Conversas entre amigos

Conversas entre amigos Sally Rooney

Resenhas - Conversas Entre Amigos

nadia 26/01/2021

"Você subestima o seu próprio poder para não ter que se culpar por tratar os outros mal."
Engraçado o nome do livro ser "Conversas Entre Amigos" e um dos principais problemas da história é a falta de diálogo entre os personagens. Muito confortável, muito desconfortável, divertido, triste, construção, desconstrução e bem humano acima de tudo. Interessante analisar como cada nóia, cada pensamento ruim e cada conclusão precipitada constroem um ponto de vista que torna as situações todas afetadas, borradas. Pequenas e grandes coisas, desde a infância, influenciam nas relações e causam momentos que parecem o fim do mundo quando vistos de dentro. Uma narrativa incomoda e íntima sobre o esforço de conviver.

Bianca 08/07/2021

fico muito preocupada quando me identifico com algum personagem da Sally Rooney, mais preocupante ainda como eu desejei ter um caso problemático (assim como o dela) pq no fundo eu sinto que a maioria precisa de uma terapia, depois dessa minha exposição ate eu mereço uma sessão com terapeuta.
gostei muito da Sally trazer novamente essas questões internas mal resolvidas com base no passado que atrapalha o relacionamento com pessoas etc etc.
quero muito ler mais livros dela e espero que seja lançado series baseados em todos os livros que ela escrever.
júlia 08/07/2021minha estante
a série desse livro vai me curar todas as minhas tristezas!!

Bianca 08/07/2021minha estante
simm, muito bom ler e ja imaginando os atores interpretando etc etc

Isabela.Lima 17/10/2022

Esse escritora sempre me deixa desconfortável ao ler suas histórias. Ela tem uma habilidade de fazer narrativas que não mirabolantes, mas que são magnéticas.
Geovanna.Holanda 17/10/2022minha estante
SIM

jeunelily 20/07/2021minha estante
vc disse tudo!!!

doselunar 22/07/2021minha estante
acabei de terminar e o sentimento é o mesmo

Maria4343 22/08/2022

Daddy issues: A amante perturbada
Esse deveria ser o nome do livro. A personagem principalmente na qual esqueci o nome logo após ser apresentada é basicamente isso.
Para mim ela além de ter problemas familiares é muito hipócrita. Eu estou desanimada com a autora. Ela fica com esse papo de socialismo em todos os livros dela. E o mais engraçado que esse livro é a de como os adolescentes são.
A personagem é adulta mas parece criança. Não reflete sobre nada,não tem propriedade sobre nada. Faz faculdade mas parece que não estuda direito e não sabe o que quer da vida. Está na faculdade por que então?
Reclama do pai mas fica chateada quando ele para de enviar dinheiro. Se diz feminista mas joga a culpa na mãe pela infância conturbada. É escrota com a única amiga.
Eu li esse livro em dois dias. A autora fala um pouco da relação da personagem com Deus, que na verdade parece a sua própria visão de Deus. O personagem masculino, Nick, diagnóstico com depressão e a guria adora humilhar ele. Mesmo sabendo que isso é péssimo para ele. Fica num relacionamento io-io. não deu mais.
Quem descreve esse como o melhor livro que já leu, deve ter perturbado como a personagem. Ela precisa de terapia. Enfim, nem parece a mesma de normal people. Nunca mais vou ler esse livro. Vou refletir sobre ele com certeza. Como nunca ser como a protagonista.

Dani.Odete 27/11/2023

Sally??
Eu não sei o que acontece,mas todas as vezes que me deparo com uma leitura de Sally Rooney,um vício se apodera de mim... Não vou mentir, não acontece nada de bombástico,nem plot Twist de virar a cabeça,mas a escrita dela me segura e fico sempre numa luta entre não querer parar de ler e não querer que o livro acabe.

helo iza 06/08/2023minha estante
BARANGA KKKKKKK

jaqueshouse 28/09/2023

A dificuldade de dialogar que todos os protagonistas da sally rooney carregam me traz muito desconforto, entretanto, acho que a frances é uma das menos piores entre todos

Julia 05/10/2020

Eu não sei explicar porque eu amei esse livro só sei que o clima dele é muito gostosinho... Simplesmente não dava vontade de terminar porque eu queria permanecer nesse universo.
Sei que vou ficar pensando nesse livro por um bom tempo e talvez até queira reler em algum momento da minha vida ?

pedrogoncalvs 16/01/2021

Não funcionou comigo
Gostei do começo, me deixou interessado, depois foi ficando chato e não funcionou comigo.

Mary 25/12/2020

Sally Rooney atacou primeiro, mas eu só li depois...
Eu primeiro li "Pessoas Normais" e estava num misto de expectativa por esse ao esperar bastante dele e um sentimento de conformidade pensando "esse é só o primeiro, não devo esperar tanto assim"... Pois bem, eu podia esperar tanto assim!
Obviamente consigo ver defeitos desse que foram superados no outro (maturidade de escrita, aqui vamos nós) e consigo ver algumas relações mais bem exploradas lá do que aqui, porém eu consegui me conectar mais com as realidades de Conversas entre amigos (também tenho que dizer que as temáticas desse livro me chamam mais atenção, um pouco de shame on me por um pequeno guilty pleasure, mas eu direi que é pela pura análise situacional e comportamental dos personagens rsrs). Não que eu esteja inserida em uma realidade semelhante, muito longe disso, mas eu vejo uma realidade mais próxima no quesito de relacionamento interpessoal. E é estranho dizer isso quando todos os personagens são difíceis e problemáticos, mas o que esperar quando, na realidade, a maioria é assim mesmo?
As situações dos dois livros são bem parecidas (até a viagem para a França nas férias teve, menina Sally gosta do pitoresco interior francês pelo visto), mas as dinâmicas são diferentes e algumas questões também. Tenho de admitir - até para mim mesma- que algumas personagens e situações são bastante pretensiosos, mas eu meio que gosto disso, preciso confessar, porque me divirto.
Enfim, Sally Rooney é uma escritora de mão cheia e com certeza estou empolgada em continuar acompanhando seu trabalho (um adendo é que ela é bastante inteligente e adorei assistir algumas intervistas dela). Não sei se recomendo para todo mundo, mas se você gosta de histórias sobre jovens adultos de "primeiro mundo", meio pretensiosos, entrando em situações complicadas que geram sentimentos complicados mas que seriam facilmente resolvidos com terapia, então vai nessa.
Livro pequeno, leitura rápida pela fluidez da escrita, situações complicadas e sentimentos intensos (mas nem sempre comunicados o que gera as situações complicadas)... Enfim, estou dentro de qualquer coisa que a autora se proponha a fazer.

hazza 14/04/2022

vocês gostam da sarah rooney para serem visto como "cult"
como pode personagens são um pingo de carisma e insuportáveis? um livro sem enredo algum, basicamente é só sexo e remorso, o problema aqui não é nem o final, foi sim o livro não sair do lugar, a narradora da frances insuportável, a única sensação que consegui lendo é indiferença por eles a situação que os personagens se colocaram, a bobbi parece uma personagem do twitter que gosta de ficar militando sendo que tem pais que fazendo tudo por ela, a pobre menina rica, nick é covarde que nunca assume seus erros, a france interesseira, enfim um livro que vai direto para lixeira.
Yasmine 12/05/2022minha estante
Descreveu o que eu senti sobre Pessoas Normais. Tô pensando em dar uma segunda chance pra autora, mas tô com medo kk. Porém, acho que vou ler Palestrinha entre amigos.

hazza 03/06/2022minha estante
poupe seu dinheiro e vá ler outra coisa kkkkk

Yasmine 03/06/2022minha estante
Nem lembrava mais do meu comentário kk. Mas enfim, eu li uma prévia e, não curti kkkk. E, realmente, tô lendo outras coisas e nem senti falta disso ae.

Pah 19/07/2020

Comecei o livro sem expectativa nenhuma e quando vi tinha devorado ele.
Fiquei encantada pelos personagens, e pela construção deles. Do jeito que eles não eram uma coisa só, e tinham camadas. Decifrá-las foi bem interessante.

Quero ler mais coisinhas da Sally

Samila_ 11/09/2020

Surpreendente
Normal people foi uma experiência muito boa quando soube que a Sally tinha outro livro e que era a primeira publicação dela fiquei com medo de começar a ler e não gostar
Mas me surpreendi, livro leve mas ao mesmo tempo te faz refletir sobre diversas coisas, tem um humor muito sutil, os diálogos são tão reais, senti tantas coisas durante a leitura, ódio dos personagens amor por eles, a escrita da Sally é impressionante.