Kindred Octavia E. Butler

Resenhas - Kindred - Laços de Sangue

1954 encontrados | exibindo 91 a 106

Dana.Cristi 21/01/2024

Kindred: laços de sangue

Primeira vez que realizo a leitura de um livro da autora Octavia E. Butler, com certeza lerei outro.

É um livro de ficção científica que conta a história da Dana, uma escritora negra, casada com Kevin, homem branco e também escritor. Juntos mudam de apartamento e de repente a personagem começa a apresentar mal-estar súbito e quando se dá conta está em outra época.

Ela viaja no tempo. Especificamente de 1976 para 1816, um período em que a escravidão ainda era uma realidade. De alguma forma sua viagem está relacionada ao Rufus, uma criança branca e filho de escravagista.

A história se passa entre as duas épocas e gradualmente vamos entendendo o que leva ela a realizar essas viagens. Enquanto isso, Dana, uma mulher negra, precisa encontrar formas de sobreviver aquela realidade.

A autora escreve de forma fluída, você se vê preso na narrativa e envolvido na história dos personagens, que possuem várias nuances.

É um livro sobre ancestralidade, desumanização e sobretudo poder. Logo no início a autora pontua: ?comecei a escrever sobre poder porque era algo que tinha pouco.?

Trecho do livro: ?Não sabia que as pessoas podiam ser condicionadas com tanta facilidade a aceitarem a escravidão.?

Páginas: 432 / Editora Morro Branco / Ano: 2019.

Thamara 21/01/2024

Primeira vez que leio ficção científica. Comecei a ler muito resistente, o começo foi um baque mas a narrativa é fluida e envolvente. Mérito da autora. Livro incômodo e desconfortável porque tem que ser, afinal é um livro sobre escravidão. Octavia trabalha bem os conflitos internos de todos os personagens ao longo da narrativa e faz com que o leitor se afeiçõe a eles (ou não). Por último: o significado bíblico dos nomes dos filhos da Alice é muito perspicaz.

Amarga.romana 21/01/2024

Tinham a faca e o queijo na mão
Não sei nem por onde começar. Esse livro me decepcionou de um jeito tão grande? Esperava muito mais dele por se tratar de um assunto muito importante na nossa história, mas infelizmente me decepcionei.
Apesar do livro retratar bem a crueldade da escravidão, também senti que houve uma certa ?passada de pano? para os senhores de fazenda (por favor me digam que não foi só eu que percebi), além disso, a maioria dos personagens da narrativa são mal desenvolvidos. A protagonista muitas vezes é irritante e fala umã só coisas absurdas, o namorado dela é insuportável, o casal principal não tem literalmente nenhuma química e por mais que esse não seja o foco da narrativa, a relação entre os personagens é uma coisa muito importante em ficções em geral. Muitas vezes ela descreve ele como a ?âncora? dela mas simplesmente não conseguimos sentir essa sensação de conforto quando estamos lendo. Os diálogos são pessimos e na maioria das vezes eu tinha que ler mais de uma vez para entender alguma coisa.

Mariaelosantos 20/01/2024

Livro incrível, prende a atenção do início ao final. O enredo da uma boa noção de tempo, levando, assim, entender que cada pessoa tem tais atitudes é decorrente de seu tempo e sociedade
"Só um homem comum que as vezes fazia coisas monstruosos que a sociedade dizia serem legais e adequadas" p.217

May 13/01/2024

Passado e presente
Que livro! Confesso que em alguns momentos pensei em abandoná-lo, por ser rico em detalhes e escrita envolvente, me via a espreita nas cenas vividas por Dana.

Dana é uma linda mulher negra que vive momentos de pavor e angústia ao ser transportada misteriosamente para outro século, século este, onde a escravidão estar em alta.

Impossível não se envolver na leitura, não se emocionar, não sentir ódio...Impossível não agradecer por ter passado, porém a luta contra o racismo continua e esta, também precisa passar.

Pablo 12/01/2024

Rufe
Nota:
5.0
Data:
12 de janeiro de 2024, Sexta-feira.

Personagem Marcante:
Rufe.

Resenha:
A história é do começo ao fim impactante... Primeiro pensei que seria um livro mais voltado para o didaticamos, onde você ele te ensina, mas entendi ao longo da leitura que era o oposto, era nós que aprendemos com ele. Tema forte, cenas fortes, personagens fortes.
Vit.bs 12/01/2024minha estante
Eu sabia que ele seria bom, dnd por te recomendar

Dave 11/01/2024

Butler consegue contar coisas tão pesadas, de revirar o estômago, de uma maneira tão fluída, sem remover o peso que elas precisam ter para o leitor. Em resumo, quero ler tudo que ela já escreveu. Uma autora ímpar, genial pra cacete!
Mireille 11/01/2024minha estante
Esse livro fantástico

Jana 07/01/2024

Excelente
É uma leitura que te prende desde o começo. E a cada página, as coisas vão ficando cada vez mais tensas. B

A história é tão envolvente que é difícil parar de ler.

Todos os "problemas" apresentados são resolvidos de forma coerente.

Os temas apresentados, como racismo e identidade racial são abordados de forma profunda.

É um daqueles livros que ao terminar de ler, você é outra pessoa.

camaziabento 06/01/2024

Há apenas 158 anos...
Em 1972, Dana, uma mulher negra casada com um homem branco, vivia em Los Angeles com o seu marido. De repente, após sentir um enjôo inexplicável, ela se vê em uma viagem forçada ao passado, em 1815, no Sul dos Estados Unidos escravagista.

Escravidão, violência extrema, racismo e lacerações... essa era a sua nova realidade. Como voltar ao futuro? Como sobreviver sendo uma escrava? Como conquistar a liberdade?

Escrita por uma mulher preta, a primeira a ser reconhecida e premiada no meio literário da ficção científica, esta obra desperta sentimentos de medo, indignação e apego aos personagens.

Recomendo para quem quer uma leitura bem fluída, envolvente e emocionante.

jukiada 05/01/2024

Deu 4 estrelas por que não teve final dos escravos da fazenda parece que eles nem importavam sabe?
EU ACHEI GENIAL QUE O COMEÇO DO LIVRO É O FINAL TIPO GENIAL!!!
eu senti muita raiva também da Dana porque ela não consegue odiar o rufus sabe acho que ela toma pra ela muita responsabilidade desse m**da mas no geral eu achei o fim apressado e meia boca MAS O LIVRO ELE É MARAVILHOSO ELE TE DEIXA CHOCADO PENSATIVO TE DEIXA TUDO muito bom sério

mariaeduardqa 04/01/2024

Particularmente, não sou fã de ficção científica, mas esse livro é maravilhoso, li inteiro em um único dia pois não aguentava não saber o final

Morena 03/01/2024

Kindred
Acho que nunca li um livro tão forte quanto esse. Ele aborda assuntos muito importantes de forma muito realista, apesar de ser uma ficção. Ele mostra a realidade de pessoas escravizadas e como é a confusão de vivências e traumas delas. O leitor se sente completamente conectado com a história e com os personagens a ponto de sentir o sofrimento deles, a incapacidade de acabar com a própria dor. E o que piora essa situação é saber que tudo isso de fato aconteceu. As cenas de violência são muito bem detalhadas e te fazem sentir um extremo nojo dos personagens do século XIX, mas você percebe que alguns deles (como o Rufus) simplesmente só foram influenciados pela época que viveram e que a simples interação com a protagonista (que era de outra época) melhorou seu caráter. Octavia E. Butler, você é genial e necessária!!
*PS: Esse livro é incrível, porém não recomendo se vc for uma pessoa sensível.*

GiGreenbriar 01/01/2024

Gostei muito desse livro, ele me prendeu muito, ficava muito curiosa para saber o que ia acontecer com a Dana.

Rebeca.wainer 31/12/2023

Kindred
Um dos meus livros favoritos da vida!
Esse livro é genial misturando ficção e realidade, muito bem escrito e desenvolvido, finalizado maravilhosamente bem. Simplesmente leiam?

1954 encontrados | exibindo 91 a 106