irritadiços. Não foi por qualquer problema efetivo em nossa amizade; apenas ansiávamos por um tempo sozinhos. Por isso, na manhã seguinte sugeri que tomássemos caminhos diferentes e nos encontrássemos só à noite. Meu amigo gostou da ideia.
Ao sair do albergue, me senti livre ? eu sabia que poderia fazer qualquer atividade naquele dia; não precisava negociar com o meu amigo para decidir aonde ir primeiro e o que ver em seguida. Mas à medida que a manhã se transformou em tarde, comecei a me lembrar das vantagens de viajar com um amigo. Quando eu queria ir ao banheiro, não tinha com quem deixar minha mochila. Comer sozinho não tinha graça; parecia mais uma tarefa do que um momento para curtir e relaxar. Não tirei nenhuma foto de mim mesmo nesse dia porque não queria incomodar estranhos. Quando encontrava algo bonito, como uma obra de arte famosa, eu não ficava tão emocionado porque não tinha com quem compartilhar meu entusiasmo. No fim do dia, de volta ao albergue, fiquei felicíssimo em ver meu amigo. Durante o jantar tivemos muito assunto na hora de contar como tinha sido o nosso dia.
Depois dessa experiência, percebi que a arte de manter um bom relacionamento pode ser comparada a sentar-se diante da lareira. Se nos sentamos bem perto durante muito tempo, ficamos com calor e podemos nos queimar. Se nos sentamos muito longe, não sentimos o calor. Da mesma forma, não importa se você se dá muito bem com alguém. Se ficarmos muito próximos sem construir um espaço pessoal, logo nos sentiremos presos e esgotados; e então é fácil deixar de valorizar o relacionamento e se ressentir pela falta de privacidade e independência. Por outro lado, se não fizermos nenhum esforço para estar em contato com amigos e familiares, não sentiremos o calor de seu amor. O segredo é encontrar um equilíbrio.

Você só precisa evitar o mal e fazer o bem a muitas pessoas.

(...) o orgulho em excesso pode ser uma fonte de conflito. Se tratarmos as pessoas com humildade e respeito, conseguiremos evitar esses embates. Nosso orgulho frequentemente nos encoraja a partir para uma batalha de egos. Brigamos para saber quem está certo e quem está errado ? e isso acaba causando apenas dor física e emocional.

Se alguém chega para mim e diz:
?Vamos ver qual religião está certa?, primeiro escuto com respeito para em seguida dizer: ?Obrigado por me apresentar alguns aspectos da sua religião que eu não conhecia. Agradeço.? Se eu entrasse numa discussão para ganhá-la, o único resultado possível é que alguém sairia magoado. E, mesmo que eu ganhasse, que bem viria daí?

Todo mundo cresceu em ambientes diferentes uns dos outros. Nossas experiências são variadas, assim como nossas personalidades, nossos hábitos, valores e pensamentos. Em meio a pessoas tão diversas, não é fácil viver em sociedade e tentar construir relacionamentos.

À medida que passamos por adversidades na vida, amadurecemos e nos tornamos mais compreensivos.
Apenas lembre que aquela pessoa que dificulta a sua vida hoje pode ser um mestre disfarçado, enviado com a tarefa de ajudá-lo em seu crescimento espiritual.

[...]

Você costuma se sentir solitário no trabalho ou na escola/universidade?
Talvez o seu coração esteja fechado para as pessoas à sua volta.
?Eu não a entendo.?
?Sou melhor do que ela.?
?Estamos em sintonias diferentes.?
Se você pensa desse jeito, como poderia não estar solitário?
Abra seu coração, tome um café com essa pessoa.
Logo vai perceber que ela não é muito diferente de você.

Quando você se abre sobre seus sofrimentos e suas mágoas, eu sinto gratidão por você ter me procurado em busca de apoio.
É como se tivéssemos um encontro na câmara mais sagrada do seu coração.

Se você acha que é superior ou inferior a alguém, uma parede se ergue entre vocês.

Quando alguém xingar você, mantenha-se calmo e controlado durante trinta segundos.
E então isso é tudo.
Mas se você contra-atacar e perguntar:
?Qual é o seu problema??, terá que passar ainda mais tempo com essa pessoa infeliz.

"As pessoas dizem coisas que nos magoam porque elas mesmas estão magoadas."
Quando encontrar alguém que seja irritadiço e maldoso, pense em que situação terrível ele deve estar.
Se ele for demais para você ou não houver tempo para isso, apenas sussurre ?Deus o abençoe? e siga em frente.

Quando criticar alguém, veja se está fazendo isso por inveja.
A sua crítica revela mais sobre a sua personalidade do que você pensa.
Mesmo que esteja certo, as pessoas vão achá-lo desagradável.

Se quiser se comunicar de forma efetiva com os outros, é melhor descrever o que está sentindo do que partir para a ofensiva.
Por exemplo, diga: ?Estou muito triste de ouvir isso? e não: ?Por que você sempre me deixa triste??
Você quer que as pessoas o escutem, não que tenham que se defender de você.

Quando ficar decepcionado, não espere muito para dizer algo.
Quando guarda os sentimentos para si, o rio da emoção se avoluma, tornando mais difícil atravessá-lo e falar com calma.

Aqueles que não fazem inimigos são mais poderosos do que aqueles que têm força para lutar contra todos e vencer.

Quando fala mal das pessoas, isso machuca mais você do que os outros ? porque a sua negatividade é mais ruidosa dentro de você.

Não importa quão magoado você esteja, não é preciso ter a última palavra.
A última palavra pode destruir até as boas lembranças.
Apesar de as coisas terem mudado, é mesmo necessário descartar todas as lembranças, sobretudo as felizes?

Quando estamos cegos de raiva, fazemos escolhas de que nos arrependemos depois.
Deixar o recinto antes de perder o controle é um sinal de maturidade.

A melhor forma de ficar quite com alguém que abandonou você é conhecer outra pessoa e ser feliz de novo.
Planejar vingança e continuar com ciúme depois de muitos anos é uma receita de infelicidade sem fim.

Mesmo a música mais bonita uma hora cansa se eu ouvi-la constantemente.
Mas se eu volto a escutá-la depois de um tempo, ela se torna maravilhosa outra vez.
O problema não é a música, mas meu relacionamento com ela.
Mesmo minha melhor amiga se torna irritante se eu ficar ao lado dela por muito tempo.
Mas se eu volto a vê-la depois de um tempo, ela se torna maravilhosa outra vez.
O problema não é a pessoa, mas meu relacionamento com ela.

Há um ditado numa antiga escritura budista:
?Papel enrolado em incenso tem cheiro de incenso, um fio de amarrar peixes tem cheiro de peixe.?
Quer gostemos disso ou não, somos naturalmente influenciados pelo ambiente.
Pergunte-se: ?Eu quero seguir o exemplo de quem?
Essa pessoa está próxima fisicamente ou mentalmente??

Se ajudamos alguém esperando receber algo em troca, isso não é dar; é emprestar.
A verdadeira dádiva não espera nada em troca.

Quando lhe pedirem para fazer algo, determine se é capaz.
Se não for, recuse o mais rápido possível, da mesma forma que devolveria um prato errado num restaurante.
Se não mandá-lo de volta na mesma hora, terá que pagar por ele.

De acordo com o sábio confuciano Ch?ng Yag-yong (1762?1836):
?A melhor forma de esconder sua riqueza é distribuí-la.
Se você for generoso com a sua riqueza, o dinheiro que mais cedo ou mais tarde teria desaparecido se tornará uma joia eterna, profundamente marcada no coração de quem a recebeu.?

O ar que inspiro entra em meu corpo e se torna parte de mim.
O ar que expiro entra em outra pessoa e se torna parte dela.
Só de olhar a forma como o ar se desloca, é possível notar que estamos todos conectados uns aos outros

?Goste disso ou não, estamos todos conectados, e é impensável ser feliz completamente sozinho.?
? DALAI LAMA

O Universo inteiro está contido num pedaço de maçã dentro de uma lancheira:
macieira, luz do sol, nuvens, chuva, terra, ar, suor do agricultor, caminhão de entrega, gasolina, mercado, dinheiro, sorriso do caixa, geladeira, faca, tábua de corte, amor de mãe ? tudo está ali.
Tudo no Universo inteiro depende das outras coisas.
Agora pense no que existe em você.
O Universo inteiro está em nós.

A jornada do perdão

A pessoa que o traiu e partiu, a que roubou de você e desapareceu, aquela que o apunhalou pelas costas e agiu como se nada tivesse acontecido ? perdoe-as.
Não por elas, mas por si mesmo ? verdadeira e completamente por você. Não porque elas mereçam seu perdão nem porque são apenas humanas.
Perdoe-as.
Para você poder ser livre. Para poder ser feliz. Para poder seguir vivendo.

Trate-os com bondade.

Pergunte-se: ?Será que eu quero continuar carregando esse ressentimento no meu coração? Será que eu quero viver como vítima para sempre??

[...]

Quando odiamos alguém, pensamos muito nessa pessoa.
Incapazes de deixá-la ir, pouco a pouco começamos a agir como ela.
Não deixe que ela se torne uma inquilina em seu coração por muito tempo.
Despeje-a agora mesmo, com uma ordem de perdão.

Será que a pessoa que você odeia merece ser carregada por aí em seu interior?
Guarde em seu coração apenas aqueles que amam você.

Em seus relacionamentos, presuma que você vai dar mais que receber.
Nós nos lembramos muito bem do que fizemos pelos outros, mas nos esquecemos com facilidade do que fizeram por nós.
Mesmo que você pense que lhe devem pouco, é provável que tenha recebido quase o mesmo que deu.

Quando você vive entrando em conflito com alguém, essa pode ser a forma que o mundo encontrou de lhe pedir para se olhar mais de perto.
Quando não gostar de alguém, tente descobrir o que de fato o desagrada;
veja se você tem um defeito parecido dentro de si.

O defeito que você percebe imediatamente em alguém que acabou de conhecer deve estar em você também.
Se não estivesse, você não o teria percebido tão rápido.

Deixe que as pessoas tenham as próprias opiniões ? elas têm esse direito.
É quando você quer mudar a opinião alheia que os problemas aparecem.
Isso não só é algo impossível e fútil; é também desnecessário.
Imagine como o mundo seria chato se todo mundo pensasse da mesma forma.
Quando você der liberdade às pessoas, vai encontrar a sua também.

Quanto mais você tenta mudar seu cônjuge, seus filhos ou seus amigos, mais difíceis e distantes os relacionamentos se tornam.
As pessoas não mudam com facilidade, a menos que enfrentem grandes dificuldades ou passem por uma experiência transformadora.

Certa vez um mestre budista me contou que há dois tipos de filhos no mundo:
aqueles que nasceram para retribuir a bondade dos pais e aqueles que nasceram apenas para tirar o que os pais têm.
Pergunte a si mesmo: que tipo de filho ou filha você é para os seus pais?

Quando pensar que o seu cônjuge não vai mudar e ficar preocupado, sem saber como vocês vão passar o resto da vida juntos, pergunte a si mesmo:
será que eu sou perfeito aos olhos do meu cônjuge?

Quando enfrentar um problema num relacionamento, ele nunca será resolvido se você começar perguntando: ?Por que ele não consegue me entender?? ou ?Por que ele não faz o que eu digo??, pois essa abordagem envolve uma cobrança.
Em vez disso, comece perguntando:
?O que o faz se sentir infeliz e incompreendido?? ou ?Que experiência do passado está fazendo com que ele reaja dessa forma??.
Quando você tem a intenção de entender o outro, seu coração se liberta da prisão dos seus pontos de vista e se abre para a dor do outro.

As pessoas que ignoram as outras com facilidade agem assim porque têm medo de ser ignoradas.

C A P Í T U L O 5 ? Amor

O primeiro amor

Quando o amor acenar para você, vá atrás dele, Mesmo que as maneiras dele sejam duras e ásperas.
E quando as asas dele envolverem você, dê-lhe passagem, Mesmo que as espadas escondidas entre as plumas dele possam feri-lo.

Prometi a mim mesmo que, quando o amor me encontrasse, eu também iria me entregar por inteiro, sem calcular riscos nem ter medo, mesmo que uma dor profunda estivesse à espreita por trás do sentimento.

Poucos anos depois, acordei pela manhã e percebi que o tão esperado amor enfim havia me encontrado. Foi como se um hóspede inesperado tivesse entrado direto no meu coração, sem se importar se eu queria ou estava pronto.

[...]

Se você procurar o amor em busca do que ele puder lhe oferecer, ele vai se esconder.
Se pedir para o amor chegar porque agora está preparado, ele não vai parar na sua porta.
O amor é como um convidado que chega sem convite.
O amor virá quando ele quiser.
O amor irá embora quando você pedir muito dele.

Para determinar quão próximos somos de alguém, basta perguntar:
?Posso agir como uma criança na frente dessa pessoa??
Quando amamos alguém, nos sentimos como uma pequena criança em nosso coração.

Seja tão delicado ao terminar um relacionamento quanto foi ao começá-lo.

Prova de ter amado de verdade:
Você não fala mal do seu ex mesmo depois que o relacionamento terminou.

Às vezes, depois que um relacionamento acaba, você se pega pensando:
?Espero que ela esteja feliz?, sem amargura.
Esse é um sinal de que você seguiu em frente.

A dor causada por uma pessoa pode ser curada por outra.
Mas antes de sair e conhecer alguém, certifique-se de se dar o tempo necessário para estar inteiro outra vez.
Ou você pode acabar usando a pessoa que está prestes a conhecer.

Um relacionamento excepcional não é o que tem um bom início, mas o que tem um bom desfecho.
Os relacionamentos costumam começar por acaso, mas, quando se trata de terminá-los, normalmente temos escolhas.
Escolha o desfecho com sabedoria.

[...]

Eu adoro o fato de você ser uma pessoa comum

Quero que saiba que adoro o fato de você ser uma pessoa comum, porque eu também sou. A verdade é que todos somos pessoas comuns.
Não importa quão famoso ou bonito alguém seja, não importa quanto dinheiro tenha, quantas conquistas maravilhosas tenha alcançado: todos compartilhamos nossa cota de percalços, mágoas e perdas. Temos que enfrentar desafios sobre os quais não temos controle.
A solidão e o medo da morte vão nos acompanhar até nossos últimos dias. Todo mundo está na mesma jornada traiçoeira da glória maculada da vida.

[...]

Sem amor, nossa vida passaria num piscar de olhos.
O amor tem o poder de parar o mundo por um momento.

O amor faz o mundo parecer bonito.
Quando há amor, há beleza.
Quando o amor em sua vida estiver secando, procure a beleza à sua volta.
É aí que o amor pode ser encontrado.

Numa noite de verão, olho para cima e volto a atenção a uma estrela entre muitas.
Essa estrela também escolhe olhar para mim, entre todas as pessoas na Terra.
Um encontro entre duas pessoas é assim, como um raro acontecimento cósmico.
É um em um milhão, bilhão, trilhão.

Amor significa amar a pessoa do jeito que ela é.
Querer que ela seja de determinada forma não é amor, e sim o seu desejo.
Não tente aperfeiçoar o outro em nome do amor.
Isso é um aprimoramento apenas aos seus olhos, não aos olhos do outro.

Ame-a
Sem ?e se...?, sem cálculos, sem pensar duas vezes, sem compará-la às outras.
(...)
Se um de vocês for inabalável, então o relacionamento pode durar.

Gostamos de nos envolver nos assuntos dos outros achando que estamos fazendo isso por eles.
Oferecemos ajuda não solicitada e interferimos na vida deles.
Retiramos o poder deles e os fazemos sentirem-se incapazes.
Isso vem de nosso desejo por controle e reconhecimento.
Nada tem a ver com amor.

Devemos amar as pessoas como o Sol ama a Terra.
O Sol não escolhe amar a Terra.
Ele nutre árvores e flores sem esperar nada em troca.
Ele não economiza seus raios, iluminando tudo com sua presença.

C A P Í T U L O 6 ? Vida

Se considerarmos que a identidade de uma pessoa está ligada sobretudo à sua cidade de origem ou à universidade em que se formou, acabaremos olhando apenas para o passado dela, sem prestar atenção às suas habilidades atuais ou à sua visão do futuro. Apenas quem tiver nascido em uma boa família e tiver um bom currículo escolar e os contatos certos terá a chance de alcançar o sucesso, enquanto aqueles que têm uma origem sem tanto prestígio, mas um grande potencial, não têm as mesmas oportunidades.

[...]

A vida é como uma fatia de pizza.
Parece deliciosa no anúncio, mas na prática não é tão gostosa quanto tínhamos imaginado.
Quando sentir inveja da vida de alguém lembre-se da pizza no anúncio.
Sempre parece melhor do que de fato é.

Na vida há muito mais momentos comuns do que extraordinários.
Esperamos na fila do mercado.
Passamos horas indo para o trabalho.
Regamos as plantas e alimentamos nossos animais de estimação.
Felicidade é encontrar instantes de alegria nesses momentos corriqueiros.

Quando você se concentra, até a lista telefônica pode ser interessante.
Se você está entediado, talvez não esteja se concentrando.

Aonde quer que vá, cultive um senso de propriedade.
Se vir lixo no chão da igreja, da biblioteca ou do parque, recolha-o.
Quando você se apropria dos espaços, sua vida tem mais propósito e as pessoas vão notar seu bom exemplo.

A maioria das pessoas não é capaz de perceber a diferença entre uma garrafa de vinho barata e uma cara.
A diferença dos valores é o preço da sua vaidade.

Quando houver um problema, discuta-o com a pessoa responsável.
Se você abordar a questão com rodeios, por meio de por outras pessoas, por medo de abalar o outro e a relação de vocês, o problema se tornará mais complicado.
Vá direto à fonte e lide com a pessoa, mesmo que isso deixe você desconfortável.

Quanto mais você sabe, mais acha que não sabe.
Quanto menos você sabe, mais acha que sabe.

Quando chega aos 40, você começa a pensar:
?A vida é assim mesmo? Isso é tudo que há??
Esse sentimento triste e vazio ? eu o conheço também.

Três ideias libertadoras

Em primeiro lugar, as pessoas não estão tão interessadas em mim como sempre pensei.

Não consigo lembrar o que minha amiga estava vestindo quando a encontrei na semana passada. Nem como estava sua maquiagem ou seu cabelo. Se eu não consigo lembrar, então por que ela se lembraria desse tipo de coisa em relação a mim? Apesar de pensarmos nos outros de tempos em tempos, é raro que isso aconteça por mais do que pouco minutos. Quando terminamos, nossa mente se volta imediatamente para o que nos interessa. Por que deveríamos passar tantos momentos da vida preocupados com o que os outros pensam de nós?

Em segundo lugar, nem todo mundo tem que gostar de mim.

Afinal, nem eu gosto de todo mundo. Com certeza existem políticos, colegas de trabalho, clientes e familiares que não conseguimos suportar.
Então por que todos deveriam gostar de mim? Não há razão para se atormentar porque alguém não gosta de você. Aceite isso como um fato da vida; não é possível controlar a forma como os outros se sentem em relação a você.

Em terceiro lugar, se formos brutalmente honestos, a maior parte do que fazemos é para nós mesmos.

Rezamos pelo bem-estar da nossa família porque precisamos tê-la por perto. Derramamos lágrimas pela morte de nosso parceiro por causa da solidão iminente. Fazemos sacrifícios pelos nossos filhos na esperança de que eles cresçam como queremos. A menos que nos tornemos iluminados como Buda ou Jesus, é difícil abandonar nossa preocupação com nós mesmos, tão profundamente enraizada.

Não ocupe sua mente se perguntando o que poderia ter acontecido.

[...]

Não deixe as opiniões dos outros determinarem quem você é.
Em vez de se preocupar com o que os outros pensam, dedique-se aos seus sonhos.

Quando uma pessoa não gosta de nós, isso é problema dela, não nosso.
Nem todo mundo vai gostar da gente.
Isso só é um problema se deixarmos que nos incomode.

Quando reclamamos que algo que precisamos fazer é muito difícil, apenas acrescentamos mais uma camada de dificuldade.
Respire fundo e faça logo o que tem que fazer.

Anote numa folha de papel o nome dos lugares para onde quer viajar antes de morrer, das pessoas que espera conhecer, dos shows que espera curtir, dos jogos esportivos a que adoraria assistir, dos restaurantes a que precisa ir.
Então experimente tudo, item por item.
Ninguém precisa saber da lista.
Permita-se ter um segredo com você mesmo.
Será bom fazer algo apenas para si.

Se você é bom num esporte, fica mais fácil aprender outro.
Se você é fluente numa língua estrangeira, fica mais fácil aprender outra.
Se descobre como administrar um pequeno negócio, é mais fácil administrar o segundo ou terceiro.
Não tenha inveja de quem é bom em muitas coisas.
Primeiro aprenda a ser bom em uma. Logo você será capaz de fazer duas ou três.

Uma árvore majestosa é a primeira a ser cortada para virar madeira, enquanto uma mais modesta continua viva.
Da mesma forma, um verdadeiro mestre esconde a própria virtude e nunca se gaba da própria excelência.

?Mantenha seus pensamentos positivos, pois seus pensamentos se tornam as suas palavras.
Mantenha suas palavras positivas, pois suas palavras se tornam os seus comportamentos.
Mantenha seus comportamentos positivos, pois seus comportamentos se tornam os seus hábitos.
Mantenha seus hábitos positivos, pois seus hábitos se tornam os seus valores.
Mantenha seus valores positivos, pois seus valores se tornam o seu destino.?
? MAHATMA GANDHI

Sua mente não pode acomodar dois pensamentos ao mesmo tempo.
Isso significa que um único pensamento ocupa a sua mente inteira.
Seja algo bom ou ruim, tudo tem origem num único pensamento.
Se tivermos cuidado com esse primeiro pensamento, até tragédias podem ser evitadas.

Preferimos as palavras certas às erradas.
Preferimos as palavras sinceras às certas.
Preferimos ações a palavras sinceras.
O modo como você fala costuma ser mais importante do que o que fala.
Ações valem mais do que palavras.

O conhecimento quer falar.
A sabedoria quer ouvir.

Um tolo pensa: ?Eu já sei isso.?
Ele impede qualquer coisa nova de entrar na própria mente.
Um sábio pensa: ?Não sei a história toda.?
Ele se abre para uma sabedoria ainda maior.

Quando compartilha problemas com seus amigos, você não espera que eles tenham as soluções.
Você apenas fica grato por eles estarem ao seu lado, dispostos a ouvi-lo.
Se alguém compartilhar problemas com você, não sinta necessidade de ter as soluções.
Apenas escute com sinceridade. Isso costuma ser mais útil.

Você pode enganar alguém por um momento, mas é difícil enganar alguém por muito tempo.

Trapaceiros adoram falar manso sobre ganhos futuros, insistindo que as coisas vão dar certo se lhes dermos ouvidos.
Quando nossa ganância é despertada, somos passados para trás.

(Os coaching modernos ... ???)

Uma ironia cruel: a recompensa de alguém que trabalha duro é mais trabalho.

Se somos rápidos em fazer um favor, as pessoas são rápidas em esquecer a gratidão.
Se fazemos um favor impondo várias condições, as pessoas expressam imensa gratidão.

C A P Í T U L O 7 ? Futuro

Alguns dizem que não sabem o que estão procurando na vida.
Isso pode ser porque, em vez de se conectarem com os próprios sentimentos, levam a vida de acordo com as expectativas de outras pessoas.
Viva a vida não para satisfazer os outros, mas para realizar o que seu próprio coração deseja.

Meu querido e jovem amigo, por favor, não se sinta desestimulado só porque você está um pouco para trás.
A vida não é uma corrida de 100 metros contra os seus amigos, mas a maratona de uma vida inteira contra si mesmo.
Em vez de se concentrar em ficar na frente de seus amigos, primeiro tente descobrir qual é a sua cor única.

Se estiver criando um filho, lembre-se disto:
Não tem problema se ele for bem em uma área e não tão bem em outras.
É mais provável que um restaurante especializado em uns poucos pratos consiga uma boa reputação do que um com o cardápio muito variado.
Ajude seu filho a se aprofundar na área de interesse dele.

Inteligência não tem a ver apenas com tirar nota 10.

Você é uma mãe ou um pai controlador?
Está dedicando atenção demais ao seu filho?
Se a resposta for sim, dedique parte dessa atenção aos seus pais.
Se for bondoso com eles, seu filho vai aprender como tratar você no futuro.

Em vez de montar um currículo apenas para conseguir um emprego, desfrute do processo de aprender algo novo.
Não faça apenas pelo fim.
Deleite-se no processo também.

Quando se trata de aprender uma nova habilidade, existem dois tipos de pessoa:
um tipo prefere primeiro estudar a máquina de escrever, enquanto o outro começa batendo nas teclas.
Um tipo gosta de dominar antes a gramática de um idioma estrangeiro, enquanto o outro aprende no dia a dia, usando linguagem corporal se for preciso.
Em geral, o segundo tipo tende a aprender mais rápido que o primeiro, pois não tem medo de errar.

Não existe isso de se estar completamente preparado.
A vida é uma aventura através da qual aprendemos e amadurecemos.
É claro que precisamos considerar todas as opções com cuidado.
Mas se esperarmos ter 100 por cento de certeza, já será tarde demais.

Às vezes você precisa se manter firme às suas convicções.
Você não pode agradar todo mundo.
Não se reprima só porque está com medo de alguém criticá-lo.
É provável que você ganhe alguns inimigos, mas muitos outros vão respeitá-lo por defender aquilo em que acredita.

Não recuse muitas oportunidades.
Se você insistir que precisa estar mais bem preparado, poderá não ser convidado de novo quando estiver pronto.
Você está preparado.
Você pode encarar o desafio.

Experimente fazer estas duas coisas ao mesmo tempo: finja que você já é um campeão e trabalhe com disciplina para se tornar um.
A diferença entre crença e realidade logo não existirá mais.

Em busca da sua vocação

Não é fácil encontrar a nossa vocação. Apesar de algumas pessoas saberem o que querem desde cedo, a maioria de nós leva anos para encontrar o caminho a seguir.

Em primeiro lugar, uma das razões que tornam difícil descobrir a sua vocação é que você simplesmente não conhece todos os tipos de trabalho que há pelo mundo.

A maneira mais fácil de se expor a uma variedade de experiências indiretas é a leitura. Você já leu sobre ciência, viagens, moda, arte ou política? E sobre educação, psicologia, finanças, saúde, comida, música ou esportes? Leia muito para explorar diferentes profissões. Você também pode ler a biografia de alguém que admira e emular seu comportamento.

"Livros ampliam os seus horizontes e o apresentam a novas possibilidades."

Em segundo lugar, é difícil encontrar a própria vocação porque muitos acreditam equivocadamente que devem olhar apenas para dentro de si a fim de descobrir as próprias paixões.

Experimente vários empregos de meio período e estágios ou faça trabalho voluntário.

Experiências de trabalho abrem as portas para uma oportunidade de carreira que você nunca considerou.

Em terceiro lugar, é difícil encontrar sua vocação sem se conhecer o suficiente.

(...) interagindo com uma ampla variedade de pessoas nas mais variadas situações. Você vai desenvolver uma compreensão mais profunda de si cultivando relacionamentos, que se tornam um espelho que vai refletir seus pontos fortes e fracos em várias circunstâncias.

[...]

Meça seu valor não pelo saldo da sua conta bancária, mas pela frequência da sua generosidade.

A faculdade em que você se formou não é importante.
A vida que escolheu levar após a faculdade é.

Quando estiver procurando um emprego, tente descobrir por quanto tempo os funcionários ficam na empresa.
Isso é mais importante do que o tamanho da companhia ou o salário oferecido.
Se as pessoas sempre saem de lá, isso evidencia muita coisa.

Você está nervoso ou até mesmo apavorado com o novo emprego?
É porque está com medo de decepcionar o novo chefe?
Apenas dê o seu melhor sem duvidar de sua eficiência.
Mesmo que o seu desempenho não seja magnífico, se for sincero e dedicado, seu chefe e seus colegas vão gostar de você.

Se você visitar um local de trabalho que pareça muito melhor que o seu, em vez de sentir inveja, examine-o com mais atenção.
Você pode descobrir um ponto negativo e mudar sua primeira impressão.
No momento em que se der conta disso, você vai se sentir grato pelo seu atual emprego.

Um líder sábio não forma uma equipe apenas com pessoas que concordam com ele.
Ele precisa ter quem discorde dele para poder enxergar os próprios pontos cegos.

Nem sempre é bom conseguir o que você quer.
Se tudo sair do jeito que você quer, será fácil se tornar preguiçoso e arrogante ou perder a capacidade de ter empatia pelas pessoas que enfrentam dificuldades.
Talvez todas as adversidades por que você passa sejam uma importante lição de vida.

Um jóquei não chicoteia um cavalo parado.
Um jóquei só chicoteia o cavalo que está correndo.
Quando a sua professora lhe der uma advertência, aprenda a aceitá-la com dignidade.
Ela está fazendo isso porque se importa.
Ela acredita que você pode se sair melhor.

Só há uma forma de saltar de bungee-jump: apenas salte!
Quanto mais você pensa, mais difícil se torna.
Pensar demais só produz ansiedade e dúvida.
Pare de gritar ?E se...?? e apenas dê um voto de confiança.

C A P Í T U L O 8 ? Espiritualidade

?Não julguem, para que vocês não sejam julgados.
Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem também será usada para medir vocês.?
MATEUS 7:1,2

Sempre que leio essa passagem bíblica, lembro de uma filosofia similar da tradição budista chamada lei do karma. Como muitos sabem, trata-se da lei de causa e efeito frequentemente descrita no Ocidente como ?Você colhe o que planta? ou ?Tudo que vai volta?. É um conselho maravilhoso que nos compele a examinar as consequências de pensamentos, palavras e ações.

[...]

?Como devemos considerar um caminho espiritual diferente?
Devemos abordá-lo com humildade e com a boa vontade de aprender sobre outra tradição.
Se a nossa fé puder ser abalada pelo mero conhecimento sobre uma tradição diferente, não vale mesmo a pena preservá-la.?
? REVERENDO DR. KANG WON YONG (1917-2006)

Assim como minha fé é preciosa e significativa para mim, não aconteceria o mesmo com as pessoas que têm outra fé?
Assim como minha mãe é querida e importante para mim, não seria também esse o caso do meu vizinho e da mãe dele?

Que as pessoas saibam a diferença entre a certeza de uma fé e a tolice de atacar outras crenças.
Que a fé nunca se torne uma arma ideológica para justificar a violência.

Se Jesus, o Buda e Confúcio estivessem vivos e se reunissem no mesmo lugar, será que os três iriam discutir para saber quem está certo?
Ou será que iriam respeitar e admirar os ensinamentos uns dos outros?
Conflitos religiosos normalmente acontecem não entre os fundadores dessas religiões, mas entre seus seguidores fanáticos.

?O propósito da religião é controlar a si, não criticar os outros.
O que estou fazendo em relação a minha raiva, meu apego, meu ódio, meu orgulho e minha inveja?
Isso é que precisamos nos perguntar no dia a dia.?
? DALAI LAMA

Um líder espiritual é um dedo que aponta para a Lua.
Se o dedo tenta se tornar a Lua, isso pode levar a graves erros.

Precisamos cultivar três inteligências para nosso bem-estar geral: inteligência crítica, inteligência emocional e inteligência espiritual.
Se alguma delas é deixada de lado, atrapalha o crescimento das outras duas.

Três passagens bíblicas que eu aprecio:

?Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhe façam;
pois esta é a Lei e os Profetas.?
? MATEUS 7:12

?Nem todo aquele que me diz: ?Senhor, Senhor? entrará no Reino dos Céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.?
? MATEUS 7:21

?O Rei responderá: ?Digo-lhes a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram?.?
? MATEUS 25:40

É irônico que a espiritualidade tenha se tornado fonte de conflito, já que seus ensinamentos costumam pregar o amor e a reconciliação.

Não recebemos mais amor de Deus ao pedi-lo.
Em vez disso, despertamos para o fato de que Deus sempre nos amou incondicionalmente.

No início, nossas preces tomam a forma de:
?Por favor, me conceda isso; por favor, me conceda aquilo?, e depois evolui para: ?Obrigado por tudo?, amadurecendo então para: ?Quero ser parecido com você.?
Por fim, elas transcendem a linguagem, e oramos com todo o nosso ser em sagrado silêncio.

À medida que a minha prece se aprofunda, escuto mais a voz Dele do que as minhas palavras.
À medida que a minha humildade cresce, mais sinto o amor Dele inundando o meu coração.
À medida que a minha mente se aquieta, mais sinto a presença Dele a todo momento.

À medida que a sua fé e a sua prática espiritual se aprofundam, a sensação de um eu ou ego separado diminui, deixando mais espaço para a divindade preencher seu coração.
Se você tem orado mais para benefício próprio, mude de atitude e experimente orar para abrir mão de um pouco de controle.

Se você tem rezado assim:
?Por favor, me conceda isso. Eu preciso muito que isso aconteça?, experimente rezar também desta forma:
?Aumente meu coração para que ele possa acolher e aceitar as coisas que eu não consigo.?
Não faça barganhas com Deus, Buda ou qualquer ser divino para que ele lhe dê o que você quer em troca de oferendas materiais.

Para pessoas não iluminadas, nem todo dia é um bom dia, porque elas só se sentem felizes quando as coisas saem do jeito que elas querem.
Para pessoas iluminadas, todo santo dia é um bom dia, porque elas se sentem livres por saber que nada pode lhes tirar a sabedoria.

Quando uma pessoa não iluminada faz o bem, ela tenta deixar a própria marca.
Quando uma pessoa iluminada faz o bem, ela não deixa marcas.

Quanto mais santa a pessoa é, maior é a chance de ela se descrever como uma pecadora.
Isso acontece porque ela não mente para si mesma.

É sinal de grande força espiritual guardar o segredo de outra pessoa.

?Quando um ministro prega, ele precisa pregar não apenas para a congregação, mas também para si mesmo.?
? REVERENDO HONG JEONG-GIL

Um milagre não é apenas um fenômeno de outro mundo que transcende as leis da natureza.
Abrir mão do egoísmo e abrir o coração para os outros são atos igualmente milagrosos.

E P Í L O G O

Sua face original

Quando estiver ocupado a ponto de se sentir constantemente perseguido, quando as preocupações tomarem sua mente, quando o futuro parecer sombrio e incerto, quando estiver magoado com algo que alguém falou, desacelere, mesmo que apenas por um momento. Traga toda a sua consciência para o momento presente e respire fundo.
O que você está ouvindo? Quais são as sensações no seu corpo? Como está o céu?
Apenas quando desaceleramos é que finalmente vemos com clareza nossos relacionamentos, nossos pensamentos e nossa dor. Quando vamos mais devagar, não ficamos mais presos neles. Podemos nos distanciar e apreciá-los pelo que são.
O rosto dos nossos familiares e dos colegas que sempre nos ajudam, o local por que passamos todos os dias mas não notamos, as histórias dos nossos amigos que ouvimos sem atenção ? na imobilidade dessa pausa, a totalidade do seu ser é revelada em silêncio.
Não precisamos nos esforçar para adquirir sabedoria. Em vez disso, ela surge naturalmente quando desaceleramos e percebemos o que já está aqui.

À medida que notamos mais e mais aspectos do momento presente, chegamos à percepção mais profunda de que há um observador silencioso dentro de nós. Na imobilidade primordial, o observador silencioso testemunha tudo o que acontece dentro e fora.
Torne-se amigo desse observador. Descubra onde ele está e que forma assumiu. Não tente imaginá-lo como algo que você já conhece.
Deixe todos os seus pensamentos e as imagens se fundirem de volta ao silêncio e apenas sinta a presença do observador que já está ali, em silêncio.
Se você vir a face do observador silencioso, então terá encontrado a sua face original, aquela de antes de você nascer.

Barbie 11/03/2024

Adorei!
Inclusive ouvi o audiolivro enquanto estava explorando um novo hobbie? pintura
A calmaria que foi essa noite, simplesmente inexplicável!
As reflexões são impecáveis e sempre voltadas pro seu próprio bem e do outro.
leti 11/03/2024minha estante
O que faltou para ser 5 estrelas?

carolindesar_ 11/03/2024minha estante
esse livro é maravilhosoooo

Daywn 11/03/2024minha estante
Eu amo demais esse livro ??

NathyFischer 29/01/2021

A linguagem leve e direta do livro faz com que você reflita sobre a maneira com que leva sua vida e abre nossos olhos pra coisas óbvias, nos fazendo pensar sobre coisas que passam despercebidas. Os temas são variáveis e breves, com reflexões para diferentes fases da vida.
DEA 30/01/2021minha estante
Quero muito ler esse livro!

Madeira 02/02/2021minha estante
Muito bom mesmo o livro, Nath. E sua resenha tb tá bem bacana. Certamente uma boa surpresa de minhas leituras de 2020.

Leticia.Ruve 26/01/2022

PÉSSIMO
Simplesmente sem condições, eu odiei o livro do começo ao fim
O livro é o verdadeiro significado de "a vida É um bolinho"
Você está triste, deprimido e com raiva? De uma caminhada em um dia ensolarado.
Afinal você so é triste porque não é iluminado e não tem a sabedoria para querer ser como Jesus ou Buda, fora que ele diz que não devemos julgar (no off: o livro julga todos que não conseguem desacelerar
Você não é bom o suficiente em algo? A desiste você não é bom nisso.
Não gosta do seu trabalho? Que pena, continua você está ajudando alguém!
Você é sim o centro do mundo!
Aí meu Deus eu poderia continuar reclamando por muito tempo....mas não vale meu tempo
Luna 26/01/2022minha estante
Que bom que deu essa avaliação já vou tirar da minha lista

Lillian 26/01/2022minha estante
Caraca, depois dessa já tirei da minha lista

Cin 26/01/2022minha estante
Ainda bem que eu não comprei kkk

Jaqueline.Mata 26/01/2022minha estante
tirando da lista

b3ik4 26/01/2022minha estante
caraca dps dessa vou tirar da minha lista

Andy.Sena 26/01/2022minha estante
E eu já estava pensando em ler agora, mas tirando da tbr

Leticia.Ruve 26/01/2022minha estante
Gente juro não vale a pena

Rosangela Max 23/03/2021

Simples, mas cheio de significado.
Este livro é uma prova de que é possível passar uma mensagem com louvor sem precisar citar um monte de outros autores, pesquisadores, fontes intermináveis etc.
O que eu sentia falta em outras leituras do tipo, aqui entrega de forma excepcional: um conteúdo que seja fiel ao tema, elaborado sem firulas e que nos leva a refletir.

Juliana Rodrigues 22/04/2021

"Apenas quando desaceleramos é que finalmente vemos com clareza nossos relacionamentos, nossos pensamentos e nossa dor ..."

Quanta preciosidade!

O livro é carregado de ensinamentos singelos, capazes de alterar o modo como enxergamos a vida e as pessoas ao nosso redor.

É muito fácil se perder em meio a esse mundo acelerado e deixar de apreciar o que é verdadeiramente importante.

Acho incrível como sempre conseguimos tirar um ensinamento precioso de cada leitura, desde as mais simples às mais profundas.

Recomendo muito!
Caio 22/04/2021minha estante
Que resenha bonita.

beactress 22/04/2021minha estante
tô doidaaa pra ler esse livro, parece ser incrível como eu já esperava

Juliana Rodrigues 23/04/2021minha estante
Obrigada! ?

Recomendo muito, é aquele livro para ser lido devagar, apreciando cada passagem.

Rony Diego 31/01/2023

Pílulas de sabedoria que devem ser tomadas ocasionalmente
O próprio autor pede que o livro não seja lido de uma vez, mas que os ensinamentos aqui contidos possam ser revistos e refletidos sempre. Fiquei com receio de que fosse um discurso meio coach, mas entendo que os ensinamentos do monge que escreveu o livro faz parte de uma cultura que não cabe a mim julgar.
Águida Moreira 31/01/2023minha estante
Eu gosto bastante do livro, tentei ler devagar mas não consegui rsrsrs. No entanto a cada momento da vida uma das lições continua nele pode servir. Da primeira vez que li nem tudo me coube, da segunda vez as considerações mudaram e assim vai.

Mah 30/01/2024

Uma jornada reflexiva
?As coisas que você só vê quando desacelera? é um livro cativante, dividido em oito capítulos que exploram diversos aspectos da vida cotidiana, oferecendo reflexões profundas e ensinamentos valiosos. Cada capítulo aborda temas como descanso, atenção plena, paixão, relacionamentos, amor, vida, futuro e espiritualidade, proporcionando uma jornada rica em experiências, citações e insights.

A estrutura do livro, com seus capítulos distintos, permite ao leitor mergulhar em diferentes facetas da existência, ampliando sua compreensão sobre si mesmo e o mundo ao seu redor.

A diversidade temática do livro permite que cada leitor encontre pontos de conexão pessoal, identificando-se com alguns capítulos mais do que outros. Essa variedade contribui para a riqueza da experiência de leitura, proporcionando uma jornada única para cada indivíduo.
fontbooks 30/01/2024minha estante
oi pode curtir minha última publicação?

Isa.doblin 30/01/2024minha estante
Adorei este livro ??

resenhasdajulia 23/02/2021

Repleto de ensinamentos que, muitas vezes, são verdadeiros tapas na cara ?

Geralmente eu leio rápido, mas dessa vez quis seguir a premissa do título e "desacelerar" um pouco, lendo com mais calma.

Amei!

Mendonca_mai 19/02/2023

PAZ
?O mundo é experimentado de acordo com o estado mental de cada um.?

?Quando a mente descansa, o mundo também descansa.?

?Com amor no coração, até as coisas mais triviais parecem sagradas e bonitas.?

?De todas as palavras que saem da nossa boca todos os dias, quantas são de fato nossas e quantas pegamos emprestadas dos outros??

?Não importa quão eficaz um remédio seja; se você exigir que alguém o tome, pode ser que ele pareça um veneno.?

?O amor virá quando ele quiser. O amor irá embora quando você pedir muito dele.?

Miresenhs 03/02/2024

É preciso desacelar
Bom começo dizendo que autoajuda não é bem meu gênero.
Mas, este livro foi essencial para mim.

Já tem um tempo que estou precisando de textos mais positivos. E esse ganhou meu coração.
Muitos momentos me senti conectada, e com grande conforto.
Recomendo a leitura para as pessoas que vivem no estresse da vida acelerada.

Cami 11/06/2021

O livro é cheio de frases inspiradoras e emocionantes, que me fizeram refletir, é um bom livro, mas eu sinceramente não gosto muito de livros de autoajuda.
11/06/2021minha estante
Nunca consegui terminar ele exatamente por não gostar desse gênero de auto ajuda, sinto que não me ajuda

Cami 11/06/2021minha estante
eu tb sinto isso, terminei o livro e nem lembrava mais das frases

Carolina.Gomes 11/06/2021minha estante
Eu li. Gostei. Quando comecei a me interessar por meditação, li bastante sobre como desacelerar a mente. São ensinamentos úteis e eficazes, se vc colocar em prática.

nicoly 23/08/2022

Sobre a leitura:
Ótimo pra quem é iniciante e não quer uma leitura difícil. Esse é o típico livro que não se deve sair devorando como um romance, mas lido com calma pra absorver cada palavra e ensinamento.
Simplesmente maravilhoso! Recomendo demais! ?

Luciana 28/10/2021

Simplesmente Necessário.
Vale muito a leitura, um livro muito bom, leitura calma, suave e muitos ensinamentos. Recomendadíssimo.