Conversas entre amigos

Conversas entre amigos Sally Rooney

Resenhas - Conversas Entre Amigos

mfreitasss 17/05/2024

confesso que no começo o livro nao me pegou em nada muito parado, diálogos e personagens chatos, fiquei um mês sem ler ate que um dia resolvi voltar e simplesmente acabei o livro em uma semana, ainda continuo achando todos os personagens chatinhos, principalmente a bobbi, o nick é um convarde e a melissa uma corna e a frances genuina, eu gosto dela e infelizmente me identifiquei em algumas partes (sou monogâmica).
enfim no geral é um bom livro, retrata bastante a vida, tem diálogo chatos porém reflexivos, vale a leitura, mas não chega aos pés dos outros livros da sally.
ps: descobrir que o joe alwyn é o nick na série me fez dá uma risada sincera.

sarah com h 15/05/2024

Conversas entre desamigos
No início da leitura eu tava achando bem chatinho pra dizer a vdd, mas depois que eu fui entendendo melhor a história eu comecei a gostar bastante!!
(Queria dizer aqui nesse parágrafo que o "ficante", "namorado" sei la como eu poderia descrever esse homem, é um lixo e eu odeio ele)
Esse livro aq é de mulher maluca, leiam!!?

rafinha® 13/05/2024

Completamente inesperado e no momento certo
Eu não sabia de nada relacionado a história antes de começar a ler, só imaginei que seria um daqueles livros que não tem um plot twist, e sim falam sobre a vida e o cotidiano de alguém. Fui completamente surpreendida pela dinâmica dele.

O livro num geral tem MUITO a oferecer. Eu sublinhei inúmeras frases, além de escrever muita coisa também. Eu de novo não me simpatizei pela protagonista, mas não odiei ela. Num geral ela foi uma pessoa que teve atitudes repetidas por boa parte do livro e no fim eu não consegui assimilar que ela era assim por conta dos traumas dela. Acho que a autora soube criar personagens que são super completos. As vezes tu até esquece que não são pessoas de verdade vivendo de fato a vida delas.

Tem muitas divagações sobre o que é amor e se amor realmente é uma coisa singular concentrada em uma pessoa só (o que afetou minha monogamia extrema kkkkkkkk). Os personagens conversam sobre outras maneiras de amar e pessoas que estão interligadas eternamente. É um livro muito incrível pra quem simplesmente quer ver pessoas mostrando a complexidade da vida. Sinto que foi uma experiência muito incrível e completa.

Eu gosto muito do costume da autora de deixar claro no final do livro que estamos lendo apenas uma parcela da vida daquelas pessoas, e que a vida dos personagens continua apesar das páginas terem acabado. Novamente isso reforça a vida que ela dá a eles e o quanto eles parecem pessoas reais. Talvez alguns achem que o jeito que ela termina os livros seja um defeito, mas eu particularmente acho que é uma das maiores qualidades que essa autora tem.

Pra quem não tá acostumado com livros nesse estilo, talvez esse seja devagar até demais. Mas pra quem já tá acostumado a ler livros sem plot mais tranquilos, eu acho ele uma ótima opção! Continuo preferindo ?Pessoas Normais? da mesma autora, mas esse livro continua reforçando o porquê da Sally Rooney ser uma escritora famosa.

Dei 3,5 de 5 estrelas!!!! ??

Lunifry 10/05/2024

Todos insuportáveis
Cara, eu amo a escrita da Sally mas esse livro foi difícil de ler. No início eu pensei "meu Deus como pode tudo isso estar acontecendo" e no final eu fiquei besta que tudo aqui realmente aconteceu. A Bobbi é uma rica insuportável que se achava mas era maior burguesa desse mundo. A melissa nem se fala, insuportável. O Nick um covarde que ficou como coitado quando tudo veio a tona. E a Frances não sabia o que queria e nem falava o que ela queria. A escrita da Sally é algo muito real, reclamo? Nunca, mas 🤬 #$%!& mulher precisava terminar dessa forma todos os seus livros????

yasnamodohs 10/05/2024

O que foi isso?
Spoiler
eu realmente pensei seu eu daria 5 estrelas e favoritado nesse livro, mas ai li o final.
percebi que a bobbi uma insuportável, nick um covarde, melissa insegura e a frances gosta de agradar os outros.
dei 4 estrelas pois gostei da historia do livro, amo historias de pessoas sendo pessoas, sentimentos reais, mas realmente não gostei do finalzinho.
primeiro que sinto que a relação entre a frances e a bobbi deveria ter acabado no instante que a bobbi ficou brava sobre o conto, concordo que a frances deveria ter contado para ela, mas me poupe, e não é só por isso, sinto também que a amizade delas não é nada recíproca, a bobbi não faz questão da frances, sempre é a frances que corre atrás, sempre é ela que manda e-mail, o que me deixou com mais raiva é que a frances escreveu um e-mail que claramente ela quis dizer que se sentia inferior a todos, se abriu e a bobbi foi lá e disse "que e-mail estranho, mas eu te amo" ai serio.

sobre o enredo de nick e frances, os dois fizeram uma coisa errada com a melissa, então porque só a frances foi a culpada? parece que o nick era o coitado depressivo e a frances a amante safada, o relacionamento deles só fez com que a frances virasse depressiva e fortaleceu mais ainda o relacionamento do nick com a melissa, frances também errou de não ter sido sincera na hora que o nick perguntou se ela queria que ele largasse a melissa, é obvio que ela queria, mas não na hora pois ela estava com raiva dele por ele ter dormido com a própria esposa. no começo queria muito que o nick e a frances fugissem para outro lugar e das pessoas, mas vi que não ia rolar.
e o final? ai serio gente, qual o sentido de cometer o mesmo erro novamente? eles já perceberam que não deu certo eles juntos, o nick é um covarde que não consegue largar a melissa, que falando nisso que relacionamento horrível desses dois.
gostei muito da frances mas o fato dela não falar nada para ninguém e mentir toda hora sobre o que ela realmente sentia, me irritou.

dei 4 estrelas pois a sally rooney é minha mãe e esse foi o livro que eu mais deixei marcado e grifado dela, ele tem muitas frases impactantes e até agora estou pensando na página 287, essa página me marcou MUITO! foi muita coincidência porque tive uma conversa parecidíssima com as minhas amigas sobre o assunto da página hoje, eu chorei de soluçar lendo ela. foi isso, o livro é incrível, mas infelizmente o final me decepcionou, espero ver algumas resenhas e vídeos falando sobre, que assistir a serie e ai talvez eu tenha outra visão, mas por agora, é isso que penso

lucas 09/05/2024

Que amizades são essas??
Uma personagem principal que se odeia em níveis absurdos - induzindo o leitor mais normal da Sally a se identificar com ela - mas que infelizmente não consegue sentir um pingo de empatia por ninguém ao seu redor, tornando-se insuportável, tem como melhor amiga alguém que tem uma personalidade de fato - que as vezes age com um pouco de infantilidade, mas no fim das contas as duas ainda estão no processo de descobrimento de mundo, na casa dos 20 - relaciona-se com um homem - igualmente instável mentalmente - empático até demais, que é casado com uma mulher que também é cheia de personalidade, porém no fundo é insegura no nível que ele é empático. Essa é, basicamente, a síntese do livro.

Lud 07/05/2024

Sally rooney figura materna
Amigass o que foi esse livro?! fiquei obcecada em uma pobre coitada e em adultério e amei.
não tem jeito a sally rooney me tem demais e eu sempre fico obcecada nas histórias dela, sem conseguir largar, eu gosto muito do subgênero ?pessoas sendo pessoas? e acho que ninguém faz tão bem como a sally, at the end of the day eu sou apenas mais uma cadelinha dela!
gostei mais desse do que belo mundo mas não sei se chegou a superar pessoas normais. enfim te amo sally rooney te amo

Barbara.Luiza 04/05/2024

Vulnerabilidade e poder
Nem sei como começar a dizer o quanto eu amei esse livro.
É notável o amadurecimento da Frances ao longo do livro, conforme ela aprende a se deixar vulnerável, ela percebe o quanto os outros relacionamentos na vida dela melhoram por isso.

"Era como se Nick pudesse enfiar a mão através da nuvem macia da minha pele e pegar o que houvesse dentro de mim, como meus pulmões ou outros órgãos internos, e eu não tentasse impedi-lo".

Essa vulnerabilidade a perturba, ela sabe que é necessária, mas luta com esse sentimento o livro todo. Frances tem pavor de perder o controle e "soberania" sobre os outros, e acredita que ao se abrir e entregar partes dela para a Bobbi ou Nick ela seria vista como fraca por eles.
Essas relações de poder nos relacionamentos são descritos com uma precisão assustadora pela Sally Rooney (como sempre!).

"Eu era uma pessoa muito autônoma e independente com uma vida interior que ninguém havia tocado ou percebido".

Enfim, eu poderia discorrer sobre esse livro por horas e horas sem perder o fôlego, e sei que definitivamente vou reler muitas vezes.

Luiza 03/05/2024

é um livro extremamente paradao? é sim. o livro é extremamente bom mesmo sendo pararão? é sim.

juro nao sei como tiveram a ideia de adaptar esse aqui sendo q nada acontece

mari :) 01/05/2024

O departamento das mulheres doidas da sally rooney
ainda tô digerindo essa experiência mas o que posso dizer de antemão é que: é bom demais ler um livro real, tão real que você consegue sentir os sentimentos e as sensações daquele momento, e a sally é a unica autora até hoje que eu já li que consegue fazer isso tão bem.
com certeza foi um livro estranho, com relações estranhas e falta de comunicação, EXATAMENTE como é na vida real, a frances não conseguir expressar o que pensa é como a minha mente funciona basicamente 24h por dia, e esse sentimento de identificação me deixa nas nuvens da dissociação kkkkkkkkkkkkkkkkkk
mas agora falando fatos: a bobbi é uma tonha igual esse nome dela, quer mudar o mundo capitalista mas é outra burguesa, não consigo criar afeto por pessoas/personagens com mania de grandeza, desculpa... a melissa foi uma megera 80% do livro mas depois vi que ela só era uma perua com o casamento tedioso que não fazia questao de salvar até outra mulher a ameaçar.. agora pensar no nick como o joe alwyn fez esse livro melhorar 800%, ele e francis pareciam dar tão certo e tão errado ao mesmo tempo, o diálogo final deu a resposta pra essa confusão deles.
por fim, gosto mais de normal people por sentir que os personagens de lá evoluem e se desenvolveram mais como pessoa com o passar dos anos, mas em conversas entre amigos acho que por ser um período mais curto ou por simplesmente terem momentos da nossa vida que não evoluímos ou tentamos mudar e tá tudo bem, tirei 0,5 por achar maçantes os diálogos da bobbi e alguns tópicos que são abordados meio que jogados, mas que não atrapalharam de forma alguma a experiência

Bela 30/04/2024

Nunca vi personagens mais CHATOS do que os desse livro. Frances uma problemática, Melissa uma megera, Nick um frouxo e Bobbi uma chata.

Laura 30/04/2024

Te amo sally rooney
Eu oficialmente gosto de tudo que essa mulher escreve. Meu terceiro livro da sally rooney e não perde a qualidade, impressionante.

Ela consegue escrever com autenticidade sobre relações (de todos os tipos) e sobre a sociedade que nos rodeia. Personagens críticos e ácidos me conquistam e eu meio que simpatizei por todos dessa história.

Deus abençoe o anticapitalismo, amém