Resistência Affinity Konar

Resenhas - Resistência

Elisa.Gomes 08/04/2024

Esse livro é perfeito
Não sei nem como começar a descrever esse livro.
Ele conta a vida de gêmeas no holocausto e os experimentos que elas passaram é um livro muito difícil por ser tão triste e pesado
Foi baseado em histórias reais o que torna tudo mais difícil
Além de contar muito bem a vivência delas e seus sentimentos, faz entrar no livro e sofrer junto com elas
Super recomendo, mas ja digo que não é fácil

elle2 07/04/2024

Emocionante
Eu não ia ler esse livro por conta da capa dele, não me julguem, mas eu sou do tipo que julga um livro pela capa. então, a primeira vez que vi esse livro na estante da biblioteca do meu colégio, imaginei que fosse um livro de auto ajuda, O QUANTO EU ESTAVA ENGANADA!!!??

por conta desse livro, vou procurar outros livros de Affinity Konar pra ler porque, se ela escrever tão bem quanto nesse livro, tenho certeza que é uma das melhores escritoras que temos.

a história é incrível e extremamente comovente, se você não tem estômago pra tanta maldade... é melhor pensar duas vezes, mas precisamos sempre nos lembrar do nosso passado pra nunca esquecermos e deixarmos se repetir.

Sandra.Voltolini 13/09/2023

Enredo forte e escrita sensível!
Esse livro tem um enredo forte e uma escrita sensível. A autora Affinity Konar nos conta sobre as atrocidades cometidas no "zoológico" de Josef Mengele, o "anjo da morte". Ali as pessoas (muitas crianças) foram submetidas aos piores tipos de atrocidades da História, durante a II Guerra Mundial. E, a justificativa para isso era provar a superioridade da raça ariana. Mengele morreu nos anos 70, no Brasil, onde se refugiou.

O foco do livro, são as gêmeas Pearl e Stasha. Através da narrativa alternada elas vão contando para o leitor os truques inventados para sobreviver. Elas não são apenas vítimas, são personagens lutando pela vida. Mostrando que a esperança é a única opção onde há tanto terror.

Os capítulos narrados pela Stasha são mais lentos, pois ela divaga bastante. Já Pearl é mais clara e realista. Não é um livro para devorar, é uma leitura pesada. Causa certa angústia saber que isso tudo aconteceu de verdade. E que tantas famílias foram separadas e até mesmo dizimadas, essas atrocidades prejudicaram gerações.

Tentar ser normal em um lugar como esse é um ato de resistência. Crianças mutiladas fisicamente e abaladas emocionalmente com seu destino nas mãos de um monstro. Como um ser humano consegue ser tão cruel? Isso é o que me perguntei em cada página.

É uma leitura necessária. É um livro que precisa ser lido com reflexões. Baseado na história real das gêmeas Miriam e Eva.

Mengele deixou um rastro de dor, semblantes destroçados, olhares perdidos e corpos mutilados. Morte iminente, fome, frio, saudade, medo.

Foi uma leitura que doeu muito. Cada capítulo era mais difícil que o outro. É uma escrita lírica e a beleza da prosa da autora é um contraponto ao horror retratado.

"? Ninguém está olhando para trás. ? Ele riu com amargura. ? O mundo inteiro nunca olhará para trás. E, se olharem, provavelmente vão dizer que isso nunca aconteceu realmente.

Já leram esse livro? Deixe seu comentário!

Para mais conteúdo siga @somaisum_livro

28/05/2023

"perdoá-la não trazia de volta a minha família(...) Meu perdão era uma repetição constante, o reconhecimento do fato de que eu ainda estava viva. Era prova de que as experiências deles, seus números, suas amostras não tinham servido para nada. No meu perdão, o fracasso deles de me matar ficava patente."

Fabi | @ps.leitura 11/04/2023

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Aushwitz, 1944. Um começo de um mundo completamente diferente e que afetará a vida das gêmeas Pearl e Stasha, de apenas 12 anos, para sempre.

As irmãs desembarcam no campo de concentração nazista na Polônia e aos poucos, elas vão conhecendo o horror desse mundo que as cercam, assim como suas identidades fraturadas pela dor e sofrimento.

Elas fazem o possível para confortar uma à outra, criando códigos e jogos para se protegerem e tentarem recuperar parte da infância que estão sendo obrigadas a deixarem para trás, assim como tantas outras crianças.

Só que quando Pearl desaparece sem deixar nenhuma pista, Stasha se recusa a acreditar que sua irmã esteja morta e tenta, de uma maneira desesperada e sem muitos recursos, buscar pela justiça, paz e descobrir onde sua gêmea está.

É impossível não sentir toda dor e sofrimento que livros com temáticas da Segunda Guerra podem causar em cada virar de página, certo? Com "Resistência" não foi diferente.

Uma coisa que me impactou muito nessa história é que conhecemos a jornada de duas crianças, enfrentando todos os confrontos e problemas da época. Crianças que tiveram as infâncias roubadas e perdidas. Crianças que foram obrigadas a crescerem antes do tempo e enxergarem um mundo além do que precisavam. Crianças que foram obrigadas a agirem de maneiras que não queriam.

Dói imaginar que isso realmente fez parte da nossa história. Dói ainda mais em saber que a história de Pearl e Stasha é uma obra inspirada na trajetória real das gêmeas Eva e Miriam Mozes. Isso foi o que me deixou ainda mais com o coração partido.

Com o ponto de vista intercalado entre ambas as personagens, a autora Affinity Konar soube como apresentar a personalidade própria de cada uma delas, assim como os dilemas que enfrentaram para sobreviver em um período tão devastador e como ainda conseguiram encontrar esperança com tudo que estavam vendo e vivendo.

É um livro que toca no fundo do coração e deixa o leitor envolvido com toda a trama, com todos os acontecimentos aterrorizantes da época, compartilhando todos os sofrimentos e dores vivenciados ali.

"Resistência" é um livro que também possui uma narrativa poderosa, delicada e sensível, explorando toda essa devastação, assim como a esperança em dias melhores após o fim.

site: https://www.psamoleitura.com/2023/04/resenha-resistencia-de-affinity-konar.html

Silva.gab 29/03/2023

Jardim de Papoulas
Triste e esperançoso na medida certa. Tava precisando de algo emocionante para limpar meu paladar dos últimos livros que li.

De uma beleza inocente e sufocante. Uma crueldade sem fim, mas a resistência e desespero de sobrevivência venceu pelo menos para alguns.

Lety 16/02/2023

Enrolado e poético
O livro em si é bem interessante, não achei taoooo pesado quanto contam que ele é.
O livro viaja entre o futuro e o passado, Stasha é poética.
Senti falta de algumas informações no livro, que definitivamente ficaram muito confusas. Mas é uma boa leitura

Michelle 30/01/2023

Resistência
História das gêmeas Pearl e Stasha, de 12 anos de idade, que têm a infância roubada pelo terrível Dr. Mengele. Popularmente chamado de "Anjo da Morte", o médico nazista ficou conhecido por realizar experimentos terríveis  com anões, grávidas, albinos, mas, principalmente , irmãos gêmeos.
Resistência nos mostra o lado mais negro que pode existir na humanidade, através dos extermínios, experimentos médicos e subjugação da raça humana, também nos mostra o melhor que cada um pode ser, na solidariedade, na piedade e no amor, mesmo em um lugar onde impera a dor e o sofrimento.
É um livro perturbador, nu e cru, com a realidade contida na narrativa que emociona e faz refletir. Todos deveriam ler.

hibeesly 21/01/2023

Resistência
Os relatos das duas irmãs que são intercalados a cada capítulo, são no mínimo pertubadores, as barbaridades são descritas através de uma perspectiva inocente de criança e ao mesmo tempo madura. A leitura se torna monótona em alguns momentos e a melancolia das personagens acaba nos afetando. A esperança das personagens é que mantém a história e nos faz querer continuar a leitura mas mesmo assim é bem difícil.

Fernanda 07/01/2023

Lindo, lindo, lindo
Lindo, cruel e arrebatador. A história é uma ficção, mas não deixa de ter sido baseada em fatos reais, históricos.
Eu amei a narrativa e a forma em que a história foi contada. Tive sentimentos conflitantes ao decorrer do livro sobre o que aconteceria no desfecho, não sabia ao certo qual caminho a autora escolheria.
Algumas coisas na história deixam claro que o livro não passa de uma ficção, mas no geral, adorei a leitura.

Helena_ 27/12/2022

Poético
O livro retrata a história de irmãs gêmeas e os horrores que enfrentaram na segunda guerra mundial. A escrita dele é bem poética e em alguns momentos fica confuso e cansativo.

umavidabookstan 06/12/2022

Marcante
Acho que esse é um dos livros mais marcantes e chocantes que já li. É bem profundo, traz a história de duas irmãs gêmeas que foram usadas para experiências na Segunda Guerra Mundial. A história é real, com mesclas de ficção. Extremamente tocante e faz chorar muito. Leitura muito importante para manter viva a história dos que sofreram na crueldade do nazismo.

Larissa Destro 30/11/2022

"Nem sempre nos conhecemos, ou sabemos em que vamos nos transformar, o que podemos fazer, depois que o mal fez o que quis conosco."
??
Gente... eu sempre amei livros sobre a segunda guerra mundial, mas esse aqui foi MUITO difícil de ler. Escrita muito lenta e confusa. Levei quase 2 meses pra terminar. ?

A história das gêmeas que sofreram nas mãos de Mengele tinha tudo pra ser muito boa. Mas acho que a autora não conseguiu desenrolar muito bem.
??
"E naquele momento, sem ninguém com quem dividir minhas responsabilidades, assumi todas. Assumi a esperança e o risco, a determinação imprudente, a crença teimosa de que, mais uma vez, eu ia sobreviver."

Michelle.Leonhardt 17/11/2022

Um livro difícil de ler
Um livro com a temática da guerra, mas com a perspectiva dos experimentos que eram realizados por Joseph Mengele com gêmeos. É um livro bem forte, bem pesado, com uma carga emotiva extremamente alta já que é baseado em história real.

Ele se divide meio que em duas partes. Na primeira parte o artifício da escrita meio lírica, cheia de metáforas e poética do livro é ótimo para suavizar o impacto da história que é contada. E faz sentido, visto que as protagonistas são muito crianças.

Entretanto, na parte 2, essa mesma escrita deixa toda a história confusa. Não dá para saber com certeza o que é real e o que é fruto de artifícios da mente das protagonistas tentando minimizar os sentimentos e os horrores vividos. Nessa parte o estilo da narrativa cansa já que todos os acontecimentos são mais complexos e isso deixa tudo confuso.

Eu demorei bastante para terminar o livro e achei ele bom sim, mas não é o meu preferido de guerra. Acho que a escrita que tanto ajudou na primeira parte foi o que me fez diminuir a nota deste livro.

Thay 14/11/2022

Tenso
Um livro muito pesado ao meu ver por ser contado na perspectivas de crianças, uma triste realidade do holocausto.
Por eu ter uma irmã gêmea acredito que levei o livro muito ao lado pessoal por isso talvez achei tenso e demorado para ler, visto que me comparava a elas.