Resistência

Resistência Affinity Konar

Resenhas - Resistência

Melina.mps 19/10/2022

A escrita da autora é um desafio que vale a pena ser superado se você se interessar por histórias que se passam durante a Segunda Guerra Mundial.

Rayane139 18/10/2022

bom, mas poderia ser melhor.
A história é bastante envolvente, mas a narrativa do livro não. Leitura extremamente arrastada, a narrativa de Stasha me deixou bastante estressada, tinha que me esforçar bastante para manter o foco. O livro tem várias atrocidades e são bastante explícitas, é muito triste e doloroso saber que a maioria dessas coisas realmente aconteceu. Não me emocionei como eu estava esperando, creio que pode ter sido porque não consegui criar um vínculo com as personagens. Leitura poética ainda não é meu estilo, não consegui me adaptar e gostar desse tipo de escrita. Mas o livro é interessante, as reviravoltas são intensas e angustiantes. É uma leitura pesada e eu não considero um romance.

sirlani.lopes 07/10/2022

Enfim terminei
Achei que seria uma leitura mais legal porém foi cansativa demais! Até que enfim terminei. Não recomendo!

Kleice1 03/10/2022

Escrita mt enrolada
A historia é triste e mostra mais um dos horrores da segunda guerra. Mas me incomodou mt a escrita da autora, leitura cansativa e arrastada...

Pamella 19/09/2022

Não é novidade pra ninguém que me conhece que eu amo livros que tenha a Segunda Guerra como cenário. Apesar de sempre quase morrer de tanto chorar, e ficar revotada com os responsáveis e perder completamente a fé na humanidade, é um assunto que desperta muito o meu interesse.
Resistência é o primeiro e único livro sobre a vida dos gêmeos em Auschwitz que tive contato e mesmo sendo uma ficção histórica, saber que as crianças realmente passaram por tudo que foi descrito no livro, e talvez por algo até pior, me enoja.
Mas eu acredito que, não sendo um assunto que te dê gatilhos, é importante expandir sua leitura para além da sua zona de conforto.
Eu amo uma fantasia, um romancinho de vez em quando e uma distopia sempre. Mas as vezes sinto a necessidade de algo mais sério, mais dolorido. Algo que me lembre do que o ser humano pode ser capaz pq o mundo não é um livro de romance young adult.

Honeypot 17/07/2022

Ainda penso nesse livro enquanto tento dormir.
"Nem sempre nos conhecemos, quem podemos nos tornar, o que podemos fazer, depois que o mal fez o que quis conosco."

Essa obra me mostrou como era difícil permanecer humano em um local tão desumano como um campo de concentração, e que era ainda mais difícil após finalmente sair dele. É o tipo de lição que precisamos levar até o final.

@estantedamarcia 25/04/2022

Uma estória sobre os horrores da guerra mundial, especificamente do Dr. Menegele, que fazia experiência com crianças.
É baseado em uma história real, o que torna uma história triste e pesada, por lembrar o que o homem é capaz de fazer com o seu semelhante.

Mary's 01/04/2022

Que livro difícil! Essa leitura me doeu, a cada capítulo era uma dor nova, sofri muito com as gêmeas Pearl e Stasha, mas o pior é saber que tudo o que lemos de fato aconteceu e que o culpado não foi responsabilizado, conseguiu fugir e viveu uma vida até a velhice. O livro tem uma escrita lírica, com muitas metáforas e as vezes confuso. Os capítulos em que acompanhamos Stasha foram sempre os mais difíceis, ela divaga muito o que torna a compreensão do que realmente aconteceu mais difícil. Pearl consegue ser um pouco mais clara. Esse é o tipo de livro que não da vontade de devorar, é uma leitura mais lenta, mais pesada, a cada capítulo eu me sentia angustiada e com um peso no coração. Mas é um leitura necessária, pra que as pessoas conheçam a história pra que ela não se repita.

Ana Claudia 29/03/2022

Essa é uma história das irmãs gêmeas Pearl e Stasha, 12 anos, que se passa em 1944, no Zoológico de Josef Mengele.

Pearl é uma menina delicada, comedida, realista e é responsável pela tristeza, pela bondade e pelo passado. Tem habilidades artísticas
Stasha é extrovertida, sonhadora e está sempre querendo proteger a irmã. Ela é responsável pela diversão, pelo futuro e pelo mal.

Josef Mengele gostava de realizar experimentos com gêmeos, trigêmeos e judeus. Seus experimentos eram chocantes porque ele costurava as costas de gêmeos para criar gêmeos siameses e também injetava substâncias no corpo das crianças para testar possíveis reações.

Quando elas chegam no zoológico, sem a mãe e o avô, juntas elas percebem o que acontece naquele lugar, acabam criando laços de amizade e reforçando ainda mais o amor que as une. Para sobreviver aos horrores que acontecem, elas criam um mundo somente delas com lembranças de bons momentos com o único objetivo de que saiam vivas da guerra.

Para esquecer a dor, Stasha se submete a injeções de um líquido que a faz ser imortal e acredita que assim nada aconteceria a sua irmã. Mas a guerra traz dores muito fortes e, de repente, Pearl desaparece.

Uma história extremamente sofrida e triste.

Manda de Oliveira 26/03/2022

Até agora essa foi a leitura mais difícil que fiz esse ano, tanto pelo tema como pela escrita da autora. De início achei a narrativa super diferente, mas em alguns momentos a própria me trouxe confusão e eu não entendia o que era real e o que não era.
Alguns capítulos da segunda parte narrados por Stasha achei um pouco fora da curva, violentos demais e com um pouco de exagero.
Quando terminei a leitura e depois de refletir bastante, entendi as personagens e a proposta da autora, o motivo da escolha do lirismo e o imaginário que foram muito presentes nesse livro.
Uma leitura pra mim muito pesada, triste e violenta.

Andressa921 24/03/2022

O livro conta a história de Stasha e Pearl durante o período do holocausto, onde essas duas meninas era tidas como cobaias em experiências pelo fato de serem gêmeas.

Uma história sofrida, carregada de dor e de perdas, tanto físicas como sentimentais e psicológicas.

Uma leitura densa, acabei demorando um pouco pra ler, realizando pausas as vezes longas, a escrita da autora muito boa, porém por ter um conteúdo tão denso, carregado de dores, as vezes é necessário se dar pausas digerir o que aconteceu até então para poder dar continuidade com a leitura.

Alice216 27/02/2022

Um livro para refletir sobre o passado
Tá! Eu preciso falar desse livro. Demorei quase um mês para conclui- lo, mas não porque ele foi ruim ou cansativo, mas porque tive que parar para refletir sobre o que estava lendo. Esse livro é muito forte, tem muitas informações sobre o que aconteceu com os gêmeos de austchivtz. Saiba, não é um livro de memórias, é um livro baseado numa história real, sobre uma de muitas gêmeas que sobreviveram aos horrores do Dr. Mengele. Pesquisei um pouco sobre as irmãs Eva e Miriam Mozes (Por que uma gêmea que sofreu experimentos de Josef Mengele perdoou os nazistas), recomendo que leiam esse artigo sobre; ensina muitas coisas sobre o que é o perdão.
Eva, no livro é retratada como Stasha; e sua irmã Miriam é retratada como Pearl. Saber das atrocidades aos quais elas passaram me deixou com o coração partido, e pensando como existem pessoas muito cruéis nesse mundo. E o maior choque para mim foi saber que Mengele saiu ileso disso tudo, fugiu para a América do Sul (pasmem) e morreu aqui no Brasil (pasmem mais ainda!) e sepultado em São Paulo! Um homem que fez tanto mal as pessoas teve uma vida digna, sendo que nem merecia tal. Muitas crianças foram mortas sendo cobaias de seus testes. É coisa que deixa a gente refletir mesmo e ficar sem acreditar que esse tipo de coisa realmente aconteceu.

vic 16/02/2022

A capa bonitinha engana muito, a história é pesada, como todos os livros de Auschwitz são, mas esse me prendeu de uma forma genuinamente boa, me fez chorar várias vezes. Fica a dúvida de saber o que o futuro reservou para essa menininhas tão fortes.

Renata.Takahashi 15/02/2022

Uma leitura dolorida
Resistência conta a história das gêmeas Stasha e Pearl em 1944, conta como elas chegam em Auschwitz e todo drama vivido por elas nesse lugar.
Pra mim foi uma leitura ?difícil? devido todas as torturas vividas nessa história, ainda mais quando envolve crianças!