O Fim

O Fim Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: O Fim

Gláucia 09/07/2011

O Fim das Desventuras? - Lemony Snicket
Bem que o autor avisou desde o início não se tratar de um livrinho feliz... Fiquei um pouco decepcionada com O Fim por ser meio confuso e não explicar a maioria dos mistérios que me envolveram durante a leitura dos doze volumes. Nada se esclareceu completamente, ficou tudo no ar. É o tipo de leitura que deixa margem a cada um interpretar como queira.

Livia 02/09/2012

O fim
A unica coisa a se dizer sobre o fim de o fim é que realmente o fim de o fim tem um fim tão mau quanto o mau começo.

Lise 30/08/2012

Ideia muito boa, mas a prática deixa a desejar...
A ideia é muito boa: de ser daquelas séries em que você tem que fazer uma investigação para saber o que de fato aconteceu – curiosamente, é o que o “autor” Lemony Snicket faz para descobrir a história dos Baudelaires. O problema é que a série é extensa demais, as pistas para desvendar os segredos ficam perdidas no meio de tantas páginas, o que só uma segunda leitura muito atenta vai resolver. Outro problema é que até o 6º Livro (O Elevador Ersatz) você já se cansou da repetição do Conde-Olaf-se-disfarçando-Baudelaires-fugindo e está querendo ler bem rápido pra terminar logo a série (que por sinal nem está na metade (!)) e já não está mais prestando atenção em nada que poderia ser uma pista. Eu entendo a ideia de 13 livros por ser o número 13 simbólico de azar e blá, blá, blá, mas muita coisa ali é só pra ajudar a completar o número, muito dispensável, tornando a leitura cansativa. Repito, a ideia é ótima, o estilo de escrita é maravilhoso, mas a leitura só vale a pena se você tiver coragem, muio tempo e bastante paciência.

Marcos.Detanico 29/04/2024

No último livro da série "Desventuras em Série", "O Fim", confesso que me peguei surpreendido. Depois de alguns volumes que pareciam arrastados e repetitivos, este livro finalmente deu corpo à trama e trouxe respostas para muitas das perguntas que estavam martelando minha mente. Mesmo que algumas pontas tenham ficado soltas e algumas histórias finais não tenham sido contadas, achei o desfecho bastante satisfatório. Ver o desenvolvimento dos personagens ao longo da série culminar neste último capítulo foi emocionante e, apesar de algumas incertezas deixadas no ar, fechei o livro com um misto de satisfação e saudade da jornada dos órfãos Baudelaire.

apenas.sarah 18/12/2022minha estante
Que bonitinhoooo ?

Gabriel 05/12/2012

Tudo o que é bom acaba. Ou não.
"Mau Começo" foi o primeiro livro que li do gênero, e um dos primeiros que li na vida, pelo que me recordo (após uma coletânea de contos infantis, e de alguns livros de caráter duvidoso sobre vegetais falantes). De imediato, me apaixonei pela história e pelo modo de escrever de Lemony Snicket, escrita que é um tanto peculiar - palavra que aqui significa: "brinca com referências e nunca diz o que realmente está dizendo". A cada volume, um elemento incomum era explorado, e a dimensão das desventuras dos Baudelaire aumentava.
Confesso que demorei muito mais do que gostaria para ler todos os 13 volumes (graças a um inimigo disfarçado de atendente de livraria), e só hoje terminei o fim de "O Fim". Mais uma vez Snicket se superou, entregando uma bela história, que não apenas encerra a série, como também é uma bela demonstração de como as perfídias do mundo estão em todo local. Sim, porque, não há lugar sereno no fim, ou no fim d'O Fim, como preferirem.
Snicket explora a inquietação humana; o fato de como nós nunca estamos contentes com nada, como nosso segredos podem nos destruir, e de como tanto faz se você é uma pessoa nobre ou um vilão, porque em algum momento vamos terminar todos juntos no mesmo barco.
O Fim encerra (?) com chave de ouro as Desventuras em Série, e prova que uma história não precisa responder todas as perguntas para ser uma boa história. Não consegui parar de soluçar ao terminá-lo, e não sei se pararei algum dia.
O último volume, na verdade, não é o fim: é o começo de uma outra desventura em particular, e o meio da maior desventura de todas.

Carol Pita 17/05/2021

Finalizada a história que começou em Mau Começo
Fiquei feliz de chegar até aqui, mas admito que esperava mais respostas definitivas. Acho que muita coisa continuou no ar, não sei. Demorei muito a entrar nessa última história, achei que o desenvolvimento foi mais lento que normalmente, por isso esperava um final mais impactante. Mas ainda vou ler outras resenhas pra ver se mudo de ideia. De um jeito ou de outro, é uma série muito boa, e o melhor nela é a construção de personagens, e claro, a escrita do autor. E o jeito como ele se insere como personagem é sensacional! A gente passa tanto tempo acompanhando a evolução dos personagens que eu senti falta de que cada um tivesse um final decente hahahaah alguns nem apareceram nesse livro. Mas entendo, o foco aqui são os Baudelaire. É isso, to confusa ainda se achei esse livro uma boa conclusão.

Ivi 16/04/2012

Com o final da série, fiquei querendo saber mais sobre o Conde Olaf e os trigêmeos Quagmire. É uma série enganadora (no melhor sentido), nada é exatamente o que parece ser. Nem mesmo os Baudelaire.

Carol.Correia 23/06/2022

A vida continua...
Em toda história, esperamos um final feliz. Já, em Desventuras em Série, você consegue imaginar qualquer final trágico e relativamente triste.
A história dos irmãos Baudelaire tem um pouco de tudo, o que torna simples e gostosa a leitura de 13 volumes. Amizade, lealdade, esperança, uma boa dose de esperteza, uma imaginação enorme, boas doses de risadas e uma torcida gigante para que o vilão( que afinal, mostra algum sentimento bom no fim) tenha um final horrível e trágico.
São tantas aventuras, tantos personagens que consequentemente se relacionam, ao final tudo se resume a família, ao amor e à coragem.
Devorei a série e com certeza recomendo! Mesmo com ódio, as vezes; se perdendo nas loucuras das palavras em outras,torcendo desesperadamente por um acontecimento feliz na vida da Violet, Klaus e Sunny...Ironicamente, no final, a felicidade deles é encontrada no terem um ao outro, seja nos momentos ruins, seja nos momentos bons.
Muitas desventuras e diferentes ideias do que realmente é "o fim".

Jean Silva 01/05/2023

"Não importa o quanto se lê...
... a história inteira jamais poderá ser contada".

É isso, Desventuras em Série terminou exatamente como começou, cheio de tristezas, enigmas e respostas que apenas trazem mais mistérios. A série é muito boa, foram 13 livros - a maior que li até então -. Confesso que em alguns momentos fiquei saturado, mas acho que não teria como ser diferente, é muito longo, e é impossível que todas as páginas fossem prazerosas. Uma coisa é certa, posso dizer, a escrita dessa história é muito singular, o autor tem uma capacidade interessante de desvirtuar palavras e colocar coisas sem sentido absolutamente do nada no meio da história, achei isso muito bom, embora tenha ficado estressado em alguns momentos hahaha. E mais, todos os livros são muito fáceis de serem lidos, e muito proveitosos.
Já fiz esse paralelo em livros anteriores, mas não canso de falar, esses livros trazem um grande ensinamento sobre alguns aspectos da vida humana, realmente é um ponto muito legal a ser debatido.
A vida dos Baudelaire foi muito complicada, e olha que o leitor não teve acesso há muitas coisas. Mas no geral, é assim que funciona na vida real também.
Eu não esperava que esse livro fosse colocar os Baudelaire em situações semelhantes dos livros anteriores, mas foi o que ocorreu, porém com algumas pequenas mudanças de perspectivas. O início da cisão na ilha foi uma metáfora espetacular para toda essa saga.
Triste por ter acabado, mas muito satisfeito com toda a jornada e com o "fim" dela.