Conversas entre amigos

Conversas entre amigos Sally Rooney

Resenhas - Conversas Entre Amigos

otxjunior 19/09/2020

Conversas entre Amigos, Sally Rooney
Não sei se porque estava lendo outras coisas em paralelo, mas diferente de outras opiniões que catei em resenhas quando concluí a leitura, não a fiz em uma sentada ou algo parecido. O livro parece bem maior do que as suas 264 páginas sugerem; é denso que fala? Portanto foi com parcimônia que acompanhei a trajetória emocional da personagem principal, a fascinante Frances e seus amigos millennials. Falo "amigos" por falta de palavra melhor. Ninguém aqui é amigo, no sentido tradicional do termo; ou o romance é particularmente centrado em conversas (tendo uma narradora introspectiva), o que ao meu ver não justifica o título, que achei trivial para a ambição da jovem e talentosa autora em seu trabalho de estreia. E como o nome não fixou, passei a chamá-lo de Bobbi Frances Étables, já que os temas eram comuns aos dos filmes do diretor de Vicki Cristina Barcelona: burguesia intelectual, natureza neurótica das relações e dinâmicas de poder, adultério e até elementos de religião, tudo com um humor bastante peculiar.
Marquei o ebook praticamente de cabo a rabo. Muito pela identificação com personagens completamente contraditórios, falíveis, insensíveis, autodestrutivos, cínicos, vulneráveis, solitários, desagradáveis e incapazes de se comunicar, e portanto, humanos e reais. A ponto de eu rankear as personagens principais em ordem de reconhecimento, com Bobbi perdendo com uma boa margem, ou tentar identificar seus signos zodiacais. Porque conheço essas pessoas. Eu também eventualmente caio na armadilha de me levar muito a sério ou digito emails em minúsculas. Falando em emails, se aqui não estão os melhores da ficção, são com certeza os mais divertidamente histéricos.
É uma gigante DR, mas uma que você certamente nunca leu. A voz de Sally Rooney é completamente original e já se destaca como cronista de sua geração, formada por pessoas que têm mais inteligência do que experiência, mas assim como as anteriores que buscam uma conexão real, que importe, como Frances, ou Bobbi, Nick e Melissa, ou eu e o próximo leitor de Conversas entre Amigos. Este título de alguma forma já não parece de todo isento de sentido e apelo.

Graziela 18/11/2021

A escrita da Sally me fez devorar outro livro.
Li esse livro em 24h, mais rápido que li Normal People (apesar de gostar bem mais de NP).

Eu amo ler os personagens da Sally, eles são tão bem construídos. É tão fácil de amá-los e odiá-los. Eu gosto de como a escrita dela é verosímil ao ponto que eu sinto que estou realmente lendo sobre pessoas reais, com medos reais, cometendo erros reais. Foi um pouco difícil acompanhar a Frances em algumas situações complicadas que ela se colocou, mas vemos que a cabeça dela é uma bagunça também. E tem vários momentos que nós que estamos lendo só sabemos dizer ?filha, vai fazer terapia!? (mesmo sabendo que terapia não é acessível na Irlanda, e ela não poderia pagar nem se quisesse). Mas se a mente de todos nós fosse ser aberta como um livro, várias pessoas nos mandariam pra terapia também. ?

Como em Normal People, você vê pessoas com dificuldades de comunicação, de expressar seus sentimentos e como lidar com eles. Pessoas que sofrem por não conhecerem bem si mesmas.

O final é muito bom, não é o que eu gostaria mas foi o que fez sentido pra história.
Caio Dantas Cabral 18/11/2021minha estante
nossa, que resenha maravilhosa!! concordo ctg em quase tudo, pois eu adorei o final, foi muito de acordo com o que o livro vinha trazendo!! ????

????* kk

Graziela 18/11/2021minha estante
O final foi muito bom! E fez super sentido pra história! Eu é que escolheria diferente se eu fosse ela hahahah mas o livro é sobre isso né? Pessoas são diferentes ?

Caio Dantas Cabral 18/11/2021minha estante
isso mesmo!!! já me peguei pensando muito na relação daqueles dois e o final do livro? espero que com essa decisão eles sejam mais maduros e menos complicados. haha ?

booksgioh 21/07/2023

Do jeitinho que a clínica psiquiátrica gosta
Livro com personagens problematicos que te fazem questionar sua sanidade e sua moralidade por se identificar em cada um deles.
helo iza 06/08/2023minha estante
SIM #PAVOR

booksgioh 11/08/2023minha estante
realmente pavoroso

Caroline 28/11/2021

Meu livro favorito da autora até o momento e foi o primeiro que ela escreveu (?). Amei "belo mundo, onde você está" mas esse conversou demais comigo. Rolou uma identificação com a história e com a Frances que me fizeram revisitar algumas memórias. Já estou até considerando reler "pessoas normais" pq não é possível que eu odiei o livro mais famoso da autora. Fora que a Sally Rooney escreve bem demais e chega a ser meio engraçado os debates engajados em temas complexos como religião, racismo, machismo etc que ela coloca do nada no meio dos livros. Uma vibe "jovens ricos brancos debatendo coisas com palavras difíceis que os leitores não vão entender ou vão ficar em dúvida se entenderam mesmo" ?

"Você passa por algumas coisas antes de entendê-las. Você não pode ser sempre racional."
Pâm 28/11/2021minha estante
tem q reler pessoas normais mesmo, pq é perfeito ?. Mas o negócio da identificação é real, muda todo o livro e eu me vejo dms no Connel

Caroline 28/11/2021minha estante
Sim!! Me identifiquei muito com esse. Quem sabe no futuro eu releio haha ?

beatriz 08/06/2021

esse livro realmente me deixou com opiniões confusas sobre ele então sinto que a qualquer momento posso mudar o que penso sobre.

enfim, o livro tem como personagens centrais a frances, a bobbi, a melissa e o nick. o livro é narrado do ponto de vista da frances e a história começa quando ela e, sua ex namorada e melhor amiga, bobbi, conhecem a melissa e o marido dela, nick. o foco da história é basicamente a relação amorosa entre nick e frances e o impacto disso nas outras relações, nick e melissa e bobbi e frances.

não é um livro de muitos acontecimentos mas, a escrita da sally torna até as coisas mais comuns em algo interessante de ser lido.

o meu problema com o livro está nos personagens, achei extremamente difícil de me conectar com eles, eu literalmente não ligaria se a personagem principal morresse, por exemplo. outros personagens são rasos ou simplesmente chatos para mim. a frances mesmo em alguns pontos parece ser o tipo de pessoa que a vida acontece a ela e ela não reage, não toma decisões. a relação dela com a bobbi me incomodou muito em alguns pontos, sem contar que quase metade das conversas tinha um caráter educacional?

o nick como o livro mesmo fala é totalmente passivo e não toma decisões por medo de assumir a culpa, não tenho muito o que falar da melissa porque ela é basicamente retratada como uma ""rival"". (acredito que isso se deva ao fato do livro estar sobre o ponto de vista da frances)

o final do livro foi muito sem sal na minha opinião, o livro deu voltas e voltas por nada. mas, não vou mentir, o jeito que sally retrata as emoções e pensamentos e relações.... acho que ninguém pode dizer que ela escreve mal. foi a escrita dela que me levou a terminar o livro e ficar interessada em ler o outro dela.

Sil 04/04/2018

Finalizei a muito custo.
Olá,
Recentemente, a todo custo, finalizei o livro Conversas entre amigos: um livro que
segundo indicações, prometia ser tudo de melhor.
Frances e sua ex namorada e melhor amiga Bobbi, são duas garotas de classe média
alta, estudantes, que não trabalham e são sustentadas pelos pais. Possuem uma vida
confortável, porém gostam de gritar aos quatro ventos que não são esse tipo de pessoa e
gostam de aparentar humildade. Nas horas vagas, encenam poemas que Frances escreve
e se apresentam. Frances consegue uma vaga de estágio e posteriormente lhe é ofertada
uma vaga de emprego, a mesma recusa por achar muito cosmopolita trabalhar em uma
editora.
Adoram conversar, debater e provocar outras pessoas sobre assuntos sociais, os quais
elas próprias não viveram e só podem opinar na teoria. Gostam de aparentar muita
inteligência. Tem opinião sobre tudo. Ou seja: são pessoas que eu provavelmente não
perderia 5minutos da minha vida conversando, pois o mundo está cheio de donos da
verdade. Mas o engraçado é que a autora do livro não pinta isso como uma coisa
negativa, muito pelo contrário, as duas personagens exaltam a inteligência uma da outra
constantemente. Um saco.
Agora que descrevi a personalidade humilde (cof), porém superinteligente das
personagens, vamos á história: elas conhecem um casal hétero (Melissa e Nick), Frances
tem um caso com Nick, se auto mutila em vários momentos e todos conversam. Muito.
É isso. Eles vão para lugares legais, tem conversas legais, conhecem pessoas legais,
fazem coisas legais, coisas ricas. Mas nossa, como são humildes (ironia). E o livro todo
você vai acompanhando essas conversas, onde um tenta ser mais inteligente do que o
outro, tenta ser superior ao outro sem descer do salto, é irritante! Sabemos que isso
acontece o tempo todo, geralmente em um ambiente de trabalho muito competitivo,
porém me pergunto porque as pessoas iriam conviver com outras pessoas assim por
livre e espontânea vontade nas suas horas vagas. E cheguei à conclusão que só sendo
igual, para aturar esse tipo de coisa.
Já deu para entender que o livro não prestou para mim ne? Adoro livros com análise
psicológica das pessoas e livros sobre comportamento humano, mas esse foi o pior livro
que li em 2018 até o momento! Não somente a construção dos personagens foi fraca
para mim, como também o enredo onde nada acontece me deixou muito entediada.
Okay, tem livros onde realmente nada acontece, porém ainda não estou pronta para
perder horas lendo algo que não leva a lugar nenhum.
Abraços.

site: www.revelandosentimentos.com.br
MaryPrincess88 20/05/2018minha estante
Partilho da mesma opinião que você a respeito do livro porque tive essa mesma sensação ao lê-lo. No meu caso, eu tinha certas expectativas que não se cumpriram, me decepcionei bastante, que bom que não foi a única leitora que teve essa mesma conclusão. Para mim, foi o pior livro que li em 2018 e olha que ainda estamos em maio, mas nunca mais pretendo chegar perto desse livro, decepção total. A propósito, adorei sua resenha.

Cinthia 18/07/2020minha estante
Meus sentimentos explicados com perfeição. Que embuste de livro, senhor!

Olivia 09/12/2021

Esse livro uma carga meio que negativa. A personagem é uma universitária com sérios problemas de aceitação e auto estima. Tanto que eu nem tava confiando na percepção dela de mundo, no que ela dizia das outras pessoas. Eu sentia que ela meio que se diminuía pra caber no mundo confuso dessas outras pessoas. O livro foi sobre isso. Sobre como como a gente toma atitudes e faz coisas que nunca se imaginou fazendo. E coisas que você antes julgava so que agora tem uma visão de mundo diferente. Uma nova percepção.

Patricia677 23/01/2022

Conversa entre Amigos
Segundo livro que lemos dela e adoramos!!!
Sally consegue expressar através da narrativa as questões mais simples e mais complexas da vida cotidiana, mas de uma forma leve que te faz sair de mero leitor/espectador pra virar um dos personagens!
Me identifiquei muito com a personagem principal, mais nas questões de auto estima e inseguranças.
E acredito que essa forma de fazer o leitor ter essa empatia pelos personagens e conseguir se ver nas situações criadas, torna o texto tão fácil de gostar!

Obs.: quero deixar claro que falo isso em relação a assuntos gerais, ok! Não estou falando especificamente de um assunto controverso do livro!

Enfim, amei ?Pessoas Normais? e amei esse, ?Conversa Entre Amigos?. Recomendo a leitura!
Babi.Leitora 24/01/2022minha estante
Ler Sally está se tornado uma super experiência!! E ler com você eh sempre maravilhoso amiga ??

Patricia677 24/01/2022minha estante
Simmmm! Adoro sua companhia nas leituras ??

biam 28/07/2023

Relendo e diminuição de uma estrela
Acho que o joe alwyn levou muito a sério o papel de nick na série e trouxe pra vida real (foi mal, taytay)
ps: imaginei ele desde a descrição do personagem
basicamente a frances é uma otaria, a melissa uma corna mansa, o nick um lascado (básico de homem) e a bobbi uma gostosa comunista

a carta sempre me pega, fiquei meia hora rindo como que pode uma mulher se prezar o ridículo e isso serve tanto pra frances quanto a melissa agradecendo pela gaia

continuo te amando sally

Camila | @abismos.literarios 12/08/2022

"Sofrer não me tornaria especial, e fingir não sofrer não me tornaria especial."
(Resenha publicada no IG: @abismos.literarios)

"Aos poucos a espera começou a parecer menos uma espera e mais como se a vida fosse simplesmente assim: tarefas bobas enquanto o que você espera continua não acontecendo."

Frances está com 21 anos, é estudante e escritora, além de apresentar alguns de seus textos junto com sua amiga Bobbi, que também é sua ex-namorada. Certo dia, elas acabam conhecendo Melissa e Nick, um casal aparentemente incrível. Eis que esse grupinho passa a desenvolver uma relação mais íntima, uma amizade repleta de contradições e cada vez mais complexa.

Qual é o seu limite dentro de um relacionamento? e o que você seria capaz de fazer e/ou aceitar por ele?

Eu acho incrível a forma como a Sally aborda temas reais e cotidianos; os personagens são crus, muitas vezes se tornam detestáveis e possuem comportamentos imaturos. E, quiçá, seja isso que eu mais tenho curtido na escrita dela. São assuntos complexos, mas que acontecem diariamente ao nosso redor ou com nós mesmos, e é aqui que surgem reflexões tremendas sobre o que nós estamos fazendo.

Temos uma história sincera, real e que dói; encontros e desencontros, autoaceitação e reconhecimentos dos nossos limites. Além disso, a autora traz nas entrelinhas críticas a tantos assuntos importantes que é impressionante. Seja sobre o capitalismo, preconceito, saúde mental, racismo, relacionamentos em geral ou a própria discussão sobre se reconhecer, Sally é brilhante e intensa.

Eu gostei demais desse livro, e nem foi tanto pela história em si, mas pela forma como os acontecimentos nos são apresentados e as reflexões que surgem por meio deles. Contudo, reconheço que não é uma leitura que irá agradar a todos.

site: https://www.instagram.com/p/ChKT2_vLT0n/

alissonltl 02/06/2021

Sally Ronney me faz sentir tantas emoções em uma leitura tão rápida e fluida que é assustador. Conversas entre amigos é um livro que vai pegando você aos poucos de uma forma bem surpreendente e quando você se dá por si, está encantando com as nuances de um romance de um homem casado de 32 anos com uma universitária de 21.

É impossível não fazer a comparação com Pessoas Normais e em alguns momentos era possível ver umas estruturas parecidas entre os dois livros quanto aos personagens e seus conflitos mas eu particularmente não vejo problema nenhum com isso.

Conversas Entre Amigos é instigante e desconfortável até, eu amei muito esse livro e não esperava gostar tanto. Pessoas Normais é um dos livros da minha vida e esse com certeza também tem um lugar no meu coração, Sally Rooney é uma das melhores escritoras na minha opinião, ela é incrível. Recomendo demais.

alefrocha 18/06/2022

Ok.
Eu acho que esse livro é sobre que não importa quão inteligente você seja, aos 21 anos você vai cometer alguns erros. Inteligência e maturidade são caracteristicas distintas, um você busca adquirir e o outro você adquire sem necessariamente buscar rs. Me senti desconfortável com o fim.

Beca 16/05/2023

Leitura que me marcou!
Essa autora tem o poder de mexer com a gente, nos fazer sentir empatia pelos personagens e também nos fazer refletir muito.
Esse foi ainda melhor do que o último que eu li.
Sem contar que a escrita, sempre me tira da minha zona de conforto e eu adoro isso.
Rafael 16/05/2023minha estante
Rebeca esse é bom?? li os outros dois dela. 'Normal people' eu amei, mas 'Belo mundo onde está você' não gostei tanto. Você acha que esse se parece mais com qual?

h4gatha 07/09/2022

tolerate It da taylor swift se fosse um livro
conversas entre amigos não tem a intenção de te dar respostas ou te fazer gostar dos personagens ou sequer se interessar pelo plot.

sinto como se esse livro fosse um período de tempo arrancado da vida de alguém e posto no papel, e isso não é, de maneira nenhuma, ruim.

os personagens não são mal desenvolvidos, eles só são o que são: pessoas ricas, entediantes que acham que o mundo pode mudar com palavras ditas sem convicção

o ponto alto pra mim foi o autoconhecimento da frances, e como pode me identificar com ela muitas vezes, na parte de idealização das pessoas que vivem ao seu redor ou a dificuldade de ser clara com relação ao que sente, mas mesmo assim achei o livro bem razoável, não é nada memorável o suficiente pra ganhar mais de 3 estrelas, embora não seja ruim

taylorismo 04/04/2023

Poderia ficar horas e horas falando como eu amo a escrita da sally rooney, o jeito que ela escreve é poesia. mas pra mim esse foi um livro bom, e só isso, gostei bastante de como são contruidos os personagens e me identifiquei como sempre acontece com os livros dela (?