Todas as Estrelas do Céu Enderson Rafael

Resenhas - Todas as Estrelas do Céu

Lariane 08/03/2010

Euzinha, sou uma catarina orgulhosa da minha Província e adoooorei o fato do romance passar em Teresópolis-RJ conjuntamente com Florianópolis - na minha Bela e Santa Catarina, assim descrevendo lugares já visitados por mim. E além disso, e mais importante, os personagens passam em Joinville. Mesmo só de passagem pela BR, me senti orgulhosa... minha cidade no super romance do Enderson Rafael. Uauuu, belisca a Lari... kkkkk... me senti... Genteeeeee, eles passaram por aqui...helllooooo.... super importante... kkkkk... Mas vamos ao que interessa, tentar falar um pouco sobre esse livro sem ser repetitiva, afinal, todas nós já sabemos que o livro é MARA...

Primeiro fato: esse livro contagia, a leitura começa e você não consegue tirar os olhos das páginas, nos deixa curiosa querendo saber mais e mais, ficamos num gostosa expectativa. Outro fato legal, é que o autor respeita o sotaque aonde o livro passa, a fala do "manezinho" é bem descrita, me senti em Florianópolis. Isso demonstra que o autor respeito o contexto onde o livro passava, fato muito importante e relevante.

Com uma sensibilidade ímpar, Enderson Rafael nos presenteia com um lindo romance de dois adolescentes, mas com emoções e sentimentos enormes.
Carol e Leandro, criados juntos como irmãos de sangue, aos poucos vão descobrindo os sentimentos de homem/mulher, descobrindo que há um lindo amor entre eles.
Infelizmente para eles, os pais não conseguem compreender. E eu entendi. Imagina vocês, terem uma filha biológica e um filho do coração e ambos quando adolescentes resolvem namorar? Claro que serão contra, imaginarão que é somente uma confusão relativa a pouca idade. Fato que aconteceu no livro.
Assim, Carol e Lê, acabam sendo separados, um e cada canto. Entretanto, isso não faz o amor diminuir, somente virar mais precioso.

No começo do romance, cheguei a questionar a força do amor entre eles, contudo, a seqüência da história me fez acreditar num Romeu e Julieta moderno. Amor impossível, possível amor? A coragem dos personagens em lutar, crer na força é incrível.

E mais incrível ainda é o final. Com uma reviravolta enorme, ele termina de nos cativar e impressionar.

Ainda não sei por que as editoras não publicaram esse livro. ACORDEM. Sucesso já acontecendo. O livro é excelente.

Dominique 08/02/2010

Um turbilhão de emoções
Sabe aquele livro que te faz rir, chorar e odiar ao mesmo tempo? Foi assim minha leitura de "Todas as estrelas do céu". Um turbilhão de emoções. O livro possui uma trama maravilhosa e polêmica, que é a relação entre dois irmãos adotivos. Confesso, que se tal caso ocorresse na minha família, eu não saberia como reagir e por isso, antes de ler, tive que tirar as vestes da moralidade e do preconceito. Não há um instante em que você não fique dividida entre aceitar o amor do casal ou ficar do lado dos pais, que também sofrem o impacto de verem seus filhos apaixonados um pelo outro.

A história de Leandro e Carol, é um conto de fadas moderno. No auge da adolescência, das dúvidas e medos decorrentes da idade, uma única certeza paira obre os dois: amor que havia nascido puro e inocente. A trama é centralizada, a todo momento nos dois, descrevendo seus sentimentos, medos e angústias do futuro. Os capítulos fazem jus ao título do livro: cada um possui o nome de uma estrela. Achei sensacional. Além disso, os capítulos são curtos, o que não cansa muito o leitor. Outra coisa que me deixou sem ar, foi a poesia que dá nome ao livro, escrita por Carol para Leandro, "Todas as estrelas do céu". Tem tanto sentimento, tanto amor, que somente quem ama entende. A última carta, então... Aff! Admito: chorei!

Apesar de em 1999, ser ainda muito criança, eu adorei as menções a algumas bandas, como Guns N' Roses, Pink Floyd, Alanis Morissetti e Britney Spears. Carol e Leandro realmente possuem bom gosto para a música. Nem o É o tchan, famoso na época, o autor esqueceu de fazer uma breve citação. Acompanhar a leitura e ouvir a música citada, me deixou muito sensível, principalmente na música "No Pressure Over Capuccino". Quase chorei também com "November Rain". Esses pequenos detalhes não fazem sentido durante a leitura, se não forem ouvidos, sentidos. A emoção dos personagens passa a ser a sua emoção. Você é o Leandro. Você é a Carol. E quando você faz parte do cenário, da história, tudo muda.

E os cenários da história? Enderson Rafael escolheu lugares perfeitos para um romance. O romance começa em Teresopólis (Rio de Janeiro), passa por Búzios (ual!) e depois para Florianópolis. As descrições são maravilhosas e te fazem viajar. Se você, leitor, tiver oportunidade de pesquisar fotos desses lugares, não irá se arrepender.

Enfim, eu realmente gostei do livro, mas acho que o final aconteceu muito rápido. Não entendi as motivações do pai do casal, no final, pois em um capítulo anterior, ele parecia estar lúcido e compreensivo e de repente, mudou de atitude. Acho que essa parte deveria ter tido um pouco mais de atenção. Mas tirando esse pequeno fato, é uma linda história de amor com um final surpreendente. Parabéns, Enderson Rafael.

Veja mais:

Cíntia Mara 05/06/2010

Todas as estrelas do céu
[...]vou confessar que não caí de amores pelos personagens e pela narrativa logo no princípio. Achei muito corrido o jeito que as coisas aconteceram e também estranhei um pouco a linguagem informal. Com a linguagem eu me acostumei rapidamente, parece que estamos numa conversa com o narrador. Quanto ao ritmo, acho que o tema polêmico poderia ter rendido mais algumas dezenas de páginas e ser explorado com mais profundidade. Mas entendo que é um livro adolescente e lembro que alguns anos atrás, eu provavelmente não diria isso.

Durante toda a leitura eu fiz um debate moral comigo mesma. Geneticamente, nada impede os protagonistas de ficarem juntos. Biblicamente eu acredito que também não. Sei lá, a Bíblia não fala nada de adoção, mas eu entendo que o que não pode são relacionamentos co-sanguíneos diretos. Mesmo assim, eu tentei, tentei e não consegui me colocar na pele dos personagens. Não tenho nada contra o namoro de primos, por exemplo, mas não consigo me imaginar namorando um deles. Não tenho irmãos, mas acho que seria ainda mais difícil imaginar se tivesse. Até com meus amigos eu tenho um pouco de resistência. Sem dúvida, esse é um tema que rende. Eu não me decidi se acho certo ou errado o namoro dos dois, mas sei que torci por eles.[...]

Confira a resenha completa em http://www.cintiamcr.com.br/2010/06/todas-as-estrelas-do-ceu-enderson.html

Drica Bitarello 18/05/2010

Para aquecer o coração
Eu vou começar essa resenha ao contrário, falando do final do livro, mesmo que isso pareça meio estranho. Mas é que ele me surpreendeu de tal forma, que não tem como começar a falar de "Todas as Estrelas do Céu" sem tocar nisso. Então, antes de mais nada, eu peço ao leitor. NÃO espie a última página, nem o último capítulo, DE JEITO NENHUM! Mesmo que você morra de curiosidade, não faça isso, ou vai perder a "graça".

O livro é curto, escrito numa linguagem coloquial e bem acessível. Não tem muitas reflexões profundas, nem grandes divagações. Mas o enredo prende nossa atenção, pois queremos de qualquer forma saber no que vai dar o dilema dos irmãos adotivos Leandro e Caroline que, de repente, se vêem apaixonados um pelo outro.

Enquanto eu lia o texto do Enderson, ia me lembrando dos livros que li na adolescência, da famosa e querida coleção Vaga-Lume, e também das histórias de Lucília Junqueira de Almeida Prado e Marcos Rey (yes! saudade não tem idade!). E não é de se estranhar que seja assim, pois o autor escreveu essa história com apenas dezenove anos de idade. Portanto, há muito ainda de meninice no texto, de angústias típicas da adolescência nas entrelinhas. Coisas que me fizeram, ao longo da história, ir voltando no tempo.

Em algumas cenas, eu me vi de volta aos dezoito, dezenve anos, numa daquelas rodinhas de amigos, com um violão no meio e a lua no céu, ouvindo Guns'n Roses, me apaixonando ao som de Bon Jovi e curtindo intermináveis fossas com Extreme ao fundo.

O livro todo é muito doce. Os valores familliares estão muito presentes e o amor - intenso, poderoso e infinito - permeia tudo, para o bem, ou para o mal. A polêmica que o casal de "irmãos" levanta é algo verossímil, passível de acontecer com qualquer ser humano normal. Ao tratar dela, o Enderson conseguiu fugir do exagero, bem como da pieguice e do moralismo, tratando o tema com leveza e delicadeza. Foi tão feliz na forma como conduziu a trama, que eu me senti como se estivesse sentada ao lado de um amigo que me contava a história de um casal conhecido. E como o texto é leve, sem apelos sensuais, apenas insinuações muito delicadas e românticas, pode ser lido - e compreendido - por todas as idades.

Portanto, caríssimos, recomendo a história do Enderson. É uma daquelas totalmente despretensiosas, absolutamente honestas e fatalmente surpreendentes, que você vai guardar para sempre no coração!

Bárbara 10/01/2011

[...]

Sabem o que eu amei nele (alem de a Bárbara ser um amor)? O jeito do Leandro falar qualquer coisa com a Carol. Ele diz que ela é a poetista, mas ele nunca ficou para trás com as palavras. Muito pelo contrário! O Leandro conseguia sempre mostrar, sem dificuldade alguma, tudo o que pensava e tudo o que sentia pela Carol apenas com uma frase. Em certos momentos eu pensava: "Por que não há alguém para falar essas coisas para mim?" é sério! Fiquei, pela primeira vez na vida, com inveja de uma personagem!
O Enderson tem facilidade com as palavras. Eu já havia percebido isso enquanto lia alguns dos posts dele em seu próprio blog, mas percebi ainda mais quando peguei "Todas" e praticamente o engoli lendo. Novamente, repito, se há um livro que merece ser lido por uma grande quantidade de pessoas, esse livro é o "Todas as Estrelas do Céu". Vocês, que ainda não leram, não têm a mínima noção de como a história pode te agradar desde a primeira linha.

[...]

Continue lendo em: http://babilorentz.com/?p=771

Dé... 17/05/2010

Vale a pena ser lido
O estilo coloquial do livro me agradou muito, Enderson escreve de uma forma que transporta o leitor para dentro da história e temos a nítida impressão que o Leandro e a Carol eram nossos amigos na adolescência, tão verossíveis são as cenas e os conflitos típicos da idade...
Confesso que fiquei dividida em meio ao conflito da família Fraga, sofri com os personagens e não pude deixar de torcer pelo final feliz do casal que mais parecem Romeu e Julieta modernos... todavia o que separa esse casal não é o ódio entre as famílias, e sim o amor.
Leandro é um garoto apaixonante, firme e muito amado pela família que o adotou ainda pequeno... Carol é uma garota doce, romântica ao extremo que se vê perdida quando percebe-se apaixonada pelo próprio irmão.
Aos olhos dos pais, ambos são filhos... tratados e amados da mesma forma e por isso o conhecimento do amor entre os irmãos traz muito sofrimento para todos e é tão difícil de ser aceito.
A história é intensa, doce e triste nas mesmas proporções... faz a gente pensar no que consideramos como certo e errado e principalmente em qual seria a melhor forma de agir numa situação como essa.
Recomendo a leitura pela experiência única a qual ele proporciona, pelo tema original e principalmente pela leveza e delicadeza como o livro é conduzido.

Naty 28/09/2011

www.meninadabahia.com.br

“A verdade é que ‘estrelas’existem muitas mesmo, espalhadas por todos os cantos, na minha, na sua vida”
Enderson Rafael

Sempre ouvimos histórias sobre estrelas. O autor desse livro diz que corações apaixonados são como um céu estrelado de supernovas, com seu brilho lindo e ofuscante, mas que se gasta rápido demais. Certa vez ouvi dizer que quando morremos viramos um pontinho no céu. Uma estrela.

Caroline e Leandro são irmãos de criação. Sempre conviveram juntos. Mas com o início da juventude eles percebem que tem algo “errado”. Sentimentos começam a surgir, sentimentos nada fraternos.

Como dizer ao seu irmão, de criação, mas mesmo assim irmão, que você está apaixonada? Como fazê-lo entender que não é pecado e sim uma benção? Carol e Lê se amam, eles não queriam, é errado, mas é mais forte do que eles. Eles não conseguem ficar separados, a única solução é namorarem escondidos. A descoberta um choque para seus pais.

Acreditando que são imbatíveis eles continuam essa linda história de amor, até que por um descuido eles acabam por se entregar aos pais. É quando o pesadelo começa. Lê é obrigado a estudar em outro estado, enquanto Carol vai morar com uma tia. O amor deles é pecado.

Mas como pode ser pecado ser amado e correspondido? Como pode ser pecado um sentimento tão lindo? Inconformada Carol traça um plano de resgate a Lê. Ela vai trazer seu amor de volta, seus pais precisam entender que sem o Lê ela não é ninguém.

Todas as estrelas do céu, Enderson Rafael (Novas Idéias, 160 pág.) é um romance com um tema polêmico e super atual. Incesto é pecado, é reprovável e moralmente errado. Mas não é crime. A paixão entre irmãos de criação, que não possuem lanços consangüíneos, também é moralmente errada? Essa e outras perguntas ficam martelando em nossa mente a todo o instante. Esse romance de estréia de Enderson Rafael é comovente. O desfecho teria deixado Shakespeare orgulhoso.

Recomendo.

Bia 08/09/2010

Me perco até nas palavras pra explicar .
Sabe quando você se prende tanto a leitura que parece que você conhecia os personagens e parece que eles são reais? Foi exatamente assim que me senti lendo livro.
O Enderson soube escrever bem ao estilo adolescente mesmo, aliás ele ainda era praticamente adolescente quando escreveu, por isso ficou tão verdadeiro .
Eu só posso dizer que me deliciei em cada página, 'vivi' intensamente cada momento dos personagens.
E mais uma vez me questiono sobre a falta de apoio pros nossos escritores brasileiros que deveriam desbravar as fronteiras e percorrer o mundo inteiro, mostrar nossa cultura pelos 4 cantos do planeta.
De qualquer forma, o Enderson fez a parte dele, eu que nunca visitei Teresópolis, Petrópolis, Búzios, Floripa ou qualquer outro lugar citado no livro me senti como se tivesse ido em todos os lugares, viajei de verdade durante a leitura e sei que quem ler futuramente também se sentirá assim, não tem como não se apaixonar pela história.
Nas últimas páginas chorei, que final surpreendente! Eu recomendo muito, e pra quem ainda está em dúvida se compra ou não: COMPRE AGORA MESMO! É uma leitura fantástica e com certeza está entre meus favoritos .

Rapha 03/07/2012

"Todas" no blog Doce Encanto
Todas as Estrelas do Céu, livro de estreia de Enderson Rafael, conta-nos a história de amor entre Carol e Leandro. Os dois são jovens e sentem aquela paixão quase platônica um pelo outro, mas têm de viver secretamente esse romance, pois por ironia do destino eles são irmãos adotivos.

- [...]não me parece certo me apaixonar pelo meu irmão mais velho. É como se eu estivesse amando a pessoa errada, não que eu não te queira, lógico que eu quero, mas parece que eu não deveria te amar e que esse amor é, sei lá, amaldiçoado...

- Minha irmã, minha amada, meu anjo: nenhum amor é amaldiçoado, esta é justamente a face mais perfeita do imperfeito ser humano [...]
Pág. 61

Eu nunca havia lido nada com este tema e por mera coincidência acabei lendo dois livros seguidos hehe

Primeiro foi Amor No Ninho, da Maribell Azevedo (resenha aqui) e agora Todas As Estrelas do Céu.

A diferença entre os dois é que no livro da Maribell havia uma família já formada, que tinham 03 crianças e adotaram uma quarta (que contava com 08 anos de idade) e no do Enderson, o primeiro filho do casal foi a criança adotada, depois vieram as duas filhas.

Vou confessar que a leitura foi um pouco mais complicada devido a esse fato, e sim, o preconceito existe.. venci uma barreira grande lendo "Todas" e acho que aprendi a não julgar tanto as outras pessoas e suas escolhas, pois muitas vezes nem escolha elas têm, afinal das contas dá para escolher quem amar? Com toda certeza: não.

O livro é um romance adolescente, escrito pelo Enderson quando ele contava com 19 anos de idade, então a linguagem é bem simples. No meu ponto de vista (como leitora e não crítica literária porque nem formação para isso eu tenho) a escrita chega a ser um pouco imatura; veja bem, o tema é interessante e a ideia também, mas o desenvolvimento da estória me pareceu superficial. Porém como eu disse o livro é um romance adolescente, e no prólogo, escrito em 2000, o próprio Enderson fala: " "Todas" é um romance adolescente, e portanto, equivocado, imperfeito por vezes incoerente. Para um adulto.", talvez um adolescente em seus 13/14 anos goste livro e não tenha a mesma impressão que tive.

Apesar disso é uma leitura que vale a pena, pois abre sua mente, expande seus horizontes, fazendo com que você veja o amor por um outro ângulo e torça para que dê certo.

Ainda este ano o Enderson lançará pela Ed. Gutenberg sua nova obra: Três Céus (que não é continuação deste). Estou bem curiosa para ler e descobrir como estará a escrita dele depois de tantos anos ;)

Sucesso Enderson!

Confira outras resenhas:http://rapha-doceencanto.blogspot.com.br

Jeanne 20/05/2010

Uma estória de amor belíssima e surpreendente. Escrita e muito bem escrita há 10 anos quando Enderson tinha 19 anos. Somos apresentados a Carol e ao Lê. Ele foi adotado ainda criança e ela filha biológica de Marco e Lúcia. De repente eles se vêem atraídos pelo outro e apaixonados. Mas como lidar com essa situação? Como as pessoas iram receber essa noticia? E, principalmente como contar aos pais?

Esse romance drama me conquistou e simplesmente devorei o livro num único dia. Me encantei com a pureza dos sentimentos do jovem casal. Um romance que bem poderia ser real. Um tema polêmico. Uma estória sensível e amorosa. E, de quebra, um cenário de encher os olhos e a alma (Teresópolis, Búzios e Florianópolis). E um grand finale que surpreende e nos faz chorar.

Recomendadíssimo !!!

Ademar Jr 28/05/2010

Todas as Estrelas do Céu
Todo tipo de amor é correto? O amor, sendo o sentimento mais puro, pode ser considerado como pecado? Quando o amor é verdadeiro e vem de ambos os lados não há dogma, crença, tabu, opinião ou qualquer outra coisa que o impeça de acontecer. Senti-lo é o maior prazer, vivê-lo também, ir até o fim é a prova (que nem precisa) para mostrar que uma simples atração na visão de alguns é de fato amor verdadeiro para quem o sente. Complexo? Um pouco, mas foi este o tema que o autor Enderson Rafael escolheu para escrever seu primeiro romance. Alguns dizem que o tema principal de Todas as Estrelas do Céu (1999) é incesto, mas eu digo que seu tema mais profundo é o Amor, para alguns considerado impossível.

Leia minha resenha completa em: http://wp.me/pCGut-jF

Nia 03/01/2012

Todas as estrelas do céu
Você já parou para pensar em como seria se apaixonar por uma das únicas pessoas que você não pode amar? Ou melhor, já parou pra pensar até onde se pode controlar e julgar o amor? Amor é amor em qualquer circunstância, de qualquer maneira... Então por que ainda em alguns casos amar se torna tão difícil?

Acho que essa foi umas das principais perguntas que se formaram na minha cabeça quando eu fechei o livro do Enderson e sequei algumas lágrimas que estavam escorrendo pelo meu rosto. Até quando as pessoas vão se achar no direito de julgar, ou decidir quem outras pessoas devem amar?

O livro do Ende (ele é meu amigo, posso chamar ele assim rs) trata de um assunto super polêmico e com certeza vai te fazer pensar muito em certos aspectos da nossa vida. A Carol e o Lê são irmãos adotivos, ele deixado na porta do casal alguns dias depois de ter nascido, e ela a primeira filha biológica do casal Marco e Lúcia.

Carol é uma menina tranquila, que se expressa através da poesia e que sempre sonhou com o príncipe encantado. Leandro é descolado, inteligente, carinhoso e o sonho de muita menina por ai! Tanto um como o outro sempre procuraram nos seus relacionamentos encontrar a pessoa certa pra dividir os medos, as inseguranças, os momentos felizes e os difíceis também...

O que nenhum dos dois podia imaginar é que a pessoa certa estava bem ao lado, dentro de casa e era chamado de irmão(ã).

À partir dessa descoberta, tanto a vida de Lê, quanto a de Carol muda radicalmente. No começo, o medo da reação dos pais e das pessoas é bem maior do que qualquer vontade de estarem juntos... eles conversam muito, tentam encontrar uma saída, mas o amor fala mais alto e os dois acabam se entregando ao sentimento mais puro que pode existir, o amor verdadeiro!

Mas nem tudo são flores e quando os pais descobrem sobre esse namoro visto por eles como algo errado, Leandro e Carol são separados da maneira mais drástica que pode existir. Ele volta pra cidade natal - Florianópolis - e ela continua no Rio morando com a família.

Os dois tentam seguir a vida... Carol tenta se reaproximar do ex, Leandro faz o mesmo, mas nada, nada pode apagar esse sentimento e em uma tentativa desesperada de viver essa história, Carol mente pros pais e vai ao encontro do 'irmão'. À partir dai, a história se torna ainda mais comovente e o final é surpreendente! Preciso parar os meus dedos ou então conto a história toda pra vocês e o Enderson me bate! (Medo dele rs)

A verdade é que já mandei um email gigantesco pra ele falando sobre tudo que eu senti pelo livro e eu poderia ficar aqui mais algumas horas escrevendo e nenhuma palavra conseguiria definir o meu encantamento pelo livro e pelo autor dele =)

O Todas me fez quebrar meus próprios preconceitos, fez com que eu me colocasse nessa situação e me perguntasse até onde eu iria, ou até onde interferiria se isso estivesse acontecendo perto de mim. Talvez eu não tivesse a mesma coragem que a Carol teve, talvez eu renunciasse ao sentimento por medo do que as pessoas pudessem pensar... Ou então talvez eu como boa romântica faria tudo exatamente igual!

A verdade é que a lição do livro é uma só! Chega de preconceitos, de opiniões formadas... porque duas pessoas que foram criadas como irmãos, mais que na verdade não são, não podem se amar? Por que é que duas pessoas do mesmo sexo não podem ser felizes juntas? O mundo não seria um lugar bem mais bonito se o amor reinasse por todos os cantos?

Fica então a questão pra vocês me responderem: Até onde se pode julgar o amor e a forma de amar dos seres humanos?

LissBella 23/07/2010

À este livro... todas as estrelas do céu...
Estou completamente surpresa com o escritor. Onde ele estava escondido todo esse tempo??? Enderson Rafael é leve, dócil, mesmo abordando um tema de tamanha complexidade.

Podem dois irmãos adotivos se amar e viver esse amor??? Bem, se ainda não leu, não conclua... leia, sinta, sofra e experimente um pouco de um amor tão forte, quanto a condenação de amar assim.

Um leitura deliciosa, comovente, reflexiva...

Minhas frases preferidas:

"Sentada na calçada, chorando quase compulsivamente... um abraço terno e tão cheio de carinho... ele ali, para salvá-la da frieza do mundo, dos árduos aprendizados de nossas vidas, mesmo que por apenas alguns breves minutos".

"Naquela noite, nenhum dos dois viria a dormir... tentando entender o que estava havendo em seus corações... dividindo as dúvidas com a escuridão e pedindo conselhos ao silêncio da madrugada".

"O tempo cura as feridas, não as cicatrizes".

"Temer o amor é temer a vida. E os que temem a vida já estão meio mortos".

"Talvez lá tivesse sido feliz sem saber, e isso é característico dos humanos: desconhecer a própria felicidade quando se tem uma".

“O breve futuro os aguardava com implicações no mínimo indesejadas... lá o destino encontraria sua bifurcação, lá era o trevo de suas vidas, e eles não poderiam sequer escolher por qual lado seguir, pois seus poderes estavam aquém de suas vontades."

Delícia de supresa esse livro. Recomendo e re-recomendo!

dani 07/04/2010

Todas as Estrelas do Céu
Confesso que quando comecei o livro Todas as Estrelas do Céu, eu encarei com um pouco de preconceito a escrita coloquial das falas dos personagens. Entretanto, à medida que eu lia, esse modo de eles se expressarem foi me ganhando porque eu sentia como se eu pudesse realmente viver as situações ali descritas.

Depois de umas seis páginas, eu já me sentia com dezessete anos de novo e percebi a riqueza da forma como o Enderson Rafael construiu os diálogos. A atmosfera dos adolescentes e suas festas, seus conflitos, seus romances é muito mais real do que em qualquer livro que eu tenha lido.

Com relação ao enredo, acredito que no início da história as coisas andaram um pouco rápido e que talvez a descoberta do sentimento que eles tinham devesse ter se prolongado um pouco para fazer um contraste mais forte ao amor fraterno. Contudo, ao longo dos capítulos a situação do Leandro e da Caroline foi se colocando de maneira diferente e parece que o leitor passa realmente a ser convidado a viver o amadurecimento dos dois.

A história, em alguns momentos previsível, consegue reservar surpresas que abalam e deixam o leitor sem palavras. O desfecho do livro com certeza é surpreendente e emocionante.

O que também me chamou a atenção no Todas as Estrelas do Céu foi a descrição dos lugares em que as situações se desenrolavam. O autor parece ter se preocupado em imaginar um lugar real para tudo o que acontecia e achei isso muito legal porque, em meu imaginário, os personagens pareciam mais verdadeiros do que em qualquer história que eu tenha lido. Por ser manezinha da ilha e o livro ter momentos aqui em minha cidade, eu quase sinto como se o Lê e a Carol tivessem realmente vivido aqui. E eu meio que me sinto orgulhosa por isso porque, apesar de lidarem impulsivamente muitas vezes, o Leandro e a Carol realmente lutaram pelo amor que sentiam e fico feliz que Florianópolis tenha servido de cenário pra algo tão digno.

Enfim, Todas as Estrelas do Céu me cativou e com certeza eu lembrarei do Leandro e da Caroline toda vez que eu for aos lugares em que eles estiveram na nossa terrinha.

Andrey 14/02/2010

Minha primeira resenha sobre um livro de autor brasileiro é sobre uma belíssima história de amor, escrita por Enderson Rafael, que por sua vez ainda não teve a oportunidade de publicar sua obra por alguma editora. Porém isso não quer dizer nada, vendo que o problema não está em “Todas as Estrelas do Céu” e sim nas editoras que ainda não notaram a essência da bela história de Leandro e Caroline.

Leandro, filho adotado do casal Marco e Lúcia começa a ver sua irmã Caroline (Filha biológica do casal) de outra maneira. Mesmo tentando negar pra si próprio, aquilo foi mais forte que ele.

Caroline passava pelos mesmos conflitos pessoais, não sabia se era somente coisa da sua cabeça, mas também era algo tão especial que não podia ser escondido por muito tempo.

Caroline e Leandro estavam apaixonados e não podiam mais esconder entre eles o amor que sentiam. A partir daí começam a se ver e a ‘ficar’ às escondidas, vendo o perigo que esse amor trazia para vida dependente dos dois adolescentes. O que as pessoas pensariam?
Mas certo dia, Leandro deixa escapar e seus pais fazem de tudo para separá-los. Pois ao ver dos pais esse romance é um absurdo, Leandro e Carol são filhos como qualquer outro. Não importa se Leandro era adotado, o amor que a família sentia por ele é o mesmo que sente por Caroline e isso os torna tão irmãos quanto Caroline e Maria Eduarda (irmã mais nova).
Leandro é obrigado a ir morar em Florianópolis – sua cidade natal -, assim fazendo com que esse amor se torne ainda mais impossível. A distância e a vida faz com que Carol e Leandro comecem a refletir sobre o certo e o errado. E depois nos mostra que o amor vai muito além de tudo o que eles estavam passando.
Um livro cheio de reviravoltas e surpresas a cada página. Sentimentos e emoções descritos através de uma história polêmica e incomum.
Para os amantes e apaixonados, cada página trás um friozinho na barriga que nos faz sentir dentro da história, imaginando o quão forte esse amor é. Enderson conta a história de uma forma simples, emocionante e original. O livro é como aqueles morangos que em duas mordidas já chega ao fim e ficamos com aquele gosto de quero mais.

Resumindo em duas palavras: Simples e Marcante.