O fim da eternidade

O fim da eternidade Isaac Asimov

Resenhas - O Fim da Eternidade

Dilso 06/06/2024

O homem pelo tempo...
Uma viagem pelo tempo cheio de reflexões quase filosóficas sobre a existência dos homens através dos séculos. E tudo isso travestido da boa e velha ficção científica. Muito bom.

iamcoito 06/06/2024

Em poucas páginas eu já tive a sensação maravilhosa de relembrar sobre como eu amo ficção-científica. Depois de um tempo lendo só fantasia ou romance, senti que estava recuperando uma parte esquecida de mim. O livro começa já apresentando um mundo que parecia ser extremamente complexo. Porém, sinto que o autor foi conseguindo nos introduzir aos poucos no funcionamento dessa sociedade. Não sabia bem qual seria o rumo da história e uma parte desse rumo me
surpreendeu. Um dos plot twists da história eu adivinhei logo cedo no livro. Mas o final, pra mim, foi a finalização perfeita de um livro incrível.

Rogéria 01/06/2024

O Começo da Infinidade!
Outra leitura do meu Clube do Livro finalizado! E mais um livro de ficção científica, dessa vez do Isaac Asimov.

?O Fim da Eternidade?, escrito em 1955, foi o primeiro livro que li desse autor, mas foi suficiente para compreender pq ele é referenciado pelos fãs do gênero. A criação da Eternidade e todas as suas características únicas foi realmente genial. Pena que os personagens não estavam à altura do universo criado - ou, melhor dizendo, eram tão dolorosamente humanos com seus egoísmos e fraquezas que me causavam um sentimento de desperdício de oportunidade. Um mundo tão fantástico merecia humanos melhores para aproveitá-lo! Mas creio que essa era a intenção do Asimov, o ser humano ser o começo e o fim de tudo, bestiais pra algumas coisas e bestas para outras.

Espero ler mais do Asimov futuramente, sem dúvida vale o tempo e esforço investido para compreender suas obras! #livroseleitura #clubedos6 #asimov

Rodolfo.Barbosa 31/05/2024

Que livro Massa!
Primeiro contato literário com Isaac Asimov, " o pai da ficção científica ".

Impressionante como esse livro explode a cabeça do leitor.

Uma distopia/ficção científica de alto nível.
Paradoxos temporais, viagem no tempo, futuro da humanidade... Tudo isso feito em uma narrativa fluida, porém, se você não é familiarizado com distopias, e ficção científica, pode ficar um pouco perdido no começo.(Que não foi o meu caso rsrs).

(Como eu fico intrigado com o paradoxo temporal; tudo relacionado ao tema, em livros e filmes me atrai muito.)

O livro também tem Muitos plot twist, e aquele final que deixa o leitor reflexivo e com muitas teorias em aberto. Perfeito.

Recomendo muito. 5?

onbbiel 31/05/2024

Muito bom!
O Fim da Eternidade" conta uma história que começa de forma bem arrastada, mas tudo se desenrola quando as coisas começam a fazer sentido. Confesso que tive que ter um pouquinho de paciência no começo, mas depois fiquei cada vez mais curioso e entusiasmado com o arco envolvendo Andrew Harlan e toda a questão da Eternidade (com "E" maiúsculo, isso mesmo).
Não tenho palavras exatas para descrever esse livro; foram tantas emoções e reviravoltas surpreendentes que me deixaram boquiaberto várias vezes. Incentivo a todos que leiam com muita atenção e não desistam logo no início ;)

Alediohead 31/05/2024

Adoro um plot twist
Acho que o mais encantador de O Fim da Eternidade, é ele ter sido escrito a tanto tempo, e ainda assim ser de uma criatividade e um frescor na ficção científica tão grande. Asimov era mesmo genial, porque conceber todos esses conceitos é coisa de outro mundo. Foi difícil pra mim conseguir se situar nesse universo hahahaha

Mas o livro é muito bom, ambienta muito bem tudo e depois vai construindo sua história até chegar nos dois pontos de virada da história, e aí que tudo fica mais interessante ainda.

No fim das contas, é até difícil não escolher o lado da Noys.

Carolina2545 27/05/2024

Me surpreendeu
Esse livro é incrivelmente genial, Isaac Asimov fez um trabalho absurdo.
O livro começa no meio da história sem lhe explicar o contexto de nada oq de início me deixou mt confusa, ficava relendo pra tentar entender, mas com o passar da história vc vai entendendo e enlouquecendo com cada reviravolta.
É doido e genial como Asimov conseguiu organizar essa história, é uma leitura densa, o livro parece ser maior do q ele realmente é pelo tanto de coisas q acontece, realmente incrível. É doido como ele joga uma informação q a gnt só vai entender e conectar as coisas depois e mesmo assim o livro não parece bagunçado.

Amei muito!!

souzakk_ 25/05/2024

Primeiro contato com Asimov
Estava sem ler há muito tempo e decidi dar uma chance para esse livro. Não me arrependo, terminei em 1 semana, o livro trata sobre ética em viagens do tempo, moralidade e traz um romance. É genial para época em que foi feito, e continua, ainda, sendo.
Evelin.Nelita 09/06/2024minha estante
????

palloma_vasconcelos_ 24/05/2024

Universo excelente, personagens fracos
Nesse livro acompanhamos Harlan, um Técnico que trabalha na Eternidade. Durante a sua jornada nos pegamos pensando sobre como as escolhas das pessoas afetam a história da humanidade e até que ponto essas escolhas serem modificadas por terceiros para um bem maior é algo correto.

O Fim da Eternidade é um dos clássicos da ficção científica e realmente mostra um universo bem construído e coeso, entretanto, alguns pontos podem se mostrar incômodos durante a leitura quando falamos de construção de personagem e talvez até do desenvolvimento da narrativa.

Os personagens em sua totalidade se mostram um pouco rasos e com pouca personalidade e apesar do Harlan ter um pouco mais de construção por ser o protagonista, ainda deixa um pouco a desejar. Existem personagens que têm uma construção tão bem feita que o leitor chega a saber o que eles irão fazer quando uma determinada situação surge, mas esse não é o caso desse livro.

A relação do protagonista com o interesse romântico dele não mostra uma construção clara durante a leitura, acontecendo evoluções repentinas quando não foi de fato mostrado nenhum tipo de desenvolvimento que levasse a isso. Apesar desse aspecto ter um certo sentido mais pro final do livro conforme o leitor entende o que está acontecendo, é possível que alguns sintam que isso diminui um pouco a experiência da leitura.

Entretanto, é importante considerar que o foco do livro não é o romance, quando falamos do desenvolvimento desse tipo de relação. Mas os personagens são um elemento importante, e quando falamos de personagens rasos, uma construção mais atenciosa em alguns deles definitivamente deixaria o livro muito mais cativante e envolvente.

Para quem gosta de um universo de ficção científica interessante eu recomendaria esse livro, mas para aqueles que fazem questão de personagens com uma personalidade própria, diria que pode ser bom escolher outra opção na estante. Ainda assim, o livro não se mostrou ruim, tendo, sim, pontos bem positivos como um plot interessante e um universo bem pensado e trabalhado.

Gabriel1994 22/05/2024

ABSOLUTAMENTE PERFEITO
O que Isaac Asimov faz em 250 páginas é doidera, realmente muito impressionante. A construção de um universo inteiro super complexo, com personagens complexos, narrativas com várias reviravoltas.

Eu por diversas vezes achei o personagem principal o cara mais inteligente do mundo, e outras vezes o cara mais burro do mundo, e isso vai mudando toda hora, até pq ele mesmo nao sabe exatamente o que ta fazendo. Mas é um personagem que nao tem backstory nenhum praticamente, mas em poucas paginas tu ta maluco que nem ele. Isaac Asimov realmente escreve como muito poucos.

É realmente inacreditável o tamanho desse livro com o que o autor conseguiu tirar dele. É um livraço por completo. Com certeza um dos meus favoritos da vida.

To embasbacado que essa historia toda coube nesse livro kkkkkkkkk cara impressionante de verdade.

Maria Clara 16/05/2024

O livro conta sobre o eterno Andrew Harlan, a organização em que ele participa tem o poder de monitorar e controlar o tempo, mudando toda a realidade. Os eternos não podem se relacionar com os humanos e Harlan sempre foi muito focado em seu trabalho até que conhece uma mulher, Noys. Ao se apaixonar por ela, tudo muda em sua vida.
Sinceramente estou me sentindo mal de dar essa nota pra um livro. Mas não me culpo porque PRA MIM foi uma leitura muito chata e muito difícil de terminar. A proposta em si achei interessante mas a leitura mesmo foi muito tediosa e ficava muito confusa com algumas informações.
Pra tudo tem uma primeira vez, inclusive pra dar uma única estrela pra um livro no skoob??

Bruna3810 14/05/2024

Jornada inesquecível
O Fim da Eternidade, é uma obra-prima da ficção científica que desafia nossas percepções sobre o tempo. Na Eternidade, uma organização altera eventos históricos para otimizar o futuro, até que o Técnico Andrew Harlan se apaixona e tudo desmorona. Com uma narrativa cheia de reviravoltas e dilemas éticos, Asimov nos conduz por um labirinto de paradoxos temporais, culminando em um final inesperado e brilhante. Imperdível para qualquer fã do gênero.
Uma leitura fácil, sobre um tema complexo que fascina.

mmourac 14/05/2024

Beeem confuso?
Pra uma primeira leitura de ficção científica esse livro é bem complexo. No inicio da leitura é torturante, ele te joga no meio da história totalmente sem contexto e explicação. Ao decorrer do livro, mais especificamente na metade, começa a ficar interessante e explica alguns conceitos. O final é surpreendente, porém, esperava muito mais detalhes na decisão de Harlan (achei que ele seria mais inteligente hahaha). Romance 2/10, poderia ser mais explorado ao longo do livro.

No geral, é uma leitura ok? bastante reviravolta e 0 apego aos personagens.

Italo.Lima 06/05/2024

As vezes o melhor é deixar as coisas seguirem seu curso natural
Pontos positivos: a escrita do Asimov é fenomenal assim como suas ideias, nesse livro não é diferente, é uma história com uma ideia maravilhosa sobre alterações na linha temporal e suas consequências, ela te prende ao mesmo tempo que te faz refletir.
Pontos negativos: Sobre alguns pontos sobre viagem no tempo, plano dos eternos e outras coisas, o livro diz que as explicações são complexas e fica por isso mesmo, não gostei disso, mas sei que aí é questão de gosto mesmo, na saga fundação e robô é tudo amarrado e bem explicado, aqui faltou um pouco de explicação sobre alguns aspectos.
Por fim recomendo a leitura, um romance ficção muito bom.