O Fim da Eternidade

O Fim da Eternidade Isaac Asimov

Resenhas - O Fim da Eternidade

Mirella 02/04/2024

Muito bom!
Divertido e intrigante com um toque de romantismo!
Adorei os personagens de Noys e Harlan, e como há essa quebra de paradigma dos Eternos. Ótimo livro!

sharacrstn 29/03/2024

O fim da eternidade
Esse livro é um clássico do sci-fi e merece todo o reconhecimento que tem, a temática de viagem no tempo é super bem trabalhada e o plot twist no final é de cair o queixo, deixando espaço para muita reflexão depois que você acaba o livro.

Luiza.Oliveira 29/03/2024

Livro excepcional
Que livro limpo! Sem nenhuma falha no roteiro. Eu amo livros que me surpreendem no final, e esse tem diversos plots. O livro se inicia um pouco confuso, mas quando você começa a entender a eternidade e todo o universo faz total sentido. Eu não esperava o plot no final, mas o círculo ficou realmente completo, o título fez mais sentido do que nunca. Simplesmente leiam! O fim da eternidade te chama e é impossível largar após começar. A mente de Asimov sempre me surpreende, desde a fundação até aqui o autor não falhou em nenhum momento. A escrita é extremamente compreensível.

Jessica Moraes 23/03/2024

Minha experiencia com esse livro foi muito caótica, porque entendia as explicações mas achava tudo muito carregado para os devidos fins.
um cara se interessa por uma mulher e como não ia conseguir continuar com ela, leva-o a tramar um grande plano para acabar com toda a sua "realidade";
muito chato em algumas partes e o final muito "bléh".

Gusstavo64 22/03/2024

Livro sensacional... O plot final realmente me deixou surpreso, gostei muito da explicação e argumentação de uns personagens o que reflete um talento do escritor em imaginar tal linha de raciocino.

Realmente é uma leitura que vale a pena.

No primeiro capítulo eu não entendi nada, mas a partir do 2° a história vai sendo mais linear.

Dan 22/03/2024

Genial
Não existe uma forma diferente de descrever essa história. Em poucas páginas o autor consegue criar todo um universo e retorcê-lo bem na sua frente.

Beatriz 13/03/2024

Até onde a mediocridade e segurança são positivas?
Esse foi meu primeiro livro de Asimov, e posso afirmar que de fato virão outros. Não sou tão acostumada com ficção científica no mais puro sentido, mas o livro é dinâmico e fluído. Em geral, muito bom mesmo.
Durante o decorrer da história eu considerei o livro apenas ?bom?, mas uma dessas quatro estrelas se deve ao final, que para mim, foi genial. Asimov conseguiu estabelecer sua crítica de forma criativa e de uma complexidade ficcional muito interessante.

Rafxelll 04/03/2024

O Fim da eternidade
Genial, fiquei boquiaberto no final do livro. Olá escrita do Asimov é bem envolvente, em várias partes do livro você pensa "mas por que ele tá me contando isso?" e mesmo assim continua lendo com curiosidade e quando chega no fim tudo se encaixa.

Andrea 29/02/2024

Sobre o tempo
O escritor americano Isaac Asimov utiliza a narrativa em terceira pessoa para que o leitor acompanhe a jornada de Andrew Harlan em sua jornada pelo tempo e o desafio de tomar as próprias decisões.

Optando em já o apresentar como técnico, utiliza de pensamentos para pincelar como ele foi convocado a trabalhar na organização chamada Eternidade, suas funções anteriores e sua escolha para uma função tão desafiadora.

No primeiro capítulo o autor optou em deixar uma pulga atrás da orelha de quem inicia a leitura, e os capítulos seguintes vão em uma crescente de acontecimentos e situações que geram reflexões não só sobre alterar os acontecimentos passados, mas sobre a humanidade em si.

A tecnologia está presente, mas como uma coadjuvante para levar o personagem principal de um século a outro, o verdadeiro foco está nas atitudes dos Homens em si.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2024/02/o-fim-da-eternidade.html

Thimsilva 24/02/2024

Mestre da ficção
Meus amigos, que livro bom! Meu conhecimento sobre Asimov se resumia ao fato que ele escrevia ficção científica e não era um autor que eu planejava em ler em breve. Um amigo me indicou a leitura, eu li a sinopse, me interessei e que grata surpresa!

O que geralmente me incomoda em algumas obras de ficção científica é a sensação de que qualquer imbróglio vai ser resolvido a partir de uma solução mirabolante, ilógica e que vamos ter que aceitar porque é ficção. O autor, no entanto, é impecável em tecer a lógica e as ?regras? de sua realidade ficcional e se manter fiel a elas durante toda a história.

A parte de tudo isso, a história continua sendo pautada nas relações humanas com a tecnologia servindo apenas como pano de fundo. Um livro cheio de reviravoltas e que é praticamente impossível saber como vai acabar até que ele acabe. Ansioso por mais leituras do autor.
Julia 08/03/2024minha estante
Aii amo mto!!!!

poli! 24/02/2024

é o livro mais genial que já li na vida
Eu demorei uma eternidade (não pude evitar o trocadilho) pra ler as 50 primeiras páginas, por aí. depois dessas, li tudo em dois dias. não conseguia parar de ler.

o início é meio puxado pq é muito confuso de entender. livros de sci-fi ou fantasia normalmente são assim. depois que você entra dentro do livro, a leitura flui que nem um rio e a gente não consegue mais parar de ler!

quantos plots twists ESPETACULARES, SENSACIONAIS, ESTUPENDOS, INCRÍVEIS, INTELIGENTES!!!! é impressionante como TUDO nesse livro é bem fechadinho, sem pontas soltas. tudo é muito bem explicado de maneira inteligente. é genial, sem dúvidas. isaac asimov possuía uma mente brilhante, centenas e centenas de anos acima do seu tempo. eu tô sem palavras pra esse final.

Cristiano 22/02/2024

Ficção científica em sua forma mais pura
Esse livro é um prato cheio para os amantes de ficção científica. Viagem no tempo, viagem espaciais, múltiplas realidades, matemática.... Tudo que caracteriza uma ficção em sua forma mais crua.
Um livro muito complexo, com muitos conceitos novos que você vai aprendendo ao longo do livro. Entretanto, mesmo assim é uma leitura leve e fluida.
Para mim, o mais apavorante foi como ele consegue traçar plots na histórias usando elementos mais simples possíveis (como uma simples conversa aleatória que acontece no meio do livro) de forma que tudo se encaixe muito bem lógicamente.

bia :3 18/02/2024

O que dizer?
Bem, o livro é ficção científica pura, e como meu primeiro livro do Asimov, não digo que foi meu preferido, mas é impactante. Alguns momentos são técnicos demais, e acabam se tornando difíceis de ler e imaginar a cena, mas tem momentos que estourar a cabeça mesmo... Não amei, mas não posso dizer que o livro é ruim, só acho que não estou acostumada... mas foi um bom começo

Gustavo Kamenach 16/02/2024

Janeiro - Jornada no Tempo. Asimov foi um Eterno
Ler O Fim da Eternidade foi quase o fim da minha sanidade mental. O tema "viagem no tempo" por si só já nos desafia com os paradoxos temporais, a possibilidade de vivermos sob o livre arbítrio ou sob um destino pré-determinado e inexorável e outras dúvidas inerentes a nossa sociedade. Aliado a essas questões, Asimov criou um universo próprio, cheio de denominações, cargos e tecnologias que na história dão origem à Eternidade. Essa é a instituição suprema que controla o tempo, ou melhor, um lugar onde uma pequena parte privilegiada controla a vida e o tempo dos bilhões restantes da humanidade. Unindo todas essas características, quase que minha mente entra em curto-circuito.

Asimov como já é bem estabelecido, é considerado um escritor visionário em suas obras, prevendo algumas tecnologias e comportamentos que hoje no século XXI são triviais, mas que nos anos 50 quando foram concebidos eram intangíveis. Por esse motivo o julguei no título da resenha como um Eterno (personagens do livro que transitam entre as eras da humanidade e detetem grande conhecimento). Asimov só pode ter vindo do futuro e ter criado universos tão únicos e ao mesmo tempo tão atuais. Em fato, Asimov será sim um Eterno, pois suas obras de ficção científica transcendem o mero entretenimento e nos brinda com discussões atemporais sobre o livre arbítrio, o controle social por "castas" ou grupos privilegiados, a evolução humana e tecnológica como consequência de eventos adversos como guerras ou tragédias.

Quanto ao aspecto narrativo, o enredo é empolgante. Entretanto o início pode parecer um tanto confuso, pois somos jogados na Eternidade e apresentados aos conceitos de maneira abrupta. Com o decorrer da história que envolve desde romance, suspense e intrigas, ficamos mais habituados aos termos e conceitos da Eternidade, levando a uma clímax de maneira frenética.

Levei realmente a sério o tema de janeiro viagem no tempo e terminei o livro já em fevereiro, mas não foi por desinteresse ou desenvolvimento arrastado da história, pelo contrário. E levarei comigo essa história para o futuro, seus questionamentos e personagens, as lições que pude ter sobre o poder atemporal das relações humanas e a extrema adaptabilidade que a raça humana tem mostrado no decorrer de sua existência. Que ela não seja eterna, porém seja infinita... pode ser que sejam coisas similares, mas você que ler o livro saberá que são bem diferentes. Recomendo muito a leitura desse sci fi com cara de hard sci fi raiz, mas que se mostrou ao fim um grande questionamento filosófico e até mesmo metafísico. Favoritado!
Regis 17/02/2024minha estante
Sua resenha ficou incrível!!!
Eu adoro os livros do Asimov!

Gustavo Kamenach 17/02/2024minha estante
Obrigado!