Todas as Estrelas do Céu

Todas as Estrelas do Céu Enderson Rafael

Resenhas - Todas as Estrelas do Céu

Naty 28/09/2011

www.meninadabahia.com.br

“A verdade é que ‘estrelas’existem muitas mesmo, espalhadas por todos os cantos, na minha, na sua vida”
Enderson Rafael

Sempre ouvimos histórias sobre estrelas. O autor desse livro diz que corações apaixonados são como um céu estrelado de supernovas, com seu brilho lindo e ofuscante, mas que se gasta rápido demais. Certa vez ouvi dizer que quando morremos viramos um pontinho no céu. Uma estrela.

Caroline e Leandro são irmãos de criação. Sempre conviveram juntos. Mas com o início da juventude eles percebem que tem algo “errado”. Sentimentos começam a surgir, sentimentos nada fraternos.

Como dizer ao seu irmão, de criação, mas mesmo assim irmão, que você está apaixonada? Como fazê-lo entender que não é pecado e sim uma benção? Carol e Lê se amam, eles não queriam, é errado, mas é mais forte do que eles. Eles não conseguem ficar separados, a única solução é namorarem escondidos. A descoberta um choque para seus pais.

Acreditando que são imbatíveis eles continuam essa linda história de amor, até que por um descuido eles acabam por se entregar aos pais. É quando o pesadelo começa. Lê é obrigado a estudar em outro estado, enquanto Carol vai morar com uma tia. O amor deles é pecado.

Mas como pode ser pecado ser amado e correspondido? Como pode ser pecado um sentimento tão lindo? Inconformada Carol traça um plano de resgate a Lê. Ela vai trazer seu amor de volta, seus pais precisam entender que sem o Lê ela não é ninguém.

Todas as estrelas do céu, Enderson Rafael (Novas Idéias, 160 pág.) é um romance com um tema polêmico e super atual. Incesto é pecado, é reprovável e moralmente errado. Mas não é crime. A paixão entre irmãos de criação, que não possuem lanços consangüíneos, também é moralmente errada? Essa e outras perguntas ficam martelando em nossa mente a todo o instante. Esse romance de estréia de Enderson Rafael é comovente. O desfecho teria deixado Shakespeare orgulhoso.

Recomendo.

Pâm 22/11/2010

Infelizmnte nao foi um livro em que me entreguei, esperava muito mais dele. O livro nao me manteve acesa em cada pagina que lia.
O livro é envolvido com mistura de poesias e "Romeu e Julieta" e nao me mostrou exatamente o AMOR o DESEJO entre os dois.

Estava numa espectativa que só!!! e infelizmente nao foi o esperado.

Ederson aguardo outros livros e quem sabe assim poder me perder em cada pagina!!!!

Ademar Jr 28/05/2010

Todas as Estrelas do Céu
Todo tipo de amor é correto? O amor, sendo o sentimento mais puro, pode ser considerado como pecado? Quando o amor é verdadeiro e vem de ambos os lados não há dogma, crença, tabu, opinião ou qualquer outra coisa que o impeça de acontecer. Senti-lo é o maior prazer, vivê-lo também, ir até o fim é a prova (que nem precisa) para mostrar que uma simples atração na visão de alguns é de fato amor verdadeiro para quem o sente. Complexo? Um pouco, mas foi este o tema que o autor Enderson Rafael escolheu para escrever seu primeiro romance. Alguns dizem que o tema principal de Todas as Estrelas do Céu (1999) é incesto, mas eu digo que seu tema mais profundo é o Amor, para alguns considerado impossível.

Leia minha resenha completa em: http://wp.me/pCGut-jF

LissBella 23/07/2010

À este livro... todas as estrelas do céu...
Estou completamente surpresa com o escritor. Onde ele estava escondido todo esse tempo??? Enderson Rafael é leve, dócil, mesmo abordando um tema de tamanha complexidade.

Podem dois irmãos adotivos se amar e viver esse amor??? Bem, se ainda não leu, não conclua... leia, sinta, sofra e experimente um pouco de um amor tão forte, quanto a condenação de amar assim.

Um leitura deliciosa, comovente, reflexiva...

Minhas frases preferidas:

"Sentada na calçada, chorando quase compulsivamente... um abraço terno e tão cheio de carinho... ele ali, para salvá-la da frieza do mundo, dos árduos aprendizados de nossas vidas, mesmo que por apenas alguns breves minutos".

"Naquela noite, nenhum dos dois viria a dormir... tentando entender o que estava havendo em seus corações... dividindo as dúvidas com a escuridão e pedindo conselhos ao silêncio da madrugada".

"O tempo cura as feridas, não as cicatrizes".

"Temer o amor é temer a vida. E os que temem a vida já estão meio mortos".

"Talvez lá tivesse sido feliz sem saber, e isso é característico dos humanos: desconhecer a própria felicidade quando se tem uma".

“O breve futuro os aguardava com implicações no mínimo indesejadas... lá o destino encontraria sua bifurcação, lá era o trevo de suas vidas, e eles não poderiam sequer escolher por qual lado seguir, pois seus poderes estavam aquém de suas vontades."

Delícia de supresa esse livro. Recomendo e re-recomendo!

Nia 03/01/2012

Todas as estrelas do céu
Você já parou para pensar em como seria se apaixonar por uma das únicas pessoas que você não pode amar? Ou melhor, já parou pra pensar até onde se pode controlar e julgar o amor? Amor é amor em qualquer circunstância, de qualquer maneira... Então por que ainda em alguns casos amar se torna tão difícil?

Acho que essa foi umas das principais perguntas que se formaram na minha cabeça quando eu fechei o livro do Enderson e sequei algumas lágrimas que estavam escorrendo pelo meu rosto. Até quando as pessoas vão se achar no direito de julgar, ou decidir quem outras pessoas devem amar?

O livro do Ende (ele é meu amigo, posso chamar ele assim rs) trata de um assunto super polêmico e com certeza vai te fazer pensar muito em certos aspectos da nossa vida. A Carol e o Lê são irmãos adotivos, ele deixado na porta do casal alguns dias depois de ter nascido, e ela a primeira filha biológica do casal Marco e Lúcia.

Carol é uma menina tranquila, que se expressa através da poesia e que sempre sonhou com o príncipe encantado. Leandro é descolado, inteligente, carinhoso e o sonho de muita menina por ai! Tanto um como o outro sempre procuraram nos seus relacionamentos encontrar a pessoa certa pra dividir os medos, as inseguranças, os momentos felizes e os difíceis também...

O que nenhum dos dois podia imaginar é que a pessoa certa estava bem ao lado, dentro de casa e era chamado de irmão(ã).

À partir dessa descoberta, tanto a vida de Lê, quanto a de Carol muda radicalmente. No começo, o medo da reação dos pais e das pessoas é bem maior do que qualquer vontade de estarem juntos... eles conversam muito, tentam encontrar uma saída, mas o amor fala mais alto e os dois acabam se entregando ao sentimento mais puro que pode existir, o amor verdadeiro!

Mas nem tudo são flores e quando os pais descobrem sobre esse namoro visto por eles como algo errado, Leandro e Carol são separados da maneira mais drástica que pode existir. Ele volta pra cidade natal - Florianópolis - e ela continua no Rio morando com a família.

Os dois tentam seguir a vida... Carol tenta se reaproximar do ex, Leandro faz o mesmo, mas nada, nada pode apagar esse sentimento e em uma tentativa desesperada de viver essa história, Carol mente pros pais e vai ao encontro do 'irmão'. À partir dai, a história se torna ainda mais comovente e o final é surpreendente! Preciso parar os meus dedos ou então conto a história toda pra vocês e o Enderson me bate! (Medo dele rs)

A verdade é que já mandei um email gigantesco pra ele falando sobre tudo que eu senti pelo livro e eu poderia ficar aqui mais algumas horas escrevendo e nenhuma palavra conseguiria definir o meu encantamento pelo livro e pelo autor dele =)

O Todas me fez quebrar meus próprios preconceitos, fez com que eu me colocasse nessa situação e me perguntasse até onde eu iria, ou até onde interferiria se isso estivesse acontecendo perto de mim. Talvez eu não tivesse a mesma coragem que a Carol teve, talvez eu renunciasse ao sentimento por medo do que as pessoas pudessem pensar... Ou então talvez eu como boa romântica faria tudo exatamente igual!

A verdade é que a lição do livro é uma só! Chega de preconceitos, de opiniões formadas... porque duas pessoas que foram criadas como irmãos, mais que na verdade não são, não podem se amar? Por que é que duas pessoas do mesmo sexo não podem ser felizes juntas? O mundo não seria um lugar bem mais bonito se o amor reinasse por todos os cantos?

Fica então a questão pra vocês me responderem: Até onde se pode julgar o amor e a forma de amar dos seres humanos?

Danni 12/11/2011

Mais um Romeu E Julieta
"Seja paciente,os ponteiros do relógio são seus amigos e,embora lento as vezes, as vezes velozes,nunca se adiantam ou se atrasam.Posto isso,espere,meu querido, que o tempo será generoso com você." pág46

Todas As Estrelas Do Céu conta a estória de Leandro e Caroline que se apaixonam perdidamente, porém são irmãos, mas Lê é adotivo, ou seja não são irmão de sengue.

Eu achei o assunto bem forte na realidade, pois querendo o não são irmãos de coração, criados juntos deste pequenos.
Hoje em dia a adoção está bem em alta, e é uma coisa que pode acontecer. Mas a sociedade condena. Assim como primos se apaixonar.

Achei super cansativo a narração de vários lugares no livro, não precisava disso. Nos leitores não somos tão burros assim em saber onde fica os lugares.

O final é trágico,típico de Romeu E Julieta.Livro bem rápido de ler, bem estilo sessão da tarde.

"Temer o amor é temer a vida,e os que temem a vida já estão meios mortos." pág 55

"São demais os perigos desta vida para quem tem paixão..." pág 60

"Eu acho que a vida é um grande jogo.Só que o cara que o fez não deixou todas as regras bem claras.Aí,nós acabamos por jogar errado e quebrar a cara.É um jogo completo,na verdade completo demais,e por isso,um erro muito grave pode implicar a morte,e todos temos medo de sair do jogo..." pág 125

"A Maior escola que existe é a vida.Pena que ela mata todo os alunos no final do curso." pág 125

Thaís 13/09/2010

Leandro e Carol são dois adolescentes como eu e talvez como você, logo nos identificamos rapidamente com o mundo dos dois. O amor que vai crescendo entre os dois é lindo e puro, não há malícia há só o amor. Somos levados ao mundo dos dois personagens, ficamos sabendo de suas duvidas, suas vontades.

Muitas pessoas podem não concordar, mas ao seguir a leitura do livro vamos torcendo cada vez mais pelo amor dos dois, apesar de diferente é lindo e sincero. Sem nenhuma solução para o relacionamento dos dois a única coisa que resta é esconder de todos, principalmente de seus país. Mas quando a verdade é revelada vemos o baque de realidade que é posta na vida de Le e Carol, nem sempre tudo na vida é fácil, e lidar com esses problemas também não.

A maneira como os pais dos "irmãos" agem é injusta, mas é a maneira que 99% dos pais iriam reagir, superar isso é o papel do casal. Apesar da distancia e das barreiras impostas ele tentam ao todo custo viver esse amor e essa é a lição que devemos ter. Viver aquilo que podemos ter.

Depois da metade do livro, a história se passa na minha maravilhosa (Terra Natal) Florianópolis, onde ocorre o desfecho. Devo falar Enderson, que amei todas as descrições perfeitas que você fez de Floripa, desde todas as praias, pontos turísticos até o jeito cantado de falar (que eu perdi... o sotaque). Ainda citou o povo do Energia e Geração (colégio tradicionais de Floripa, só esqueceu o Catarinense). Não conheço Teresopolis, mas tenho certeza que as descrições suas no livro estão totalmente perfeitas com a cidade.

Veja a resenha completa no meu blog: http://obsessaoliteraria.blogspot.com/2010/09/todas-as-estrelas-do-ceu-de-enderson.html

Manu 23/09/2010

Estou sem palavras. Passei a tarde lendo " Todas as Estrelas do Ceu " e nao acredito que ja acabou. Eu ja tinha ouvido varias pessoas falarem que o livro era muito bom, mais eu nao esperava tudo isso! Eu juro que mecheu comigo, eh maravilhoso e eh incrivel como Enderson conseguiu retratar claramente a paixao adolescente. Uma paixao avassaladora e que nao mede consequencias. Sinceramente foi um dos poucos livros que mecheram comigo. Incrivel, maravilhoso, lindo, criativo, e mais todos os adjetivos positivos possiveis. Enderson Rafael, pra mim, eh o Nicholas Sparks do Brasil. Muito obrigada por escrever um livro assim, so eu sei como me inspirou e ao mesmo tempo me revoltou. hahah comprem, baixem, nao importa, deem um jeito de ler essa maravilhosa obra!
Enderson, voce ganhou mais um fa.

Beatriz 26/08/2010

Para o verdadeiro amor, todas as estrelas do céu.
Todas as estrelas do céu é um romance adolescente, porém com uma carga social muito maior. a história envolvendo um semi-incesto (pode-se assim dizer) é envolvente. Carol e Leandro vivem um amor puro e sincero com toda intensidade que conseguem. Os pais atrapalham. Os namorados seguem seus corações até que a morte os separe. Ou junte, na verdade.

É uma lição e um puxão de orelha para as pessoas que abdicam de seu amor e de sua felicidade por conta de padrões éticos, morais que não convém quando o assunto é coração. Dois adolescentes que sentem como verdadeiros adultos. Uma história muito bonita.

Deve-se dar ênfase na maturidade com que Carol escreve. Seus poemas eram simplesmente aconchegantes e o final (com uma carta de despedida) é maravilhoso.

Psychobooks 18/04/2010

Hoje vamos falar de um autor brasileiro que tem distribuído sua obra gratuitamente, já são mais de duas centenas de cópias espalhadas por vários estados brasileiros.
Enderson Rafael é formado em Comunicação Social, 29 anos, tem um livro publicado ("Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes") e escreveu este romance, Todas as Estrelas do Céu, quando tinha 19 anos.

A Carol e o Leandro cativam logo nas primeiras páginas, poesias, olhares sutis, o frio na barriga, um ciúme fora de hora, assim acompanhamos o amor se revelar, o romance acontecer. E agora? O que fazer? Contar para os pais? Para os amigos?
Junto com esse romance muitas questões aparecem e será que seus pais vão aceitar esse amor, que já não é de 'irmão'?

Quer ler mais? Acesse o blog: http://migre.me/xCnA

Ligia Paulino 05/03/2011

Fiquei conhecendo o "Todas" através do Twitter, alguns blogs na qual sigo começaram a divulgar o trabalho desse autor super simpático, li algumas resenhas, a sinopse e isso só fez a minha vontade de lê-lo aumentar cada vez mais, participei de algumas promoções e adivinhem? Isso mesmo não ganhei, e assim ele foi para a minha listinha de desejados e a vontade crescendo, bem criei vergonha na cara e no bolso rsrsrs ... e em um dia no twitter o Ederson anunciou que a 2AB estava vendendo o exemplar e quem comprasse o End estava no loja nesse momento e mandaria o livro autografado =), então não pensei duas vezes e comprei na mesma hora.

Começo falando da estrutura do livro, a capa é linda gente! o livro todo em sim foi muito bem trabalhado, pude ver no decorrer da leitura, que todos aqueles que ajudaram o "Todas" a chegar em nossa mãos lindo como está agora fez com muito carinho e agradeço por isso, Obrigada!. Em cada capitulo vemos algo novo, adorei os detalhes das constelações em cada página e no começo de cada capitulo temos o nome de uma constelação e o seu formato!! eu amei cada detalhe presente no livro!

Não tem como largar o livro antes que ele chegue a seu fim, no dia que fui ler o "Todas" ele foi único, foi a primeira vez que fiz algo diferente. Sempre que leio ou é no meu quarto ou na casa da minha avó, mais nesse dia me deu uma vontade de fazer algo diferente, quando ia começar a ler me deu vontade de não lê-lo em casa, peguei o ónibus e fui para um lugar em que eu sempre quis separar um dia para ler e nunca fui, na praia. Era mais ou menos 14:00 horas quando sai de casa, só vim chegar em casa novamente aproximadamente 18:00 horas. Assim que terminei de ler o livro o por do sol foi iniciado e não resisti em apreciar a linda paisagem e foi assim um dia que fiz algo que gostaria de fazer e que combinou bastante com o livro que li! eu amei.

A história, o romance, a lição de vida, a reflexão que ele nos faz ter é maravilhoso o End sob colocar em apenas 160 páginas um obra surpreendentemente linda! Não terei como esquecer o Léo e a Carol! Enderson você está de parabéns!

O "Todas" é o primeiro romance lançado pelo Enderson, uma linda história de amor, que nos faz refletir bastante noque achamos ser o certo ou o errado, temos mesmo esse poder de julgar? conceitos, crenças presentes na sociedade, será que o que pensávamos está colocando as coisas no lugar, não estaríamos assim desajustando tudo?

Em "Todas as Estrelas do céu" presenciamos uma obra polêmica mais que é doce ao mesmo tempo, com um tema inusitado (primeira obra que leio sobre o assunto), é um livro adolescente, mais não necessariamente só para os adolescentes, a descoberta do primeiro amor, um romance cativante que nos mostra os obstáculos da vida, nos faz refletir questões do tipo, até que ponto os pais podem tomar decisões pelos filhos? Tudo é valido quando o amor está em jogo? questões essas que eu não refletia até o momento que terminei de ler o livro. Recomendo sim e afirmo que esse foi um dos melhores se não o melhor livro da Nossa Literatura Nacional que mais gostei.

beijocas ;**

12/02/2010

"Como vide, a areia beija o mar, e ninguém se opõe. Eles também são irmãos, e Deus consente.."
No começo, me interessei pelo livro principalmente pela história ter seu início em Teresópolis, onde eu moro, pois não são muitas as pessoas que resolvem escrever sobre a cidade. Amei o livro, não tive vontade de largar antes de terminar de ler! Gostei muito da narrativa e de como os diferentes lugares em que o livro se passa foram retratados. Parecia que eu estava realmente lá com Carol e Leandro, desde Teresópolis até Florianópolis e fiquei com muita vontade de visitar alguns lugares da história que ainda não conheço.

Apesar de nunca ter passado nem conhecido uma história com as dificuldades que eles tiveram, me identifiquei muito com alguns momentos que passei, amores meio "impossíveis". Queria ter ido lá e mudado o final da história :/ Fiquei com muita raiva dos pais deles, por um momento até achei que as coisas fossem se acertar de um jeito diferente. O que Carol escrevia me tocava muito, os poemas eram lindos e o jeito protetor que Leandro tinha com ela era único.

E apesar de não entender nada de constelações, achei muito criativos os nomes dos capítulos :)

Um livro muito emocionante, com uma história linda de amor puro e sincero! Valeu a pena ter corrido atrás do livro.. Parabéns, Ende! Recomendo, com certeza =)

Quemlefazfilme 13/03/2010

Todas as Estrelas do Céu - http://quemlefazseufilme.blogspot.com/
Lúcia e Marco pretendiam ter um filho. Aquele lindo bebê deixado na porta somente adiantou as coisas.
O tempo passa e Marco e Lúcia tem mais duas filhas formando assim : Marco, Lúcia, Leandro, Caroline e Maria Eduarda com dez anos de diferença de Carol. O amor não escolhe endereço e por mais que Leandro e Caroline tivessem sido criados como irmãos, não havia nada capaz de impedir a força desse sentimento tão puro e verdadeiro chamado amor.
Outros rapazes na vida de Carol e outras garotas na vida de Leandro, não conseguiram segurar o nascimento do amor entre eles. Tentaram e por vezes a pergunta pairava no ar: Por quê não podemos escolher quem amar ?
Dúvida, medo e preconceito acabam girando a cabeça de dois adolescentes que se descobrem cometendo um suposto incesto. Suposto, pois Leandro era adotado e foi criado como irmão de Carol mesmo sem laços de sangue.
Para os pais os dois eram irmãos e pronto. Aquilo era errado !
Na adolescência tudo toma uma proporção muito grande e não foi diferente com Lê e Carol. Muito amor, muita necessidade e muita pressa de ficar juntos acabaram os levando para um caminho sem volta.
Com verdadeiros paraísos como cenário ( Floripa, Teresópolis e Búzios) o livro encanta a cada capítulo, ou melhor, a cada constelação. Sim, porque cada capítulo leva estratégicamente o nome de uma constelação. Lindo não é ?
Com palavras simples e ao mesmo tempo tão profundas o autor nos leva ao universo de Lê e Carol onde o sentimento e a poesia vivem um para o outro. Cada página nos leva a torcer por esse amor. Acreditando que o amor verdadeiro pode vencer qualquer obstáculo.
Céu, estrelas, constelações, músicas e muita poesia marcam o livro de Enderson Rafael. Que soube como prender o leitor em um assunto polêmico com delicadeza e maestria.
O livro realmente me prendeu e me fez torcer até o fim por Lê e Carol. Ainda agora escrevendo aqui, sinto como o amor na adolescência tem força e magia capazes de nos dar coragem para vencer o mundo.

Como quem lê faz seu próprio filme, o meu teve praia, beijos molhados e muito demorados, viagens, acampamentos e algumas mentirinhas para os pais. No meu filme, voltei um pouco a minha adolescência e revivi momentos emocionantes, viagens com turma de colégio e amizades inesquecíveis.

Ao autor , desejo sucesso e que muitas outras pessoas possam assim como eu, torcer por Lê e Carol e ter a oportunidade de conhecer um pouco mais de seu devaneio estrelar.

Sucesso !

Beijos de fada.
Luka.

bizinhavieira 06/02/2011

Todas as estrelas do céu
Desde sempre adoramos livros protagonizados por casais impossíveis, amores proibidos. Romeu e Julieta que o digam. Mas ao contrário deste casal os protagonistas de "Todas" não são de famílias inimigas. O problema é muito maior: eles são irmãos. Leandro, filho mais velho do casal, foi adotado ainda bebê depois de ser abandonado na porta da casa deles. Alguns anos depois nasceu Carol e mais tarde Maria Eduarda.

O livro já começa com Leandro e Carol apaixonados um pelo outro, mas ainda inconscientes desse fato, acreditando que o que sentiam se devia ao fato de serem irmãos e grandes amigos. Mas aos poucos vão descobrindo essa nova face do sentimento que nutriam um pelo outro. E a confusão ao descobrir que era recíproco.

E o que fazer quando se é refém de um amor condenado pela sociedade, proibido pela justiça e incompreendido por todos? Alguma coisa pode acabar com um sentimento desses? O autor nos carrega pelos medos, inseguranças e certezas desses dois adolescentes em frente a um amor tão intenso quanto tudo que acontece nessa fase da vida. Um romance que faz o leitor sorrir, chorar, torcer e pensar. Como todos os adolescentes, Carol e Lê são puro sentimento e isso se espelha no leitor. Recomendadíssimo.

FRASES
"Sabe, minha filha: os homens se gabam de mandarem no mundo, só que se esquecem que as mulheres se gabam de mandarem neles..." p.48

"Minha irmã, minha amada, meu anjo: nenhum amor é amaldiçoado, esta é justamente a face mais perfeita do imperfeito ser humano." p.61

"- Cara, este teu sotaque de 'manezinho da Ilha' é muito maneiro...
- Ah, Leandro, vai tirar sarro da cara de outro, vai! Tu és tão catarina quanto eu, e ilhéu ainda por cima... Pelo menos não fui eu que fui morar no Saco dos Limões quando nasci...
- Só faltava essa, tirar onda porque era um recém-nascido que morava no Itacorubi... Você é incrível, Luiz..." p.122

-- Mais resenhas em http://bizinhavieira.blogspot.com