Kindred

Octavia E. Butler

Resenhas - Kindred - Laços de Sangue

1954 encontrados | exibindo 61 a 76

raflarii 20/02/2024

Leitura extremamente necessária para refletir sobre a descriminação racial
A obra literária de ficção científica "Kindred: Laços de Sangue" retrata de forma coesa
acerca do papel dos negros nos Estados Unidos entre o passado (século XIX) e o presente
(1976). A protagonista, Edana Franklin, em sua primeira viagem do tempo vê que seu
antepassado, Rufus está se afogando; Dana nesse momento se sujeita a essa condição de
salvadora e salva o menino. Quando ela entrega o filho para a sua mãe, Margareth e percebe o comportamento desta para com ela que percebe que está no passado (na era da escravidão).

O livro mostra de forma didática e realista sobre o encargo do povo negro nos dois mundos, na qual em ambas as eras, o machismo e o racismo eram bem presentes, mas com uma visão social, ética e moralista diferentes. No século XIX, os negros eram escravizados pelos
colonos e subordinados a obedecerem às suas ordens a ponto de sofrerem violência por suas condições.

Já no tempo presente do livro, em 1976, os negros estão livres da escravidão e há
uma pequena representatividade nos espaços sociais (seja na mídia, política, universidades),
dessa forma é notório que há diferenças positivas em relação à função do negro no passado e no presente. Enquanto estava em Maryland no século XIX, Dana era vista como "branca"
pelos escravizados e pelos brancos por saber ler, escrever e falar bem, mostrando como o
acesso à educação e à informação era algo restrito e elitizado; o que não é diferente
atualmente. No presente, a protagonista é uma escritora em sua carreira inicial e faz serviços
de "bicos" para suprir suas necessidades; neste tempo, mesmo com a abolição da escravidão, o negro é sujeito aos serviços de base por conta da estrutura e consequências que o racismo deixou.

Lido em Outubro/2023.

maria13581 16/02/2024

Todo mundo deveria ler
Esse livro é simplesmente o meu favorito de toda a vida, terminei ele em dois dias só pq tive que parar pra dormir e comer

Sena 15/02/2024

Imagina a angústia de uma mulher negra vivendo mo ano de 1976 ser puxada para o ano de 1860? E o que piora tido é que a escravidão ainda existe no estado americano em ela volta no tempo! Essa é a história de Dana que é levada para o passado para salvar seu antepassado e também a sobrevivência de sua família e a dela própria. A narrativa tem alguns problemas de consistência (talvez seja problema de tradução).

Pequena_Isa 13/02/2024

Me marcou, com certeza.
Agora que me acalmei e pude processar o livro, digo fortemente que ele é um impacto total. Realmente concordo com a sinopse: você não sai o mesmo depois de ler.

Eu considero uma leitura obrigatória mas reconheço que nem todo mundo vai conseguir ler por ser uma leitura pesado, um assunto pesado e com muitos gatilhos. Mas acho fundamental existir livros assim porque nos faz refletir sobre a sociedade de antes, de agora e do futuro. Como a opressão é tão normalizada e as pessoas se acostumam com isso.

É um livro muito bom, mas que se eu não tivesse parado e lido ele no mesmo dia, talvez eu não teria voltado pra ler até o final. E é desesperador saber que isso aconteceu de fato com milhões de pessoas e que muita coisa ali, ainda acontece.

Leiam. Enfrentem o estômago e a mente desesperados mas leiam.

Shaylanne 10/02/2024

O melhor livro de ficção científica que já li! Dana é uma mulher do século XX com capacidade de voltar no tempo para o século XIX. Durante essas viagens ela enfrenta problemas da época, principalmente a escravidão. As cenas de violência e animalização humana são as que te deixam sem palavras e lágrimas nos olhos.

Rafaela 10/02/2024

Mistura de ficção, fantasia, passado e horror
Provavelmente o enredo de Kindred é único. É uma obra que mistura ficção científica, fantasia, relato histórico e terror. O terror nesse caso é real, porque tudo que é assustador nessa história, verdadeiramente aconteceu. Assim como a Dana, nós não temos a menor noção de como era viver em uma sociedade legalmente escravocrata. Nada nos livros ou filmes que já tivemos contato até então nos dá uma dimensão próxima do sofrimento. Dana teve essa experiência, e não saiu inteira.

Leviosa 09/02/2024

Tem nem o que falar, simplesmente magnífico
O que eu senti lendo isso é inexplicável. Que livro bom!!!! Fluido, com personagens incríveis, uma premissa super interessante, tudo te deixa preso no universo so querendo mais e mais.

Simplesmente magnífico

Ed.Costa 09/02/2024

Kindred, passado x presente
?Kindred? de Octavia Butler é uma obra envolvente que confronta o leitor com questões urgentes sobre racismo, poder e identidade.

O cerne da história é a jornada de Dana, uma mulher negra do século XX, que é inexplicavelmente transportada de volta no tempo para a época da escravidão nos Estados Unidos.

Através dos olhos de Dana, testemunhamos os horrores desumanos enfrentados pelos escravizados e somos confrontados com a cruel realidade de um sistema baseado na exploração e na opressão.

Butler habilmente explora as complexidades das relações de poder entre escravizados e seus senhores, assim como as tensões raciais que permeiam a sociedade.

A personagem de Dana é uma protagonista forte e complexa, cujas lutas internas refletem as lutas de sua época, enquanto ela luta para equilibrar sua própria segurança com a responsabilidade moral de intervir nas injustiças que presencia.

A escrita de Butler é cativante e evocativa, transportando o leitor para os cenários vívidos e as emoções intensas dos personagens.

Sua habilidade em entrelaçar elementos de ficção com uma história profundamente enraizada na realidade histórica é verdadeiramente impressionante.

Em resumo, ?Kindred? é uma obra-prima da ficção que não apenas entretém, mas também desafia o leitor a confrontar as verdades desconfortáveis do passado e suas reverberações no presente.

É um livro que ressoa com relevância e importância, oferecendo uma experiência de leitura transformadora que fica gravada na mente do leitor muito depois de virar a última página.

Fellipe 09/02/2024

Você já deve ter visto muitas coisas de viagem no tempo, mas já viu uma pessoa negra inserida nessas narrativas? Será que viagens no tempo podem ser ainda mais desastrosas devido a fatore como a cor da pele? É isso que você irá encontrar nesse livro! Vale muito a pena a leitura!

santiago49 06/02/2024

Dilacerante, profundo, viciante, genial!
Que livro foi esse? A minha melhor leitura de 2024 até agora, não tenho palavras pra descrever a genialidade de Octavia, a profundidade ao descrever cada cena, cada ato repugnante, a dor daquelas pessoas, a dor de não pertencer a si próprio.
Definitivamente não sou mais o mesmo depois dessa leitura, sentir na pele a dor e o sofrimento do que milhões de pessoas passaram durante séculos de escravidão, é algo que toca a parte mais profunda da alma de qualquer ser humano.

Leitora Surtada 06/02/2024

O livro é maravilhoso, ele consegue fazer com que a gente experimente diversos sentimentos em um mesmo capítulo. Dana viaja no tempo, volta de 1976 para 1815. Mulher negra se sente aterrorizada ao perceber que está voltando para o sul escravagista dos EUA. Logo nas primeiras páginas descobrimos o motivo dessas viagens no tempo: salvar seus antepassados.
Ao longo do livro vemos nascer uma relação conturbada entre Dana e Rufus, seu antepassado branco senhor de escravos, uma relação que termina com um desfecho que surpreende.

petersoneloi 04/02/2024

Uma leitura mais do que necessária
Acompanhar Dana, uma mulher negra, em sua viagem a uma época onde a escravidão é legalizada e vivenciar os horrores daquilo nos deixa com um misto de sentimentos. Achei que a autora conseguiu traduzir bem determinados assuntos de forma coerente e plausível, sem falar no final que gostei muito. Recomendo e muito!

Kalucky 02/02/2024

Primeiro de muitos da Octavia E. Butler
Gostei demais desse livro apesar de parecer confuso no início e a protagonista nao parecer ter um carisma tão bom quanto eu esperava e não tem uma boa evolução nesse aspecto. Ela se demonstrou muito amena com algumas situações que teria um impacto legal se ela se portasse de maneira diferente e assim mudando muitas coisas. Mas entendi o seus motivos de se "conter" diante a algumas atitudes.

1954 encontrados | exibindo 61 a 76