Relatos de um gato viajante

Relatos de um gato viajante Hiro Arikawa

Resenhas - Relatos de Um Gato Viajante

.GABI. 03/04/2024

Algumas histórias ficam com a gente para sempre ? e esse certamente é o caso de Relatos de Um Gato Viajante,

Sou a pessoa mais suspeita pra falar deste livro, meu carinho (ou fascinação) por gatos é de outro mundo e como a gateira que sou, isso foi muito mais que uma simples leitura.

Nada no mundo consegue ser melhor que algo que te faça rir, e na primeira página eu já estava rindo alto.

O gatinho "muito perspicaz", que mesmo sendo um "macho autêntico", tinha Nana como nome, retrata como todos (eu acho) vemos os gatos, convencido de si, presunçoso, meio ranzinza e muito sarcástico.
Nana era um gato de rua, então quando começaram a viajem ficava maravilhado com as paisagens, a melhor parte foi quando ele viu o mar de pertinho pela primeira vez, "As ondas do mar são lindas de ver. Desde que estejam longe de você!" , ou o campo de flores "lilases e amarelas" que é citado até o final.

Como o livro é oscilado entre a narração de Nana e de Miyawaki, eu preferia a de Nana, porém saber mais da vida de Satoru foi extraordinário.

Um homem gentil, carinhoso e simples, mesmo com todo o seu passado TRÁGICO ele continuou feliz e vivendo sua vida da melhor forma, quando Satoru decide doar Nana (esse é o motivo da viagem), ele não diz o motivo e quando perguntam ele não responde de forma clara, e isso deixa interpretações em aberto, até a cena do avião, onde um estranho gato meio que "revela" tudo. (aqui me vi sem chão)

Chorei, chorei no meio, no final e depois não parei mais, lerei novamente muitas vezes, e espero que os sentimentos sejam os mesmos.

Não é apenas um livro sobre gato, é aprendizado, valores da vida são enxergados de outra forma, aprendi a apreciar todos os momentos, inclusive os ruins.

Satoru e Nana se completavam, os dois juntos lembraram alguém muito especial pra mim, o que fez tudo ser ainda mais cativante.

"A dificuldade humana de gostar de gatos
está diretamente ligada à incapacidade de
amar sem dominar."
- Não sei quem escreveu isso
Verô 03/04/2024minha estante
me fez ter vontade de ler ?

Wanessa Braga 10/09/2022

Para os gateiros de plantão
li e gostei (apesar de não ter amado) hahaha
é sobre parceria e companheirismo. sobre depois de anos juntos (o mestre e seu animalzinho de estimação) se conhecem mas ainda sim se surpreendem, assim como em qualquer relacionamento.
é leve, bonito e triste. amigos, gateiros se joguem na leitura. :)

Caian.Gabriel 19/12/2023

Último relato
De início já somos apresentamos a Nana (o gato) e seu humano Satoru. Juntos em uma viagem inesquecível onde Satoru tenta arranjar outro dono para Nana. Sem sabermos o porque disso, seguimos estrada junto com eles. Em viagem é apresentado um mundo novo a Nana onde ele conhece novas paisagens, cores, a televisão quadrada, o mar e etc. tudo isso se torna muito interessante e tocante visto que quem narra a maior parte do livro é o gato. O final do livro é meio previsível mas não tira a graça do dele e ainda nos deixa com os olhos marejados ao final.
Uma história de uma viajem entre dois melhores amigos, um gatões seu humano.
É um livro com potencial de ser favoritado mas que não foi por conta de que eu demorei muito tempo pra finalizar a leitura msm sendo um livro rápido e acabou que não impactou o suficiente, maaaaas é um livro perfeito.

MinhasLeituras_02 27/04/2024

Nana, um gato extraordinariamente perspicaz.
Começo dizendo que esse livro é uma mistura perfeita de sentimentos. Você morre de rir com os comentários do Nana, mas logo depois você se encontra chorando e se emocionando com o Satoru. Eu amei cada página desse livro. Não é um livro difícil de ler, a leitura flui de maneira muito gostosa. Eu amei e super recomendo. ??

ju1101 27/05/2023

Esse livro tem um sentimento muito único, é uma nostalgia, só que não é nossa. ele faz com que tu se sinta parte dessa história, te deixa com o coração quentinho pra no final destruir ele com um machado até não sobrar nada ????

"se vimos tantas coisas incríveis, se no fim, no último minuto, vimos até mesmo os pés de um arco-íris, nosso destino certamente fora abençoado."

Rebeca 16/04/2022

Relatos de um Gato Viajante, da autora japonesa Hiro Arikawa, narra a jornada de um gato (Nana) e seu dono (Satoru Miyawaki) em uma viajem pelo Japão. A narrativa que vai alternando entre memórias vividas por Satoru desde sua infância à sua juventude e a atual viagem com seu querido animal de estimação, e o motivo da viagem só é revelado no final do livro. Essa história nos faz refletir sobre a brevidade da vida, as relações de amizade entre gateiros e seus bichanos, e as pessoas que passam nas nossas vidas. Cada capítulo é iniciado com nome de alguma pessoa que marcou a vida de Satoru em algum momento de sua vida. Uma leitura que vale a pena ser feita e que pode render ao mesmo tempo algumas lágrimas de comoção e felicidade da então presente narrativa.

Citação favorita: "Seremos mais felizes sorrindo até o final, e não soluçando de tanto chorar"

Geovanna.Carla 27/02/2021

?Os humanos são bons em imitar cores, mas é difícil reproduzir a intensidade das coisas originais.?
Me acho incapaz de falar bem sobre esse livro, impossível reproduzir em palavras as sensações que ele me trouxe. Acima de tudo, é uma história de amor e lealdade das mais lindas que já vi, pois é algo tão puro. Nana trás uma visão de vida, que eu nunca tinha me deparado antes nas minhas leituras, a visão de um gato. Um gato tão singular, eu me alegrava lendo as partes dele com seu humor ímpar e suas opiniões, mas doía ver, junto com ele, a pessoa que ele amava partindo.
Satoru com uma bondade inspiradora que reflete em todas suas relações (e nos relatos) e um exemplo de otimismo permite ao leitor ver a vida de uma forma mais bonita.
Duvido você terminar essa obra sem derramar uma lágrima e sem querer ler mais da autora.

Jack 19/03/2021

Uma viagem realmente inesquecível
Bom... Não sou do tipo que faz resenhas após as leituras, mas não poderia deixar de fazer esta. Como disse uma pessoa de quem muito gosto: "me destruiu, adorei". O livro nos apresenta a história de Satoru e Nana, dois amigos - humano e felino - unidos pelo destino. No decorrer dos relatos podemos perceber que, apesar de simples, a narrativa é extremamente profunda: nos ensina sobre amizade, perdão, companheirismo e, acima de tudo, amor. Talvez até os leitores mais "duros" derramem algumas lágrimas no decorrer ou final da história. Com certeza um livro que recomendarei a todo forasteiro que, por qualquer razão que seja, cruze meu caminho.

Evelyn 07/02/2024

Esse foi o primeiro livro japonês que eu li, gostei muito de toda a história, ela me prendeu do começo ao fim. Nana e Satoru são lindos e incríveis juntos. Chorei muito muito muito

Vinagrete 24/05/2022

Relatos de um gato viajante
24/05/22
Que livro gostoso e legal ao mesmo tempo que é triste. Adorei os personagens, a narrativa, etc. Uma ótima recomendação para donos de gatos

23/04/23
mesmo depois de quase um ano esse livro continua sendo perfeito.

Elaine 16/05/2023

Maravilhoso!
O livro é muito bom. A escrita é fluída, interessante. O gato narrador é sensacional. Inteligente, irônico e muito fiel ao mestre. Conta a história de um jeito muito rico e bonito. Não conheço nada sobre gatos e a partir do relato dele até arriscaria dizer que entendo os gatos agora.
Apesar de ter seu lado triste, a história é linda! Além de conhecer melhor os gatos, também conhecemos um pouco do Japão e a história tocante de Satoru. Esta é uma leitura obrigatória!
Debora815 16/05/2023minha estante
Lindo este livro. Mas feito para chorar e eu chorei muito

Lotenzo 01/04/2023

Merece muito mais atenção do que já tem
Acredito que seja o meu livro favorito há 4 anos. Consegui sentir um romance sensível e bemmm cativante. A viagem que os gatos fazem é algo surreal de se ler. Esse livro consegue ter uma facilidade grande em causar o sentimento de envolvimento. Apesar de alguns acontecimentos, esse livro lembra que, embora às vezes precisemos lidar com muitos percalços, a forma que escolhemos reagir para confrontá-los e a forma como tratamos as pessoas e as situações, no fim, é o que molda todo o resto. Obrigado professor pela recomendação, sempre serei grato por isso.

skuser02844 01/06/2022

Amei acompanhar Nana e seu dono Satoru nessa aventura!
Quando cheguei em 40% da leitura já sabia o que ía acontecer no final, mas isso não estragou a experiência que o livro quis passar sobre um dos temas abordados.
Michela Wakami 02/06/2022minha estante
Que maravilha.?????