O Fim da Eternidade

O Fim da Eternidade Isaac Asimov

Resenhas - O Fim da Eternidade

cleberholanda 09/01/2024

Da Eternidade Para a Infinidade
Em um mundo de fantasia onde é possível viagens pelo tempo, é interessante imaginar que, caso fosse possível ir ao futuro e voltar ao passado, os homens tentariam de todas as formas mudar seu próprio destino. É como se não aceitássemos nossa natureza de amor, proteção, amizade, sucesso e destruição, tudo ao mesmo tempo.
Em menos de 300 páginas o autor explora as relações humanas do ponto de vista do tempo e do espaço, usando como pano de fundo as viagens intertemporais.
Recomendo demais a leitura deste livro.

Amanda.Carolina 07/01/2024

Um bom começo
Finalmente fiz a minha primeira leitura de Asaac Asimov.
Foi a minha primeira experiencia com a ficcao científica e eu posso dizer que foi completa: recheada de confusao na minha cabeça em boa parte do livro.
Mas a trama me conquistou de um jeito inexplicável.
Amei os persongens e a construcao da narrativa.
Nos momentos certos eu me surpreendi com o plot e fiquei me segurando na cadeira pra nao surtar.
Enfim, uma leitura otima para esse começo de ano, recomendo!!

andressa.csar 05/01/2024

é Asimov gente, não tem o que falar
é bizarro o quanto esse homem estava à frente do tempo dele.
me arrependo de não ter consumido alguma obra dele antes de qualquer coisa sci-fi pq tem muita coisa que a gente meio que "prevê" na história. mas ainda assim, o final foi meio surpreendente pra mim.
o romance não é lá essas coisas, admito. criei uma expectativa (rsr), mas não é ruim, é corrido, mas tbm não é o foco.
a escrita do asimov nos deixa bem interessados no que está por vir, e as pontas soltas são resolvidas aos poucos.
a parte científica não é chata (julguei que pudesse ser) e por ser o primeiro sci-fi que leio, demorei a entender algumas coisas, mas segui com a história, e acabava entendendo na "pratica" o que cada coisa queria dizer.

com certeza vou pegar outros livros do asimov pra ler.

Daniela Castro Autora 03/01/2024

FENOMENAL
Esse livro nunca poderá sair do pódio "Scifi" \o/ uma trama atemporal de uma sagacidade incrível e envolvente até a última página. Impossível não se deixar levar por incontáveis questionamentos sobre eternidade e infinidade... e para quem é fã de séries logo vai identificar praticamente o roteiro inteiro de LOKI do começo ao fim. Asimov acabou virando um eterno, porém no melhor sentido.

Lyvia 31/12/2023

Livro denso. Não é meu tipo de leitura. Li pra cumprir um desafio. Porém não excluo as boas reflexões sobre a humanidade que o livro traz, no que se refere a exclusão dos problemas que levam o homem a ter uma vida finita e no que a humanidade se torna (bem como suas consequências) ao alcançar essa realidade.

imapaperguy 31/12/2023

A eternidade existe no amor.
Já tive contato com ficção científica, através de mangás, livros, filmes e etc. É um assunto interessante, porém não é a minha zona de conforto, ou seja, não sou familiarizado. O livro de Isaac Asimov teve uma escrita fluída e de fácil compreensão, apesar do período que foi escrito,e isso é algo crucial para pessoas que não estão habituadas a ler começar ou pelo menos gostar da leitura.
Minha experiência com a leitura poderia ter sido melhor, infelizmente ela foi atrapalhada por questões pessoais, mudanças importantes na minha vida que não me permitiram dar a devida atenção que seria necessária. Apesar disso, gostei de ter lido e leria novamente, por isso digo que pretendo ler mais livros do autor e quem sabe, ter experiências melhores.
A história é basicamente sobre o amor e sobre a forma que uma pessoa está disposta a lutar pela existência desse amor, as adversidades que aguenta enfrentar. Misturando elementos de ficção e sentimentos do mundão, “tão tangíveis e palpáveis”, o autor faz uma imersão na realidade com uma visão além do futuro, trazendo reflexões inquietantes, que me fazem pensar sobre até hoje.
O livro se inicia com uma linguagem técnica da história, que deixa uma sensação de estar lendo em outro idioma, mas logo mais isso cessa, e você consegue compreender o que se passa. Recomendo o livro e deixo minhas considerações para facilitar a experiência de leitura de vocês.

Athos 29/12/2023

Asimov é gênio
Novamente uma genialidade do Asimov.

A escrita fluida e direta mas ao mesmo tempo rica e encantadora prende o leitor na obra. A história, apesar de começar sem explicar nada do contexto, envolve com as lacunas vazias do enredo e, como todo livro do Asimov, as lacunas são preenchidas magistralmente e o quebra-cabeça todo montado.

Foi bom já ter lido boa parte das obras que estão no universo criado pelo autor (o universo da Fundação) pois foi possível perceber uma tentativa de integrar esse livro nesse universo. Uma pena ele ter morrido antes de escrever tantas obras que enriqueceriam ainda mais esse universo.

Dito isso, Isaac Asimov é gênio.
Rogéria Martins 06/01/2024minha estante
Gostei da resenha, Athos!

wdlmlra 28/12/2023

.a sapiência temporal de asimov.
.por mais que seja uma temática de caráter repetitivo na ficção científica, eu realmente aprecio livros ou filmes sobre viagem no tempo e realidades paralelas. e entrando nessa discussão, acho interessante pensar no papel seminal desempenhado por obras como essa no que se refere a conceitos inovadores das décadas de 50 e 60, por especularem sobre o futuro e criarem um conteúdo em cima disso que realmente fez as pessoas se interessarem por essa premissa, que era distinta para a época, mas que, com o tempo, se tornou algo comum no gênero e na cultura de massa.

asimov, o bioquímico, autor, mestre do gênero e inteligente como foi e teve a oportunidade de mostrar em suas diversas obras, executa este trabalho de uma forma que eu jamais imaginaria ter a oportunidade de ver. ?o fim da eternidade? é um thriller futurista com a estrutura narrativa conduzida de uma forma um pouco preguiçosa ao meu ver, mas que consegue ser audacioso, autêntico e ao mesmo tempo simples, com um leve toque de insuficiência devido ao seu universo repleto de informações e que tem como núcleo um elemento tão sinestésico como o tempo.

afinal, o que é o tempo realmente? a natureza dele tem sido objeto de reflexão filosófica ao longo da história da humanidade, e temos tantas perspectivas sobre ele que isso acaba virando uma bola de neve para a especulação e o questionamento sem fim. nessa jornada intelectual complexa e desafiadora, temos kant argumentando que o tempo não é uma característica objetiva do mundo, mas sim uma condição necessária para a experiência; heidegger abordando a ideia de que o tempo é uma parte fundamental da existência humana, influenciando a forma como percebemos o mundo e a nós mesmos; e sartre contribuindo com o contexto existencialista de que o tempo é uma dimensão da liberdade humana, porque as escolhas que fazemos moldam o nosso passado, presente e futuro. o estilo de asimov de subverter esse tipo de lógica em pouco mais de 200 páginas é o que torna tudo tão irresistivelmente sofisticado, tenso e envolvente. é sem dúvidas uma representação precursora do conceito de viagem no tempo na literatura.

agora, numa explicação sobre o livro e interligando com o contexto citado, sabe-se que a viagem no tempo é possível. a humanidade compreendeu o espaço-tempo como algo mais palpável do que se imaginava e, logo, foi criada a eternidade, uma espécie de irmandade extra temporal que é capaz de viajar através do tempo, manipulando-o e alterando eventos para criar diferentes versões do presente. nós, como leitores, compreendemos que o tempo é algo sujeito à intervenção da eternidade, e que é mais uma característica intrínseca da realidade objetiva do que uma construção da mente. além da manipulação temporal, o livro suscita questões epistemológicos da filosofia e ética enquanto as camadas da trama vão sendo desenvolvidas e/ou retomadas, como o preço a ser pago por interferir na ordem natural dos acontecimentos. sob essa perspectiva, os eternos são pessoas ? majoritariamente homens ? escolhidas a dedo para dedicarem suas vidas ao monitoramento da corrente temporal, tendo como objetivo moldar a história para alcançar o que é considerado o ?melhor? para todos a longo prazo. são várias etapas até alguém ser efetivamente um eterno e estar apto a decidir o que é certo ou errado a se fazer, como simulações para avaliar o impacto das mudanças realizadas e, se, essas mudanças trarão o resultado desejado, que é sempre o bem maior para a humanidade.

então, entra a questão mais importante e relevante do livro, na minha opinião: a manipulação temporal para alcançar um mundo perfeito, se limitando a uma visão utilitarista, justifica os meios? a intervenção na evolução natural para evitar erros é realmente um acerto? e se for um atraso? os eternos tomam suas decisões com base na avaliação ética das consequências, mas asimov explora essa abordagem questionando as implicações dessas ações consideradas no julgamento e a eficácia delas. sejamos francos, querer que a humanidade seja justa e salva nos remete a um realismo utópico e um padrão moral elevado demais. o decorrer da narrativa sugere e, posteriormente, evidência que esse julgamento colide com a complexidade do mundo real e traz um questionamento dessa tal salvação no contexto temporal da forma mais ampla. todos estão propensos a erros e acertos, e pensadores como nietzsche trazem uma contribuição relevante ao frisar o papel do sofrimento e dos desafios da evolução moral e cultural. errar é uma coisa essencial no processo de desenvolvimento de qualquer ser humano. o controle absoluto é impossível.

a perspicácia do livro reside em como, embora seja possível ter a capacidade de moldar o tempo, os eternos não tem controle total sobre as consequências de suas ações. harlan, nosso técnico super competente e protagonista, é a própria personificação de que a habilidade incrível de manipulação não isenta ninguém dos desafios inerentes à imprevisibilidade dos caprichos humanos. assim como o tempo, vemos também que é difícil lidar com o amor. sujeito a seus próprios dilemas e limitações, o clímax da história se dá quando harlan se apaixona por noys, uma mulher que eventualmente irá desaparecer nas alterações do tempo. ele estava pronto para arruinar a eternidade, se fosse necessário, apenas para tê-la, e tinha poder para isso. com tantas coisas em jogo e noys aparentando ser uma força antagônica, harlan toma consciência de como percebe o tempo, com experiências e emoções em jogo, e levantando a questão de que a eternidade pode não ser o melhor caminho a se seguir.

já entrando no mérito dos personagens, eu sou o tipo de leitora que não aprecia muito quando eles são rasos, mas acredito que a caracterização nesta obra em específico está na ideia que o enredo explora. não temos personagens desenvolvidos profundamente em termos de complexidade emocional, mas eles cumprem bem seus papéis de transmitir a gênese da história mais do que suas emoções pessoais. as interações entre eles também fazem jus ao tema central do livro e contribuem para a exploração dos temas abordados, que residem totalmente nas implicações da intervenção temporal. o romance, mesmo que friamente construído, tem uma importância crucial e no último ato nos proporciona uma reviravolta eletrizante. essa escolha de ferramenta narrativa reflete como asimov conceitua suas histórias elegantemente.

à vista disso, é bom refletir como a ficção científica evoluiu e como nos familiarizamos com os conceitos relacionados ao gênero, e como essa obra, tal qual o próprio isaac asimov é um autor tão conceituado e inovador por explorar com maestria um aspecto há quase 70 anos atrás que ainda é tão relevante para o mundo atual. minha experiência pessoal é de que eu era uma pessoa antes de ler esse livro, e sou outra após ter finalizado. existe algo de provocante em ler obras que retratam não apenas futuros possíveis, mas também aspectos da natureza humana e da sociedade, e das questões associadas a esses avanços. simplesmente fascinante. o triplex foi alugado na minha mente pelo resto da vida com sucesso.

Victorwyk 28/12/2023

Simplesmente incrível
O livro tem poucas páginas, mas a ideia geral e como a história é contada é muito envolvente, no começo fiquei levemente perdido já que fui jogado no meio de muitas coisas que não entendia, mas conforme a leitura passava eu entendia mais e mais sobre o que era dito, mesmo sendo conceitos "complicados", a história os descreve de forma bem simples de entender, mas de verdade, que história, muito boa mesmo, quando a trama principal começa a ser desenvolvida é reviravolta atrás de reviravolta, vai acontecendo coisas inesperadas, situações que você não imagina, revelações de informações jogadas no começo da história que tu nem deu tanta importância e no momento certo, são explicadas de forma tão coerente e tão interessantes que me fez querer voltar o livro do 0 para reler tudo e entender todos os pormenores possíveis, simplesmente maravilhoso, é meu primeiro livro desse autor e com toda certeza haverão outros pois me apaixonei por essa escrita dele, poucos livros que li me prenderam tanto e me deixaram com tanta vontade de relê-los.
A história me trouxe diversas memórias de conteúdos sobre viagem do tempo como doctor who e a máquina do tempo de H.G.wells, adoro ambas histórias e Isaac Asimov não fica pra traz nessa lista, com certeza uma das minhas leituras favoritas de todos os tempos e com certeza irei ler novamente em algum momento futuro.

FAbio349 28/12/2023

Uma abordagem complexa (como toda viagem no tempo) porém muito bem explicada, em cada detalhe, em cada aspecto.

soujulianax 28/12/2023

Ficção científica de qualidade!
Iniciei a leitura dos trabalhos do Isaac Asimov com esse livro por ser considerado um clássico do autor e me apaixonei pela escrita dele.
O livro narra a história utópica da humanidade após a descoberta da Eternidade, um local que abriga algumas pessoas de diferentes séculos que, com diferentes cargos, são responsáveis no geral por promover mudanças na realidade de modo a "melhorá-la". Essas pequenas mudanças alteram a vida de muita gente e ninguém de fora da Eternidade sabe ou pode discordar das decisões tomadas lá.
A história gira em torno do Técnico Harlan e seu romance fora das leis da Eternidade com Nöys. Harlan é muito competente em seu cargo e a partir da chegada da moça citada, sua vida ganha um novo sentido. Os segredos que ele descobre no decorrer da história e as decisões tomadas por e ele demonstram sua grande inteligência e envolvem muito o leitor.
A história é muito bem construída e inteligente. Além disso, os personagens são muito interessantes e a narrativa é envolvente. Tudo que acontece na história tem um motivo e tudo é bem conectado, gostei de verdade. Além disso, tem uma contextualização do autor com a época que ele está vivendo, a Guerra Fria, mostrando que o Asimov foi realmente genial.
Por ser um livro pequeno, li em uma semana e do meio pro final literalmente devorei o livro (é muito bom mesmo, sério). Por fim, recomendo essa obra para todos, garanto-lhes que vale a pena.
Victorwyk 28/12/2023minha estante
Acabei de passar pela mesma emoção haha que história fenomenal, meu primeiro livro de Asimov e já quero ler todos

soujulianax 28/12/2023minha estante
sim, Vitor, compartilho de sua mesma emoção. Asimov é demais!!

Na 27/12/2023

Me desafiando a ler outros gêneros.
Quando mais nova eu gostava mais de ficção científica, mas depois de adulta eu deixei um pouco de lado. Esse ano me desafiei a ler e escolhi esse que estava no kindle unlimited. Gostei bastante do enredo e do plot do livro. Vale muito a pena a leitura.

isigyu 25/12/2023

Genial
Primeiro Asimov que leio e já quero ler todos os outros. História coerente, muito bem pensada e ficção científica inteligente mas sem parecer pedante. Fluidez sensacional, não conseguia parar de ler e o final é muito bom.