O Fim

O Fim Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: O Fim

Marcos.Detanico 29/04/2024

No último livro da série "Desventuras em Série", "O Fim", confesso que me peguei surpreendido. Depois de alguns volumes que pareciam arrastados e repetitivos, este livro finalmente deu corpo à trama e trouxe respostas para muitas das perguntas que estavam martelando minha mente. Mesmo que algumas pontas tenham ficado soltas e algumas histórias finais não tenham sido contadas, achei o desfecho bastante satisfatório. Ver o desenvolvimento dos personagens ao longo da série culminar neste último capítulo foi emocionante e, apesar de algumas incertezas deixadas no ar, fechei o livro com um misto de satisfação e saudade da jornada dos órfãos Baudelaire.

vinizambianco 29/04/2024

13/13] O Fim – Senta que lá vem T-E-X-T-Ã-O
É difícil falar sobre o final de uma saga que você acompanha por tanto tempo, dar pequenas pausas para ler os volumes foi uma ótima decisão, cada vez que terminava um livro era como se fosse uma visita de um grande amigo, e quando recomeçava outro era como se nos víssemos depois de muito tempo, ver o crescimento dos Baudelaire é bastante gratificante como leitor, e ver a precisão e o cuidado que o autor tem com seus personagens e lugares é impressionante.
Toda a temática desse último livro faz uma critica a questão das massas, que já havia sido discutida no livro 7, critica ao seguimento cego de líderes que é muito bem feita, outra coisa legal é a maneira como eles falam a respeito dos efeitos negativos dos extremismos, seja de algo bom ou ruim, extremismos nunca são a solução.
Outro ponto interessante é o crescimento do Conde Olaf e toda a desconstrução para o grande final dele é muito bem escrito, adorei ver a questão mal resolvida entre ele e Kit, a cena final entre eles é muito forte, a maneira que o autor fala sobre a maneira de tentar convencer as pessoas a respeito do algo que está lhes fazendo mal, tendo como exemplo um dos momentos finais onde os Baudelaire tentam convencer os cidadãos a comer as maças e eles mesmo sabendo que poderiam salvá-los preferem não acreditar nos órfãos.
Mas, o posto de melhor cena do livro é o momento em que os Baudelaire são envenenados pelo fungo e correm para tentar descobrir um lugar para os antídotos, é uma cena bonita, linda e muito bem escrita.O único ponto que posso falar como “negativo”, é o fato do final não ser um “final”, mas toda essa questão é bem trabalhada pelo Lemony nas páginas do livro, toda a construção de nada nunca ter um final é bem colocada.
Com um final certeiro, bonito e doce, desventuras em série consegue em treze livros contar uma história que em nenhum momento deixa a desejar, constrói personagens verdadeiros, situações absurdas, mas críveis, paisagens inovadoras e um final que não fica devendo nada, mas deixa um vazio dentro de nós

Tiago 24/04/2024

O fim chegou... E O QUE DIABOS TEM NO AÇUCAREIRO?
Bom, o que dizer sobre o final dessa série, dessas desventuras que a gente acompanhou por tanto tempo...
Confesso que foi difícil engolir o final desse livro, desapegar dos órfãos Baudelaire, ter que dizer adeus a personagens tão cativantes, que já estavam começando a fazer parte de mim...
A história desse livro é indubitavelmente muito boa, trouxe um desfecho pra saga que pode ser considerado odiável, palavra que por aqui significa desagradável, algo do qual não se pode ter apreciação, e era pra ser dessa maneira, fomos avisados desde a primeira linha do primeiro capítulo do primeiro livro, então este terrível Fim fecha com chave de ouro a história de "O Fim", mas não termina a história dos Baudelaire, e sim das suas desventuras.
Gosto de pensar que no fim das contas, os irmãos voltam a ser enfim felizes, na medida do possível. Agora eles sabem quem foram verdadeiramente seus pais, o que eles fizeram, quem e o que foi a CSC, porque há tanta perfídia no mundo, e principalmente, agora eles tem paz para viver suas vidas como bem entenderem.
Procrastinei muito o fim da saga, e também a escrita dessa resenha, porque acredito que nenhuma outra saga conseguirá me marcar de tal maneira como fez lemony snicket com sua obra, é difícil aceitar que acabou, que não tem "mais nada" depois de "o fim", mas é isso.
Claro que nós, leitores, ainda temos muitas perguntas, tanto sobre a C.S.C, quanto sobre as histórias dos personagens e seus desdobramentos, mas a pergunta que não se cala é:
O QUE TEM DENTRO DO AÇUCAREIRO?
Leiam. Simplesmente leiam. Leiam e releiam desventuras em série, vale a pena cada segundo que se passa dentro desses livros. Enfim...

(Piadas à parte, provavelmente dentro do açucareiro tem açúcar... Mas é açúcar que vem do fruto híbrido, ou algo do tipo, que pode ser tanto antídoto do Myscelium medusoide, quanto a cura, pelo menos eu interpretei assim lendo os livros e ligando os pontos)
starsvhs 30/04/2024minha estante
Que saudades de desventuras ???

Paula.Campos 23/04/2024

Vazio
Depois de 13 livros, ainda me restam muitas dúvidas e muita vontade de ler mais. Vou ter que procurar na internet explicações. Tô muito apegada a essa série de livros, a pequena leitora que um dia eu fui tá de coração quentinho por ter lido tudo.

Manuela 15/04/2024

O fim
Esse livro foi um dos melhores da série c om certeza. Super rapidinho de ler.
Não gostei muito do final por isso não dei uma nota mais alta, mas em geral foi muito bom

Lucas Martins 15/04/2024

É melhor... Ler
Já digo que é minha série favorita. Tanto de série série quanto série de livros. A genialidade humorística do autor é uma das coisas mais fascinantes que já vi na minha vida. Comecei a ler a série de livros depois de ter assistido a série série 3 vezes, e digo que notei pouquíssimos detalhes diferentes entre um e outro. A série é idêntica aos livros. Queria deletar minha memória para poder apreciar essa obra com a atenção que ela merece. PERFEITO do começo ao fim. E sim, irei assistir a série pela quarta vez. Obra divina, de 0 a 10 dou nota 1.000.000.00

aline 13/04/2024

Finalmente, o fim.
Eu sou muito suspeita pra falar sobre esse livro, amo Desventuras em Série imensamente (e de um jeito meio obsessivo, assisti a série umas 10 vezes), é uma das melhores sagas que eu já li, tem tantos detalhes que tornam a história incrível.
Bom, é muito visível o amadurecimento dos irmãos Baudelaire, não necessariamente um amadurecimento legal, tento em vista todas as desgraças que aconteceram na vida deles, com certeza foi um amadurecimento seguido de muitos traumas, foi muito emocionante acompanhar tudo isso.
Violet, Klaus e Sunny mereciam o final mais feliz do mundo, mas isso nunca foi possível. Odiei o Olaf a saga inteira (quase inteira kk) pra me emocionar com o triste fim que ele recebeu, talvez merecido, mas com certeza muito triste.
Apesar de O Fim ser o fim, ele não trás um fim que todos queriam, e eu amo isso, o fato de não ter um final super fechado trás a possibilidade de inúmeras teorias, sobre a CSC, sobre o que aconteceu com os irmãos Quagmire, etc.
O Fim é triste e muito emocionante.

Lucas.Postal 09/04/2024

Já vão irmãos baudelaire?
é injusto avaliar esse aqui em comparação com os outros, visto que li todos os 12 antecessores há anos atrás? com muita mais alegria e inocência juvenil. mas foi um fim bonito pra uma série mais que bem pensada e interessante. desventuras em série vence pela originalidade e personalidade forte ? do melhor jeito possível.

JuStifler 06/04/2024

Depois de acompanhar uma história bem interessante, cheia de segredos não revelados e assuntos inacabados, eu esperava ao menos saber sobre o C.S.C. e nem isso fica claro.
Entendo que o fim pode ser interpretado como o começo e talvez a história contada seja dos irmãos, mas para contar a história de outra pessoa, depende do ponto de vista. É uma série que vale a pena e eu gostaria de saber a conclusão de inúmeras pontas soltas deixadas pelo caminho.

Gabrielle.Freire 24/03/2024

Queria o Fim.02
Eu amei ler todo a série! Confesso que me desapontei com o tão esperado fim porque queria saber mais sobre C.S.C sobre Lemony Snicket mas o fim de Conde Olaf é coerente (afinal eu não esperava uma vingança sangrenta partindo dos Baudelaire).
Apesar de querer saber muito mais sobre muita coisa: amei ler a coleção. Envolvente, divertida, sarcástica, ótimo tom.

Bruna.Ceccato 19/03/2024

Sobre a série
Bom, estranhei o fato que a série sempre adaptou um livro a cada dois episódios e o Fim teve apenas uma parte. Mas isso é porque este livro é pura enrolação.
Sobre o Fim, as primeiras 130 páginas são um lenga lenga que não leva a nada. Na verdade você vai chegar ao meio do livro e ainda não terá avançado em nada da história. Não entro nem no fato que não temos nenhuma resposta aos mistérios de c.s.c, mas o quanto esse livro é chato não da pra escrever. O narrador chega no seu auge de enrolação. Não que não estivesse acostumada com o estilo do Lemony de explicar uma expressão no meio de um fato importante, mas ele faz isso no livro todo, onde são páginas de parágrafos que terminam uma "expressão" e já engata em outra.
A verdade que sabemos é que o autor quis tanto fazer a série planejada em 13 livros com 13 capítulos, que acabou não tendo história suficiente pra todas essas páginas, e é por isso que temos livros que não acrescentam em nada, e um final que é ridículo, onde ele prometeu tudo e não entregou nada. Ainda que ele estava corrigindo e acrescentando coisas na série da netflix, mas depois que ele saiu antes da terceira temporada finalizar temos o mesmo final no streaming, apesar que mesmo assim foi resumido e melhorado.
Agora sobre a série completa, agora após ter consumido muito conteúdo sobre, ter visto muitas teorias e lido muitas resenhas e os livros completos, eu acho que essa história é muito superestimada. Os irmãos são personagens muito legais, até o conde Olaf é interessante, mas ao invés de ser uma leitura gostosa, o formato repetitivo deixa tudo extremamente cansativo.
Tem dois extremos, um dos melhores livros que já li foi o penúltimo perigo, e o pior seria a gruta gorgonea. A história teria muito potencial mas o autor não soube desenvolver e fez algo frustrante. E não digo isso nem tanto pela falta de soluções, mas porque a escrita dele é algo muito enjoativo. Você chega no 4 livro e já quer abandonar. Ai quando ele finalmente torna os órfãos e os outros personagens mais "salada do chefe" a história acaba de modo desleixado.
Num geral gostei? Sim. Leria de novo? Não. Recomendo pra outras pessoas? Não. Vejam a série que está melhor. E olha que como leitora me dói dizer isso.

Patcha 07/03/2024

Um Fim Inevitável
Meus amigos, chegamos ao ápice dessa história. Doze livros, inúmeros inimigos, desventuras e uma trama tão gigantesca que precisei montar um quadro policial em casa para entender tudo. E posso dizer que o autor não decepciona.
Aqui as crianças vão parar em uma ilha paradisíaca, local em que uma seita ainda mais estranha se encontra. Dentre as inúmeras mensagens que o autor tenta nos passar ao longo da saga, essa seita é a mais latente.
Depois de tudo o que aconteceu, era impossível ter um final diferente. E nem todas as perguntas precisavam ser respondidas, pois não é isso o que importa. O autor até deixa inúmeros caminhos abertos, para que você como leitor preencha. Mas não pense que não há um fechamento nessa história. Muito pelo contrário! Pela primeira vez durante toda a história, o autor te dá algo que os órfãos buscam desde as primeiras cinco páginas do primeiro livro: um lugar seguro.
E quanto ao açucareiro? Bem, são os inimigos que fazemos pelo caminho. Eu tenho o meu final, de acordo com as pistas que juntei ao longo da saga. E é provável que, se você chegou até aqui, também terá o seu. Cabe a você o trabalho de detetive, ao lado de Lemony Snicket.