Kindred

Octavia E. Butler

Resenhas - Kindred - Laços de Sangue

1943 encontrados | exibindo 1 a 16

Yasmin1198 14/05/2024

Realidade cruel a partir de uma mulher fora do seu tempo
Confesso ser o primeiro livro que leio sobre esse tema e dessa escritora. Sua escrita é brilhante e imersiva, são retratados aqui temas extremamente cruéis e reais de uma forma que me prendeu do início ao fim.
Mesmo Dana tentando ajudar Rufus a tratar todos como igual, mudar alguém que já se adaptou ao meio fez ela acabar sofrendo ainda mais no fim.
Em toda sua violência, essa escrita será inesquecível para mim e estou ansiosa para ler outros livros neste tema.

"Eu já senti a dor nas costas aumentando pouco a pouco, e a vergonha me tomando pouco a pouco. A escravidão era um processo que matava pouco a pouco."

isalvetti 14/05/2024

Quase 5 estrelas, vai
A ideia foi de milhões

E a execução também foi muito boa, por ter sido escrito nos anos 1970

Achei que a autora soube muito bem transportar o leitor pros anos 1800

E de forma realista, coisa que a gente não ta acostumado a ver em ficções científicas, muitas vezes

A única coisa que acabou pegando um pouco pra mim foram os aspectos da viagem no tempo em si

Eu já esperava que a autora não fosse dar nenhuma explicação

Mas achei que fosse ser mais coerente de certa forma

Pra gente que ta nos anos 2020, esses detalhes acabam fazendo a diferença, ja que ja temos milhares de obras de viagem no tempo com as mais diversas explicações e justificativas

Acho que é só por isso que esse livro não ganhou 5 estrelas, pra mim

Acho que poderia ser mais bem explicado, mais bem desenvolvido

De resto, uma obra prima que o mundo precisa conhecer

Yasmin1609 14/05/2024

"Todas as lutas são, essencialmente, lutas sobre poder." - Octavia Butler

Kindred - Laços de Sangue é uma livro essencial e poderoso escrito por Octavia Butler.
A história segue Dana, uma jovem escritora de 26 anos que, em 1976, se muda com seu marido para um novo apartamento. Durante a mudança, Dana começou a sentir náuseas e tonturas e acaba sendo transportada (de forma misteriosa eu diria) para a Maryland do século XIX, em plena era pré-Guerra Civil. A personagem se depara com a brutalidade da escravidão e é forçada a confrontar não apenas os desafios físicos, mas também os morais e emocionais de sua situação.
Achei a escrita tranquila, acredito que não consegui ler tão rápido por ser um livro muito forte. Esse foi o primeiro livro da Octavia Butler que eu li e ainda bem que eu li.

Mari 10/05/2024

História perfeita, me prendeu do início ao fim. A angústia e aflição de acompanhar a saga de Dana, as incertezas, os perigos... Simplesmente uma história fenomenal!!

Glemerson 09/05/2024

Bom demais
Muito bom! Há anos estava com esse livro na minha lista, mas sempre procrastinava para iniciar. Após assistir a série (que infelizmente só teve uma temporada) baseada na história, ai tive um gás maior para ler.

A Dana me dava nos nervos do início ao fim, principalmente quando insistia em chamar o 🤬 #$%!& de Rufe (isso incomodou demais), mas a pegada da história é muito boa, apesar de se arrastar em algumas partes...

Beatriz.Rodrigues 07/05/2024

Laços de sangue
?Kindred? narra a história de Dana, que, ao completar 26 anos, é transportada através do tempo e espaço para 1815, para os Estados Unidos escravista. Dana logo descobre o porquê das viagens: está ligada ao seu ancestral, Rufus, e precisa protegê-lo para que a existência da sua família seja garantida.

O livro é muito forte por falar da época da escravidão e abordar as violências que aconteciam constantemente. É um livro muito bem escrito, te prende do início ao fim.

Eu acho que autora explorou bem a dualidade e confusão que a Dana sentia em relação ao Rufus. Ela se incomodava de sempre salvá-lo, mas não conseguia não fazer isso e, também, conseguia perdoá-lo com facilidade, independente da m*rda que ele fizesse. No fim da narrativa, essa confusão de sentimentos chega a dar raiva.

No geral, o livro é excelente! Minha única crítica é em relação ao final do livro, queria saber de mais detalhes da história. Achei o corte seco rs.

duvitoria 07/05/2024

Um livro necessário!
Esse é um daqueles livros que sinto que não tenho nada a acrescentar ou não tenho capacidade de fazer uma resenha.
Esse é um livro que fala por si próprio e a única contribuição que posso dar é compartilhar a minha experiência de leitura.
Octavia Butler é uma autora sensacional e sua escrita é até sensorial (faz a gente sentir na pele as circunstâncias).
A narrativa da trama é tão envolvente, apesar de todo os sentimentos conflitantes gerados no leitor. É difícil parar de ler, ainda que seja um conteúdo quase intragável.
Na minha opinião, ela não precisou explicar nada sobre a viagem no tempo porque esse livro não é sobre isso. Apesar de ser uma obra de ficção-científica, a realidade é mais pungente do que o irreal.
Ler esse livro é uma experiência única e transformadora e eu só consigo sentir gratidão por essa oportunidade.

bialbuquerq 06/05/2024

Necessário
Passei muito tempo com medo de ler esse livro porque pensei que seria uma leitura difícil. É, mas não como imaginei.

Por ser um clássico, pensei que seria denso, truncado. Não é nada disso. É fluido, envolvente. A dificuldade está na temática. Há cenas violentas retratadas de forma gráfica, tive que fechar o livro e respirar depois de ler.

Me deixou muitas reflexões. É ficção, mas ao mesmo tempo não é, porque sabemos que aquele tipo de situação realmente acontecia. Foi um impactante ser confrontada com isso.

O único defeito pra mim são o início e o final: muito abruptos. A protagonista aceita a situação muito rápido. Queria mais dela no presente, ver os impactos dessa experiência na vida dela e do marido.

Mas nossa.. necessário. Vou pensar muito sobre esse livro ainda.

Doodu 06/05/2024

Apesar de você
Kindred é um Sci-fi publicado em 1979 com uma temática de viagem no tempo. No entanto, é no contexto dessa narrativa que a genialidade de Octavia Butler é evidenciada.

Dana é uma mulher negra de 1976 e um dia, do nada, é levada para um Estados Unidos escravagista pré-guerra-civil.

Octavia provoca o leitor ao expor os dilemas raciais, obrigando-o a observar a perspectiva de uma mulher negra, contemporânea, tendo ciência do que foi feito aos seus ancestrais.
Exposta a toda violência, física e psicológica e, mesmo com o conhecimento que ela tem, por ser de um século a frente, se vê indefesa.

A autora sintetiza em seu romance as complexidades do que é a história, de não se tratar de indivíduos que são vilões ou mocinhos. E sim, de como a escravidão foi um sistema socioeconômico de opressão justificado pela cor da pele, e que quando aceitamos absurdos como algo normal, somos capazes de feitos absurdamentes cruéis. E, aí sim, isso se manifesta nos indivíduos. Que, com um poder justificado, exercem seu poder sobre o outro sem se preocupar em ser bom ou mau.
Mariana 07/05/2024minha estante
quando eu crescer quero fazer resenha como você!

Doodu 08/05/2024minha estante
Oloco! Obrigado hehe

thai 04/05/2024

Muito bom!
Leitura fantástica demais! Tira o leitor da zona de conforto por tocar em uma questão tão sensível/sofrida quanto a escravidão! Muito envolvente, recomendo!

Mari 03/05/2024

Viciante, emocionante e simplesmente perfeito
Esse livro me pegou desde o começo. A escrita é sensível, fluída e impecável.

Cria um suspense no começo, fecha o ciclo no final. Enquanto isso, dá uma aula de história e te faz sentir aflição, raiva e angústia junto com a personagem.

Não consegui parar de ler até terminar. Nunca tinha lido Octavia Butler, e já tô com os outros livros no carrinho.

Tata 02/05/2024

Genial!
É uma ficção da Octávia B. Butler que narra a vida de Dana, uma jovem negra que acabou de se mudar com o marido para um apartamento no ano de 1976.
De repente ela sente uma tontura e caí de joelhos na beira de um lago, vê Rufus, ainda um menino, se afogando e corre para salvá-lo. Assim que tira ele do lago, uma arma é apontada para a cabeça dela e ela volta pra casa. Ficou fora por apenas alguns segundos.
A relação dela com Rufus ao longo do livro vai se desenvolvendo e ela passa por algumas coisas horríveis, pois voltou exatamente para época da escravidão, onde os escravos ainda eram comercializados.

Na minha opinião a autora tratou de um assunto muito profundo de uma maneira um pouco ?leve?, teve cenas muito pesadas, mas ela se conteve um pouco. Essa foi a minha impressão.
A escrita da autora é muito boa, o que me possibilitou terminar o livro em uns 3 dias.
Recomendo muito!

Giulica Ripilica 01/05/2024

Kindred é muito bom, mas angustiante
Uma jovem negra dos anos 70 viaja no tempo e é levada a 1815 para s lavrar um garoto branco. Durante o livro enteemos que sua viagem ao tempo tem a ver com sua relação com ele. Uma relação de dualidade, já que em 1815 ela automaticamente é uma escrava. Lendo você se sente completamente dentro deste cenário da escravidão e a sensação é de desespero, injustiça e não ter escolha nenhuma. Não tem saída. Angústia te carrega pelo livro que é maravilhosamente bem escrito e consegue te fazer sentir o que era aquele tempo e a população negra lutou tanto para se libertar. A luta nunca acaba.

Kby 26/04/2024

Forte.
Uma saga e tanto. Pesada, me impressionei com tudo que ocorreu, senti agonia com cada capítulo, mas o final veio.

1943 encontrados | exibindo 1 a 16