A Gruta Gorgônea

A Gruta Gorgônea Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: A Gruta Gorgônea

Feh 08/07/2020

O fim se aproxima
Os irmãos Baudelaire não possuem sorte na vida, desde a notícia triste recebida na praia do sol, sua sorte nunca mais foi a mesma. Neste livro, lemos com grande tristeza sobre traição. Não é a traição que machuca, é quem trai. Boa sorte, irmãos Baudelaire!
Carla 08/07/2020minha estante
Adorei esse livro ?

Carla 08/07/2020minha estante
Tô curiosa pelos 2 últimos (os que eu ainda preciso ler) ?

KernAline 08/07/2020minha estante
Eu estava pensando em adquirir o box. Tu acha a escrita muito juvenil? Tenho medo de me arrepender

Feh 08/07/2020minha estante
Carla, tbm estou super curiosa pra ler os dois últimos ?

Feh 08/07/2020minha estante
Aline, particularmente gosto da escrita dele. Na verdade, são personagens super caracterizados, pra você soltar a imaginação mesmo. Indico que você leia o primeiro antes de fazer o investimento no box ?

Tiago 22/12/2022

Infortúnios até debaixo d'água...
Nada como ir pra longe da superfície pra se livrar dos perigos não é? Que nada. Quando se tem ódio, ele supera até mesmo as camadas mais profundas da Terra, é a força e o combustível para explorar as profundezas dos mares em busca do objetivo. Para quem está na frente, só sentimos uma grande tristeza e pena, pois nada podemos fazer e nem avisar, que os perigos não vem apenas da superfície, eles também esperam nas águas..
Noxious.Storm 22/12/2022minha estante
Fiquei com vontade de ler

Noxious.Storm 22/12/2022minha estante
Qual a sua parte favorita?

Tiago 22/12/2022minha estante
Nesse livro é difícil escolher uma parte favorita, gosto muito do desenrolar da relação com Fiona, a introdução do cogumelo raro que afeta a Sunny e sem falar que amo aventuras submersas.

Beatriz 05/05/2020

"As pessoas não são vis nem nobres...
...Elas são como as saladas do chefe, com coisas boas e ruins misturadas num molho vinagrete de confusão e conflito."

Um dos meus favoritos até agora. Mesmo sem explicar muita coisa dos mistérios anteriores, traz uma sensação de estarmos rumando pra um fechamento incrível. Coloca mais questionamentos na mesa e aguça mais ainda uma curiosidade que já vem muito aguçada desde o primeiro livro.
daydarocha 05/05/2020minha estante
Oi!! Está gostando? Estou pensando em iniciar os livros, mas não sei se a leitura e história são boas.

Beatriz 05/05/2020minha estante
Ooi! Pra ser bem sincera estou adorando. A história é incrível, assim como a escrita, que é extremamente fluída. Confesso que tinha lido até o oitavo e parado, resolvi terminar agora na quarentena e não podia ter feito escolha melhor. Eu recomendo muito, os livros são incríveis, acredito que seja minha série de livros favorita!!

daydarocha 05/05/2020minha estante
Nossa!!! Muito bom saber! Obrigada pelo feedback! ??

edisik 27/02/2024

Nem acredito que falta somente dois livros para terminar as Desventuras, cada vez que penso que vai ter alguma revelação, mais mistérios aparecem. É muito divertido depois acompanhar o episodio correspondente na Netflex.
Tais.gusta 27/02/2024minha estante
Faltam 3... ainda tem mais 1 depois que termina os 13... kkkk

Tais.gusta 27/02/2024minha estante
Essa série é mto boa mesmo...

edisik 27/02/2024minha estante
Ese último não tive muito interesse em ler.

RST2511 31/05/2021

Resenha ? A Gruta Gorgônea
Desventuras em Série ? Lemony Snicket

Sinceramente foi um dos melhores livros da série até agora para mim, por conta dos mistérios que começam a fazer mais sentido (FINALMENTE), eu tava doida para começar a ter algumas respostas. Foi uma leitura muito fluida, mas admito que cansei um pouco no meio do caminho por causa das risadas que foram inventadas para atormentar os leitores e os constantes "positivos". Mesmo assim foi ótima a experiência, além de meu lado romancista ter sido despertado kkk, mas logo foi tampado da ladeira.
Luað 31/05/2021minha estante
Algumas perguntas nem tem resposta

RST2511 31/05/2021minha estante
Sinto que meu trabalho com algumas teorias vão ser jogadas no lixo então kkkk.

Naiana 22/07/2022

"Aquele ou aquela que vacila está perdido!"
A irreverência de Lemony Snicket, seu jeito muitas vezes nonsense de escrever e descrever situações é o que prende o leitor por 11 volumes de suas Desventuras em Série. Se eu gostei de ler esse livro até aqui? Muito, mas me vi achando esse volume um pouco cansativo e maçante.

Por um lado creio que essa visão pode ter vindo por ter dado a louca e lido um volume atrás do outro como se estivesse em uma casa em chamas e precisasse saber tudo antes do incêndio chegar onde eu estava, essa é a pior forma de ler um livro, eu já tinha aprendido isso, principalmente em uma série longa como essa, mas não consegui me segurar dessa vez, foram muitos anos querendo ler as estórias dos irmãos Baudelaire, e a ansiedade tomou conta de mim.

Por outro lado há a introdução de novos e velhos personagens, alguns que eu achei bem chatinhos e um comportamento novo do conde Olaf e sua trupe bem irritante, que não ajudou a manter o fascínio que até então reinava, além das inúmeras perguntas ainda sem respostas (tá, algumas foram esclarecidas aqui, mas poucas) e muitas novas no bolo.

Mas ainda assim a estória contada por Lemony Snicket tem seus fascínios, a tirada de comparar esta estória com o ciclo das águas eu adorei, é mais uma maneira dele tentar te fazer desistir da leitura, mas que para mim deixou muito mais interessante e irreverente, o que é uma característica da narrativa dele.

Ver a evolução dos irmãos Baudelaire é outro fator para não desistir de ler essas estórias, como eles crescem a cada desventura de suas vidas e amadurecem, não são mais as crianças inocentes que eram quando perderam seus pais, e cada vez mais percebem que o mundo vive em uma linha tênue entre o bem e o mal, onde uma "pessoa boa" pode fazer algo de ruim e uma "pessoa má" pode fazer algo de bom, ser vilão e mocinho é cada vez mais difícil de definir para eles, que mais e mais vezes se viram na posição de acabar fazendo algo duvidoso para sobreviver ou manter a salvo àqueles a quem se importavam, tudo depende de como você vê as coisas...

Um pouquinho da trama: Violet, Klaus e Sunny vão parar no submarino do Capitão Andarré após descerem o Arroio dos Namorados e se separarem do Quigley. A expectativa dos jovens é ir para o último lugar seguro avisar aos voluntários que Olaf e sua trupe desejam destruir seu último refúgio e a organização C.S.C., mas encontram ali uma nova missão em busca do açucareiro e uma possibilidade de ter respostas a suas dúvidas e uma nova família. Entretanto, onde os Baudelaire estão, Olaf não está muito longe e claro, muitas desventuras em suas vidas.

Aventura, romance, drama e humor nunca faltam por aqui e dessa vez muitos bordões, risadas vilanescas e frases memoráveis sobre como é a vida, e claro referências a personalidades da vida real em todo lugar, seja de modo explícito ou disfarçados no texto.
Marinho 22/07/2022minha estante
Quando eu li essa série, também foi nesse ritmo frenético de devorar a história como se não houvesse amanhã. Infelizmente, isso acaba trazendo um certo cansaço, pois, a esta altura, a narrativa de Snicket já não traz grandes surpresas. Ainda assim, é uma sensação de grande recompensa chegar ao fim e acompanhar toda a jornada "azarada" dos Baudelaire.

Naiana 22/07/2022minha estante
Sim, eu sinto que se tivesse lido com outras leituras intercalando, teria aproveitado muito mais esse finalzinho, mas futuramente pretendo reler eles com mais calma, tem muita coisa que acho que deixei passar nessa leitura atual e uma releitura será de grande proveito.

Amanda 29/11/2023minha estante
Já assistiu a série amg?

Mariana113 05/12/2023minha estante
Estou assistindo

Artur 15/10/2021minha estante
Só agora percebi que o nome do submarino "Queequeg" é o nome do amigo do personagem principal o arpoador de Moby Dick.

Mateus 15/10/2021minha estante
Eu não conheço a história do Moby Dick (mas está na minha lista de leitura kkk), mas acabei jogando esse nome no Google e lá vi que era do Moby, fiquei com mais vontade ainda de ler.

purpl3stain 18/06/2023

Um dos livros mais importantes pra série
Nesse livro, após os Baudelaire cairem no curso do Arroio Enamorado, encontram o submarino Queequeg e se tornam parte da tripulação, tendo um contato maior com o lado "bom" da cisão de C.S.C. Assim, algumas das dúvidas que eles tinham sobre essa associação são solucionadas, mas surgem vários outros novos mistérios. É aqui que percebemos a dimensão de C.S.C. e que, na verdade, os irmãos estão metidos em algo muito maior do que imaginavam.
Matheus.ayub 18/06/2023minha estante
Esse NN é meu fav. Mas é perfeito, na verdade a série toda é

purpl3stain 18/06/2023minha estante
Sim!! O meu favorito é inferno no colégio interno, mas acho que é mais por questões afetivas da primeira vez que eu li a série há alguns bons anos kkkkkk mas agora relendo tudo, esse livro é muito esclarecedor de muitas coisas!! Perfeito!

Pedro Azevedo | @arquivos_pe 11/01/2017

Projeto Desventuras em Série - Livro 11: A Gruta Gorgônea
Depois do degelo das montanhas, os órfãos são separados de Quigley e lançados numa correnteza perigosa mas por sorte são resgatados por um submarino comandado pelo Capitão Andarré e sua enteada Fiona. Eles são voluntários, membros do C.S.C. e estavam procurando pelos irmãos e pelo açucareiro desaparecido, os Baudelaire se juntam a tripulação, e em busca do açucareiro e se encaminham para um lugar chamado Gruta Gorgônea, que de acordo com os estudos de Klaus é onde o objeto está, porém esse lugar guarda um imenso mal... A aventura subaquática dos Baudelaire foi a melhor até agora. Perigosa, intensa e divertida.

Diário de Leitura – A Gruta Gorgônea (Pode conter spoilers)
O perigoso fungo apresentado acrescentou um perigo mais real e tangível a história, causando um certo clima de medo e admiração de todos os personagens.
Definitivamente a linha que delimitava bem e mal foi apagada nesse livro e tudo parece convergir para um final no mínimo agridoce. Não espero algo feliz de forma alguma, mas estou cada vez mais preso a história (a cada livro eu me envolvo mais.) Acabou e eu tinha aquela sensação do ‘’EU PRECISO DE MAIS’’.
Eu to amando a interação Carmelita+Esmé+Olaf, eles são engraçados demais.
Eu realmente achei que a Sunny ia morrer, os olhos enxeram de lágrimas e graças aos céus ela não se foi.

site: http://www.conversaurbana.com/single-post/2017/01/11/Projeto-Desventuras-em-S%C3%A9rie---Parte-4
Aninha 17/01/2018minha estante
Suas resenhas são as melhores

Pedro Azevedo | @arquivos_pe 17/01/2018minha estante
Aaaaanw obrigado!

Acaui 10/10/2020minha estante
To lendo esse

Czar 02/05/2010

Não vacile
O décimo primeiro Desventuras em Série, apesar de não esclarecer em nada as nossas já velhas perguntas, é um dos melhores até aqui. Uma grande aventura que nunca vacila mostrando os órfãos Baudelaire chegando onde não imaginávamos que chegariam.
Novos personagens, novos mistérios, novas divagações e... você conhece o fenômeno do "ciclo das águas"? Conhecendo ou não o importante é que, com o final já no horizonte, há muito tempo o autor parou de nos enrolar - mas não parou de tentar nos fazer desistir da leitura, então persista e não durma, pois aquele (ou aquela) que vacila está perdido!
Dayanne Soares 02/01/2016minha estante
Positivo!

Nessa 30/03/2022

Acho que não é mais pra mim
Fazem muitos anos que comecei a ler DES , fiz uma pausa involuntária durante um bom tempo e retorno a este 11° livro com a sensação que não é mais pra mim.

Antes, a escrita era engracadinha apesar de enrolada e fazia sentido pra mim . Mas agora , eu achei uma chateação essa enrolação que o narrador faz. Entendi que faz parte da narrativa o ele saber tudo e a gente descobrir aos poucos , mas realmente só quero saber o final.

Não abandono a série pq realmente quero entender isso tudo e de verdade, espero que valha a pena
Naiana 22/07/2022minha estante
Acho que o problema real é que esse volume em especial é um pouco chatinho, o Capitão Andarré sempre soltando algum segredo que não termina de contar porque é muito perigoso e seus bordões repetitivos, Fiona que depois vai pelo mesmo caminho e apesar de ser mais velha que os Baudelaire parece ser bastante imatura, as risadas sem graças de Olaf, Esmé e Carmelita, tudo isso junto deixou o livro bem maçante, acho que foi o que menos gostei até então. Mas tem o fator um pouco repetitivo da trama também que contribui, por mais que tenha saído do padrão óbvio dos primeiros livros, ainda assim há um padrão na ordem dos acontecimentos. Pra mim o erro foi ter lido um atrás do outro, acho que se tivesse dado um intervalo com outros livros no meio a estória talvez não tivesse ficado tão cansativa agora.

Manuela 09/01/2023

O pior?
Vi a série antes de ler os livros então já não estava esperando muito pois o episódio é meio chatinho. Eu não gosto muito da escrita do Lemony as vezes por causa de parágrafos enormes descrevendo coisas e situações que as vezes é até um pouco desnecessárias. O livro em si só melhora em 52%, mas não é o pior livro por enquanto.
Gabriel1610 01/04/2023minha estante
Tô em 51% e tô achando o pior. Só teve o submarino com os personagens e a procura do açucareiro. 2 acontecimentos que pegaram a metade do livro. Espero que melhore mesmo, tá o mais maçante da saga

Van 28/10/2021

Desafortunados
A saga toda é bem desenvolvida e bem empolgante. A este ponto da história Violet, Klaus e Sunny estão próximos de descobrir grandes segredos
Muiara 28/10/2021minha estante
Estou ansiosa para ler esse ?