Conversas entre amigos

Conversas entre amigos Sally Rooney

Resenhas - Conversas Entre Amigos

Marina 16/02/2022

talvez eu queira ter um caso com homem casado
primeiro, skoob por favor não apague metade da minha resenha! segundo, é urgentemente necessário falar sobre como a sally e apenas a rooney é a única escritora da atualidade a saber descrever tão bem sentimentos conflitantes da fase sou adulta mas não ADULTA(?) deu pra entender? que o convencional não satisfaz a todos. como consta na sinopse, frances e o marido (nick) da melissa começam a se entender, por assim dizer. cada um alimenta o outro de auto-estima, felicidade. nick é casado, mas e daí? é só sexo, e se não for, tudo bem. podemos amar de forma diferente mais de uma pessoa ao mesmo tempo. é certo julgar? nick é casado, ama a esposa e ama frances. frances é solteira mas ama bobby mas ama nick. frances precisa de nick, nick precisa de frances. nick precisa de melissa e frances precisa de bobby. ah, a geração atual. outra coisa MUITO interessante é o fato da frances não ter ambições profissionais e realmente cogitar viver do dinheiro do outro. super interessante mesmo (normalizem isso que também é o meu sonho. de modo geral, que livro delicioso de ser lido. me pegava sorrindo boba DIRETO porque me apaixonei por nick e pela frances. me vi sendo a frances desejando um nick desesperadamente! também aborda questões sérias como violência doméstica, alcoolismo, automutilação e depressão. é isso, leiam essa obra de arte
mariana 16/02/2022minha estante
meu deus que vontade de ler! é melhor que belo mundo?

Marina 16/02/2022minha estante
nossa eu dei cinco estrelas pros dois mas achei conversas entre amigos melhor!

tete 03/03/2022

PESSOAS NORMAIS E CONVERSAS ENTRE AMIGOS = OS MAIORES DA SALLY ROONEY
FALO MESMO!!!!!!
MUUUUUUITO BOM
shelukessonarry 04/03/2022minha estante
Conversas entre amigos merece o hype que pessoas normais tem, perfeito impecável esplêndido!!

tete 04/03/2022minha estante
SIM

vitor 04/03/2022minha estante
OMG

Caio Dantas Cabral 25/05/2021

intenso, íntimo e gostoso de ler
eu defino conversas entre amigos um irmão muito próximo do pessoas normais. como sendo o primeiro livro da autora, percebi que o que já possuímos em grande maestria em pessoas normais, já estava lá em conversas.

como pessoas normais, esse livro é sobre os personagens, totalmente dividido em horrores de camadas bem construídas. a trama são eles! é uma prosa lenta, fluida e voltada a entender as relações de amor e poder existente entre essas 4 pessoas.

por meio de uma prosa bem íntima, Sally traz questões sociais, psicológicas e políticas muito pertinentes nas conversas entre os amigos.

e aquele final!? foi tudinho pra mim!! se aquilo não tivesse acontecido eu não teria gostado tanto.

é um livro, como posso dizer? adulto? acredito que um pouco mais complexo que pessoas normais, e eu AMEI!!!

Rafa 08/10/2021

Um livro que me fez refletir sobre tanta coisa
Esse livro me fez refletir em tanta coisa que eu não esperava.
É um pouco assustador se indentificar algumas vezes com a Frances. Não parava de pensar nos personagens e não consegui largar depois da metade até terminar. Não sabia muito o que esperar do final, mas fiquei satisfeita com o desfecho.
Não é um livro que eu indicaria para tudo mundo, pois é uma história complexa e muitas vezes singular.

"Você passa por algumas coisas antes de entendê-las. Você não pode ser sempre racional.
Vem me buscar, eu disse"

Duda 14/02/2022

conversas entre amigos
MEU DEUS QUE FINAL FOI ESSE??? QUERO MUITO A CONTINUAÇÃO ?.
enfim, to gostando muito dos livros da autora e esse foi bem fácil de ler.

Karol 11/06/2022

Achei o livro bom. Particularmente acredito que a autora deve ter alguns traços de inseguranças pela forma como desenvolve suas histórias. Sobretudo é uma leitura bastante fluida e inteligente que abarca vários contextos.
Sobre o enredo em si, achei que a dor da protagonista não foi tão boa bem compreendida e validada, creio que um pouco mais de mudança de atitude talvez deixasse a história mais e interessante. Mas entendo que seja um traço da autora de retratar faces de uma realidade que foge um pouco do convencional.
Achei interessante em alguns poucos, a forma como escrita ameniza a dor dela talvez devesse e o contexto é transgressor, as atitudes que ela aceita são pesadas, creio aborde muito um contexto de codependecia tanto com bobbi e francis quanto melissa e nick
Karol 12/06/2022minha estante
Mts erros de português, reescrever o último parágrafo:
Achei interessante em algum pontos, a forma como a escrita ameniza a dor dela, por exemplo. O contexto é transgressor e as atitudes que ela aceita são bem pesadas, creio que aborde muito uma realidade de codependencia tanto com bobbi e francis quanto melissa e Nick

dani 14/01/2023

"o que é uma amiga? o que é uma conversa?"
acho que esse foi o primeiro romance da sally rooney e acredito que eu devia ter lido ele primeiro que os outros.
eu gosto muito dessa autora, a escrita dela é a minha favorita de todas, gosto da maneira que os sentimentos dos personagens são retratados, gosto dos diálogos entre eles, gosto de todas as reflexões colocadas durante a narrativa, mas nesse livro eu senti que faltou um pouco que cada coisa que me faz amar tanto os livros dela. os personagens daqui são muito imprevisíveis e eu não consegui entender muito bem nenhum deles, quando algum deles tomava certa atitude eu pensava "meu deus, de onde isso veio??" e isso me frustrou muito porque eu gosto de entender seus sentimentos e suas motivações, o que não aconteceu aqui. e pra não só falar mal, os últimos 20% do livro foram impecáveis. tudo que eu senti falta no restante, eu tive nesse final, se o livro todo tivesse pelo menos 1/4 do que foi ali, eu teria gostado muito mais.
enfim, apesar de tudo foi uma leitura agradável, a escrita te prende muito e é muito fluída, acho que valeu a pena pra conhecer mais dessa autora que gosto tanto.

ps. tentei assistir a série e não gostei. desculpa, Joe ?
Manu 17/01/2023minha estante
o joe, coitado...

dani 19/01/2023minha estante
ai amiga eu tentei, juro kkkkkkkk

Giovana 07/05/2022

"Não fala assim com ele, ele é cinéfilo"
Foi com muita ilusão que acreditei que este livro estaria equiparado ao outro livro da autora, "Pessoas Normais".
Uma história em que não me importei com nenhum personagem, porque achei todos extremamente metidos e elitistas. E por isso, são as piores pessoas. Neste livro temos os ricos que odeiam o conceito de riqueza, mas não abdicam de nenhum de seus privilégios e os que não são ricos e dizem odiar a burguesia, mas também não deixam de usufruir da riqueza dos companheiros.
Todas as "conversas entre amigos" eram um porre e totalmente fora da realidade do que amigos de verdade conversariam. E nem posso dizer que eram amigos no final das contas, porque me pareceu que entre eles sempre houve uma eterna competição, seja por atenção, seja por conquistas, relações super tóxicas que não entendo o porquê de as manterem.
Darls.Taylors 07/05/2022minha estante
Acho que eles eram tão ricos que nem se questionavam o que era real do que nao era. Fora que todos os personagens são egoistas pra cacete

Andre 07/05/2022minha estante
!!!!!!!!

Bruna 07/05/2022minha estante
esse livro eh uma BOMBA

cinnamongir1 06/03/2023

Conversas entre amigos.
"Coisas e pessoas se mexiam ao meu redor, se posicionando em hierarquias obscuras, participando de sistemas a respeito dos quais eu não sabia e jamais saberia. Uma rede complexa de objetos e conceitos. Você passa por algumas coisas antes de entendê-las. Você não pode ser sempre racional."

entre todos os livros da Sally Rooney esse foi o mais difícil de ler (até mesmo finalizar). estava acostumada a devorar os livros dela, mas nesse me peguei pensando várias vezes se deveria insistir.

tive muita dificuldade em me conectar com a personagem principal durante toda a história por várias razões conflitantes: na primeira parte por achar ela um porre e na segunda por ela me doer inteira (ainda, um porre).

apesar de fiel ao estilo narrativo característico da autora, pra mim, a partir dos 50% ficou cansativo e arrastado de ler.

porém, confesso que o final me pegou meio desprevenida e a última página quase fez valer cada segundo maçante dos capítulos anteriores.

annymartins 15/06/2023

Quanta gente chata
As conversas são horríveis e os amigos, piores ainda.

(mas gosto muito de como a sally transforma as banalidades da vida e personagens insuportáveis em algo interessante. me lembrou um pouco elena ferrante, mas bem menos profunda)

carolina. 15/11/2022minha estante
concordo plenamente

Ana 16/11/2022minha estante
nossa o final me deu um ódio tão grande, fiquei decepcionada

Larissa1218 19/01/2022

adm do quebrando o tabu escreveu um livro e olha no que deu
QUE LIVRO RUIM, pelo amor de Deus!!! Personagens INSUPORTÁVEIS e imaturos, diálogos inverossímeis, enredo totalmente sem sal, relações sem pé nem cabeça? nem a escrita da Sally Rooney, da qual eu gosto muito, conseguiu brilhar nessa trama de centavos. Ainda bem que não comecei a ler a autora por esse livro, porque se não eu jamais teria lido todos os outros dela e tido as ótimas experiências que tive. Mas esse aqui? sem condições de defender?
beatriz 19/01/2022minha estante
kkkkkkkkkkkkk eu abandonei essa bomba

Larissa1218 19/01/2022minha estante
amg por deus? a sally rooney me prometeu tanto com os outros? esse aqui eu não abandonei nem sei pq tb

beatriz 19/01/2022minha estante
eu nao li nada dela além desse, nem to afim tb kkkkkkkk

Ana 08/10/2020

Totalmente visceral
"Adorava que ele estivesse assim disponível para mim, quando nossa relação era como um documento de Word que escrevíamos e editávamos juntos, ou uma longa piada interna que ninguém mais podia entender. Gostava de achar que ele era meu colaborador. Gostava de pensar nele acordando no meio da noite e pensando em mim."

Tive de ler Conversas Entre Amigos depois de ler Pessoas Normais, também da Sally Rooney. Frances consegue ser ainda mais delicada e perturbada do que Marianne e Connel. Ela se pune, físico e mentalmente, em todos os capítulos do livro, praticamente, apenas por pensar ou existir. As obras são bem diferentes; Marianne é passiva demais e Frances enfrenta muito as pessoas de sua vida, apesar de depender e exigir muito delas, individualmente. Isso me chamou bastante atenção. Sally conseguiu escrever dois livros completamente diferentes, ainda que ambos sejam apenas retratos de um determinado período da vida dos personagens, sem grandes plots, surpresas e conclusões. E, claro, a escrita ousada e bem diferente segue intacta. Seus enredos, ainda sim, não se assemelham em nada.

Frances me deixou incomodada. A narrativa em primeira pessoa não me agrada tanto, mas, ela consegue ser uma protagonista (e narradora) bem peculiar. Bem normal (?). Seus medos são muito comuns, assim como suas aflições e, principalmente, seus pensamentos. Ela se compara o tempo inteiro. Compete com todas as mulheres no livro. Se prova à todos os homens. Ela crítica uma cultura e uma sociedade (às vezes, até demais), mas ela está total e completamente inserida nisso. Não vou mentir, é um livro complicado. Sentimos e nos identificamos TANTO com a(s) personagem(s) que chega a ser incômodo mesmo. Me parece haver um certo constrangimento, de alguma forma.

É excelente. Ler sobre um relacionamento de quatro pessoas, cada uma bem única e em sua essência, foi bem interessante. Leitura bem válida. O livro tem muitas camadas, desde casamento até abusos psicológicos e sexualidade, por exemplo. Frances é bem excêntrica, mas seu desenvolvimento não poderia se dar de outra forma. Espero que Sally Rooney siga escrevendo dessa forma: íntima e muito fiel ao que é, de fato, existir e viver.

" Pela janela, olhei para a estação. Tinha a impressão de que algo na minha vida havia chegado ao fim, talvez a imagem de mim mesma como pessoa inteira ou normal. Percebi que minha vida seria cheia de sofrimento físico mundano e de que não havia nada de especial nisso. Sofrer não me tornaria especial, e fingir não sofrer não me tornaria especial. Falar disso, ou até escrever sobre isso, não transformaria o sofrimento em algo útil. Nada transformaria."

Fer 24/10/2020

Livros que se uma ou duas das protagonistas fizessem terapia, não teria enredo.
Realmente entendi o que as pessoas dizem ao ler os livros da Sally e falam que são livros que falam de pessoas comuns. Estórias comuns. Comuns, mas não deveriam ser romantizadas.
Não é um livro pra quem gosta de grandes acontecimentos, plots e afins. É um livro bem estático e ok. Não péssimo aka Pessoas Normais, não maravilhoso, mas ok.