Conversas entre amigos

Conversas entre amigos Sally Rooney

Resenhas - Conversas Entre Amigos

Mary 25/12/2020

Sally Rooney atacou primeiro, mas eu só li depois...
Eu primeiro li "Pessoas Normais" e estava num misto de expectativa por esse ao esperar bastante dele e um sentimento de conformidade pensando "esse é só o primeiro, não devo esperar tanto assim"... Pois bem, eu podia esperar tanto assim!
Obviamente consigo ver defeitos desse que foram superados no outro (maturidade de escrita, aqui vamos nós) e consigo ver algumas relações mais bem exploradas lá do que aqui, porém eu consegui me conectar mais com as realidades de Conversas entre amigos (também tenho que dizer que as temáticas desse livro me chamam mais atenção, um pouco de shame on me por um pequeno guilty pleasure, mas eu direi que é pela pura análise situacional e comportamental dos personagens rsrs). Não que eu esteja inserida em uma realidade semelhante, muito longe disso, mas eu vejo uma realidade mais próxima no quesito de relacionamento interpessoal. E é estranho dizer isso quando todos os personagens são difíceis e problemáticos, mas o que esperar quando, na realidade, a maioria é assim mesmo?
As situações dos dois livros são bem parecidas (até a viagem para a França nas férias teve, menina Sally gosta do pitoresco interior francês pelo visto), mas as dinâmicas são diferentes e algumas questões também. Tenho de admitir - até para mim mesma- que algumas personagens e situações são bastante pretensiosos, mas eu meio que gosto disso, preciso confessar, porque me divirto.
Enfim, Sally Rooney é uma escritora de mão cheia e com certeza estou empolgada em continuar acompanhando seu trabalho (um adendo é que ela é bastante inteligente e adorei assistir algumas intervistas dela). Não sei se recomendo para todo mundo, mas se você gosta de histórias sobre jovens adultos de "primeiro mundo", meio pretensiosos, entrando em situações complicadas que geram sentimentos complicados mas que seriam facilmente resolvidos com terapia, então vai nessa.
Livro pequeno, leitura rápida pela fluidez da escrita, situações complicadas e sentimentos intensos (mas nem sempre comunicados o que gera as situações complicadas)... Enfim, estou dentro de qualquer coisa que a autora se proponha a fazer.

Luiz 18/06/2022

Água morna
O livro não é ruim, não chega nem perto disso - realmente, ele não é ruim - mas é cansativo. Quando estava lendo percebi que, personagens são muito rasos - isso incomoda serialmente. Não que eu esteja esperando uma grande mudança no enredo, sendo que claramente não vou obter ? estou lendo Solly Rooney. Como todo leitor quero ver os personagens tendo um desenvolvimento, quero que eles cresçam, tenha um final bom e nos mostre eles melhores do que antes, claramente nesse livro não obtive isso, nem chegou perto.
Vamos ser claros, personagens já adultos e tendo atitude de adolescentes emburrados e sem nenhum pretexto para tal. France e Nick me incomodavam de um jeito totalmente estranho, a história que se passa entre eles poderia ser resolvida facilmente com uma conversa franca e clara ? talvez depois da conversa de como o capitalismo é ruim -, mas não, eles ficam criando desejos e laços, sendo que eles estão numa corda bamba e que visivelmente eles vão cair e se machucar.
Realmente poderia dialogar sobre esse livro por muito mais tempo, mas no fim vou perceber que, eu só li esse livro por ter sido escrito pela Solly Rooney e sua escrita abençoada, se não fosse por isso, não teria nem começado provavelmente.

Obs: 3.5 pela escrita e pelos pensamentos de primeira pessoa da France sobre alguns acontecimentos como a relação dos pais, depressão, amizade etc.

pedrogoncalvs 16/01/2021

Não funcionou comigo
Gostei do começo, me deixou interessado, depois foi ficando chato e não funcionou comigo.

Crestones 30/03/2024

Não sei o que pensar e saiu isso ai mas te amo sally
Eu de verdade nao sei o que pensar e sentir sobre esse livro, eu de verdade sou completamente apaixonada pela escrita da sally rooney ?? nao sei explicar pq mesmo que eu ache uma escrita lenta e assss vezes arrastada nao chega a ser chata, é muitoooo boa e sempre me prende!!!

o q eu mais gosto das histórias dela é que são apenas pessoas normais (rs) existindo, vivendo e lidando com as coisas da vida!!! uma coisa bem início da vida adulta, saude mental (a falta dela) e questões sociais nao tem nenhum plot UAU, são livros sobre pessoas apenas sendo pessoas

ainda sem saber o que pensar sobre minha leitura massss uma das coisas q mais me pegaram durante foi a identificação com a frances em alguns (varios) momentos, nao acho q seja um coisa boa k mas acho q é um livro q vale a pena e q com certeza vou ficar pensando nele por um bom bom bom tempo, sally rooney consegue alugar vários triplex na minha cabeça? se constantemente penso no connell
e na marianne (li em 2021) imagina esse q acabei de ler e passei quase um mês todinho lendo

driisas 22/04/2022

QUERIA TER FAVORITADO
Eu amo a escrita da Sally, sinto uma conexão profunda com suas histórias e se eu fosse uma escritora, seria como ela. Esse é o segundo livro dela que leio, o primeiro foi "Pessoas normais" que virou um favorito da vida. Estava com expectativas altas pra esse, o começo me conquistou e a trama dos personagens me deixou intrigada, mas a empolgação foi diminuindo até o final. Não acho que seja um livro ruim, só poderia ter sido melhor, ter entregado mais. Frances e Nick tem uma relação atípica, mas sensível ao seu modo. Não é um casal 100% shipável, nem que nos faça suspirar, mas tem seu encanto e suas profundezas. Consegui me envolver com a história pela identificação em alguns momentos e descrições. O que me irritou foi a Bobbi uma personagem insuportável e tóxica. Não gostei da relação dela com a Frances, não vi nada de positivo que pudesse ser aproveitado. Acredito que seja um dos motivos por eu não ter conseguido favoritar, meu ranço por essa personagem falou mais alto. No fim, pra um livro bom, dei 4 estrelas.

hazza 14/04/2022

vocês gostam da sarah rooney para serem visto como "cult"
como pode personagens são um pingo de carisma e insuportáveis? um livro sem enredo algum, basicamente é só sexo e remorso, o problema aqui não é nem o final, foi sim o livro não sair do lugar, a narradora da frances insuportável, a única sensação que consegui lendo é indiferença por eles a situação que os personagens se colocaram, a bobbi parece uma personagem do twitter que gosta de ficar militando sendo que tem pais que fazendo tudo por ela, a pobre menina rica, nick é covarde que nunca assume seus erros, a france interesseira, enfim um livro que vai direto para lixeira.
Yasmine 12/05/2022minha estante
Descreveu o que eu senti sobre Pessoas Normais. Tô pensando em dar uma segunda chance pra autora, mas tô com medo kk. Porém, acho que vou ler Palestrinha entre amigos.

hazza 03/06/2022minha estante
poupe seu dinheiro e vá ler outra coisa kkkkk

Yasmine 03/06/2022minha estante
Nem lembrava mais do meu comentário kk. Mas enfim, eu li uma prévia e, não curti kkkk. E, realmente, tô lendo outras coisas e nem senti falta disso ae.

Júlia 18/08/2021

Gosto de fazer uma análise psicológica em cada personagem da sally rooney, e em conversas entre amigos ela não decepciona.
você vai odiar todo mundo em alguns momentos, e nunca vai amar todos. quer dizer, são pessoas descritas de uma forma muito realística e pessoal.
trata sobre relações humanas, compromissos sociais que não envolvem necessariamente um sentimento bruto, sabe? são apenas relações de convivência, ao qual nos acostumamos, contratos sociais.
não me fez ansiar a leitura de forma ?meu deus o que vai acontecer? preciso ler agora?, muito pelo contrário, sinto que para ler algo tão profundo preciso me deitar e ler alguns parágrafos duas vezes, pois me abalaram de maneira profunda.
nick, personagem que me deixa vazia, me deixa instável. É possível alguém aceitar ser tão menosprezado (claro que ele também erra muitas vezes, são pessoas!)? me assusto, ser um nick é um pouco inevitável algumas vezes.
não quero fazer uma análise de frances agora, o caso dela é muito pessoal para mim.

Marcony.Mantovani 08/10/2023

Conversa entre amigos
A Sally tem o poder de escrever personagens reais enfrentando coisas do cotidiano da vida jovem adulta.

Aqui vamos ter personagens jovem adultos e relações complicadas e pessoas com traumas ou inseguranças. Eu me identifiquei muito e em vários momentos com a protagonista Frances e acho que isso foi o que fez eu gostar muito desse livro.

A Sally tem uma escrita bem leve e cheia de diálogos, o que faz com que a leitura seja fluida.

4,5??

viudes 03/08/2023

Sally rooney eu te amo mas todos nesse livro são vagabundos a única personagem que se salva é a cachorra

@palavras_riscadas 07/07/2021

conversas = talaricagem, hipocrisia e NENHUMA fofoca
A protagonista carrega o livro nas costas, sério, me identifiquei muito com a Francis e pra quem leu o livro sabe que não é nada legal essa identificação e conexão, mas a construção dela foi excelente.

E só teve isso de bom.

Achei as "conversas" chatas e irreais e o restante dos personagens vazios, sem construção e fica parecendo que as atitudes que eles tomam não geram consequência nenhuma, é tudo muito parado. Não tem nada acontecendo na história.

Livitaaa 15/12/2023

Você sabe que Sally Rooney escreveu isso
Eu não sei nem como resumir esse livro, é basicamente os pensamentos de Frances uma universitária de 21 anos aspirante a escritora que conhece Melissa e Nick, um casal já na faixa dos 30 que basicamente adota ela e melhor amiga/ex namorada Bobbi. O livro faz você ficar muito agoniado as vezes, como acontece em pessoas normais, as pessoas não conversam aqui, ficam sempre dentro da própria cabeça. A relação do Nick na história me parece bem ambígua, ele é visto basicamente como um fraco, um fantoche ou algo sexual bonito que elas mulheres cansam com o tempo, e talvez seja isso mesmo. Mas a Frances vê ele de um jeito profundo que só uma menina de 21 anos conseguiria e a história toda se desenrola na relação das quatro pessoas citadas. É aquilo, se seus valores forem muito rígidos, não recomendo a leitura pra ser sincera, mas se você entende o ser humano como algo dual eu acho interessante. Não é o melho. da autora, eu ainda gosto muito de pessoas normais e em alguns pontos eu sinto que a escrita da autora prende muito mais do que a construção dos personagens em si nesse livro.

Ceci 06/05/2021

Não consigo respirar depois desse final
Esse livro me impactou de formas que eu não esperava, em determinados momentos eu senti que era Frances e tudo que ela sentia eu tbm sentia. Esse livro é um grande conflito sobre o eu externo e o eu interno, o que as pessoas pensam de vc e que vc realmente esta pensando contam duas histórias totalmente diferentes, e a Sally mostra isso de uma forma muito poética e realista. Foram tantos diálogos que me deixaram tensa prendendo a respiração, que agora que eu terminei o livro sinto como se ainda estivesse segurando o ar no meu peito com medo de soltar e me desestabilizar com todas as emoções que senti.

Isabella 10/10/2022

Mona você é maluca? Com todo o respeito, se vc ler o comentário é com todo o respeito mesmo
Ela publicou o descarte da lixeira ao invés do livro original, porque não é possível. Eu perdi dois dias da minha vida nesse livro.

isadora. 16/12/2022

and that?s the thing about illicit affairs
gente eu amei muito esse livro. PRA MIM foi uma grande farofa cult e eu amei me perdoe mas eu achei isso aqui uma farofada. eh gente rica escrota talarica bissexuais comunistas e tem traição assim tudo que eu #gosto! e tbm tem aquilo tbm ne muita reflexão e eu fiquei mds a frances eh engual eu ? muito massa quero reler? adorei.
vivi 16/12/2022minha estante
isadore fico feliz q vc curtiu nessa farofada... senti a mesma coisa em relação a frances # identificação

isadora. 16/12/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKK