O Fim

O Fim Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: O Fim

Loren Fernandes 26/07/2016minha estante
Eu terminei este livro agora mesmo e estou sem palavras para descrever toda a minha FRUSTRAÇÃO e INDIGNAÇÃO com o final. A série é perfeita, porém, final foi quase uma auto-sabotagem por parte do Daniel Handler. Eu mal consigo expressar o que sinto nesse momento, sinceramente, estou muito revoltada com o autor e essa, com o perdão da palavra, merda de final.

sadbates 29/01/2018minha estante
eu também, não to acreditando que acabou assim.

Ogando 15/11/2020

The End
E após tanto tempo, tantos bilhetes e aventuras nos despedidos dos irmãos Baudelaire. Com um desfecho digno da série vemos o decorrer das vidas de Violet, Klaus e Sunny se entrelaçarem e se separarem de diversos outros personagens que acompanhamos no decorrer dos livros.
A saga chega ao fim com um destino digno e interessante para cada um de seus personagens e isso sem deixar de ter uma ultima aventura digna de todos os outros livros da série.

Pote De Doçura 09/11/2021

Viagem com os irmãos Baudelaire
Data da leitura: 03/08/2021

Depois de muito tempo, eu terminei o livro. Admito que percebi que deveria ter lido quando era mais nova, mesmo que eu não encontrava os livros haha os livros são bem infantojuvenis, apesar de bons para qualquer idade. Eu quero que meus sobrinhos leiam, porque os livros nos levam em uma viagem não só com os irmãos Baudelaire, como pela língua portuguesa (mesmo que algumas coisas com certeza funcionam melhor em inglês), é uma viagem de conhecimento extremamente divertida.
Vale muito a pena!

Alanna. 25/01/2013

Sempre gostei muito de ornitorrincos. O fato de eles serem seres improváveis, de serem como um rascunho inacabado, uma mistura de outros animais sempre me fascinou. Ai você se pergunta: O que cargas d'água isso tem a ver com o livro, e eu te respondo que tem tudo a ver.
Passei a pensar nos nossos órfãos como ornitorrincos, eles são diferentes de tudo o que já tinha visto. Eles tem um grau de união que me fez pensar que separados, não passam de uma menina inventora, um garoto que gosta de ler, é uma menininha com recém-descobertos dotes culinários. Separados são como uma engenhoca mecânica sem um parafuso, ou um livro sem as ultimas três páginas, ou como peixe frito, ainda estalando de quente, mais sem o limão e o sal. Mais juntos, esses órfãos tem o poder de fazer coisas que ninguém acreditaria serem possíveis a jovens tão desventurados. Eles juntos são como um ornitorrinco, que é um ser único. E isso é meio surreal pra mim.
Os nossos Baudelaire me fizeram ver que existe bem e mal dentro de cada um de nós, e que nos cabe decidir o que prevalece dentro da gente. Me fizeram entender que por mais que se fuja de certas coisas, elas sempre voltam a tona de alguma maneira inexplicável. E me ensinaram a sempre desconfiar de pessoas com uma única sobrancelha e que tenham uma aparente tatuagem de tornozelo, porque essas pessoas sempre escondem segredos terríveis, e que talvez a gente nem queria saber.
Agora, eu digo a você, que quem sabe leia essa pequena mostra de uma série fascinante, que se sentir interesse em ler os livros, por favor, ignorem o apelo que o autor sempre faz logo no início dos livros, e não abandonem a leitura mesmo que esteja em uma parte terrível. Você vai ver que eu tive razão ao dizer que os nossos órfãos são como ornitorrincos, que apesar de inusitados, são parte de algo muito maior.
Telice 13/11/2016minha estante
Adorei sua resenha, quase choro aqui! Acabei a leitura do ultimo livro a pouco tempo e ainda estou digerindo tudo, só sei que amei e que, com certeza, lerei de novo!

Jéssica 27/12/2021

O Fim
RESOLVI USAR ESSE ÚLTIMO LIVRO PRA RESUMIR BASICAMENTE O QUE FOI A SAGA INTEIRA PRA MIM.

Os livros contam a história dos 3 irmãos Baudelaire, Violet, Klaus e Sunny, que passam por vários momentos de desventuras desde o fatídico dia na praia de sal, onde eles recebem a notícia que seus pais morreram em um incêndio que ocorreu na sua casa. Lá eles descobrem que iram herdar um herança deixada por Deus pais, mas enquanto forem menores de idade eles teriam que ter um tutor, o primeiro a cuidar das crianças e o conde Olaf, que é uma pessoa horrível, que vai ser responsável por várias situações que os três irão passar lá longo de 13 livros, além vários outros que vão surgindo?

A graça desses livros, principalmente pra mim e a forma como o escritor brinca com a palavras, e ele usa de psicologia reversa que me fez querer continuar a ler basicamente 13 livros muito parecidos, principalmente os 5 primeiros. Ele usa de mistérios e dúvidas, pra te prender. ( Embora em muitas partes ele me deixou com muita raiva, devido a forma desdenhosa dos adultos para com as crianças, a várias situações que eles deveriam proteger as crianças, e simplesmente eles não se importam). Mas o final foi bem agridoce pra mim, foi um final infeliz? Não, mas também não foi um final feliz. Você acaba o livro basicamente com as mesmas dúvidas que começou no início, (com algumas resoluções) mas eu não achei ruim, porque o Lemony Snicket te avisa já na sinopse que não é uma história feliz, e meio que já espera esse final.
Mas no geral, e uma história muito divertida, com algums livros melhores que outros, mas que no fim, me deixou orgulhosa de ter terminado.

apenas.sarah 18/12/2022minha estante
Que bonitinhoooo ?

Lucas Cardoso 08/12/2010

O melhor livro infanto-juvenil da minha vida!
É inexplicável o que eu senti ao ler este livro!

Depois de 12 livros maravilhosos e semanas e mais semanas de ansiedade para descobrir os mistérios, me deparo com um fim simplesmente perfeito!!
Eu ficava imaginando como seria o fim da história, mas nenhuma das minhas divagações se comparam ao Fim de Lemony Snicket.

É lógico que, como todos que já leram este livro, fiquei confuso no final, entorpecido depois de um final maravilhoso, mas desapontado com os mistérios não revelados. Porém, resolvi ler os livros adicionais e reler os primeiros livros e BUM, não consegui acreditar, todas as respostas estavam o tempo todo debaixo do meu nariz e eu não consegui ver.
Pra quem ainda não viu isso, há mistérios que o autor não explicita uma resposta completa, mas dá a entender as respostas, e eu fiquei maravilhado com tudo o que descobri (Gente, aquele palhaço do terceiro livro... pirei). Enfim, para aqueles que acham que os mistérios não foram explicados, estão muito enganados!

Enfim, essa série é PERFEITA!!!
Gustavo 15/12/2010minha estante
Olá, li a coleção inteira e gostaria de saber como descobriu essas "pistas". Se foi em algum livro e aonde...

Lucas Cardoso 05/09/2011minha estante
Principalmente na Autobiografia de Lemony Snicket, mas não espere moleza, vc tem que procurar coisas beeeem improváveis, tipo, no índice do final do livro há referências a alguns assuntos, indicando as paginas, e vc pensa q nao tem nda a ver, mas é puro engano, é só olhar com atenção e dá pra ver o que ele quis dizer...

Gláucia 09/07/2011

O Fim das Desventuras? - Lemony Snicket
Bem que o autor avisou desde o início não se tratar de um livrinho feliz... Fiquei um pouco decepcionada com O Fim por ser meio confuso e não explicar a maioria dos mistérios que me envolveram durante a leitura dos doze volumes. Nada se esclareceu completamente, ficou tudo no ar. É o tipo de leitura que deixa margem a cada um interpretar como queira.

Livia 02/09/2012

O fim
A unica coisa a se dizer sobre o fim de o fim é que realmente o fim de o fim tem um fim tão mau quanto o mau começo.

Alice Guedes 27/01/2021

Que dor no coração ter terminado essa série :( li a série toda ao longo de 1 ano e foi maravilhoso ver a evolução das crianças, principalmente a evolução da Sunny aprendendo a falar. Ver o surgimento de novos personagens tão incríveis a cada livro. Acompanhar os segredos e ver o autor dos livros sendo parte da história. Meu interesse por leitura começou ainda na infância quando eu achei perdido na minha casa o livro 8 da série (O Hospital Hostil), e lembro de ter sido o primeiro livro da vida que eu quis ler. Desventuras em Série foi importante pra mim em vários aspectos e com certeza foi responsável pelo meu amor por leitura hoje. Dei 5 estrelas pela experiência, pelo carinho, pelo afeto que tenho pela história. Mas me decepcionei bastante com várias coisas que ficaram em aberto. Vamos lá:

*SPOILERS A PARTIR DAQUI*

Não foi explicado sobre o açucareiro, oq eu entendi é q tinha raiz forte dentro dele mas o açucareiro simplesmente some da história em um certo momento. Até o Conde Olaf some em um momento da história e só volta bem no finzinho. Tbm não foi explicado sobre a "estranha criatura em formato de interrogação", sobre a relação do Lemony com a mãe dos Baudelaire e sobre o próprio Lemony. Ficou claro que o Lemony era um dos 3 irmãos Snicket mas ter ele somente como "investigador da história dos Baudelaire" tbm deu impressão de ter deixado ainda mais coisas em aberto. A relação entre Olaf e Kit me deixou com uma enorme interrogação na cara, outra coisa que foi jogada ali nas últimas páginas e o leitor não entende nada, simplesmente acontece kkkk. Eu tbm queria ter visto oq aconteceu com os moradores da ilha e Ishmael, se a Ink conseguiu dar a maçã pra eles, se eles comeram a maçã ou não.. Mas a minha maior decepção foi não ter acontecido o encontro dos Baudelaire com os Quagmire. Os Baudelaire ficarem desde o sexto livro procurando os Quagmire incessantemente pra no fim eles simplesmente sumirem com a criatura em forma de interrogação e não sabermos se ele foram "engolidos ou salvos" foi frustrante demais, assim como o final em aberto. Acompanhar a história das crianças por 13 livros pra no fim continuar com tantas perguntas sem resposta e sem saber o fim das crianças é um tanto quanto frustrante. Em todos os livros a partir do sexto eu ficava cheia de esperanças pelo encontro dos Baudelaire e dos Quagmire e isso nunca aconteceu, fiquei triste demais por ter criado tanta expectativa pra um final feliz pra eles. Mas é compreensível que desde o começo o autor deixe claro que as Desventuras dos irmãos não são histórias felizes e com certeza o melhor encaixe pra história foi deixar tudo em aberto, mas como leitora apaixonada pela história, a expectativa foi criada, fazer oq né kkk

A parte mais linda do livro com certeza foi as crianças cuidando da filha da Kit. Beatrice virou uma verdadeira filha adotiva para os irmãos.

E falando em Beatrice, no que diz respeito a mãe dos Baudelaire, pelas resenhas pude ver que muita gente só percebeu que o amor que o Lemony sempre citava nos livros era a Beatrice nesse último livro. Preciso me gabar e dizer que por algum motivo eu sempre soube kkk mas isso tbm foi uma das coisas que ficou em aberto que foi frustrante. O Lemony fala da Beatrice desde o primeiro livro. O livro começa com dedicatória a ela, e essa relação deles simplesmente não é explicada, e fica claro q tem muito por trás, já que até mesmo na escolha dos nomes quando Beatrice estava grávida da Violet, se fosse menino, o bebê se chamaria Lemony. Eu fiquei curiosa demais com essa relação do Lemony e da Beatrice e simplesmente não teve explicação NENHUMA pra isso.

Enfim.. o autor conseguiu exatamente oq ele queria: dar a sensação de que a história dos Baudelaire nunca acabou, que as Desventuras vão continuar, que ficou tudo em aberto pq as crianças continuam sua jornada e q assim como as crianças não tiveram respostas pra tudo, nós tbm não teremos e a gente que lute kkk. Foi fiel ao enredo da história. E só oq eu posso dizer é que meu amor por Desventuras em Série é enorme e eu nunca vou esquecer a experiência de ter lido os 13 livros e ter acompanhado a história das crianças, os segredos, e ter ficado com aquele gostinho de quero mais mesmo sabendo que os segredos que ficaram pra trás nunca terão resposta. Daria nota mil pra essa série se fosse possível. Os Baudelaire tem todo meu coração!

Lise 30/08/2012

Ideia muito boa, mas a prática deixa a desejar...
A ideia é muito boa: de ser daquelas séries em que você tem que fazer uma investigação para saber o que de fato aconteceu – curiosamente, é o que o “autor” Lemony Snicket faz para descobrir a história dos Baudelaires. O problema é que a série é extensa demais, as pistas para desvendar os segredos ficam perdidas no meio de tantas páginas, o que só uma segunda leitura muito atenta vai resolver. Outro problema é que até o 6º Livro (O Elevador Ersatz) você já se cansou da repetição do Conde-Olaf-se-disfarçando-Baudelaires-fugindo e está querendo ler bem rápido pra terminar logo a série (que por sinal nem está na metade (!)) e já não está mais prestando atenção em nada que poderia ser uma pista. Eu entendo a ideia de 13 livros por ser o número 13 simbólico de azar e blá, blá, blá, mas muita coisa ali é só pra ajudar a completar o número, muito dispensável, tornando a leitura cansativa. Repito, a ideia é ótima, o estilo de escrita é maravilhoso, mas a leitura só vale a pena se você tiver coragem, muio tempo e bastante paciência.