O Fim da Eternidade

O Fim da Eternidade Isaac Asimov

Resenhas - O Fim da Eternidade

Irving Bruno 22/01/2024

ASIMOV É UM GÊNIO!!!
Como pode um livro ser tão bom assim?
Como pode um autor me fazer voltar a ter fé na humanidade?
Como pode um homem me falar de amor de forma tão profunda no meio de uma SCI-FI?
Como pode uma mente misturar ciência, tecnologia, viagem no tempo, filosofia, sociologia e romance e obter como resultado um livro perfeito?

Pois este foi e é simplesmente ISAAC ASIMOV!

Eu li este livro em 8 dias! Ele me prendeu tanto que eu ficava ansioso em voltar e ler mais, pois a trama é extremamente inteligente, se encaixa perfeitamente após deixar dicas e move seus sentimentos mesmo sendo extremamente lógico e racional. QUE SAUDADES EU TAVA DE LER UM LIVRO BOM ASSIM!

Eu tenho tanta coisa para falar sobre esse livro, mas deixarei aqui duas passagens:

"É enfrentando as grandes dificuldades que a humanidade consegue alcançar com mais êxito os grandes objetivos. É do perigo e da insegurança que surge a força que impulsiona a humanidade para novas e grandiosas conquistas."

"Qualquer sistema parecido com a eternidade, que permite o homem escolher seu próprio futuro, terminará optando pela segurança e pela mediocridade, e numa realidade como essas as estrelas estão fora do alcance. "

E sobre o final do livro? Explodiu minha mente, ao ponto que querer reler várias vezes o final e de tempos em tempos este livro perfeito. OBRIGADO, ASIMOV ?
Bruna Gomes 22/01/2024minha estante
eu tive a mesma sensação sobre a fé na humanidade qnd li. ainda há tempo, no contexto universal nao faz muito tempo que estamos aqui e a evolução nao para.

Renato Marcos 18/01/2024

Primitivos
Achei um absurdo esse tal de Asimov nos chamar de primitivos, eu se pudesse entrar em uma cápsula do tempo e chamar ele de bobo faria sem pensar duas vezes.
Khai zr 20/01/2024minha estante
você se ofende com pouca coisa, para uma pessoa de hoje um medieval é primitivo, sem edeucação, idiota. realmente se você leu essa obra, com temas tão interessantes e se incomodou com isso a ponto de vir aqui comentar, Asimov não é pra você cara.

macielbarros 18/01/2024

Genial! Absurdamente apaixonado por esse livro!
Quando comecei a ler vi certa familiaridade com o Loki e conceito da TVA, e depois pesquisando na internet vi que o livro serviu de base pro enredo da série e com certeza deve ter inspirado os quadrinhos antigos também que falavam sobre o TVA (ou AVT). Estou completamente apaixonado. É plot twist atrás de plot twist, você não sabe no que acreditar. Mas no fim, concordo que o próprio tempo deve ser o senhor de si mesmo, ninguém, nem mesmos os Eternos, devem o controlar.

Bcvc 16/01/2024

Instigante
Muito inteligente, como tudo do Asimov que eu já li. Um autor que definitivamente entrou no meu radar, pretendo ler muito mais obras!

Danii 16/01/2024

Perfeitooo demaais
Esse livro acabou virando minha obsessão. Quando estava lendo não queria largar e quando não estava, não conseguia parar de pensar nele. E acredito que vai ficar marcado por muito tempo ainda. A forma como o autor coloca teorias tão complexas de uma forma tão simples que não se torna nem dificil seu entendimento. Todos os plots são maravilhosos. Tudo acaba se conectando e o circulo se fechando. Queria apagar da mente só para poder ler de novo. Pensar que é um livro tão antigo, Asimov realmente era muito a frente do seu tempo. Recomendo demaais ??

Vinicius Nathan 16/01/2024

Recomendo a leitura, o início é meio confuso, mas fascinante ao mesmo tempo. Os últimos capítulos são muito envolventes e fica com um gostinho de quero mais.

LivroAleatorio 15/01/2024

Poder, história, humanidade
O que você faria se você pudesse mudar o rumo da história da humanidade? E se você pudesse evitar uma guerra? Evitar uma pandemia? Evitar um desastre?

Em "O fim da eternidade" nós acompanhamos a história do Harlan, um técnico que trabalha na Eternidade, fazendo modificações temporais em nome da felicidade e do bem-estar da humanidade. Até aí está tudo lindo, né?

Porém, quem são esses "Eternos" que trabalham na eternidade? Quem deveria ter o poder de mudar dessa forma o curso da história? Como essas pessoas são escolhidas? E... se algo der errado?

"O fim da eternidade" foi um livro diferente para mim, onde eu comecei odiando ele e terminei gostando!

Trata-se de uma ficção científica clássica, que tem alguns preconceitos sociais que me deram ódio no início, mas tentei separar um pouco algumas coisas para aproveitar melhor o enredo.

Conforme a leitura avançou, muitas coisas foram explicadas e algumas passaram a fazer mais sentido e até se justificaram, principalmente o machismo que veio com força. Afinal, os "Eternos" que mantém o poder estão preocupados com isso? Esse clube do bolinha já se questionou sobre isso? Achei muito emblemático como o ÚNICO século não patriarcal (em 150 mil séculos) foi erradicado pelos "Eternos" por ser considerado por eles como uma aberração. Isso diz muita coisa sobre o poder, quem o mantém e como o mantém nessa tal Eternidade.

Achei uma história bem interessante e quanto mais a leitura avança, mais fácil os conceitos ficaram, mesmo sendo sobre um universo totalmente novo.

O final foi diferente do que eu imaginei! Gosto quando isso acontece.

Quotes:

"? O que quer dizer com ?nós?? O homem não seria um só mundo, mas um milhão de mundos, um bilhão de
mundos. Teríamos o infinito ao nosso alcance. Cada mundo teria seu próprio período de Séculos, cada um teria
seus próprios valores, a chance de buscar a felicidade cada um a seu modo. Existem muitas felicidades, muitos
bens, uma variedade infinita. Esse é o Estado Básico da humanidade."

"A Manutenção era a fundação da Eternidade. Estranho que um pensamento tão óbvio não lhe tenha ocorrido
antes. Eles supervisionavam a importação de alimentos e água do Tempo, a remoção do lixo, o funcionamento
das usinas de força. Mantinham todo o maquinário da Eternidade funcionando perfeitamente. Se todos os
Especialistas morressem de uma só vez, no mesmo instante, a Manutenção poderia conservar a Eternidade
indefinidamente. Por outro lado, se a Manutenção desaparecesse, os Especialistas teriam de abandonar a
Eternidade em poucos dias ou morrer miseravelmente."

"? Ao eliminar os desastres da Realidade ? disse Noÿs ?, a Eternidade exclui também os triunfos. É enfrentando
da insegurança que surge a força que impulsiona a humanidade para novas e grandiosas conquistas. Você
consegue entender isso? Consegue entender que, ao afastar as armadilhas e vicissitudes que perseguem o
homem, a Eternidade não deixa que ele encontre suas próprias soluções, boas e amargas, soluções reais que
chegam quando a dificuldade é enfrentada, não evitada?"

anisania 14/01/2024

Pelo Tempo!
Primeiro livro que li do Asimov e creio que não poderia ter começado melhor. Como acontece na maioria das ficções científicas, você tem que ultrapassar os primeiros capítulos onde ele apresenta todos os conceitos da história mas sem se delongar em explicações. Porque se continuar a leitura você vai entender perfeitamente tudo que está acontecendo. Então continue.

E por algumas vezes o pensamento de "ah, mas eu já vi isso em outros livros e filmes" passova pela minha cabeça. Para no segundo seguinte eu lembrar a mim mesma que Asimov não está referenciando ninguém. Ele é a referência. 1955 galera, e o cara já estava escrevendo histórias muito melhores sobre os temas dos filmes blockbusters de hoje. Incrível.

É o tipo de leitura que você quer comentar com alguém, ver um vídeo sobre, deliberar sobre os conceitos. Muito bom. Se eu tiver que apontar algo que me incomodou foi a forma em que a Noÿs é colocada na história(?). Achei o romance ali meio nada haver. Ele tem um porque, tem consequências muito boas, mas o jeito em que ela é vista me dá uma coceirinha no pescoço. Mas nada que atrapalhe, afinal a pobre chega do nada numa sociedade de incels!

Agora é ir atrás de mais coisa do Asimov e mergulhar mais nesse cérebro super criativo dele. Façam um filme. Eu imploro.

"Ele havia alterado a Realidade. Havia adulterado um mecanismo por uns poucos minutos do Século 223 e, como resultado, um jovem não conseguiu assistir a uma palestra sobre mecânica à qual deveria ter comparecido. Nunca estudou engenharia solar e, em consequência, um invento perfeitamente simples teve seu desenvolvimento adiado por dez anos cruciais. Uma guerra no 224, espantosamente, sumiu da Realidade como resultado. Isso não era bom? E daí que personalidades foram mudadas?"

aghatalvf 12/01/2024

QUE LIVRO BOM
Primeiro livro do asimov que eu leio, agora quero ler mais obras dele!!!!

primeira leitura do ano, arrisquei com um dos livros que estavam na minha lista há anos. zero arrependimentos.

no começo eu não tava tão interessada, mas depois que fui entendendo o livro me prendeu. praticamente engoli os últimos 40% dele KKKKKKKK gostei demais. o asimov realmente merece o titulo que tem!

annabiabussolari 11/01/2024

Adorei aprender sobre as culturas de diversos séculos, o plot twist inesperado realmente me surpreendeu e gostei mais do livro do que esperava :)

Alex de Sá 11/01/2024

Não foi uma das melhores leituras que fiz do autor. Achei a história por alguns momentos confusa e por outros simplória demais. O personagem apresenta na minha visão muita inconsistência e imaturidade.

Queria ter gostado mais , pela grandeza do autor.. Porém não foi dessa vez

Gabi 10/01/2024

O livro é bom, a história é tudo aquilo que adoro ler mas até que eu conseguisse pegar o ritmo de tudo levou tempo. Fiquei um pouco perdida, acabei perdendo um pouco do interesse mas não desisti e foi uma boa experiência!!

cleberholanda 09/01/2024

Da Eternidade Para a Infinidade
Em um mundo de fantasia onde é possível viagens pelo tempo, é interessante imaginar que, caso fosse possível ir ao futuro e voltar ao passado, os homens tentariam de todas as formas mudar seu próprio destino. É como se não aceitássemos nossa natureza de amor, proteção, amizade, sucesso e destruição, tudo ao mesmo tempo.
Em menos de 300 páginas o autor explora as relações humanas do ponto de vista do tempo e do espaço, usando como pano de fundo as viagens intertemporais.
Recomendo demais a leitura deste livro.

Amanda.Carolina 07/01/2024

Um bom começo
Finalmente fiz a minha primeira leitura de Asaac Asimov.
Foi a minha primeira experiencia com a ficcao científica e eu posso dizer que foi completa: recheada de confusao na minha cabeça em boa parte do livro.
Mas a trama me conquistou de um jeito inexplicável.
Amei os persongens e a construcao da narrativa.
Nos momentos certos eu me surpreendi com o plot e fiquei me segurando na cadeira pra nao surtar.
Enfim, uma leitura otima para esse começo de ano, recomendo!!