A Cidade Sinistra dos Corvos

A Cidade Sinistra dos Corvos Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: A Cidade Sinistra dos Corvos

Gustavo 01/03/2020

Amei
Esse foi o meu livro preferido até o momento. Até o sexto livro a história meio que seguia um mesmo roteiro em cada livro e, na minha opinião, já estava começando a ficar saturado, entretanto neste livro vemos uma leve mudança no desenrolar da história. Neste volume o autor apresenta questões que acredito que vão ser respondidas e provavelmente vão ser importantes para os próximos livros. O final desse livro é um dos melhores e me deixou super instigado pra continuar a série, enfim eu amei demaiss
Carol Mayara 01/03/2020minha estante
Quando você chegar no Hospital Hostil sua cabeça vai pirar kkkkk

starsvhs 11/06/2023

CSC
Meu Deus, que livro bom do começo ao fim.
Um dos meus favoritos até agora, me prendeu na história desde as primeiras páginas, mesmo eu já sabendo o que acontecia.
Eu AMO essa parte de Desventuras em Série, que eles começam a descobrir mais sobre os segredos que sempre estão nas entrelinhas desde o começo da série.
Adorei as comparações que o Lemony fez nesse livro, sempre dá pra aprender alguma coisa lendo essa história.
Achei tudo muito bem pensado e genial, ansiosa pra ler os próximos. ?
s4 12/06/2023minha estante
a resenha brabíssima ?

maira 20/03/2013

Sinistro
Eu achei esse o livro mais aterrorizante da serie "Desventura em Serie" eu acho ótima. Nesse livro os Budelaires fogem da cadeia, salvam os trigemios, tomam decisões precipitadas e difíceis e... Leia-o para saber o final!
Eu recomendo para qualquer pessoa!
Bianca 11/01/2014minha estante
Se ia por spoiler devia pelo menos avisar

Flavoca 01/03/2024

Quando o mote é bonito, mas a realidade é outra
A crítica pesada nesse livro é tudo!

Uma cidade é designada para cuidar dos Baudelaire. Isso mesmo: uma cidade! A ideia é baseada naquela máxima que diz que é necessário uma cidade inteira para educar uma criança. Bonito, né? Só que o real é que os Baudelaire enfrentarão mais dificuldades por causa de adultos folgados e que não consideram as crianças pessoas.

E, claro, não pode faltar a intervenção do conde Olaf, né?

Livro muito bom!
Joãodelass 01/03/2024minha estante
Muito bom a sua introdução ????? esse será o meu próximo livro e já sei que vou gosta. ?

Nica.Yonamine 09/04/2022

EU AMO MTO ESSE LIVRO
Mlr livro da série de longe. Mano, esse livro é mto bom, juro pensa num plot mto bem desenvolvido. O plano do olaf, o fim, a amizade dos baudalaires e dos quagmire! Juro explendido
Leiammm

A partir daqui terão alguns spoilers

Mn o jeito que os quagmire inventaram de se comunicar, cm os dísticos, mds que incrível, juro amei! Já tenho até eles de cor kkkk! Sobre o hector, ele é mto fofoooo mas tipo, da raiva ele n falar cm o conselho, se ele abrisse a boca td estaria ?bem?.
Isa 09/04/2022minha estante
Os Quagmires são muito perfeitos né, n consigo escolher entre eles nos livros ou na série

Clari§e 11/04/2021

°A Cidade Sinistra dos Corvos°
Este, como todos os outros livros da série, mostra os irmãos Baudelaire chegando em um novo lar com a esperança de que tudo melhore, logo em seguida percebem que isso será impossível. Sempre rio muito com os livros dessa série. A escrita do autor é ótima, com muitas frases engraçadas e espertas. Sendo assim, lemos o livro muito rápido. Gosto muito dos livros de Desventuras em Série. Considero esses, livros para todas as idades.
Recomendo muito!!!
Luað 11/04/2021minha estante
Adoro essa saga

maria 13/07/2022

Um dos melhores
A escrita do Lemony estava impecável como sempre. Só não terminei esse livro antes pois tinha outros pendentes, me arrependo de ter enrolado tanto. Além da escrita, essa parte da saga dos Baudelaires foi muito "boa" assim por dizer, minhas expectativas para o próximo livro estão altíssimas.
DANILÃO1505 14/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

mýla 19/08/2013

''Nessa nova desventura eles são inscritos num programa de adoção de menores, em que toda uma cidade se responsabiliza por crianças que tenham perdido os pais. O programa tem um slogan amedrontador: "É preciso uma cidade para educar uma criança". Violet, Klaus e Sunny são mandados para a apavorante cidade de C.S.C. e assim tem início mais um lamentável episódio da tenebrosa existência dos Baudelaire''.

Os três irmãos vão morar na cidade dos Cultores Solidários dos Corvídeos vêem-se fazendo as tarefas domésticas de uma comunidade inteira.Na parte da manhã, limpam a cidade alta, na parte da tarde, a cidade baixa.No meio de todos os corvos, mulheres idosas e ocupações diárias, as crianças Baudelaire imaginam que ao menos uma vez na vida tenham encontrado o lar perfeito.Elas moram com uma homem gentil, alimentam-se bem e o Conde Olaf está longe.

Entretanto, eles começam a receber diariamente alguns poemas rimados de dois versos(mais conhecidos como dísticos)com a letra de Isadora e começam a pensar que a sorte virará e que talvez encontrem os dois trigêmeos Quagmire. Contudo, um homem inocente morre assassinado, as crianças são acusadas do crime e Olaf aparece mais uma vez disfarçado. Tudo anda de mal a pior, mas a situação foge do controle quando o rosto dos Baudelaire é estampado nos jornais e são procurados pela polícia.

Este livro é muito bom.Os mistérios COMEÇAM (só começam,não se empolguem,hein?) e desvendar-se.O grande e dificultoso nó que Lemony colocou na série aos poucos vai desatando-se e a atenção do leitor exige esforço redobrado.Deste livro em diante, as dicas são mais frequentes e a forma da leitura vai aprimorando-se mais e mais.Quem chegou neste livro, não consegue parar,pois a partir daqui a estrutura narrativa fica mais empolgante e mais natural.

Klaus e Violet nos livros seguintes se apaixonam, Sunny cresce e neste mesmo volume, dá seus primeiro passos e anda.A maturidade da série começa a aparecer.O que mais me encantou neste livro é a inteligência e a perspicácia que os irmãos têm para desvendar mistérios e sair de situações limites.Neste volume eles são presos, fogem da cadeia e se escondem de uma multidão enfurecida com tochas para queimá-los na fogueira.E agora, mais do que nunca, encontram-se mais sozinhos que antes.

''Mas as crianças, naturalmente, iriam cuidar umas das outras, como já vinham fazendo desde aquele terrível dia na praia.Violet Klaus e Sunny se entreolharam e respiraram fundo, reunindo toda a sua coragem para enfrentar os raios em dia de sol claro que segundo eles, os aguardavam no futuro, e então os autossustentáveis órfãos Baudelaire deram os primeiros passos na direção das últimas luzes remanescentes do sol poente.''(Capítulo 13 página 227)

Coruja 20/06/2013

Com esse livro passamos da metade da série e finalmente temos mais pistas, mais respostas do que apenas perguntas sobre a sombria conspiração que está verdadeiramente por trás da morte dos pais Baudelaire, da família Quagmire, do seqüestro dos gêmeos e da figura do Conde Olaf.

A história começa com os órfãos Baudelaire acompanhados do senhor Poe, que a essas alturas já não sabe mais com quem colocar as crianças – considerando o número de desgraças que ocorrem em seu caminho, não há exatamente uma fila de pretendentes a pais adotivos para Violet, Klaus e Sunny.

Por fim, ele descobre um programa governamental (?) que leva ao pé da letra o ditado de que é necessário uma cidade inteira para cuidar de uma criança (??) e decide colocar os Baudelaire nesse pacote (??!), o que se torna bastante aceitável para os irmãos quando eles descobrem na lista de possíveis moradas a Cidade Sinistra dos Corvos – cujas iniciais coincidentemente batem com as da misteriosa organização que eles estão investigando para desvendar todos os acontecimentos sinistros que ocorreram até aqui na história.

Claro que sendo os irmãos Baudelaire quem são, a mudança para a nova cidade não será exatamente tranqüila: além de lidar com os constantes becos sem saída de suas investigações, ainda há as tarefas domésticas que eles são obrigados a cumprir para todo mundo em seu novo lar e as regras sem nenhuma lógica que devem obedecer.

Mil e uma referências se somam a várias pistas falsas e personagens novos – incluindo aí um falso Conde Olaf: com uma monocelha e uma tatuagem de um olho no calcanhar, ele é preso e condenado à fogueira (!!!) assim que chega a cidade, mas os Baudelaire logo percebem que ele não é seu grande inimigo e tentam desesperadamente salvá-lo (especialmente porque ele parece ter algumas respostas para suas milhares de perguntas).

Se você chegou até aqui nas Desventuras em Série, provavelmente já tem uma boa idéia do que acontece ao final da história. A Cidade Sinistra dos Corvos representa já uma virada na história, uma vez que o padrão de guardiões para as crianças se rompeu. Mas o final do sétimo livro representa uma ruptura ainda maior – com um enorme potencial para o próximo volume da história.

E assim, continuemos com as desventuras...

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)

Blog MDL 07/02/2016

Após todo o desastre com Esmé e Jerome Squalor, onde a sexta consultora financeira mais importante da cidade revelou-se namorada e capanga do pérfido Olaf, O Sr. Poe está levando os jovens a seu próximos destino. Ele decide colocar os órfãos no programa “É Preciso Uma Cidade Para Educar Uma Criança”, onde, ao invés de um tutor, ou uma família, a cidade inteira fica responsável pelos órfãos! O Sr. Poe então oferece uma lista aos jovens de cidades que eles se interessassem em morar e, após uma verificação, eles escolhem a cidade que tem como sigla C.S.C., pois, como já sabemos, graças aos trigêmeos Quagmire, essa sigla está relacionada a algum segredo do Conde Olaf.

Enquanto se dirigem de ônibus ao local, o Sr. Poe está lendo um jornal chamado Pundonor Diário. Esse jornal é um daqueles sensacionalistas de muito sucesso, que escreveu o nome do Conde Olaf errado, chamando-o de Omar, e falou mentiras, como a que Esmé Squalor foi na verdade raptada pelo vilão.

Ao desembarcarem, sozinhos como sempre, no ponto da cidade C.S.C., eles descobrem que o ponto fica, na verdade, a quilômetros de distância da cidade, que só pode ser vista no horizinte, forçando os órfãos a caminharem até lá. Após a longa e cansativa caminhada, eles descobrem que a cidade é dominada pelo Conselho dos anciãos, que tem regras brutas e ridículas sobre a cidade, assim como descobrem que eles agora serão responsáveis por TODAS AS ATIVIDADES DOMÉSTICAS DA CIDADE! Ou seja, eles terão que limpar ruas, lavar cidade, fora realizar tudo o que qualquer cidadão mandar!

Nesse ínterim, eles conhecem a oficial Luciana, a nova chefe da polícia, uma mulher misteriosa que apenas se apresenta usando um capacete de motociclista, e Hector, que é o faz-tudo da cidade. Ele ensina tudo aos irmãos Baudelaire, que fazem morada em sua casa. Hector é uma pessoa boa e gentil que, contra as regras da cidade, tem um celeiro cheio de instrumentos mecânicos para sua invenção, a casa móvel auto-sustentável a ar quente, assim como uma biblioteca secreta.

Com isso, as crianças descobrem que a cidade chama-se Cultores Solidários de Corvídeos. Por esse fato, a cidade tem um bando enorme de corvos, que passam a manhã na parte alta da cidade, as tardes na parte baixa e a a noite dormem na colossal Árvore Do Nunca Mais, a maior arvore que os órfãos já viram e que não tem uma folha sequer, ficando lotada de corvos a noite, ela fica atrás da residência de Hector.

A história se desenrola quando, fazendo as atividades da cidade, os conselheiros avisam que o Conde Olaf foi capturado, baseado em suas características mais marcantes (Monocelha e tatuagem de um olho no tornozelo), mas eis que surge o detetive Duplin, logo sendo reconhecido pelos órfãos como o Conde Olaf disfarçado. No dia seguinte, eis a notícia: O Conde Olaf preso (que na verdade se chamava Jacques Snicket) foi morto e o detetive diz ter encontrado evidências de que os assassinos foram os irmãos Baudelaire! Não o suficiente, começam a aparecer, na Árvore do Nunca Mais, dísticos que levam os nossos heróis a uma conclusão: Os Quagmire estão presos em algum lugar da cidade!

Os irmãos agora precisam descobrir como limpar seus nomes e descobrir o paradeiro de seus amigos, bem como descobrirem: quem é Jacques Snicket e por que ele também a mesma tatuagem que o Conde Olaf?

Agora a trama se complica! Sim, esse livro é um dos meus favoritos, pois é um twist atrás do outro, em apenas 232 páginas! O narrador faz uma narração ótima da cidade que, auxiliado pela arte, fazem o leitor ter uma noção bem certa de todo o ambiente que rodeia os irmãos. O livro é extremamente dinâmico e tem tudo que um leitor de livros infantojuvenis pode querer, indo da investigação até cenas de pura ação e adrenalina!

Esse livro é considerado justamente o divisor de águas da história pois, ao final desse livro, ainda com seus nomes sujos e foragidos, os irmãos decidem que a partir de agora eles não contatarão o Sr. Poe e viverão independentemente. A demonstração do crescimento dos Jovens se dá não apenas com o “aniversário” do Klaus, como também com o fato de que Sunny, o bebê Baudelaire, deixa a partir de agora de engatinhar, aprendendo sozinha a andar.

Esse é um livro de transição. Agora os segredos que envolvem a morte dos pais Baudelaire, bem como o porquê do Conde Olaf ser um terrível vilão estarão sempre permeando a história e vai caber aos nossos jovens heróis descobrir tudo!

Sobre a crítica, aqui Lemony Snicket nos mostra que leis, que deveriam ser voltadas ao bem público, podem tornar-se coisas catastróficas e de juízo torcido, principalmente nas mãos de um seleto e elitista grupo de pessoas. Também nos mostra como uma massa pode ser facilmente manipulada por uma voz mais potente e, no caso do Hector, que não adianta apenas ser uma pessoa boa, quando ficamos calados de ante de injustiças.

A escrita do autor continua primorosa, valorizando corretamente as cenas de suspense, ação, drama e tristeza! Desventuras em Série está prestes a deixar de ser uma “aventura bobinha” para ter tons mais sérios e realísticos.

site: http://www.mundodoslivros.com/2016/01/resenha-desventuras-em-serie-cidade.html

Carla1487 09/06/2024

Quando eu comecei esse livro, eu acreditei que não fosse me apegar tanto a ele e, de repente, me vi devorando mais que a metade dele em uma madrugada.

Eu amei o desenrolar dos acontecimentos do livro. Gostei demais de que os irmãos tiveram sua primeira discussão, o que faz o que a história fique mais realista e quase chorei de emoção quando vi aqueles primeiros passinhos dados.

Eu posso respirar aliviada pela primeira vez depois do quinto livro por conta dos irmãos Quagmire. E ver o autor se infiltrando cada vez mais a história me deixa ainda mais intrigada pro próximo.

Claro, é um livro previsível, é uma série de muitos livros e que sempre vão ser tristes, essa é sua premissa, mas ainda não tira o encanto de ser um livro terrivelmente fantástico.

PS: Não tem como não se apaixonar por mais uma referência ao Edgar Allan Poe.

miny 30/08/2016

livro ótimo!

@lidcomisso 29/12/2016

Impressões
O sétimo livro da série é, de longe, o meu favorito até agora. Olaf está mais cruel e o texto está mais maduro e interessante. Os Baudelaire estão crescendo e aqui é só amor por essa história! "[...] o que você não lê é muitas vezes tão importante quanto o que você realmente lê."

site: https://www.instagram.com/lidicirilo/

Aline 24/02/2017

Tudo na mesma
E continuamos sem saber o que é C.S.C...