O Fim da Eternidade

O Fim da Eternidade Isaac Asimov

Resenhas - O Fim da Eternidade

LetAcia927 22/12/2023

Uau
Uma ficção científica chega de reviravoltas. Eu confesso que quase tudo o que acontecia de reviravolta eu já esperava, mas quando eu paro para pensar que é uma obra de 1955 sobre viagem no tempo, com um conceito que, hoje em dia está batido, mas que em 1955 era novidade, eu só consigo pensar UAU...
Estamos falando de uma obra que antecede, e muito, qualquer obra do audiovisual que fala sobre a temática de viagem do tempo.
Então só posso dizer que a mente de Isaac Asimov é incrível.

Steph.Lopes 21/12/2023

Livro muito legal, fiquei confusa em alguns momentos (por falta de inteligência e sono da minha parte) mas gostei demais.
É plot atrás de plot, a leitura é super rapidinha e fluida

Raiane.Priscila 21/12/2023

Livrão
O livro é perfeito. Histórias sobre viajem no tempo costumam me prender de uma forma... Isaac foi brilhante nesse livro.
Helô Kleine 21/12/2023minha estante
Amo!! Tá nos meus favoritos!!!

Lucas Galvão 20/12/2023

O Fim da Eternidade e a natureza humana
A história é incrível e muito original. Recomendo ler após a saga Robôs e antes de Império Galáctico. Com a conclusão da história, vai fazer sentido essa indicação.
No início do livro é bem provável que sinta-se perdido, mas detalhes revelados aos poucos darão ideia do que está acontecendo e como o problema a ser enfrentado é enorme: a continuação da espécie humana está em jogo.
A trama de Asimov é original por trazer conceitos novos sobre viagem no tempo, muito diferente do que conhecemos hoje em dia. Aqui o "paradoxo do avó" é citado, mas percebemos que nem de longe esse é o maior problema de quando falamos sobre mudanças na realidade causadas por viagens no tempo. A instauração de uma sociedade que se julga superior, baseada em castas e que detém um poder centralizado (o poder de mudar o tempo com base no que acha certo ou adequado, desconsiderando as vidas que são apagadas e/ou modificadas) é o que Asimov discute durante o livro.
O Fim da Eternidade é antes de tudo uma reflexão sobre a humanidade.

Ediany 18/12/2023

Impactante
Cheio de temas para refletir, a passagem do tempo e seu significado é de extrema importância.
Final incrível, para completar um ótimo livro.

Steffani5 09/12/2023

Não poderia ter sido melhor!
Essa foi a minha primeira leitura do gênero e... que leitura!

Escolhi o autor pelo renome e o escolhi o livro meio às cegas, confesso que muito influenciada pelo título, pois nem li direito a sinopse. Foi a melhor aposta que poderia ter feito!

Não me senti perdida na leitura apesar do cenário super futurista, não senti também falta de mais aprofundamento científico. Simplesmente é, e seguir assim fez a leitura fluir completamente.

O autor consegue dar uma "realidade" à tudo, mesmo se tratando de futurismo.

A história possui plots muito bem costurados e sem deixar a história cansativa, te faz querer devorar mais e mais.

Vou devorar mais livros do Asimov sem nenhuma dúvida e espero que a experiência seja tão gratificante quanto essa foi.

(Resenhando novamente, mas no perfil do livro correto)

pedroviictorc 09/12/2023

O começo é um pouco confuso, mas logo escala e fica super interessante. Ali pela metade dá uma leve queda, porque você acha que vai pra um caminho mas acaba indo pra outro, porém, o final tem um plot twist digno e até bonito.

vrido 06/12/2023

ASIMOV É UM GÊNIO!
Nunca, nem em mil anos, eu conseguiria pensar 1/10 dos paradoxos e reflexões que o Asimov trouxe em ?O fim da eternidade? minha mente explodiu kkkkkkk

Joasso 05/12/2023

Começo meio meh, mas acredite: melhora! E melhora muito
Pra quem gosta de histórias com viagem do tempo, essa é uma das melhores. A forma que a viagem do tempo é abordada aqui é simplesmente genial. O começo da história é meio lento e um tanto confuso, mas eu achei fundamental pra entender o que era a organização Eternidade e os Eternos. Depois que passa essa parte de apresentar o mundo e afins a historio deslancha de uma maneira muito legal e interessando. Andrew Harlan é emocionado? Com certeza, mas isso não faz a história ser ruim. E o final é perfeito, eu diria.

Se você conseguir passar das 100 primeiras páginas vc terá uma ótima história pra ler.

Daniel 04/12/2023

Tudo é uma questão de tempo
Isaac Asimov é um mestre da ficção científica, e neste livro ele nos apresenta uma visão completamente à frente do seu tempo sobre viagens pelo tempo, paradoxos e mudanças na realidade que afetam todo o destino da raça humana. Numa trama muito bem construída ele usa o romance e o amor como o gatilho perfeito para gerar o conflito da história de uma forma organica e verossímil que é rara de se ver. Andrew Harlan é o protagonista perfeito, inteligente o suficiente para questionar a existência da organização Eternidade (instituição que controla as mudanças no tempo necessárias para manter a humanidade em paz na realidade), e bobo o suficiente para cair de amores por Nöys Lambert, num romance proibido que o irá levar até as últimas consequências. Com uma reviravolta sensacional esse é com certeza um dos melhores livros que já li. Recentemente eu assisti a série Loki e com certeza os produtores se inspiraram muito neste livro. Deixo aqui minha forte recomendação.

Victor225 01/12/2023

Para os órfaos da fundação? O círculo se fecha gloriosamente
Que história surreal! Um dos melhores livros do Azimov e, pra quem leu a saga fundação, robôs e império, esse livro tem um gosto ainda melhor.

Cada detalhezinho das 256 páginas desse livro é bem pensado, é bem colocado e te leva a um final incrível. O livro é um tanto difícil de entender pois entra em muitos detalhes desde o seu início, mas ao mesmo tempo é criado uma trama/suspense que te prende, ao mesmo tempo que há plot twists que mudam a história e isso te prende ainda mais, tudo isso juntamente com um final muito satisfatório e nenhum pouco esperado.

Carolina2215 28/11/2023

Gênio
Como uma não amante de ficção científica, eu tinha ctz q não ia gostar desse livro e q acharia mto porre, mas até q não foi.
O primeiro capítulo me assustou kkkkk não tava entendendo nada e por isso eu larguei na 1 vez q tentei ler, e agr na 2 tentativa continuou me assustando; Vc é jogado de repente em um universo cheio de nomenclaturas próprias e não consegue acompanhar. Mas a partir do segundo, o Asimov resolve te introduzir na história para q vc consiga chegar ao momento do cap. 1 e seguir.
Gostei do livro, fiquei mto chocada de como ele é fluído em algumas partes, porém, todo o romance é insosso, acredito q seja pq foi melhor desenvolvido o universo ao redor, mas os personagens ficaram com 1 traços de personalidade só. O último plot me pegou de surpresa, curti.

PandaGato 18/11/2023

Plot atrás de plot
Eu amo livros de distopia e utopia que mechem com o tempo e espaço. Mas esse livro. Quando eu vi o nome do autor esperava uma leitura difícil e arrastada, mas foi o contrário. Até onde alguém está disposto a ir pelo amor ? Quão influenciável uma pessoa pode ser ? Quanto é possível manipular uma situação a seu favor ? Será que um único e pequeno detalhe pode mudar toda a história da humanidade? Afinal, quem é a vilão dessa história? Fica a seu critério.
Simplesmente incrível.

Fabiana 14/11/2023

O livro é muito louco, mas cabe ressaltar que é muito inteligente. Um livro escrito em 1955, com uma visão futurista muito organizada. Precisa de fato ser um gênio. Trata-se de uma ficção científica que apresenta a possibilidade de viagens no tempo e controles, que são capazes de mudar algumas realidades.

A leitura é bem chata!

Começa o livro e os personagens são jogados sem sentido algum. Ao decorrer da leitura, você pensa que está entendendo quem é quem, e percebe que não! Acredito que tenha sido limitação de minha parte para essa leitura, já que esse livro possui uma avaliação muito boa.

Mas, é claro que foi possível refletir sobre pontos importantes apresentados no livro. Vamos lá!
Que nós como humanidade, e me arrisco a fragmentar isso em relação a educação de um ser humano. Às vezes, desejamos modificar coisas a fim de evitar situações indesejáveis aos que amamos. Poupando-lhes a dor e o sofrimento. Porém, quando fazemos isso, impedimos que o outro cresça e aprenda com tal situação.
É a ânsia de viver no futuro tentando resgatar pendências no passado, ou ainda, viver no presente, sem se fazer presente. Vivendo apenas de prognósticos.

Em resumo, o livro é bom em conteúdo, mas a leitura é bem cansativa e dá vontade de desistir a todo instante.