O Fim

O Fim Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: O Fim

Henry 28/09/2020

Eu não vou força-los, mas todo deveriam ler a obra toda
Finalmente, aqui se encerra meu ciclo com os Baudelarie.

Sinto-me como se tivesse acompanhado a vida dos irmãos desde o princípio. Foi muito emocionante ler o fim dessa tragetória. Confesso ter derrubado algumas, poucas, lágrimas.

Aprendi diversas lições que levarei pra sempre, porém as duas que mais se destacaram para mim foram que: a leitura tem um poder descomunal na construção de nossa personalidade; e não importa quantos bens materiais nós temos ou ganharemos, nossos maiores tesouros sempre serão nossos apegos emocionais (família e amigos).

Muitos volumes me cansaram, mas o final fez valer a pena. Gostaria muito de continuar desbravando as próximas desventuras e, apesar de gostar de dizer "Seguimos para o próximo", receio ter de dizer que o ciclo se acabou.

Deixará muitas saudades e espero que a obra toque os corações de outras pessoas, pois apesar das fantasias e mitos da estória, Desventuras em Série é uma das obras mais humanas e reais que conheço.

Fim ???

GustavoG. 26/11/2009

O Fim das minhas esperanças.
Bem, depois de 12 livros maravilhosos (que eu li em 4 dias igualmente maravilhosos), fui levado oceano a dentro ao "Fim" da saga Desventuras em Série. Depois de uma tempestade em alto mar, que levou todas minhas esperanças embora, mergulhei em um mar de dúvidas (esse livro veio mais para confundir do que explicar). Mas com uma linguagem perfeita, ritmo impecável e, como sempre, a elegantérrima presença do nosso querido amigo Cond Olaf com ele mesmo (eu gostava da Shirley), o livro é um mar (cansei desse trocadilho) de descobrimentos. Sim, nós descobrimos muitas coisas, se bem que eu acho que várias pessoas não tenham visto o que eu vi (não estou falando do ponto de interrogação da última imagem; aquilo até um cego veria). E as últimas linhas me fizeram parar e refletir: MEU DEUS, QUE LIVRO É ESSE? *-* (sendo que isso era 3 horas da manhã).

Não podia dar menos do que cinco merecidíssimas estrelas e terminar como Lemony Perfeito Snicket fechou essa saga (lá vai spoiler): Beatrice (quase tive um AVC quando li isso).
Neza 23/11/2010minha estante
Poxa, nao tinha visto o ponto de interrogaçao...

Juliana 06/09/2012minha estante
O que você viu que acha que várias pessoas não viram? Porque eu realmente acho que fui uma dessas...

Babi 17/01/2013minha estante
Eu também não tinha visto o ponto de interrogação.'-'

Kássia Monteiro 26/01/2013minha estante
Continuo não vendo fhaehae devo ser cega.

Barbonelson 31/12/2016minha estante
pessoal, pra ver o ponto de interrogação é só vcs focalizarem na água, no que seria sombras da nuvem

Carlos Augusto 03/01/2010

Melhor literatura infanto-juvenil que já li
Este é o grande desfecho da maravilhosa série Desventuras em Série, e só posso dizer que é uma obra-prima da literatura fantástica. Diferentemente dos outros livros, O Fim faz uma abordagem reflexiva mais pesada a respeito da natureza humana, e não desvenda todos os mistérios (até porque não haveria sentido em ficar explicando mistério por mistério), apenas os mais importantes, e deixa os outros para que os leitores se questionem, o que dá aquela sensação de que a obra não acabou, pois faz o leitor continuar pensando na obra e debatendo com outros leitores sobre os (muitos) segredos da série, recurso este que torna a história inesquecível para quem já leu. Lemony Snicket soube conduzir a aventura muito bem em todos os livros, prendendo a atenção do leitor para situações em que parecia impossível para os protagonistas escaparem, mantendo a tensão a cada página, sem se tornar repetitivo ou enfadonho, usando livros curtos que são fáceis e rápidos de serem lidos, porém extremamente prazeirosos. Realmente recomendo a série para todos que gostam de uma boa aventura.
Davi 18/10/2011minha estante
PERFEITA E SIMPLES sua resenha!

João Pedro 19/01/2021

O fim em "O Fim"
Inacreditável esse livro, toda saga de desventuras em série começa com um evento trágico, perguntas não respondidas e termina com mais perguntas não respondidas. "Um mistério leva a outro mistério" e você sempre verá apenas parte do elefante. Incrível essa história!

Fefe 27/05/2021

Snicket entre na minha casa e coma o ** de td minha familia
Não sei nem o que falar sobre esse livro, sinceramente. Demorei demais pra chegar até o fim dessa saga, mas valeu cada minuto e eu não poderia querer um final melhor

manuzinha 02/03/2021minha estante
queria ter a coragem de ler essa série pqp

alicemmansur 02/03/2021minha estante
não sei da onde eu tirei coragem para ler não, mas foram muitas noites mal dormidas

amanda 24/02/2021

O fim
Esse livro me destruiu, chorei muito, muito mesmo, acho que nunca chorei tanto lendo um livro... O capítulo 13 acabou comigo. Os mistérios foram finalmente resolvidos, o fim de ?O fim? chegou ao fim.
amanda 24/02/2021minha estante
Estou emocionalmente instável e preciso de terapia

amanda 24/02/2021minha estante
Eu to chorando até agora

amanda 24/02/2021minha estante
Eu não consigo parar eu juro

- giu 12/05/2022

Não vou falar sobre "fim" pois como o autor mesmo diz não existe um fim.

Após sofrerem muita coisa acredito que os Baudelaire e sua história tiveram um ótimo desenvolvimento, a saga toda é incrível e o que eu mais gosto é que o autor trata coisas tão sérias de forma tão simples que se torna algo leve.

"Para Beatrice ?
querida, adorada, morta."

Kimberly30 22/10/2021

Esse é o fim... Mas não exatamente...
Ah! As desventuras dos Baudelaire... finalmente chegam ao fim nesse volume após inúmeros capítulos infelizes. Bom, não exatamente, mas se você chegou até aqui, já deve ter entendido o recado de Lemony Snicket.

Para uma experiência completa, recomendo assistir a série completa da Netflix, ou sentar em um cantinho e contemplar o vazio após essa maratona de histórias infelizes.

Em fim, uma série que vale a pena ler e reler.

Tiago 24/04/2024

O fim chegou... E O QUE DIABOS TEM NO AÇUCAREIRO?
Bom, o que dizer sobre o final dessa série, dessas desventuras que a gente acompanhou por tanto tempo...
Confesso que foi difícil engolir o final desse livro, desapegar dos órfãos Baudelaire, ter que dizer adeus a personagens tão cativantes, que já estavam começando a fazer parte de mim...
A história desse livro é indubitavelmente muito boa, trouxe um desfecho pra saga que pode ser considerado odiável, palavra que por aqui significa desagradável, algo do qual não se pode ter apreciação, e era pra ser dessa maneira, fomos avisados desde a primeira linha do primeiro capítulo do primeiro livro, então este terrível Fim fecha com chave de ouro a história de "O Fim", mas não termina a história dos Baudelaire, e sim das suas desventuras.
Gosto de pensar que no fim das contas, os irmãos voltam a ser enfim felizes, na medida do possível. Agora eles sabem quem foram verdadeiramente seus pais, o que eles fizeram, quem e o que foi a CSC, porque há tanta perfídia no mundo, e principalmente, agora eles tem paz para viver suas vidas como bem entenderem.
Procrastinei muito o fim da saga, e também a escrita dessa resenha, porque acredito que nenhuma outra saga conseguirá me marcar de tal maneira como fez lemony snicket com sua obra, é difícil aceitar que acabou, que não tem "mais nada" depois de "o fim", mas é isso.
Claro que nós, leitores, ainda temos muitas perguntas, tanto sobre a C.S.C, quanto sobre as histórias dos personagens e seus desdobramentos, mas a pergunta que não se cala é:
O QUE TEM DENTRO DO AÇUCAREIRO?
Leiam. Simplesmente leiam. Leiam e releiam desventuras em série, vale a pena cada segundo que se passa dentro desses livros. Enfim...

(Piadas à parte, provavelmente dentro do açucareiro tem açúcar... Mas é açúcar que vem do fruto híbrido, ou algo do tipo, que pode ser tanto antídoto do Myscelium medusoide, quanto a cura, pelo menos eu interpretei assim lendo os livros e ligando os pontos)
starsvhs 30/04/2024minha estante
Que saudades de desventuras ???

Amanda 16/02/2013

Talvez contenha spoilers, mas fiz as pazes com o Conde Olaf.
Não, ele não deixou de ser mau, fedido e horroroso. Eu só consegui parar de odiá-lo (e acho que os Baudelaire podem dizer o mesmo - ou não... Sei lá!). Depois de tantas desventuras, não só aquelas que viveram, como aquelas que também aconteceram antes dos irmãos nascerem, os Baudelaire se veem perdidos na planície costeira de um ilha "simples e segura", na qual todas as coisas perdidas em tempestades vão dar em suas águas. Se não agora, mais tarde. Com toda a certeza.

É nessa ilha que os órfãos descobrem segredos dos seus pais e conseguem superar a última das desventuras dessa série de desventuras que aconteceu bem no início de suas tristes vidas. É claro que, antes do momentâneo final feliz não prometido por Lemony Snicket, há mais aparições e disfarces do Conde Olaf, tentativas de assassinato, maçãs azedas e livros encharcados. Nada muito diferente dos problemas já antes enfrentados. O bom é que o fim de O FIM não é aquilo que se espera quando se começa a ler o mau começo da série; o fim de O FIM não acontece exatamente no fim de O FIM, mas depois dele! Não que o fim que encontramos seja exatamente um fim, na verdade, é mais como um fim para O FIM e um novo começo para os órfãos Baudelaire - o qual não se pode dizer que seja bom ou mau, depende das informações que você encontrar por si só, já que as pesquisas do penúltimo Snicket acabam naquela ilha "simples e segura".

Enfim, amei o livro - apesar dele não explicar todos os mistérios e os segredos que rondavam os órfãos desde muito antes dos seus nascimentos. Ainda estou curiosa sobre C.S.C., querendo saber o que tem de tão especial no açucareiro, o que esconde o último refúgio que não pegou fogo. Além disso, quero saber o que significa aquele "ponto de interrogação" subaquático que engoliu os trigêmeos e outros tantos personagens queridos. Mas tenho que me contentar com essas coisas. Como os Baudelaire aprenderam, nem todos os segredos podem ser desvendados e nem todos os enigmas resolvidos.

Ah, também aprendi outras coisas com os Baudelaire: não existe lugar totalmente seguro em um mundo contaminado por cisões, crimes e atitudes vilanescas, porque, se você não as combatê-las, elas algum dia irão acabar parando nas areias do seu refúgio na sua praia preferida. O bom é que mesmo o bem parecendo derrotado é mais forte do que qualquer coisa pérfida capaz de acontecer.

Antes que eu esqueça: sobre a escrita do nosso autor-pesquisador-personagem, Lemony Snicket, só posso dizer que é contagiante! As definições de palavras "difíceis" são engraçadas por si só, e, apesar da história ser triste, do nada você começa a rir com um mensagem secreta escrita no meio de um parágrafo, ou uma carta, ou assuntos maçantes colocados no início dos capítulos para te fazer dormir e não ler mais a história. Lemony Snicket é fantástico, com uma escrita "simples e segura" que não deixa de ser complicada.

Além disso, por mais sejam consideradas histórias para crianças, Desventuras em Série apresenta um lado mais adulto, cheio de críticas, ensinamentos e ironias à nossa própria sociedades (ou talvez não exista nada disso e eu é que tenha imaginado tudo). Depende do ponto de vista. Mas, juro, não consegui para de ver essas coisas escondidas nas entrelinhas desses fantásticos treze livros e um décimo quarto capítulo. Apareciam ideias de que as aparências enganam (vide a Víbora Incrivelmente Mortífera, por exemplo), de que as pessoas mudam e de que somos influenciados por coisas que estão além do nosso controle e vontade; ideias de mecanismos de influência e manipulação das massas; sem falar em críticas aos direitos trabalhistas (ou a falta deles), a ditadura da moda, sistemas educacionais, políticos, sociais, burocráticos... Ufa, cansei! Ou talvez não houvesse nada disso e eu é que resolvi olhar para uma mosca morta e ver uma águia treinada.

Finalmente, só posso acabar essa tentativa de resenha, com a mesma palavra que iniciava todas as histórias dessa etapa da vida dos órfãos Baudelaire e que também a finalizou: descanse em paz e boa sorte. Porque aqui o mundo silencia, Beatrice.
Davi 05/01/2017minha estante
Estou numa dnova comunidade apk chamada Amino de DES(lembra o Orkut), estiu a fazer post sobre detalhes e matar uma fome de mistério e e lembrar um momentos.bons de saudades .

LiWeber 31/01/2024

Livros interessantes demais!
Todos os livros são muito, muito interessantes, mas eu não sei se leria novamente, acho que é diferente da maior parte das minhas leituras e eu amo isso.