O Fim da Eternidade

O Fim da Eternidade Isaac Asimov

Resenhas - O Fim da Eternidade

Rafael1082 08/02/2024

Eternidade x Infinidade
Indico pra quem gosta de uma trama de distopia e com muitas reviravolta, o livro trabalha muito bem os paradoxos do tempo e de realidades, o autor antecipou muito do que vemos hoje em filmes e séries.

Ali 07/02/2024

é um livro bom? sim

as ideias do asimov são muito interessantes, mas é aquela coisa ne, a escrita não é grandes coisas, ele mesmo não sabe escrever mulheres, as interações são muito fanfiqueiras da parte dele - tipo sempre que um personagem homem tra**a com uma mulher É A MELHOR **** QUE A MULHER JA TEVE NA VIDAA??? e só com isso eles já estão super apaixonados- resumindo, todas as maracutaias que ele inventou/criou/previu no meio de ficção científica são mais realistas do que as personagens, e isso quebra um pouco pra mim a magia da ficção

enfim
eu recomendo pq o plot vale a pena, e ele foi realmente um pioneiro mas tem que relevar muita coisa

Lucas Rey 06/02/2024

Asimov é um escritor sem medo.
Todo mundo já leu aquele livro que, em algum momento, você pensa "mas por que o autor está contando isso? Isso não interessa". Geralmente, esse sentimento ocorre lá pela metade do livro, em maior ou menor intensidade. Pressão das editoras, exigência do mercado e até costume do escritor fazem com que todo livro tenha as suas típicas 350 páginas com muitos ganchos para uma possível trilogia (se a vendagem for boa). E quando a história chega na sua página 200, o autor se vê "obrigado" em esticar a história para atender a essas demandas. A história se dilui em coisas desinteressantes; o livro perde valor; a enrolação fica nítida; e demora umas 50 ou 80 páginas para a história voltar aos trilhos rumo ao clímax.

Bem, tudo isso pra dizer que Isaac Asimov é diferenciado. Um gênio de outra época, quando o mercado não era tão exigente e não havia a pressão que as redes sociais causam nos escritores. Ele podia fazer a sua história sem essa pressão. E claro, "O Fim da Eternidade" é a síntese disso.

Aqui, Asimov não tem medo de avançar a história. Melhor, não tem medo de terminá-la. Isso mesmo, encerrar a história, e continuar escrevendo. Em vez de enrolar para atrasar o clímax, ele prefere contar a sua velocidade. Que se chegue ao clímax. E depois continuar a história com as consequências daquilo que os personagens construíram ao longo do livro.

A consequência disso é um livro de 250 páginas com um soco no estômago a cada 30 páginas. Quando você acha que o clímax já passou, bang!, algo novo acontece.

"O Fim da Eternidade" emociona, ensina, entretêm, surpreende... Isaac Asimov continua sendo meu autor favorito.

vikthorcosta 04/02/2024

Todas as histórias já foram contadas
Essa é a primeira vez que leio Asimov e fiquei apaixonado pelo livro. Amo ficção científica e histórias de viagem no tempo, então não me surpreendi em ter amado um livro escrito por um dos principais nomes desse gênero.
O livro foi escrito na década de 50 mas continua sendo atual. O DNA das ideias propostas por Asimov continua nos mais diversos tipos de mídia do gênero até os dias de hoje. Quem assiste séries como Dark, Doctor Who ou Loki não vai estranhar os termos pseudo científicos complicados utilizados para contar a história ou as implicações das alterações no passado sobre o futuro. O que era novidade na década de 50 hoje em dia já é comum nas mídias de cultura pop.
O protagonista não é carismático e seus objetivos e sonhos são no mínimo questionáveis, mas ainda assim O Fim da Eternidade é uma história de desejo e traições num contexto em que os pensamentos e ações do protagonista constantemente trazem questionamento sobre o que seria o "bem maior" da humanidade e até onde é justo sacrificar ou influenciar a vida de pessoas "de menor importância" em prol do desenvolvimento do coletivo.
Setenta anos separam a publicação deste livro dos duas atuais e parece que nada mudou a respeito do ser humano. Será que, da maneira que o livro previu, ainda iremos permanecer os mesmos nos séculos que virão?

Marcus Oliver 04/02/2024

Me deu ima crise existencial no final! ?
Sempre pensamos que Asmivov fará histórias com robôs pelo senso comum, mas aqui está uma narrativa que apenas lida com o tempo e dilemas éticos.
Acompanhamos uma realidade em que o ser humano aprendeu a lidar com o tempo, podendo alterar futuro e passado, gerando os Eternos que apesar do nome não são imortais, mas parece ser por viverem fora do tempo.
Os Eternos são uma organização que usam a fachada de comércio intertemporal, mas há séculos eles fazem Mudanças na Realidade quando algo está fora dos cálculos dos computadores e pode levar a algum dano para a humanidade como uma guerra atômica ou outra crise drástica que ameaça a raça humana.
Será em meio as andanças de Harlan, um Técnico (o responsável por aplicar as Mudanças na Realidade e a alterar completamente), que descobriremos como funciona esse mundo da Eternidade e nos pegar fazermos questionamentos: se pudéssemos alterar algum evento para previnir algo mesmo que isso encurtasse a vida de alguns ou impedisse o nascimento de outros, faríamos isso?!
Vemos argumentos como: depois que a Mudança está feita não importa, pois ninguém percebe ou nota, pois a Mudança na Realidade torna a Realidade mudada em Realidade padrão; se não fazer a mudança, muitos outros morrerão ou alguma catástrofe pode ocorrer caso um determinado tempo da Realidade não seja mudada.
É conflitante em muitos aspectos ver essa situação e concordar e discordar ao mesmo tempo; mas será no final que nos depararemos com outro dilema e perspectiva que nos faz refletir sobre tudo que vimos na história e me deu uma crise existencial, pois o livro decide ir além da viagem no tempo e suas implicações; mas, para isso, você terá que ler e descobrir do que se trata.

Jônthala 02/02/2024

Lindo.
É um livro muito bom. A história é muito boa e muito bem contada. No final, tudo se encaixa.
No meu atual momento, ter lido uma história de amor talvez não seja algo que tenha me feito bem (passei por um término de relacionamento faz pouco tempo. Um relacionamento de 5 anos ?), mas o romance não é tudo que tem no livro. Todas as coisas acontecem por conta desse amor dos personagens, mas tem muito mais do que isso na trama do livro.

Enfim, muito bom. Vale a leitura!

Um extra: o personagem principal faz deduções importantes para o final, e nos 4 livros do Asimov que eu li isso acontece. Sempre tem algum personagem, geralmente o principal, que descobre/deduz algo muito importante por si mesmo. No mínimo curioso.

Luan Medeiros 02/02/2024

Espetacular
Meu primeiro livro do Asimov e achei incrível. ?O Fim da Eternidade? é uma jornada fascinante através do tempo e da moralidade, que nos convida a questionar as consequências de nossas ações sobre o tecido do universo.

Evelyn.Nardino 01/02/2024

Não vale a pena
Toda a genialidade de Asimov perdida em meio a ideias mal desenvolvidas e um personagem paranóico e egocentrico. Tudo isso imerso em puro suco do patriarcado. Pode ter passado sem esse livro.

Ana 01/02/2024

Não é pra mim
A escrita do Azimov não é pra mim, achei bem chatinha a história pra ser bem sincera hahahaha parece alguém querendo fazer algo ?inteligente demais?

GuiStadler 29/01/2024

Não é um bom livro, e nem de perto é ilustrativo do excelente trabalho do Asimov. Parece que a literatura em si serviu só de pretexto para desenvolver uma boa ideia especulativa sobre o tempo - mas é um romance, não um ensaio. Mesmo assim, a leitura distrai, e o final é interessante.

Viniciusz 27/01/2024

Foi uma leitura muito boa. Um primeiro contato incrível com Asimov. O texto, de fácil compreensão e dinâmico, evita que a experiência se torne monótona, sendo um ponto de partida ideal para quem não está familiarizado com ficção científica.

Harlan, encarregado de alterar sutilmente a realidade em prol da humanidade, questiona e se rebela contra o sistema após se apaixonar. Suas ações egocêntricas refletem sua certeza no papel que desempenha em toda a trama, criando uma falsa noção de sua superioridade em relação à interferência daqueles que estão no comando. O tempo investido na eternidade distorce a compreensão e a relação dos eternos com suas emoções. Quando confrontado com mudanças em sua vida, Harlan revela sua incapacidade de lidar com elas.

Imagine privar alguém de explorar sua psique e, de repente, abrir as comportas para novas experiências. O técnico, apesar da idade, exibe atitudes quase infantis, justificáveis pela novidade desses eventos. A narrativa rápida limita o desenvolvimento dos personagens, tornando-os praticamente unilaterais, enquanto a linguagem dura e seca de Asimov levanta a questão se é característica do autor ou um reflexo do universo criado.

Impressiona como "O Fim da Eternidade" se conecta com a atualidade, influenciando a produção de ficção científica contemporânea. No entanto, embora o foco esteja nas reflexões desencadeadas pelos eventos do livro, em alguns momentos, gostaria que o autor tivesse explorado mais, diretamente, alguns dos aspectos filosóficos e sociológicos propostos na obra.

thais.ponciano 26/01/2024

Uma ótima leitura
Como em todos os seus livro Isaac consegue prender a atenção do leitor e levar o pensamento para diversos cenários possíveis.

Suzana 24/01/2024

É bom saber o futuro?
No meu entendimento do livro, pareceu que não... Andrew Harlan trabalha modificando realidades para impedir que coisas ruins aconteçam. Até o dia em que sua realidade não é mais satisfatória, porque não inclui a mulher por quem se apaixonou. Aí começa toda uma luta para mudar as coisas.
Vejam que as mudanças só começam a partir do incômodo. Se não há incômodo, não há mudança e não há progresso...
Achei interessante a discussão de como uma realidade fácil demais impede o crescimento. Mas ainda acho que podia ser um pouco mais fácil para nós aqui e agora...