Todas as Estrelas do Céu

Todas as Estrelas do Céu Enderson Rafael

Resenhas - Todas as Estrelas do Céu

Karina 24/11/2010

Um romance polêmico e emocionante!
A história:
Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro?
Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média, ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se veem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada.

O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua própria consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente.

"Todas as Estrelas do Céu". Uma obra polêmica e doce ao mesmo tempo, com um tema inusitado, falado de igual para igual com os jovens ou mesmo para quem já passou da adolescência.

Meus pitacos:

Eu costumo começar uma resenha com uma única palavra que defina o livro, mas, com "Todas as Estrelas do Céu", eu não consegui. Pensei em várias: Surpreendente? Polêmico? Chocante? Talvez tudo isso...

Para entender o romance de Enderson Rafael, precisamos sair de meados de 1595, quando William Shakespeare escreveu "Romeu e Julieta" e, assim, trazer a história para os nossos dias.

Elementos que as duas obras tem em comum: uma paixão avassaladora, um amor intenso; e a oposição da família - que torna o romance entre os protagonistas, impossível.

O que difere o livro de Enderson do clássico Shakespeareano? Simples. Em "Romeu e Julieta", as famílias dos personagens eram inimigas; em "Todas as Estrelas do Céu", a polêmica vai além: Caroline e Leandro são irmãos adotivos criados por uma família conservadora.

Carol e Lê sempre foram cúmplices um do outro, até o momento em que descobrem que o amor deles não é um simples amor fraterno. Eles se querem, se desejam, sentem, amam...

No transcorrer da história, Enderson consegue transformar uma trama polêmica, e porque não dizer, incomum, em um emocionante conto de amor. Desses de dar inveja a qualquer um...

A narrativa do livro também me chamou a atenção: em geral, o autor usa uma linguagem bem atual e simples, o que faz você passear pelas páginas "brincando". Diálogos ágeis e precisos.

Só pra você ter uma ideia até as músicas da Britney Spears embalam o romance do casal.

A estrutura do livro é um fascínio à parte: a publicação é dividida por capítulos que levam nomes de constelações, todos eles lindamente ilustrados. A capa do livro também é de muito bom gosto: um céu estrelado e o título do livro é grafado em prata com relevo.

"Todas as Estrelas do Céu" é aquele livro que você lê e te deixa marcas. Você não consegue mais esquecer a história, muito menos o seu desfecho. Uma lição de que o amor verdadeiro pode chegar ao seu limite ultrapassando todas as barreiras que encontrar pela frente.

Só quem já viveu, ou vive, um romance intenso, pode compreender a história. E se você ainda não conhece esse sentimento, o que está esperando?

A vida lá fora te convida o tempo todo a encontrar, quem sabe, o grande amor da sua vida. E ele pode estar mais perto do que você imagina...

Precisa de inspiração? Leia "Todas as Estrelas do Céu".

Mais em: http://www.89fm.com.br/contracapa89/

=)
Leila 10/12/2010minha estante
Assim que li a sinopse fiquei curiosa para ler, mas depois da sua resenha não vejo a hora de tê-lo nas mãos!

Monteiro 29/12/2010minha estante
Muito boa a sua resenha. Gostei muito. Eu já sabia desse livro. Estou com muita vontade lê-lo.

Amanda Azevedo 17/02/2012

"Nenhum amor é amaldiçoado, esta é justamente a face mais perfeita do imperfeito ser humano."

Amor. Quando você se depara com essa palavra o que passa pela sua cabeça? Algo bonito, inspirador, único... Imagino que sim. Pela minha cabeça também é isso que se passa. É algo que todos buscam. E algumas pessoas, até mesmo dedicam toda a sua vida para encontrá-lo, parece ser o ponto alto da satisfação humana. Encontrar o amor.

E se você encontrasse o seu e não pudesse vive-lo? E se parte das pessoas que você conhece vissem a sua felicidade como algo errado, sujo, pecaminoso... Como você reagiria? Enfrentaria? Fugiria?

Com esses questionamentos eu dou início à resenha de Todas as estrelas do céu. Nele somos apresentados à história de Carol e Lê, dois irmãos, que se apaixonam. Carol é filha biológica do casal e Leandro foi adotado. Cresceram juntos. Mas entre eles não existia apenas amor de irmãos. O amor que existe entre eles é o amor que eu, você, seu amigo, vizinho, conhecido, etc. Desejam encontrar um dia. Amor de verdade, sabe? Não posso me estender muito nisso, não sei o que dizer a respeito desse tipo de amor, mas se você ler o livro vai entender ali, naquelas páginas, que amor assim, só pode ser verdadeiro.

Quando você enfrenta pessoas que gosta, só pode ser por algo que você acredita, algo que seja real pra você. E é por isso que o nosso casal passa. O que deveria ser algo simples se torna um desafio. “Ficar junto” não é simples para os dois é uma verdadeira afronta.

Não consigo me estender muito falando sobre o livro em si. Cada um terá uma visão diferente sobre essa história. Alguns podem ficar do lado que julga, que condena, que vê o amor dos dois como algo irracional. Outros ficarão a favor do casal, torcendo por eles, sofrendo com eles. Outros podem ficar em cima do muro.

Eu sou a favor do amor. Se ele se manifesta de uma forma que não prejudicará ninguém, você será contra por quê? A religião não permite? É contra os padrões normais da sociedade? Ah... Esses não são motivos válidos pra mim. Por isso eu digo que as reações em relação a esse livro podem ser diversas.

Leia, leia este livro! Se emocione, vibre, chore, lamente, se surpreenda e descubra de que lado você está. A favor do amor? Ou a favor do politicamente correto?

Amanda — Lendo & Comentando
Visite: lendoecomentando.blogspot.com
Mônica C M Souza Fogaça 04/08/2012minha estante
Você é ótima nisso! Bju

Gabi 15/10/2010

Achei que os fatos são narrados muito rapidamente e sem uma grande riqueza de detalhes, e não consegui sentir tão intensamente o amor dos dois devido a isso, porém é possivel perceber um sentimento entre eles.
A história é boa, confesso que fiquei abalada quando termiei de ler, não esperava algo tão tragico.
Mas eu acho que faltou uma melhor descrição dos fatos e sentimentos.
Bea 18/04/2014minha estante
Até que fim encontro alguém que concorda comigo, li varias e varias resenhas deste livro, tanto que foram estas que me fizeram compra-lo e realmente quando li senti um vazio, acho que o autor poderia ter explorado mais esse sentimento, me senti um pouco vazia com eles, realmente é nítido que um ama o outro mas infelizmente eu não senti esse amor! Também acho que o autor deveria ter explorado mais, nesse sentido!

Gabi 13/04/2011

Meu grande problema, ao ler esse livro, foi ter expectativas. Talvez seja por isso que dei somente duas estrelas, por esperar mais e me decepcionar.
Apesar de grande parte das resenhas dizendo que o livro fala sobre amadurecimento, eu não vi isso em parte alguma do livro.
Concordo que o Leandro foi uma parte madura porém a Carol deixou a desejar.
Ela desistiu facilmente do Leandro e ainda dizia que amava ele, logo depois ela disse que queria aproveitar as baladas, sair mais, ou seja, trocou o Lele por B A L A D A S !
E não é só ela que é perturbada, o pai dela, Marco, ora diz que eles erraram em tomar atitudes drasticas contra o Lele e logo após vai furioso atrás da filha.
Em meio a essas idas e vindas, fico me perguntando se perdi algo que tenha causado essas mudanças tão drásticas.

Esse livro me lembrou A Marca de uma Lágrima de Pedro Bandeira, pois aconteceu o mesmo quando o li, me senti completamente perdida. Então, novamente, sou minoria ao achar Todas as estrelas do céu como um livro "não tão bom".
Minha sina.

Nathália 30/06/2010

Uma linda história de amor, surpreendente e emocionante e até meio chocante no fim! O texto é despretensioso, fácil e rápido de ler e o Enderson soube conduzir um assunto polêmico de uma forma bastante realista e envolvente, e embora seja triste, não é exagerado ou apelativo!

Esse é o romance de estréia do autor e foi escrito aos 19 anos, talvez por isso ele tenha conseguido retratar tão bem os hábitos e o dia-a-dia dos jovens...
Achei o linguajar divertido, bem jovem e cheio de gírias! E o Enderson escolheu lindos cenários para essa história de amor... Adorei ler um pouquinho de Petrópolis, além de Búzios, Teresópolis e Florianópolis!

O amor da Carol e do Lê é puro, doce e intenso, como tudo na adolescência, mas muito verdadeiro! Por serem irmãos de criação, eles vivem muitos conflitos, inclusive internos, por causa desse amor... E ficamos o tempo todo torcendo pra que tudo dê certo pra eles!
Acho que é fácil nos colocarmos no lugar do casal e até mesmo no dos pais durante toda a história e isso nos faz pensar no que é certo ou errado… Será que os pais agiram da melhor forma?! Eu, particularmente, acho que eles foram um tanto dramáticos, mas imagino que não seria fácil agir muito diferente...

A poesia que dá nome ao livro é linda e tocante... E a última carta?! Bom, eu chorei em várias partes do livro, no final não seria diferente!!!

Só achei o início da história um pouco rápido… Gostaria de ter lido mais detalhes de Leandro e Caroline antes de começar a acompanhar a descoberta desse amor! E os sentimentos e até a reação da família poderiam ter sido um pouquinho mais explorados, como a atitude do pai no final... Sei lá!

Mas acho que o livro é forte e marcante, mexeu mesmo comigo e vale muito a pena ser lido!

Paulinha 16/01/2010

Esta é uma doce história de amor temperada com doses de polêmica. Devo enfatizar que o autor foi corajoso ao abordar certos temas, mas ele contou com o apoio da sua própria experiência pessoal em alguns aspectos, como pode ser conferido na entrevista que acompanha a presente resenha.

Caroline e Leandro são irmãos. Ela é filha biológica de um simpático casal, e ele, adotado pelo mesmo. No início do livro, Carol rompe com o namorado e é consolada por Lê. Pela primeira vez, surge uma faísca diferente entre os dois, um carinho que transcende o fraternal.

A partir desse momento, nasce um grande amor entre eles. A princípio decidem se entregar ao relacionamento, mas logo começam a surgir os obstáculos, como a desaprovação de seus pais, que não aceitam a idéia de ver seus dois filhos como namorados e tentam a todo custo afastá-los.

A história se desenvolve de forma que é impossível parar de ler, pois a vontade de saber o que vai acontecer com Lê e Carol é grande.

Em determinada parte do livro, Caroline (que apesar da pouca idade é corajosa, tem iniciativa e personalidade!) escreve uma poesia inspirada em Leandro, em uma tentativa de se declarar a ele e talvez “organizar” seus sentimentos (se é que isso é possível). O tal poema, intitulado “Todas as estrelas do céu”, me lembrou outro, que adoro: “Via Láctea”, de Olavo Bilac.

Uma história que tem como base o romantismo e vale muito a pena ser lida. Diferente de todos os livros que já li, este ainda não foi publicado.

* Confira outras resenhas no Diário de Leituras (http://diarioleituras.blogspot.com/)!

Raí 15/12/2009

Retificando
Repetindo o que disse no blog ao recomendar a obra do Ende:

"Todas as estrelas do céu." Livro de Enderson Rafael, escrito em 1999 e que só agora está sendo divulgado, enquanto aguardamos o lançamento oficial desta grande obra, que apresenta uma linguagem super interessante, jovem e bem articulada. O autor nos leva a repensar alguns conceitos, com uma história instigante e surpreendente. Vale a pena conferir.

- Não me canso de comentar, o autor manda bem.
Leiam, vale muito a pena.

Boa Leitura!

Nanda Claret 16/03/2010minha estante
rer

12/02/2010

"Como vide, a areia beija o mar, e ninguém se opõe. Eles também são irmãos, e Deus consente.."
No começo, me interessei pelo livro principalmente pela história ter seu início em Teresópolis, onde eu moro, pois não são muitas as pessoas que resolvem escrever sobre a cidade. Amei o livro, não tive vontade de largar antes de terminar de ler! Gostei muito da narrativa e de como os diferentes lugares em que o livro se passa foram retratados. Parecia que eu estava realmente lá com Carol e Leandro, desde Teresópolis até Florianópolis e fiquei com muita vontade de visitar alguns lugares da história que ainda não conheço.

Apesar de nunca ter passado nem conhecido uma história com as dificuldades que eles tiveram, me identifiquei muito com alguns momentos que passei, amores meio "impossíveis". Queria ter ido lá e mudado o final da história :/ Fiquei com muita raiva dos pais deles, por um momento até achei que as coisas fossem se acertar de um jeito diferente. O que Carol escrevia me tocava muito, os poemas eram lindos e o jeito protetor que Leandro tinha com ela era único.

E apesar de não entender nada de constelações, achei muito criativos os nomes dos capítulos :)

Um livro muito emocionante, com uma história linda de amor puro e sincero! Valeu a pena ter corrido atrás do livro.. Parabéns, Ende! Recomendo, com certeza =)

Núbia Esther 23/04/2011

Todas as Estrelas do Céu foi escrito pelo Enderson Rafael há mais de 10 anos e depois de esforços bem sucedidos empreendidos pelo autor o livro foi publicado por uma editora e tem feito muito sucesso. Para quem não conhece a história, o Enderson fez várias cópias do seu manuscrito e saiu distribuindo-as por todo o Brasil assim ele pretendia que o seu livro se tornasse conhecido e quem sabe assim chamar a atenção das editoras e alçar vôos mais altos. Eu ganhei a minha cópia em uma promoção no twitter, então tive a chance de conhecer a história da Carol e do Lê antes de todo o sucesso que o livro está fazendo hoje, sucesso merecido é claro.

A história criada pelo Enderson cativa aos pouquinhos e literalmente nos pega desprevenidos. Adorei conhecer a Carol e o Lê e sua história de amor impossível. Quer dizer, impossível não a história é bem possível todas as impossibilidades são plantadas pelo preconceito arraigado, preconceito com alma de erva daninha, daquelas que quando se acha que conseguiu se livrar dela lá está novamente. É assim que enxergo o papel dos "pais" dos garotos. "Pais" pois para os desavisados de plantão o livro conta a história de amor entre dois irmãos Leandro (filho adotivo) e Carol. Sempre se tratando como irmãos e confidentes, os dois não percebem os sussurros provocados pelo sentimento latente e acabam sendo despertados pelos rugidos de um amor sublime, total e forte. Com força o suficiente para carregar os personagens em suas aventuras em prol desse amor, desde o inicio destinado a ser suplantado e calado por aqueles que os cercam. Será que o amor dos dois conseguiu ser ouvido, ou será que foi silenciado? Não contarei o final para não estragar a surpresa.

Mas já vou avisando que é um romance adolescente, então, não espere uma leitura muito profunda e com tramas complexas. A história é simples, e é justamente sua simplicidade que cativa e torna a história leve e divertida de se ler. Ler sobre os receios da Carol e o Lê a descoberta do amor pela “irmã” nos faz voltar aos bons tempos da adolescência, quando as miríades de emoções afloram com força total e nos deixam em meio a um vendaval de sentimentos. É sempre bom ler um livro que nos remeta a uma boa fase de nossa vida, ainda que seja a vida de outros e os lugares e histórias sejam diferentes. Se você gosta de um bom romance adolescente irá gostar de Todas as Estrelas do Céu.

Ah, e já ia me esquecendo de mencionar o bônus que contribui e muito para enriquecer a história: as descrições geográficas! Lendo o livro visitei Teresópolis, Búzios e Floripa. Reconheci muitos dos lugares lindos que visitei nesta última. Uma agradável leitura para uma tarde.

[Bookaholic World]-http://abookaholicworld.blogspot.com/2010/09/sexta-do-leitor-14-todas-as-estrelas-do.html

Pam Gonçalves 26/12/2009

Qual o limite para o amor?
Teremos nós o poder de dizer a quem podemos amar? Podemos privar o amor de outra pessoa?

Em Todas as estrelas do céu do autor brasileiro Enderson Rafael podemos tirar uma linda lição de vida. Leandro e Carol, irmãos adotivos, se apaixonam e pretendem desafiar a tudo e à todos para viverem esse amor.

Leandro foi deixado na porta da casa de Marco e Lúcia, enquanto ainda moravam em Florianópolis. Cativados pelo menino, o adotaram e criaram com todo o amor que se pode dar a um filho. Além dele, tiverem outras duas meninas, Carol e Duda. Até então uma linda família. Porém, na adolescência seus filhos Leandro e Carol viram-se apaixonados, amavam-se como nunca haviam amado ninguém.

Porém, como enfrentar seus pais, parentes, amigos e todos? No início encontravam-se as escondidas em lugares afastados de Teresópolis, cidade onde moravam. Depois em um descuido Leandro acabou revelando aos seus pais o amor que sentiam. Sem pensar, e completamente atordoados Marco e Lúcia resolveram mandar Leandro para Petrópolis até a prova do vestibular da UFRJ, mantendo-o assim afastado de Carol.

A distância só fez com que o amor crescesse ainda mais. Após as provas, os pais seguiram com o pensamento de deixar Leandro afastado de Carol, então o garoto voltou a terra natal, a Ilha da Magia, Florianópolis. Porém, nem Carol, nem Leandro estavam dispostos a ficaram longe um do outro. Algo aconteceu, e a história tomou um rumo totalmente inesperado.

Só vocês lendo mesmo para sentirem a emoção que foi ler este livro. Uma história tão intensa, tão cheia de amor e significado. Tenho que parabenizar ao Enderson por tudo que ele escreveu. E desejar que esse livro seja publicado logo, e todos possam ter acesso a essa história linda!

Carol 26/03/2010

Podem dois irmão adotivos se apaixonarem um pelo outro?

O livro Todas as Estrelas do Céu, do autor Enderson Rafael, se passa em Teresópolis (RJ) e narra o romance dos adolescentes Leandro e Caroline, irmãos adotivos. Os dois foram criados como irmãos, junto com a filha mais nova do casal, Maria Eduarda.
O amor de Leandro e Caroline vai surgindo através de ações sutís e pequenos acontecimentos, mas, é na viagem que a família faz à Buzios que os desperta para esse grande sentimento. Com a paisagem do vasto oceano ao fundo soprando a maresia para onde os dois se encontravam, sentados na areia, acontece o primeiro beijo de Carol e Leandro. A partir daí, começaram a namorar e, também, a temer o que terão de enfrentar caso seus pais descubram a verdade.
Na volta de um passeio, um tempo depois, Leandro se enrola em suas falhas suposições e acaba revelando seus segredos aos pais, Marco e Lúcia, chocados, tomam atitudes drásticas, afim de se separá-los.

A princípio, o começo do livro, não me cativou, mas a medida que a história se desenrolava comecei a torcer por Leandro e Carol e fiquei curiosa para saber se eles iriam enfrentar mesmo tudo e a todos para viver seu amor. E devo dizer que o final me surpreendeu! Não foi o que eu esperava.

Abordando um tema um tanto polêmico, Todas as Estrelas do Céu nos leva a refletir. Será que era necessário (e valeu a pena) todo o preconceito e egoísmo por parte de Lúcia e Marco? Os pais devem controlar as escolhas e a vida dos filhos? Só por terem sido criados juntos, como sendo irmãos, eles não tinham o direito de se amarem? O que é realmente importante?

Essa e outras resenhas em http://openbookpage.blogspot.com

Tati 14/02/2010

08 de fevereiro de 2010
Devorei este livro em uma tarde!Não tenho outra coisa a fazer a não ser parabenizar o autor e dizer para quem não leu LEIA, pois você irá se apaixonar pelos personagens e o estilo de escrita do autor!

Em Todas as estrelas Leandro e Caroline tem o mesmo pai e a mesma mãe, foram criados desde sempre como irmãos, são super ligados, mas não são irmãos de sangue. Os dois são cúmplices em tudo, mas mais do que isso, os dois se descobrem apaixonados um pelo outro.

Um romance lindo, cheio de poesia, onde o amor tenta vencer todas as barreiras impostas pelo preconceito e um final que vai surpreender você de todas as formas!

Parabéns Enderson!

Ju 20/02/2010

Finalmente li o tão falado livro aqui na blogosfera, o Todas as Estrelas do Céu, de Enderson Rafael. Em todos blogs que lia, o livro estava com críticas muito boas, o que acabava me deixando mais curiosa.
Para quem ainda não sabe do que se trata a história, segue a sinopse aí:
"Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro?

Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média, ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se vêem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada. O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua própia consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente.

"Todas as estrelas do céu". Uma obra polêmica e doce ao mesmo tempo, com um tema inusitado, falado de igual para igual com os jovens ou mesmo para quem já passou da adolescência."

Como viram, o tema é um pouco diferente e incomum do que estamos acostumados a ouvir falar. Tudo bem que eles não são irmãos biológicos, mas há um laço parental que acaba complicando essa relação.
Além disso, os lugares narrados é um ótimo guia turístico para quem não conhece o litoral sul, como eu. A cada lugar que era narrado, eu ficava com mais vontade de estar ali junto com Carol e Le. Aliás, enquanto lia, me imaginava fazendo parte do circulo de amizade deles.
O livro acaba retratando bem como é essa fase da adolescência, onde nada é impossível. Mostrando a coragem ao enfretarem um problema, de viver a paixão intensamente, ou seja, de se aventurar pelo mundo afora sem medo do que venha a acontecer.
Quanto ao autor, o Enderson é brasileiro e já tem um livro publicado, Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros e simpatizantes. Porém o Todas as Estrela do Céu ainda não foi publicado. Não entendo o porque, pois a história é muito boa. Mas espero que seja publicado logo, estou torcendo para que isso ocorra o mais rápido possível. Então, enquanto o livro não é publicado, o próprio autor tem disponibilizado a partir do próprio bolso exemplares do livro para sorteio e espalhando em alguma cidades, assim auto se divulgando.
Para quem tiver a sorte de ganhar ou então achar perdido por aí, não percam tempo e leiam, pois vale a pena. Ah, e sem contar que trata-se de um autor brasileiro e temos que valorizar o trabalho deste. Já que ultimamente, o mercado de livros só tem publicado autores internacionais.

Camila 18/02/2010

Todas as Estrelas do Céu
Um livro adorável que nos faz refletir sobre várias questões ligadas à família e ao amor! Apesar de tratar de uma questão que geraria muita polêmica, o autor soube como fazer a história fluir delicadamente!