Todas as Estrelas do Céu

Todas as Estrelas do Céu Enderson Rafael

Resenhas - Todas as Estrelas do Céu

Amanda Azevedo 17/02/2012

"Nenhum amor é amaldiçoado, esta é justamente a face mais perfeita do imperfeito ser humano."

Amor. Quando você se depara com essa palavra o que passa pela sua cabeça? Algo bonito, inspirador, único... Imagino que sim. Pela minha cabeça também é isso que se passa. É algo que todos buscam. E algumas pessoas, até mesmo dedicam toda a sua vida para encontrá-lo, parece ser o ponto alto da satisfação humana. Encontrar o amor.

E se você encontrasse o seu e não pudesse vive-lo? E se parte das pessoas que você conhece vissem a sua felicidade como algo errado, sujo, pecaminoso... Como você reagiria? Enfrentaria? Fugiria?

Com esses questionamentos eu dou início à resenha de Todas as estrelas do céu. Nele somos apresentados à história de Carol e Lê, dois irmãos, que se apaixonam. Carol é filha biológica do casal e Leandro foi adotado. Cresceram juntos. Mas entre eles não existia apenas amor de irmãos. O amor que existe entre eles é o amor que eu, você, seu amigo, vizinho, conhecido, etc. Desejam encontrar um dia. Amor de verdade, sabe? Não posso me estender muito nisso, não sei o que dizer a respeito desse tipo de amor, mas se você ler o livro vai entender ali, naquelas páginas, que amor assim, só pode ser verdadeiro.

Quando você enfrenta pessoas que gosta, só pode ser por algo que você acredita, algo que seja real pra você. E é por isso que o nosso casal passa. O que deveria ser algo simples se torna um desafio. “Ficar junto” não é simples para os dois é uma verdadeira afronta.

Não consigo me estender muito falando sobre o livro em si. Cada um terá uma visão diferente sobre essa história. Alguns podem ficar do lado que julga, que condena, que vê o amor dos dois como algo irracional. Outros ficarão a favor do casal, torcendo por eles, sofrendo com eles. Outros podem ficar em cima do muro.

Eu sou a favor do amor. Se ele se manifesta de uma forma que não prejudicará ninguém, você será contra por quê? A religião não permite? É contra os padrões normais da sociedade? Ah... Esses não são motivos válidos pra mim. Por isso eu digo que as reações em relação a esse livro podem ser diversas.

Leia, leia este livro! Se emocione, vibre, chore, lamente, se surpreenda e descubra de que lado você está. A favor do amor? Ou a favor do politicamente correto?

Amanda — Lendo & Comentando
Visite: lendoecomentando.blogspot.com
Mônica C M Souza Fogaça 04/08/2012minha estante
Você é ótima nisso! Bju

Pam Gonçalves 26/12/2009

Qual o limite para o amor?
Teremos nós o poder de dizer a quem podemos amar? Podemos privar o amor de outra pessoa?

Em Todas as estrelas do céu do autor brasileiro Enderson Rafael podemos tirar uma linda lição de vida. Leandro e Carol, irmãos adotivos, se apaixonam e pretendem desafiar a tudo e à todos para viverem esse amor.

Leandro foi deixado na porta da casa de Marco e Lúcia, enquanto ainda moravam em Florianópolis. Cativados pelo menino, o adotaram e criaram com todo o amor que se pode dar a um filho. Além dele, tiverem outras duas meninas, Carol e Duda. Até então uma linda família. Porém, na adolescência seus filhos Leandro e Carol viram-se apaixonados, amavam-se como nunca haviam amado ninguém.

Porém, como enfrentar seus pais, parentes, amigos e todos? No início encontravam-se as escondidas em lugares afastados de Teresópolis, cidade onde moravam. Depois em um descuido Leandro acabou revelando aos seus pais o amor que sentiam. Sem pensar, e completamente atordoados Marco e Lúcia resolveram mandar Leandro para Petrópolis até a prova do vestibular da UFRJ, mantendo-o assim afastado de Carol.

A distância só fez com que o amor crescesse ainda mais. Após as provas, os pais seguiram com o pensamento de deixar Leandro afastado de Carol, então o garoto voltou a terra natal, a Ilha da Magia, Florianópolis. Porém, nem Carol, nem Leandro estavam dispostos a ficaram longe um do outro. Algo aconteceu, e a história tomou um rumo totalmente inesperado.

Só vocês lendo mesmo para sentirem a emoção que foi ler este livro. Uma história tão intensa, tão cheia de amor e significado. Tenho que parabenizar ao Enderson por tudo que ele escreveu. E desejar que esse livro seja publicado logo, e todos possam ter acesso a essa história linda!

Queria Estar Lendo 28/06/2013

Só mais um - Todas as estrelas do céu
Resenha: Todas as estrelas do céu
Link oficial da resenha: http://migre.me/fdMhu

Hoje vou fazer a resenha do livro que é meu campeão de pedidos de trocas no Skoob, todos querem ele! Foi através da divulgação na blogosfera que descobri o Todas (apelido carinhoso para o livro Todas as Estrelas do Céu), e é por este dentre inúmeros outros motivos que acho de muita valia a apresentação de novos autores nacionais e a divulgação daquilo que é nosso.

Todas as Estrelas do Céu conta a história de Carol e Leandro, dois irmãos que acabam apaixonando-se e vivenciando uma história de amor impossível. Mesmo Lê, como é carinhosamente apelidado, sendo adotado, a forma como fora criado sem distinção alguma para com Carol, acaba por não facilitar as coisas. Carol e Lê são irmãos, e se tratam assim, chamando-se mutuamente de mano e maninha mesmo após descobrirem o amor que compartilham um pelo outro.

O livro é extremamente leve, apesar do tema central, e também muito pequeno. Acredito que o Enderson poderia ter desenvolvido um pouco mais a história, para que pudéssemos entrar mais no universo desses dois irmãos e entender melhor a paixão que nasceu entre eles, e também o drama gerado por isso. Repleto de diversos personagens e também com muitos diálogos jovens e com gírias, o livro tende a agradar aqueles que preferem leituras rápidas e dinâmicas, só recomendo cuidado para não se confundirem um pouco devido a grande gama de personagens, como eu fiz.

Confesso ter custado um pouco para ler o livro, apesar do tamanho, mas dedico isso ao fato de Todas não ser exatamente meu gênero preferido de leitura. Não sou muito fã de dramas, embora eu pense que poderia ter gostado muito mais do livro caso o autor tivesse aprofundado mais a história.

Enderson Rafael apresenta aos leitores um romance tão impossível ou mais que o de Romeu & Julieta. Um ponto negativo que eu encontrei no livro (mas isso é extremamente pessoal, já que vivo encontrando este ponto negativo em vários livros) é o fato dos personagens serem extremamente bem comportados e certinhos. Mas isso é extremamente pessoal e tenho certeza que não afetará em nada a leitura de vocês.

Levando-nos desde Teresópolis até Florianópolis (Floripa para os íntimos), Todas as Estrelas do Céu é um livro que nos encanta com o romance vivido por seus protagonistas. E apesar do tema polêmico, incesto, o autor acaba nos fazendo torcer pelo casal, e nos deixa sempre com a dúvida, desde seu início, sobre como Carol e Leandro conseguiriam, ou não, terminar juntos.

O desfecho é emocionante e muito lindo, e é também algo que, pensando agora com calma, seria um dos poucos finais prováveis. Indico Todas as Estrelas do Céu para aqueles que gostam de romances e dramas, e sugiro como uma ótima leitura para um final de semana!

______________________________________________

Esta resenha foi feita por Eduarda Henker, membro do blog 'Só mais um', e a reprodução integral ou parcial da mesma é proibida. Plágio é crime.

Só mas um
blogsomaisum.blogspot.com.br

Karina 24/11/2010

Um romance polêmico e emocionante!
A história:
Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro?
Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média, ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se veem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada.

O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua própria consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente.

"Todas as Estrelas do Céu". Uma obra polêmica e doce ao mesmo tempo, com um tema inusitado, falado de igual para igual com os jovens ou mesmo para quem já passou da adolescência.

Meus pitacos:

Eu costumo começar uma resenha com uma única palavra que defina o livro, mas, com "Todas as Estrelas do Céu", eu não consegui. Pensei em várias: Surpreendente? Polêmico? Chocante? Talvez tudo isso...

Para entender o romance de Enderson Rafael, precisamos sair de meados de 1595, quando William Shakespeare escreveu "Romeu e Julieta" e, assim, trazer a história para os nossos dias.

Elementos que as duas obras tem em comum: uma paixão avassaladora, um amor intenso; e a oposição da família - que torna o romance entre os protagonistas, impossível.

O que difere o livro de Enderson do clássico Shakespeareano? Simples. Em "Romeu e Julieta", as famílias dos personagens eram inimigas; em "Todas as Estrelas do Céu", a polêmica vai além: Caroline e Leandro são irmãos adotivos criados por uma família conservadora.

Carol e Lê sempre foram cúmplices um do outro, até o momento em que descobrem que o amor deles não é um simples amor fraterno. Eles se querem, se desejam, sentem, amam...

No transcorrer da história, Enderson consegue transformar uma trama polêmica, e porque não dizer, incomum, em um emocionante conto de amor. Desses de dar inveja a qualquer um...

A narrativa do livro também me chamou a atenção: em geral, o autor usa uma linguagem bem atual e simples, o que faz você passear pelas páginas "brincando". Diálogos ágeis e precisos.

Só pra você ter uma ideia até as músicas da Britney Spears embalam o romance do casal.

A estrutura do livro é um fascínio à parte: a publicação é dividida por capítulos que levam nomes de constelações, todos eles lindamente ilustrados. A capa do livro também é de muito bom gosto: um céu estrelado e o título do livro é grafado em prata com relevo.

"Todas as Estrelas do Céu" é aquele livro que você lê e te deixa marcas. Você não consegue mais esquecer a história, muito menos o seu desfecho. Uma lição de que o amor verdadeiro pode chegar ao seu limite ultrapassando todas as barreiras que encontrar pela frente.

Só quem já viveu, ou vive, um romance intenso, pode compreender a história. E se você ainda não conhece esse sentimento, o que está esperando?

A vida lá fora te convida o tempo todo a encontrar, quem sabe, o grande amor da sua vida. E ele pode estar mais perto do que você imagina...

Precisa de inspiração? Leia "Todas as Estrelas do Céu".

Mais em: http://www.89fm.com.br/contracapa89/

=)
Leila 10/12/2010minha estante
Assim que li a sinopse fiquei curiosa para ler, mas depois da sua resenha não vejo a hora de tê-lo nas mãos!

Monteiro 29/12/2010minha estante
Muito boa a sua resenha. Gostei muito. Eu já sabia desse livro. Estou com muita vontade lê-lo.

Núbia Esther 23/04/2011

Todas as Estrelas do Céu foi escrito pelo Enderson Rafael há mais de 10 anos e depois de esforços bem sucedidos empreendidos pelo autor o livro foi publicado por uma editora e tem feito muito sucesso. Para quem não conhece a história, o Enderson fez várias cópias do seu manuscrito e saiu distribuindo-as por todo o Brasil assim ele pretendia que o seu livro se tornasse conhecido e quem sabe assim chamar a atenção das editoras e alçar vôos mais altos. Eu ganhei a minha cópia em uma promoção no twitter, então tive a chance de conhecer a história da Carol e do Lê antes de todo o sucesso que o livro está fazendo hoje, sucesso merecido é claro.

A história criada pelo Enderson cativa aos pouquinhos e literalmente nos pega desprevenidos. Adorei conhecer a Carol e o Lê e sua história de amor impossível. Quer dizer, impossível não a história é bem possível todas as impossibilidades são plantadas pelo preconceito arraigado, preconceito com alma de erva daninha, daquelas que quando se acha que conseguiu se livrar dela lá está novamente. É assim que enxergo o papel dos "pais" dos garotos. "Pais" pois para os desavisados de plantão o livro conta a história de amor entre dois irmãos Leandro (filho adotivo) e Carol. Sempre se tratando como irmãos e confidentes, os dois não percebem os sussurros provocados pelo sentimento latente e acabam sendo despertados pelos rugidos de um amor sublime, total e forte. Com força o suficiente para carregar os personagens em suas aventuras em prol desse amor, desde o inicio destinado a ser suplantado e calado por aqueles que os cercam. Será que o amor dos dois conseguiu ser ouvido, ou será que foi silenciado? Não contarei o final para não estragar a surpresa.

Mas já vou avisando que é um romance adolescente, então, não espere uma leitura muito profunda e com tramas complexas. A história é simples, e é justamente sua simplicidade que cativa e torna a história leve e divertida de se ler. Ler sobre os receios da Carol e o Lê a descoberta do amor pela “irmã” nos faz voltar aos bons tempos da adolescência, quando as miríades de emoções afloram com força total e nos deixam em meio a um vendaval de sentimentos. É sempre bom ler um livro que nos remeta a uma boa fase de nossa vida, ainda que seja a vida de outros e os lugares e histórias sejam diferentes. Se você gosta de um bom romance adolescente irá gostar de Todas as Estrelas do Céu.

Ah, e já ia me esquecendo de mencionar o bônus que contribui e muito para enriquecer a história: as descrições geográficas! Lendo o livro visitei Teresópolis, Búzios e Floripa. Reconheci muitos dos lugares lindos que visitei nesta última. Uma agradável leitura para uma tarde.

[Bookaholic World]-http://abookaholicworld.blogspot.com/2010/09/sexta-do-leitor-14-todas-as-estrelas-do.html

Made 26/08/2015

Decepcionante...
Fico muito desapontada quando tanta gente fala bem de um livro e fico toda empolgada para ler... e aí, quando leio: BUM! Decepção total!

Antes de qualquer coisa, quero dizer que essa é minha opinião e ninguém é obrigado a concordar com ela. Eu não gostei do livro, mas se você gostou e não concorda com minha resenha, sem problemas.

Bom, para começar, acho que o pior de tudo é a questão dos protagonistas serem irritantes, principalmente a mocinha, Carol, que é uma mimada e sem educação.

O tema do livro é polêmico, mas achei que foi muito mal construído.

Os protagonistas, Lê e Carol, são irmão adotivos. Eles conviveram por 16 anos e, do nada, decidem que se amam loucamente. É um tal de "Eu te amo, Lê" para cá e "Eu te amo, Carol" para lá, que nunca vi. Não é uma coisa que te toca, sabe? É vazio. Não parece sincero. Tem alguns livros que quando os protagonistas chegam a dizer que se amam, você está com o coração na mão e acredita no amor dos dois. Mas em Todas as Estrelas do Céu isso não acontece. Parece coisa daqueles adolescentes bem bobinhos, que saem por aí dizendo que amam a tudo e a todos. Para mim deu a impressão que eles só querem ficar juntos porque sabem que não podem.

Os protagonistas fazem uma série de escolhas erradas e tem umas coisas contraditórias na trama que não dá pra engolir, como o fato do pai da Carol e do Lê ter dito para a esposa dele que ambos erraram em tentar separar a Carol do Lê, pois eles estavam realmente apaixonados e ele dá a entender que estava até arrependido. Aí, no final, o pai deles aparece todo bravo e violento. Porra, ele já não tinha aceitado os dois juntos?

O final foi um pouquinho melhor, mas meio sem sentindo (mais uma vez, o pai deles é Bipolar, só pode!).

A leitura é arrastada e não tem nada de emocionante, sem contar os papos sem graça entre os personagens.

Eu não gostei de nada, sinceramente. E fico muito triste, pois é muito raro eu ler livros de autores nacionais e quando leio é porque realmente me interessou e fico na expectativa de amar o livro.

Enfim, 1 estrela, infelizmente.

Sonia Ben 17/05/2010

Simples
Não é aquele livro excelente, tampouco um dos piores q já li. Acho simples, é só. Não tem um aprofundamento com os personagens, as gírias de falas do dia a dia colocadas no livro não deram muito certo. Os personagens não foram firmes nas suas personalidades. O legal é os lugares do Brasil q o autor cita, fora isso o enredo, q se o autor tivesse ido mais fundo nos sentimentos, poderia sim , como tanto citam aqui "ter me apaixonado pelo livro". Enfim, faltou aprofundar mais. Achei simples, sem explorar nada. Não é tudo q falam. Enfim, espero q os próximos sejam melhores. fica a dica pro autor.

Camila 18/02/2010

Todas as Estrelas do Céu
Um livro adorável que nos faz refletir sobre várias questões ligadas à família e ao amor! Apesar de tratar de uma questão que geraria muita polêmica, o autor soube como fazer a história fluir delicadamente!

Gabi 15/10/2010

Achei que os fatos são narrados muito rapidamente e sem uma grande riqueza de detalhes, e não consegui sentir tão intensamente o amor dos dois devido a isso, porém é possivel perceber um sentimento entre eles.
A história é boa, confesso que fiquei abalada quando termiei de ler, não esperava algo tão tragico.
Mas eu acho que faltou uma melhor descrição dos fatos e sentimentos.
Bea 18/04/2014minha estante
Até que fim encontro alguém que concorda comigo, li varias e varias resenhas deste livro, tanto que foram estas que me fizeram compra-lo e realmente quando li senti um vazio, acho que o autor poderia ter explorado mais esse sentimento, me senti um pouco vazia com eles, realmente é nítido que um ama o outro mas infelizmente eu não senti esse amor! Também acho que o autor deveria ter explorado mais, nesse sentido!

Nathália 30/06/2010

Uma linda história de amor, surpreendente e emocionante e até meio chocante no fim! O texto é despretensioso, fácil e rápido de ler e o Enderson soube conduzir um assunto polêmico de uma forma bastante realista e envolvente, e embora seja triste, não é exagerado ou apelativo!

Esse é o romance de estréia do autor e foi escrito aos 19 anos, talvez por isso ele tenha conseguido retratar tão bem os hábitos e o dia-a-dia dos jovens...
Achei o linguajar divertido, bem jovem e cheio de gírias! E o Enderson escolheu lindos cenários para essa história de amor... Adorei ler um pouquinho de Petrópolis, além de Búzios, Teresópolis e Florianópolis!

O amor da Carol e do Lê é puro, doce e intenso, como tudo na adolescência, mas muito verdadeiro! Por serem irmãos de criação, eles vivem muitos conflitos, inclusive internos, por causa desse amor... E ficamos o tempo todo torcendo pra que tudo dê certo pra eles!
Acho que é fácil nos colocarmos no lugar do casal e até mesmo no dos pais durante toda a história e isso nos faz pensar no que é certo ou errado… Será que os pais agiram da melhor forma?! Eu, particularmente, acho que eles foram um tanto dramáticos, mas imagino que não seria fácil agir muito diferente...

A poesia que dá nome ao livro é linda e tocante... E a última carta?! Bom, eu chorei em várias partes do livro, no final não seria diferente!!!

Só achei o início da história um pouco rápido… Gostaria de ter lido mais detalhes de Leandro e Caroline antes de começar a acompanhar a descoberta desse amor! E os sentimentos e até a reação da família poderiam ter sido um pouquinho mais explorados, como a atitude do pai no final... Sei lá!

Mas acho que o livro é forte e marcante, mexeu mesmo comigo e vale muito a pena ser lido!

Raí 15/12/2009

Retificando
Repetindo o que disse no blog ao recomendar a obra do Ende:

"Todas as estrelas do céu." Livro de Enderson Rafael, escrito em 1999 e que só agora está sendo divulgado, enquanto aguardamos o lançamento oficial desta grande obra, que apresenta uma linguagem super interessante, jovem e bem articulada. O autor nos leva a repensar alguns conceitos, com uma história instigante e surpreendente. Vale a pena conferir.

- Não me canso de comentar, o autor manda bem.
Leiam, vale muito a pena.

Boa Leitura!

Nanda Claret 16/03/2010minha estante
rer

Isabella Pina 07/06/2012

Inspirador e romântico, BOM DEMAIS!
Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro?

Podem? Ou não é possível, é algo apenas imaginário, coisa de adolescência? Isso você decide quando lê, mas acho que ao fazê-lo, já saberá a sua e a minha resposta.
Esse livro me tocou de um jeito muito, muito diferente. Pra começar, eu o li em um dia, coisa que, mesmo ele sendo bem curto, eu não faço muito ultimamente. Pra terminar, eu acabei às 2h da madrugada, surpresa com o final. E triste. E feliz. Um mistura de sentimentos.
A história começa com Carol ou Caroline, uma menina de 16 anos que, após fazer um pequeno erro, termina com o namorado, sendo que esse namoro já estava bem nos últimos dias. Seu irmão adotivo, Lê ou Leandro, era daqueles superprotetores e como não gostava do namoro, fica feliz quando acaba. Nesse vai-e-vem, a amiga de Carol, Bárbara, a convida para a festa de um ex-ficante de Carol, Ricardo, um menino galinha e pelo qual a mesma já foi apaixonada. E, claro, Bárbara chama também Leandro. No meio da festa, após algumas bebidas, Leandro acaba ficando Bárbara e Carol, numa recaída, com Ricardo. Os dois acabam discutindo por causa de seus ficantes - esses que ficam sem entender nada. Desde aquele momento, as coisas começam a ficar estranhas entre os dois que, antes tão unidos, começam a ficar mais distantes, com medo dos próprios sentimentos. Eis que numa viagem de família, andando na praia, os dois confessam que estão um apaixonados pelo outro. E resolvem começar o namoro, mesmo que às escondidas da família. E é aí que começa os momentos fofos, divertidos, alegres, tensos, tristes... o resto eu não conto, porque é simplesmente incrível... e me sentiria culpada revelando a vocês isso.
Esse livro... foi maravilhoso. Eu amei cada página, cada momento. Cada fala do Lê, cada poema da Carol... tudo foi bem dosado, descrito com maestria pelo Enderson Rafael - aliás, aposto minhas fichas nele como escritor, esse aí certeza de sucesso. É impossível não entrar na história - eu sei que vivo falando isso, mas nesse caso, você se sente como se alguém estivesse contando pra você isso, numa carta ou assim... mas, ao mesmo tempo, por ser uma narrativa em terceira pessoa no passado, você conhece os sentimentos de todos e se conecta e afeiçoa a eles. Quando comentei no twitter que estava lendo, me disseram: "Prepare os lenços". E é isso mesmo. Não é um romance estilo Nicholas Sparks, que você se espalda - e eu gosto dos livros dele, deixe claro -, mas é um romance que você para e pensa até onde o amor vai, até onde as pessoas vão pelo amor. É um livro muito tocante... simplesmente você não tem como sair "ileso" dele, sempre vai carregar alguma parte em si mesmo. E o final, gente?! Quanto estava nas últimas páginas... começou a me dar um aperto no peito, uma vontade de gritar "Não! Não! Não!" (não gritei porque era já de madrugada, mas praguejei). Mas ao mesmo tempo, foi um final bom. Não sei como, mas acho que, para mim, ele encaixou perfeitamente com o resto da história. Eu recomendo muito!
*Gente, você estão sabendo que o Enderson tá tentando publicar um outro livro, Três Céus? Pois é, ajudem, divulguem e vejam o skoob dele aqui!

Nota geral: 10,0 (ou 5 estrelas)

Ritinha 13/07/2010

Desculpem a redundância mas esse livro é Absurdamente +QD+ ! =D
Simplesmente extraordinário! Um livro que flui naturalmente sabe, quando você vê já leu livro inteiro e nem sentiu! Li o Todas as estrelas em menos de 1 dia, e estou, literalmente, boquiaberta.
Esse livro é tão cativante que você sofre junto com o personagem, ri, chora, você chega até a sentir aquele nó na garganta que chega a doer, o coração fica apertadinho no peito. Controlar as emoções fica impossível, se entregar é inevitável, além de ser de uma sensibilidade poética avassaladora.
Resumindo, é um dos melhores livros que li esse ano, se não o melhor!
Minha persistência em achar o "Todas" (pra vc ver como já fiquei íntima do livro) na livraria Travessa não foi em vão, por duas vezes não encontravam o livro na loja, acho que alguém havia escondido todos os volumes para si, hmmmm , mas fiz me garantirem que iriam procurar e me avisar assim que encontrassem! Ainda bem que depois de muito esperar consegui ler esse livro ESPETACULAR!

Então é isso...espero que minha opinião acerca do livro tenha aguçado a sua curiosidade!

Kisses n' hugs!

Paulinha 16/01/2010

Esta é uma doce história de amor temperada com doses de polêmica. Devo enfatizar que o autor foi corajoso ao abordar certos temas, mas ele contou com o apoio da sua própria experiência pessoal em alguns aspectos, como pode ser conferido na entrevista que acompanha a presente resenha.

Caroline e Leandro são irmãos. Ela é filha biológica de um simpático casal, e ele, adotado pelo mesmo. No início do livro, Carol rompe com o namorado e é consolada por Lê. Pela primeira vez, surge uma faísca diferente entre os dois, um carinho que transcende o fraternal.

A partir desse momento, nasce um grande amor entre eles. A princípio decidem se entregar ao relacionamento, mas logo começam a surgir os obstáculos, como a desaprovação de seus pais, que não aceitam a idéia de ver seus dois filhos como namorados e tentam a todo custo afastá-los.

A história se desenvolve de forma que é impossível parar de ler, pois a vontade de saber o que vai acontecer com Lê e Carol é grande.

Em determinada parte do livro, Caroline (que apesar da pouca idade é corajosa, tem iniciativa e personalidade!) escreve uma poesia inspirada em Leandro, em uma tentativa de se declarar a ele e talvez “organizar” seus sentimentos (se é que isso é possível). O tal poema, intitulado “Todas as estrelas do céu”, me lembrou outro, que adoro: “Via Láctea”, de Olavo Bilac.

Uma história que tem como base o romantismo e vale muito a pena ser lida. Diferente de todos os livros que já li, este ainda não foi publicado.

* Confira outras resenhas no Diário de Leituras (http://diarioleituras.blogspot.com/)!

Babi Dewet 10/06/2010

Todas as Estrelas do Céu do Enderson
Existem livros de romance e livros que tratam, inteiramente, de romance. Existem as histórias de fantasia, as ficções, os dramas e dos amores eternos. Todas as Estrelas do Céu, do autor Enderson Rafael trata de algo maior que tudo isso. Talvez de tudo isso um pouco. Personagens fictícios em uma eterna fantasia, que amam tanto, mas tanto, que o drama é inevitável. O que é um grande romance sem drama? Sem te fazer ficar aos pés dos personagens aos prantos? Um amor adolescente, jovem e ingênuo que, interligado às estrelas e constelações, mostram um lado pouco explorado dos romances. Não é um amor impossível e talvez nem irresponsável. É um amor diferente, quase inimaginável, sem muitas expectativas mas com grandes vontades.

Enderson Rafael transparece nesse romance uma história linda de amor. Uma história simples, sem dúvidas ou questões mal resolvidas, e mesmo assim super bonita e elegante. A linguagem atual torna a leitura dinâmica e prazerosa. O tema pode ser diferente do que a maioria dos romances por aí, talvez um tema ainda não explorado da mesma forma, mas a beleza está até nisso. Em como se aventurar numa temática tão tabu e transformá-la em uma história tão bonita.

O resto da resenha: http://babidewet.com/?p=878

Enderson está de parabéns. Muito orgulhosa de autores nacionais como ele!