A Gruta Gorgônea Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: A Gruta Gorgônea

Fernanda 02/08/2023

A Gruta Gorgônea
Queridos Baudelaire, esperei (na verdade, li) onze livros até o momento aguardando que a vossa sorte mudasse. Estou infinitamente ansiosa para descobrir quais aventuras (e não desventuras) as últimas duas histórias guardam para vocês.

lidosdarafa 28/07/2023

A Gruta Gorgonea
Chegamos ao 11* livro de Desventuras em Série. CSC ainda me trás muitas dúvidas, será o lado ou errado da cisão?
Esse livro trouxeram personagens novos como o Capitão Andarre e sua enteada Fiona e ainda resgatou Phill lá do quarto livro ?Serraria Baixo Astral?. O grande plot twist do homem de mãos de gancho me deixou boquiaberta.
Até que o conde Olaf não encheu tanto o saco nesse livro, mas a chata da Carmelita não sei pq ainda tá nessa história.
Fiquei bem aflita em relação ao adoecimento da bebê Baudelaire mas com a sorte de seus irmãos, deu tudo certo.
Achei nada a ver o sr Poe aparecer de novo mas contamos com a maturidade de Violet e Klaus para não seguir as orientações dele.

romulorocha 09/07/2023

A Gruta Gorgônea, Lemony Snicket - 9/10

Gênero: Ficção
País: EUA
Ano: 2005 Páginas: 288
Editora: Companhia das Letras

Em a gruta gorgônia, os três órfãos baudelaire agora estão no meio das águas turbulentas do Arroio em tempo de morrerem afogados, até que recebem a ajuda de um submarino suspeito. O chefe da embarcação chama-se Andarré, e para além de suas frases excêntricas e desconexas, agora os órfãos precisam correr contra o tempo, pois os gêmeos quaguimiere ainda estão sumidos e eles são os únicos que podem encontrá-los. Mas como nada na vida destes órfãos é fácil, Olaf, que ainda anda solto por aí e com sua trupe de comparsas, pode atrapalhar todos os planos dos jovens "desaventureiros".

#resenhasdoromulo #agrutagorgonia #lemonysnicket

Fernanda631 05/07/2023

A Gruta Gorgônea (Desventuras em Série #11)
A Gruta Gorgônea (Desventuras em Série #11) foi escrito por Lemony Snicket.
Após a conclusão dos acontecimentos em "O Escorregador de Gelo", nossos jovens estão à deriva, em um tobogã, no Arroio Enamorado. Quando parece não haver mais chances de serem resgatados, eles são salvos por um submarino que surge. Após entrarem, descobrindo a senha de entrada, eles se descobrem dentro do Queeque, um submarino comandado pelo Capitão Andarré, que era amigo antigo de seus pais.
Os órfãos estavam ensopados e à deriva, depois de conseguirem escapar mais uma vez das garras do Conde Olaf. E mais uma vez, a esperança surge em meio ao nada, quando um submarino os resgata.
A tripulação de 3 pessoas contam, além com capitão, sua enteada, Fiona, e o cozinheiro, que, para a surpresa dos irmãos, trata-se de Phil, o otimista trabalhador da Serraria Alto-Astral. Após se acomodarem e estarem cientes das regras do submarino (entre elas, que eles precisam usar um uniforme com a foto de Herman Melville), eles ficam a par do objetivo da tripulação: eles estão atrás do tal açucareiro, que foi jogado da base C.S.C em chamas dentro do Arroio Enamorado.
Depois de secos, e usando o uniforme do submarino. Cada um dos Baudelaire recebe uma tarefa. Violet é incumbida de concertar o telégrafo, Klaus fica responsável por descobrir onde o açucareiro pode estar usando as cartas marítimas e Sunny vai ajudar Phil na cozinha.
Aparentemente, dentro desse açucareiro, existem provas que podem incriminar o Conde Olaf, bem como limpar o nome do Lemony Snicket (sim, nosso narrador). Após cada um seguir em seus afazeres Violet tentando consertar o dispositivo telégrafo, Klaus a estudar e examinar os mapas da maré, com o objetivo de localizar a posição do açucareiro e Sunny a ajudar Phil na cozinha, Klaus chega à conclusão que as correntes marítimas devem ter levado o açucareiro para a Gruta Gorgônea, que fica localizada próxima a “Aquáticos Anwhistle”, uma central de pesquisas marinhas e serviços de aconselhamento retóricos que foi fundado pelo cunhado da falecida tia Josephine.
O lugar estava abandonado devido a um incêndio. Após chegarem a essa conclusão, a tripulação descobre que outro submarino se aproxima, ele tem a forma de um polvo robô gigante, cheio de tentáculos, mas a visão mais aterradora é silhueta do Conde Olaf que pode ser vista dentro da máquina. Numa tentativa de mascarar sua posição, para que o vilão não os descobrissem, todos os motores do Queeque são desligados.
Eles não são encontrados pelo inimigo, ambos os submarinos acabam por registrar um terceiro objeto próximo, no radar, ele aparece como um gigante ponto de interrogação e fica claro que até mesmo o Conde receia aquilo, pois foge o mais depressa possível. Após uma conturbada noite, os órfãos descobrem que o submarino chegou à Gruta, porém, o submarino está danificado e a entrada é deveras íngreme para que o veículo possa entrar lá.
Os órfãos e Fiona então equipam-se com roupas de mergulhador com aqueles enormes capacetes aquáticos (Sunny, sendo muito pequena, coube inteira em um desses capacetes) e partem para explorar a gruta e localizar o açucareiro. Acontece que a caverna é tomada por um raro cogumelo chamado Myselium Medusóide. De acordo com Fiona, que é uma admiradora de estudo de micetologia, esse cogumelo aumenta e diminui periodicamente, sendo extremamente venenoso e podendo matar uma pessoa em menos de uma hora. Chegando numa pare da caverna que é seca, os órfãos e Fiona procuram naquele lugar, que tem diversos itens, como lixo, papel e wasabi (um tempero de raiz forte, muito consumido na culinária japonesa).
Logo Fiona percebe que aquele local está infectado com os cogumelos então elas e os irmãos caminham com cuidado, tentando evitar os locais de nascimento do cogumelo mortal. Após algumas investigações, ao retornarem ao submarino, descobrem que o capitão Andarré e Phil desapareceram, para piorar, um esporo de cogumelo se infiltrou no capacete em que Sunny se encontra e o submarino está sendo absorvido pelo polvo mecânico do Conde Olaf.
O paradeiro de Phil e do capitão, o destino de Sunny e como os irmãos se livrarão de mais uma trágica história fica ao encargo de você, leitor, descobrir. Esse livro é bastante divertido, pelo menos pra mim, por se tratar de uma aventura submersa. Aqui é chegado o momento dos irmãos começarem a juntar todas as informações dessa enrascada trama que vem se desdobrando desde o primeiro livro. Aqui também somos surpreendidos por diversas reviravoltas no enredo, então cria um dinamismo excelente para nós leitores, que não sabemos o que esperar, nem se aquele personagem que era amigo no começo, acaba por tomar atitudes vilanescas.
Narração como sempre é o ponto alto do livro, que nos diverte a todo instante. As intromissões do narrador na história tornam-se cada vez mais instigantes, pois o mesmo também esteve à procura do açucareiro misterioso. O livro é um forte aprendizado sobre como as crianças, com suas habilidades, união e criatividade, consegue escapar das mais diversas armadilhas impostas, seja pelo Conde, seja pelo destino desafortunado delas. Elas precisam estar sempre alerta para as oportunidades que surgem diante delas.

Malu Silva 30/06/2023

Os irmãos são encontrados por um submarino e outro mistério aparece para os órfãos

Esse livro partiu meu coração, quase parei de ler.

Lock 27/06/2023

Que climax
Essa história tá tão complicada , muitos sumiços , aparições surpresas, e uma história mal conta , as crianças só queriam saber mais sobre os mistérios da CSC.

purpl3stain 18/06/2023

Um dos livros mais importantes pra série
Nesse livro, após os Baudelaire cairem no curso do Arroio Enamorado, encontram o submarino Queequeg e se tornam parte da tripulação, tendo um contato maior com o lado "bom" da cisão de C.S.C. Assim, algumas das dúvidas que eles tinham sobre essa associação são solucionadas, mas surgem vários outros novos mistérios. É aqui que percebemos a dimensão de C.S.C. e que, na verdade, os irmãos estão metidos em algo muito maior do que imaginavam.
Matheus.ayub 18/06/2023minha estante
Esse NN é meu fav. Mas é perfeito, na verdade a série toda é

purpl3stain 18/06/2023minha estante
Sim!! O meu favorito é inferno no colégio interno, mas acho que é mais por questões afetivas da primeira vez que eu li a série há alguns bons anos kkkkkk mas agora relendo tudo, esse livro é muito esclarecedor de muitas coisas!! Perfeito!

Cristiane 16/06/2023

Mais uma aventura dos órgfãos Baudelaire.

Com submarinos estranhos e cogumelos venenosos e o conde Olaf, é claro!

claire.marar 14/06/2023

A Gruta Gorgônea
Acho que fui pega pelo tedioso ciclo da água e acabei dormindo por um mês e esquecendo completamente desse livro! Não que ele seja ruim nem nada, sempre recomendo os maravilhosos livros de Lemony Snicket!

Stephany.Krviatkowski 12/06/2023

Eu amo como os Baudelaire estão evoluindo e crescendo. A Sunny já está tão grande. Os mistérios que estão cada vez mais perto de serem revelados. Realmente a saga evoluiu muito

Maya 05/06/2023

Eles estão crescendo
Ao longo dos livros dessa série, até agora, é difícil conseguir acompanhar o crescimento dos irmãos. Embora o narrador nos fale sobre isso, e deixe claro que sim, eles estão crescendo, e que a Sunny deixe isso mais claro ainda, o desenrolar dos fatos deixa uma sensação de que tudo aconteceu em questão de poucos dias.
Porém, esse livro em especial me fez perceber o quanto os personagens amadureceram desde o primeiro volume. Tudo isso sem perder suas essências tão características.
Particularmente, eu adoro livros onde acompanhamos o amadurecimento dos personagens, seja em idade, seja em mentalidade.
Tendo isso em vista, esse volume me agradou muito, queria até que ele fosse mais longo.