O Fim

O Fim Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: O Fim

Coruja 12/12/2013

E eis que chegamos ao final de mais um projeto – não sei se me entristeço com o fato de que não tenho mais das desventuras dos Irmãos Baudelaire para ler ou se me alegro de conseguir fechar mais um dos meus inúmeros esquemas literários...

Enfim, há ainda outros volumes no universo criado nos treze volumes dessa coleção, mas vou lê-los e resenhar sem obrigação de colocar dentro do projeto, como fiz mensalmente desde dezembro do ano passado.

O Fim, décimo terceiro volume das Desventuras em Série é um encerramento à altura da história. Todos os elementos que nos conquistaram ao longo dessa jornada estão aqui – disfarces, ameaças, crianças inteligentes em apuros, vilões vilanescos... mas, ao mesmo tempo, é um livro completamente diferente daqueles que começaram todo esse rolo.

O início das desventuradas aventuras dos órfãos Baudelaire tinha um certo quê de maniqueísmo, com situações e personagens no mais das vezes totalmente caricatos. Pouco a pouco, esse maniqueísmo – essa ideia de que o mundo é preto e branco – vai se diluindo. Personagens e interesses se tornam mais ambíguos – os próprios heróis da história revelam-se não tão heroicos.

O mundo agora se revela em gradações de cinza. Às vezes, os mocinhos são confrontados a fazer escolhas que não são particularmente morais; e o vilão, que até então era representante absoluto do Mal, ainda que não particularmente arrependido, é capaz de compaixão e empatia e até mesmo de certo heroísmo.

Handler – o nome por trás de Snicket – foi incrivelmente corajoso escrevendo Desventuras em Série - sem medo de tratar as crianças que eram o público alvo da história, como criaturas inteligentes. Ele não se furta a temas espinhosos, é um mestre de jogos de palavras e no encadeamento de mistérios e desafios.

A despeito de esse ser o volume final, nem todas as questões com que nos encontramos ao longo de toda a série são respondidas – e desconfio que elas nunca serão de fato, porque nem sempre temos acesso a todas as respostas. Nem por isso, contudo, ele deixa de ser mais satisfatório ou empolgante.

Mais que qualquer coisa, Desventuras em Série é uma história em que se deve saborear a jornada, os intricados obstáculos que se interpõem diante dos órfãos Baudelaire e a sagacidade e persistência com que eles os ultrapassam, os esquemas cada vez mais mirabolantes do Conde Olaf.

Essa é a genialidade, o tempero com que Snicket/Handler nos brinda. É algo que talvez só seja perceptível de fato numa releitura, na segunda ou na terceira vez em que folheamos páginas já familiares. Mas seja pela primeira vez, seja pela décima, Desventuras em Série não perde o encanto ou o senso de nos deixar de respiração suspensa.

Já estou com saudades...

p.s.: agradecimentos especiais à Angélica, que não apenas me encorajou um bocado quando comecei esse projeto, como também me fez o favor de emprestar os livros.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2013/12/projeto-baudelaire-o-fim.html
Flávia 16/03/2014minha estante
ATENÇÃO: NAO LEIA SE NAR QUER SPOILER.
Nunca pensei que choraria pelo Conde Olaf...
Deveria ter ouvido os avisos de Daniel Handler (pseudônimo: Lemony Snicket), mas me arrependeria a vida toda se nunca tivesse lido os 13 livros, mesmo que isso significasse passar a noite em depressão, sem saber onde estão os gêmeos Quagmire, o por que de os pais Budelaire matarem os pais de Olaf, se Klaus ficaria com Fiona, quais as habilidades de Beatrice e muitos outros mistérios que demandariam mais 13 livros, os quais eu leria determinadamente...

Neto 04/12/2021

Não leia está série!
O Lemony Snicket carrega desde o início da série o hábito de dizer "Não leia está série", "Bote este livro de volta na estante" e derivados, imagino eu, na tentativa de instigar a leitura.

Ironicamente, em diversos momentos durante os trezes volumes eu senti vontade de atirar o livro na estante, porém em momentos alternados eu me sentia instigado a concluir essa série gigantesca.

Depois de muito tempo acostumado com livros mais "adultos" a experiência de voltar aos livros infantis foi estranha.

Até agora não consigo definir se amo, gosto, ou detesto "Desventuras em Série", a fórmula repetitiva tornava os primeiros livros irritantes e previsíveis, mas a evolução apresentada no decorrer da série é surpreendente e instigante.

A forma única de não gerar finais felizes foi diferente, mas a repetição dela se tornou tediosa, este ciclo repetitivo de encerramento foi quebrado no 12° volume da série, o que faz com que o 13° volume apresente um começo diferente e um final divergente de todos apresentados anteriormente.

Foi satisfatório acompanhar os Baudaleire até o fim de O Fim, é uma experiência inusitada ler livros que quebram as expectativas impostas.

Juliana.Duarte 12/05/2023

O Fim
Que Desventura.

Não tem como, é uma reviravolta atrás ds outra, e como próprio Lemony sabe , é nós aprendemos, alguns segredos são perigosos demais pars serem contados.

Apesar de ser curiosa, e querer ter todas minha respostas, como geralmente são os livros e sagas, o fato de O fim não ser o fim afinal, deixa a narrativa mais interessante

Esse final,****SPOILER****com uma nascimento e uma morte, o fim de um ciclo inicio de outro, perfeito.

Como a narrativa foi sendo escrita desde o começo, lindo.

Como o autor ( no caso não o Lemony rs) não tem pena de dar fim a personagens, e ri da nossa cara nos deixando mais confusos, é incrível.

Renan543 11/08/2023

Não queria que acabasse
Fazem 2 anos dês de que terminei "O penúltimo perigo", o penúltimo livro da saga (penúltimo é uma palavra que aqui significa antes do último) e por algum motivo não conseguia começar este. Mas, depois desse tempo todo, eu finalmente li. E hoje eu percebo que eu não conseguia começar esse último livro da incrível saga de desventuras em série, porque eu não queria que acabasse.

Foi graças a essa série que eu entrei pro mundo da leitura, e almejo me tornar um escritor um dia. Daniel Handler mandou muito nessa série, uma história envolvente, com personagens muito bem escritos e uma grande crítica por trás de cada detalhe da história. Na verdade, a história num geral é uma grande metáfora pra vida.

Muitos podem não gostar, pois a maioria dos mistérios ficam em aberto, mas a história não era sobre isso. Não importa o que tem no açucareiro, o que é o grande desconhecido, nem mesmo o que aconteceu com os outros personagens. Essa é a triste história dos órfãos Baudelaires, e tudo o que tivemos aqui, é o que precisamos.

Me despeço dessa saga com um grande aperto no peito, uma sensação de fim de uma era. Mas saio feliz, pois foi extremamente divertido e brilhante. Leia, se não tiver lido, aprecie e sempre lembre-se: Aqui, o mundo é sereno.

Jamily 11/10/2020

Esperava mais
Apesar de eu ter lido esse livro num dia só, eu esperava mais... Achei meio arrastado e meio improvisado sabe?

Vinicius 25/03/2022

Enfim O fim
Nem nem sei o que dizer do O fim, é um ótimo fim , No final acaba que O Fim tem 2 otimos Fins, mas mesmo assim podemos dizer que o Fim não é realmente o fim e O Fim não tem um fim propriamente dito na vdd o Fim tem um fim em aberto.
MateusRegasi 27/03/2022minha estante
Que

Letícia | @leiturasdale_ 22/07/2022

Raiva
Li 13 volumes da história, não ganhei quase nenhuma resposta, o final foi nada a ver e eu recomendo que ninguém gaste tempo lendo tudo isso ?

Cintia 11/04/2020minha estante
Pelo que eu entendi, o açucareiro tinha raiz-forte dentro, não? Dá a entender nesse trecho aqui

"Raiz-forte!", disse ele, a voz áspera e ofegante. "Vejam: 'Ishmael, com o seu tráfico de medo, interrompeu o trabalho na passagem, muito embora tenhamos uma pletora de raiz-forte para o caso de qualquer emergência'." Violet começou a falar, mas engasgou com o fungo e tossiu por um bom tempo. "O que quer dizer 'tráfico de medo'?", disse ela por fim. "Pletora?", a voz de Sunny era pouco mais que um sussurro abafado por cogumelos. "Tráfico de medo' quer dizer 'pôr medo nas pessoas'", disse Klaus, cujo vocabulário não fora afetado pelo veneno, "e 'pletora' quer dizer 'mais que suficiente'." Ele deu uma grande, trêmula arfada, e continuou a ler: "'Estamos tentando produzir uma hibridização botânica através do dossel tuberoso, a qual deverá levar a segurança à fruição, a despeito dos seus perigos para os nossos associados in útero. Naturalmente, caso sejamos banidos, Beatrice está escondendo uma pequena quantidade em um recipi...?

Georgia 18/04/2020minha estante
Nossa, faz sentido!! Havia passado despercebido por mim!

RST2511 21/06/2021

Resenha ? O fim
Desventuras em Série ? Lemony Snicket

Finalmente terminei essa série, essa finalização pra mim foi bem inesperada, não achei que iria ser tão aberta, dando liberdade para imaginarmos o que poderia acontecer daquele momento em diante na vida dos jovens. Muitos mistérios não foram descobertos, sendo deixados para atiçar a curiosidade e preencher essa narrativa carregada de segredos desde-o primeiro livro. Agora o capítulo 13 me deixou extremamente de boca aberta, gente...Quando o Conde Olaf fez aquilo eu só consegui pensar em: que merda tá acontecendo aqui meu filho?!? Kkkkk Simplesmente não esperava aquela ação dele, nunca teria apostado que aquilo ocorreria.

gabriellamoreira 14/07/2021

mesmo sendo muito parecido com a série, o final do livro consegue ser ainda mais aberto, por já saber disso não me decepcionei com o final.

to me sentindo super nostalgica por me despedir tantos dos baudelaires quanto dessa série que é minha comfort série.

Caroline Oliveira 13/05/2020

É difícil descrever a sensação de finalizar essa série. Foram muitos capítulos de segredos, decepções e desespero.
O fim, é o livro que mais tive expectativa e também o que mais tive receio de ler.
Não tive todas as respostas que tanto almejei, mas recebi conforto e esperança com ao ler.
Essa série me envolveu desde o começo (literalmente) e é impossível não recomendar (apesar dos avisos insistentes para não ler, que tem durante a leitura de todos os livros). Se for ler, saiba que não é um conto de fadas onde existe o "felizes para sempre", não crie expectativas de que tudo vai dar certo (como criei), e aceite essas obras como parte de uma verdade que merece ser conhecida.

Izy 24/03/2021

Desventuras em série
Foi seriamente cansativo, ler desventuras em algumas partes apesar de eu sempre querer descobrir o que viria a seguir. Eu demorei cerca de mais de três anos para terminar de ler os doze livros e não é porque eram grande. Não são ruins e esse final foi... Bem foi melhor do que eu esperava.

Duda 28/07/2021

Que livrooo bom! Nem acredito que acabei, vou sentir saudades dos Baudelaire!!!
O fim que não é o fim

Guilherme6421 17/08/2020

Acho que foi um final a altura da série, não me incomodou, mesmo com uma mudança forte de cenário e as conclusões mais rápidas daquilo que estava em torno dos protagonistas. Curti a série por inteiro.