Todas as Estrelas do Céu Enderson Rafael

Resenhas - Todas as Estrelas do Céu

William Souza 07/09/2010

Quero estrelas também!
O livro conta a história de Leandro e Caroline, que são irmãos, mas com um diferencial, Leandro é filho adotivo. Vindo de família de classe média os dois sempre estudaram em colégios particulares, mas por alguns motivos Leandro repetiu algumas séries. Caroline é meiga estudiosa e poetisa, adora viajar nos textos que ela mesma escreve, todos gostam de seu jeito doce e alegre. Mas um dia os dois se descobrem apaixonados um pelo outro, irmão e irmã, com vontades e anseios por beijos e carícias, e agora o que fazer? Enfrentar a sociedade a família e os amigos, ou deixar que o coração siga pelo caminho em que os desejos se consomem?

É difícil começar a falar sobre esse livro que me conquistou por sua inocência e pelo amor contado como uma forma pura e linda, esse é o Todas as Estrelas do Céu, que me fez chorar e rir com seus personagens. O livro infelizmente é pequeno, mas o suficiente para nos fazer apaixonar pela Carol e pelo Lê.

Por ser escrito aos 19 anos, podemos sentir durante a leitura a repetição de palavras e como o autor fala no prólogo a desconexão em algumas partes. Mas são coisas que não tem relevância alguma. E essa é uma história em que devemos ler de coração e alma aberta e sem nenhum preconceito, é a forma em que o Enderson encontrou para nos mostrar que o amor é o que nos move, e que podemos ter tudo o quanto quisermos, mas sem ele não somos nada.

Sem comentar que chorei horrores no fim do livro. O final ficou perfeito!

Bruna L. 03/06/2010

Sobre "Todas as estrelas do céu"
Quando penso em estrelas, penso em magia. A lua, as estrelas e o céu sempre mexeram comigo. Muito. De repente, encontro o primeiro romance do autor nacional Enderson Rafael circulando pela rede. Antes que "Todas as estrelas do céu" ganhasse a edição atual (que ficou linda), eu já havia me apaixonado pelo livro. Ontem (dia 02/05/2010), assim que ele chegou em minha casa (o adquiri na 2AB), não resisti e mergulhei no romance.
Posso falar da capa que convida à leitura, do miolo atraente, das estrelas que orientam cada capítulo, mas o que me marcou foi o amor que nasceu entre Leandro e Carol. Um amor que, como tantos outros, não era para ser. Não poderia existir. Mas nasceu e arrebatou o coração e a razão dos adolescentes. A gente sente o drama de se apaixonar por um irmão, ainda que adotivo. E quem disse que o amor segue parâmetros? Está aí a magia de Romeu e Julieta, reiventar a vida, reescrever o destino, deixar de lado toda e qualquer barreira.
Polêmico sim, mas verdadeiro, comovente e, sobretudo, apaixonante. Recomendo demais!!!

Paulinha 16/01/2010

Esta é uma doce história de amor temperada com doses de polêmica. Devo enfatizar que o autor foi corajoso ao abordar certos temas, mas ele contou com o apoio da sua própria experiência pessoal em alguns aspectos, como pode ser conferido na entrevista que acompanha a presente resenha.

Caroline e Leandro são irmãos. Ela é filha biológica de um simpático casal, e ele, adotado pelo mesmo. No início do livro, Carol rompe com o namorado e é consolada por Lê. Pela primeira vez, surge uma faísca diferente entre os dois, um carinho que transcende o fraternal.

A partir desse momento, nasce um grande amor entre eles. A princípio decidem se entregar ao relacionamento, mas logo começam a surgir os obstáculos, como a desaprovação de seus pais, que não aceitam a idéia de ver seus dois filhos como namorados e tentam a todo custo afastá-los.

A história se desenvolve de forma que é impossível parar de ler, pois a vontade de saber o que vai acontecer com Lê e Carol é grande.

Em determinada parte do livro, Caroline (que apesar da pouca idade é corajosa, tem iniciativa e personalidade!) escreve uma poesia inspirada em Leandro, em uma tentativa de se declarar a ele e talvez “organizar” seus sentimentos (se é que isso é possível). O tal poema, intitulado “Todas as estrelas do céu”, me lembrou outro, que adoro: “Via Láctea”, de Olavo Bilac.

Uma história que tem como base o romantismo e vale muito a pena ser lida. Diferente de todos os livros que já li, este ainda não foi publicado.

* Confira outras resenhas no Diário de Leituras (http://diarioleituras.blogspot.com/)!

talita 04/06/2011

...
Eu estava dormindo quando ouvi uma buzina... Era uma moto dos correios, com o que eu eu já estava esperando ansiosamente: o livro "Todas as estrelas do céu".
Eu não sei explicar o que me fascinou nele. Pode ter sido o cheiro, pode ter sido a capa, pode ter sido os personagens, a história, mas provavelmente foi tudo.
Não vou contar a história para não estragar a emoção de quem vai lê-lo pela primeira vez, mas já vou avisando para preparem seus corações para uma viagem, não só na história, mas dentro de si. É um daqueles livros que enquanto você lê, pensa: e se fosse eu?
Um livro que conta uma situação possível, e não é só isso, é uma reflexão, um choque de realidade, uma briga entre moral x imoral.
Leiam, vocês com toda a certeza ficarão pensando ao terminarem: O que eu faria? Eu pensei, pensei, e ainda não sei.

Beca 05/02/2010

Bom!
Bom como eu não faço gerenero de romantica de plantão, o livro não é exatamente a minha praia, me interessei pelo livro sim, o escritor ja está a um bom tempo tentando lança-lo e sem respostas das editoras, pedi um exemplar ao escritor que me deu, e agradeço de coração!
A história é voltada em dois irmão adolescente ela Carol filha do legitima do casal, ele Leandro filho adotado quando bebe! O romance entre eles é puro e é gostoso acompanhar as paisagens do Rio e floripa, mas no começo demorou a descer o "amor" entre os dois, não consegui ver duas pessoas criadas juntas se paixonarem...
Bom óbvio que esse romance não foi aceito pelos pais, e o final...
o final é complicado, acho que cada um teria uma opnião sobre ele, a minha é que não gostei... mudaria o fim! mas Leiam, vamos valorizar nossos novos escritores brasileiros!

Babi Dewet 10/06/2010

Todas as Estrelas do Céu do Enderson
Existem livros de romance e livros que tratam, inteiramente, de romance. Existem as histórias de fantasia, as ficções, os dramas e dos amores eternos. Todas as Estrelas do Céu, do autor Enderson Rafael trata de algo maior que tudo isso. Talvez de tudo isso um pouco. Personagens fictícios em uma eterna fantasia, que amam tanto, mas tanto, que o drama é inevitável. O que é um grande romance sem drama? Sem te fazer ficar aos pés dos personagens aos prantos? Um amor adolescente, jovem e ingênuo que, interligado às estrelas e constelações, mostram um lado pouco explorado dos romances. Não é um amor impossível e talvez nem irresponsável. É um amor diferente, quase inimaginável, sem muitas expectativas mas com grandes vontades.

Enderson Rafael transparece nesse romance uma história linda de amor. Uma história simples, sem dúvidas ou questões mal resolvidas, e mesmo assim super bonita e elegante. A linguagem atual torna a leitura dinâmica e prazerosa. O tema pode ser diferente do que a maioria dos romances por aí, talvez um tema ainda não explorado da mesma forma, mas a beleza está até nisso. Em como se aventurar numa temática tão tabu e transformá-la em uma história tão bonita.

O resto da resenha: http://babidewet.com/?p=878

Enderson está de parabéns. Muito orgulhosa de autores nacionais como ele!

Tathy 05/07/2010

Todas as estrelas do céu por Enderson Rafael
Confira a resenha completa com links ativos e imagens no blog www.tathy.com.br

Título Original: Todas as estrelas do céu
Editora: Novas Idéias
ISBN: 9788560284177
Número de Páginas: 159
Ano: 2010
Avaliação: 5 estrelas - Excelente!!!

Todas as estrelas do céu é a prova de que a divulgação através dos blogs literários funcionam, pois foi desta forma que eu conheci este livro, este autor tão simpático e essa história maravilhosa.

Quando recebi o Todas em casa, enviado com todo carinho pela 2AB, autografado pelo querido Enderson, junto com dois marcadores fofos e duas balinhas com o logo da editora (que realmente adoçaram meu dia) fiquei encantada, mas só quando pude realmente pegar o livro e me entregar a leitura é que notei cada detalhezinho e fiquei durante um bom tempo assim, namorando a capa, a contra-capa com a mensagem da Ju, a orelha da Paula Pimenta, as ilustrações em cada página, o nome de cada capítulo, o cheiro tão bom… ai gente! Como é bom ser viciada. Sei que talvez 50% de quem estiver lendo esse post não entenda o que é isso, mas eu lhe digo que é muito bom, é prazeroso, é satisfatório, é um vício que me deixa insana, mas orgulhosa… Confissões de uma bookaholic a parte, eu adorei mesmo o livro, diagramação perfeita, tudo lindo, tudo caprichado, é o tipo de livro que notamos em cada página e em cada palavra o suor das pessoas que trabalharam para que ele acontecesse e principalmente do autor. E a história não deixa em nada, a desejar…

Leandro é o filho mais velho e adotivo de Marco e Lúcia. Carol, a filha do meio é como qualquer adolescente, mas tem um “q” de poetisa. Ambos foram criados de forma igual para os pais, ou seja, como irmãos. Até que um dia, eles percebem que todo o carinho e afeto que sentiam um pelo outro era muito mais que um amor de irmãos e quando resolvem assumir este amor, sofrem também as consequências… afinal, o que o destino havia preparado para eles? Era justo sofrer negando este amor? Ou seria mais fácil sofrer por enfrentar a família e a sociedade, por viver este amor? Qual era o limite?

Claro que no começo da leitura, uma guerra interna se travou em mim. O fato do Lê ser adotivo, em nada muda a forma como foram criados, como irmãos e eu me perguntava o tempo todo, como seria se fosse comigo? Sabendo de como é a sociedade ou a mim mesma? Eu certamente não teria a mesma garra que a Carol e do Lê, esse casal que me conquistou tão rapidinho, me deixou fascinada, encantada, melancólica e claro, muito muito muito chorona.

De um amor tão pouco convencional, só poderia esperar um final tão surpreendente quanto este.

Só de uma coisa eu tenho certeza: Nunca esquecerei a Carol e o Lê.

I ♥:

(…) dois apaixonados que pecaram em amar num mundo onde todos pecam em odiar…

(…) Os adultos são muito complicados… Será que eles sempre foram assim?

Termino essa resenha com a sensação de que eu poderia falar muito mais sobre o livro, convencê-los do porque deveriam ler e infelizmente não encontro as palavras certas para isto… enfim, se você quer conhecer uma história da descoberta de um amor real, diferente e supreendente, leia ;)

Me despeço, ainda com o coração em prantos…

Mais sobre o livro no HotSite

Sobre o autor: Enderson Rafael é formado em Comunicação Social, redator publicitário e comissário de vôo. Escreveu o Todas as estrelas do céu fazem 10 anos e possui também outro livro publicado: Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes. Ah, Enderson também é parceirão do Eu sou assim e em breve vocês vão poder conferir uma entrevista exclusiva com este tão querido escritor.

dani 07/04/2010

Todas as Estrelas do Céu
Confesso que quando comecei o livro Todas as Estrelas do Céu, eu encarei com um pouco de preconceito a escrita coloquial das falas dos personagens. Entretanto, à medida que eu lia, esse modo de eles se expressarem foi me ganhando porque eu sentia como se eu pudesse realmente viver as situações ali descritas.

Depois de umas seis páginas, eu já me sentia com dezessete anos de novo e percebi a riqueza da forma como o Enderson Rafael construiu os diálogos. A atmosfera dos adolescentes e suas festas, seus conflitos, seus romances é muito mais real do que em qualquer livro que eu tenha lido.

Com relação ao enredo, acredito que no início da história as coisas andaram um pouco rápido e que talvez a descoberta do sentimento que eles tinham devesse ter se prolongado um pouco para fazer um contraste mais forte ao amor fraterno. Contudo, ao longo dos capítulos a situação do Leandro e da Caroline foi se colocando de maneira diferente e parece que o leitor passa realmente a ser convidado a viver o amadurecimento dos dois.

A história, em alguns momentos previsível, consegue reservar surpresas que abalam e deixam o leitor sem palavras. O desfecho do livro com certeza é surpreendente e emocionante.

O que também me chamou a atenção no Todas as Estrelas do Céu foi a descrição dos lugares em que as situações se desenrolavam. O autor parece ter se preocupado em imaginar um lugar real para tudo o que acontecia e achei isso muito legal porque, em meu imaginário, os personagens pareciam mais verdadeiros do que em qualquer história que eu tenha lido. Por ser manezinha da ilha e o livro ter momentos aqui em minha cidade, eu quase sinto como se o Lê e a Carol tivessem realmente vivido aqui. E eu meio que me sinto orgulhosa por isso porque, apesar de lidarem impulsivamente muitas vezes, o Leandro e a Carol realmente lutaram pelo amor que sentiam e fico feliz que Florianópolis tenha servido de cenário pra algo tão digno.

Enfim, Todas as Estrelas do Céu me cativou e com certeza eu lembrarei do Leandro e da Caroline toda vez que eu for aos lugares em que eles estiveram na nossa terrinha.

LissBella 23/07/2010

À este livro... todas as estrelas do céu...
Estou completamente surpresa com o escritor. Onde ele estava escondido todo esse tempo??? Enderson Rafael é leve, dócil, mesmo abordando um tema de tamanha complexidade.

Podem dois irmãos adotivos se amar e viver esse amor??? Bem, se ainda não leu, não conclua... leia, sinta, sofra e experimente um pouco de um amor tão forte, quanto a condenação de amar assim.

Um leitura deliciosa, comovente, reflexiva...

Minhas frases preferidas:

"Sentada na calçada, chorando quase compulsivamente... um abraço terno e tão cheio de carinho... ele ali, para salvá-la da frieza do mundo, dos árduos aprendizados de nossas vidas, mesmo que por apenas alguns breves minutos".

"Naquela noite, nenhum dos dois viria a dormir... tentando entender o que estava havendo em seus corações... dividindo as dúvidas com a escuridão e pedindo conselhos ao silêncio da madrugada".

"O tempo cura as feridas, não as cicatrizes".

"Temer o amor é temer a vida. E os que temem a vida já estão meio mortos".

"Talvez lá tivesse sido feliz sem saber, e isso é característico dos humanos: desconhecer a própria felicidade quando se tem uma".

“O breve futuro os aguardava com implicações no mínimo indesejadas... lá o destino encontraria sua bifurcação, lá era o trevo de suas vidas, e eles não poderiam sequer escolher por qual lado seguir, pois seus poderes estavam aquém de suas vontades."

Delícia de supresa esse livro. Recomendo e re-recomendo!

Ademar Jr 28/05/2010

Todas as Estrelas do Céu
Todo tipo de amor é correto? O amor, sendo o sentimento mais puro, pode ser considerado como pecado? Quando o amor é verdadeiro e vem de ambos os lados não há dogma, crença, tabu, opinião ou qualquer outra coisa que o impeça de acontecer. Senti-lo é o maior prazer, vivê-lo também, ir até o fim é a prova (que nem precisa) para mostrar que uma simples atração na visão de alguns é de fato amor verdadeiro para quem o sente. Complexo? Um pouco, mas foi este o tema que o autor Enderson Rafael escolheu para escrever seu primeiro romance. Alguns dizem que o tema principal de Todas as Estrelas do Céu (1999) é incesto, mas eu digo que seu tema mais profundo é o Amor, para alguns considerado impossível.

Leia minha resenha completa em: http://wp.me/pCGut-jF

Dominique 08/02/2010

Um turbilhão de emoções
Sabe aquele livro que te faz rir, chorar e odiar ao mesmo tempo? Foi assim minha leitura de "Todas as estrelas do céu". Um turbilhão de emoções. O livro possui uma trama maravilhosa e polêmica, que é a relação entre dois irmãos adotivos. Confesso, que se tal caso ocorresse na minha família, eu não saberia como reagir e por isso, antes de ler, tive que tirar as vestes da moralidade e do preconceito. Não há um instante em que você não fique dividida entre aceitar o amor do casal ou ficar do lado dos pais, que também sofrem o impacto de verem seus filhos apaixonados um pelo outro.

A história de Leandro e Carol, é um conto de fadas moderno. No auge da adolescência, das dúvidas e medos decorrentes da idade, uma única certeza paira obre os dois: amor que havia nascido puro e inocente. A trama é centralizada, a todo momento nos dois, descrevendo seus sentimentos, medos e angústias do futuro. Os capítulos fazem jus ao título do livro: cada um possui o nome de uma estrela. Achei sensacional. Além disso, os capítulos são curtos, o que não cansa muito o leitor. Outra coisa que me deixou sem ar, foi a poesia que dá nome ao livro, escrita por Carol para Leandro, "Todas as estrelas do céu". Tem tanto sentimento, tanto amor, que somente quem ama entende. A última carta, então... Aff! Admito: chorei!

Apesar de em 1999, ser ainda muito criança, eu adorei as menções a algumas bandas, como Guns N' Roses, Pink Floyd, Alanis Morissetti e Britney Spears. Carol e Leandro realmente possuem bom gosto para a música. Nem o É o tchan, famoso na época, o autor esqueceu de fazer uma breve citação. Acompanhar a leitura e ouvir a música citada, me deixou muito sensível, principalmente na música "No Pressure Over Capuccino". Quase chorei também com "November Rain". Esses pequenos detalhes não fazem sentido durante a leitura, se não forem ouvidos, sentidos. A emoção dos personagens passa a ser a sua emoção. Você é o Leandro. Você é a Carol. E quando você faz parte do cenário, da história, tudo muda.

E os cenários da história? Enderson Rafael escolheu lugares perfeitos para um romance. O romance começa em Teresopólis (Rio de Janeiro), passa por Búzios (ual!) e depois para Florianópolis. As descrições são maravilhosas e te fazem viajar. Se você, leitor, tiver oportunidade de pesquisar fotos desses lugares, não irá se arrepender.

Enfim, eu realmente gostei do livro, mas acho que o final aconteceu muito rápido. Não entendi as motivações do pai do casal, no final, pois em um capítulo anterior, ele parecia estar lúcido e compreensivo e de repente, mudou de atitude. Acho que essa parte deveria ter tido um pouco mais de atenção. Mas tirando esse pequeno fato, é uma linda história de amor com um final surpreendente. Parabéns, Enderson Rafael.

Veja mais:

Lariane 08/03/2010

Euzinha, sou uma catarina orgulhosa da minha Província e adoooorei o fato do romance passar em Teresópolis-RJ conjuntamente com Florianópolis - na minha Bela e Santa Catarina, assim descrevendo lugares já visitados por mim. E além disso, e mais importante, os personagens passam em Joinville. Mesmo só de passagem pela BR, me senti orgulhosa... minha cidade no super romance do Enderson Rafael. Uauuu, belisca a Lari... kkkkk... me senti... Genteeeeee, eles passaram por aqui...helllooooo.... super importante... kkkkk... Mas vamos ao que interessa, tentar falar um pouco sobre esse livro sem ser repetitiva, afinal, todas nós já sabemos que o livro é MARA...

Primeiro fato: esse livro contagia, a leitura começa e você não consegue tirar os olhos das páginas, nos deixa curiosa querendo saber mais e mais, ficamos num gostosa expectativa. Outro fato legal, é que o autor respeita o sotaque aonde o livro passa, a fala do "manezinho" é bem descrita, me senti em Florianópolis. Isso demonstra que o autor respeito o contexto onde o livro passava, fato muito importante e relevante.

Com uma sensibilidade ímpar, Enderson Rafael nos presenteia com um lindo romance de dois adolescentes, mas com emoções e sentimentos enormes.
Carol e Leandro, criados juntos como irmãos de sangue, aos poucos vão descobrindo os sentimentos de homem/mulher, descobrindo que há um lindo amor entre eles.
Infelizmente para eles, os pais não conseguem compreender. E eu entendi. Imagina vocês, terem uma filha biológica e um filho do coração e ambos quando adolescentes resolvem namorar? Claro que serão contra, imaginarão que é somente uma confusão relativa a pouca idade. Fato que aconteceu no livro.
Assim, Carol e Lê, acabam sendo separados, um e cada canto. Entretanto, isso não faz o amor diminuir, somente virar mais precioso.

No começo do romance, cheguei a questionar a força do amor entre eles, contudo, a seqüência da história me fez acreditar num Romeu e Julieta moderno. Amor impossível, possível amor? A coragem dos personagens em lutar, crer na força é incrível.

E mais incrível ainda é o final. Com uma reviravolta enorme, ele termina de nos cativar e impressionar.

Ainda não sei por que as editoras não publicaram esse livro. ACORDEM. Sucesso já acontecendo. O livro é excelente.

Ju 20/02/2010

Finalmente li o tão falado livro aqui na blogosfera, o Todas as Estrelas do Céu, de Enderson Rafael. Em todos blogs que lia, o livro estava com críticas muito boas, o que acabava me deixando mais curiosa.
Para quem ainda não sabe do que se trata a história, segue a sinopse aí:
"Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro?

Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média, ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se vêem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada. O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua própia consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente.

"Todas as estrelas do céu". Uma obra polêmica e doce ao mesmo tempo, com um tema inusitado, falado de igual para igual com os jovens ou mesmo para quem já passou da adolescência."

Como viram, o tema é um pouco diferente e incomum do que estamos acostumados a ouvir falar. Tudo bem que eles não são irmãos biológicos, mas há um laço parental que acaba complicando essa relação.
Além disso, os lugares narrados é um ótimo guia turístico para quem não conhece o litoral sul, como eu. A cada lugar que era narrado, eu ficava com mais vontade de estar ali junto com Carol e Le. Aliás, enquanto lia, me imaginava fazendo parte do circulo de amizade deles.
O livro acaba retratando bem como é essa fase da adolescência, onde nada é impossível. Mostrando a coragem ao enfretarem um problema, de viver a paixão intensamente, ou seja, de se aventurar pelo mundo afora sem medo do que venha a acontecer.
Quanto ao autor, o Enderson é brasileiro e já tem um livro publicado, Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros e simpatizantes. Porém o Todas as Estrela do Céu ainda não foi publicado. Não entendo o porque, pois a história é muito boa. Mas espero que seja publicado logo, estou torcendo para que isso ocorra o mais rápido possível. Então, enquanto o livro não é publicado, o próprio autor tem disponibilizado a partir do próprio bolso exemplares do livro para sorteio e espalhando em alguma cidades, assim auto se divulgando.
Para quem tiver a sorte de ganhar ou então achar perdido por aí, não percam tempo e leiam, pois vale a pena. Ah, e sem contar que trata-se de um autor brasileiro e temos que valorizar o trabalho deste. Já que ultimamente, o mercado de livros só tem publicado autores internacionais.