Resistência Affinity Konar

Resenhas - Resistência

Lu 21/01/2022

Fiquei presa nessa livro! Com o fim da leitura ficou uma ausência em mim. A ausência das gêmeas, do que o futuro reservou para essas meninas tão sofridas e tão fortes. Apesar de já ter lido tantas histórias sobre o holocausto, a cada novo livro sobre o assunto é sempre como descortinar horrores inimagináveis ao mesmo tempo em que descobrimos a força e a resiliência de quem viveu esses horrores.
O livro nos mostra a perversidade humana, mas acima de tudo é um retrato do amor e da união.

Amabile.Debortoli 03/12/2021

Livros sobre Auschwitz são sempre pesadíssimos e esse não poderia ser diferente. Muito linda a história dessas duas irmãs e imaginar como foi pra elas passar por tantos desafios é muito assustador

Camila | @lendocomamigos 25/10/2021

Resistência
"[...] se existia uma vida para nós além dessa morte, poderíamos embarcar em uma nova série de tarefas e divisões. Pearl podia ficar com a esperança de que o mundo jamais esquecesse o que tinha feito conosco. Eu poderia assumir a crença de que isso nunca mais aconteceria."

Quando as gêmeas Pearl e Stasha chegam dentro de um vagão de gado ao campo de concentração de Auschwitz em 1944, com sua mãe e seu avô, elas não sabem o que esperar.

Usando tudo que aprenderam elas logo formam uma estratégia para seguir em frente e suportar o que está por vir e dividem as responsabilidades da vida entre as duas, Stasha se encarrega do divertido, do futuro e do mau, Pearl é a encarregada da tristeza, do passado e do bom.

Mas como visualizar o futuro em um lugar em que não se sabe nem o que acontecerá no próximo minuto? E onde procurar coisas boas em meio a tudo isso?

Após experiências que somente gêmeos experimentaram durante seu aprisionamento, tortura após tortura, perda após perda, finalmente o fim de Auschwitz chega, mas o fim do sofrimento ainda está a uma boa distância de ser alcançado.

Embora seja um livro de ficção baseado em acontecimentos reais a autora consegue nos dar uma amostra realista dos experimentos feitos nos campos de concentração e com a história das gêmeas Pearl e Stasha nos mostra que a inocência infantil pode ser uma aliada na tarefa de superar o sofrimento, por que em momentos como esse só o que resta é se agarrar a esperança de que dias melhores virão e as vezes só as crianças conseguem realizar esse feito.

A capa bonita desse livro engana, pois seu conteúdo é extremamente pesado e sensível, mas apesar de ser uma leitura densa a boa escrita da autora facilita e vários acontecimentos surpreendentes tornam o ritmo de leitura acelerado. Recomendo para todos que tem curiosidade sobre esta aterradora época da história mundial e que assim como eu acreditam que é sempre bom relembrar os erros do passado e as consequências dos mesmos para que esse tipo de coisa não venha a se repetir e para que não esqueçamos do que o ser humano é capaz.

Tóri 14/10/2021

Sério que história profunda, linda e triste!!
Não vou negar que quase abandonei esse livros várias e várias vezes. A escrita da autora é meio poética e ao mesmo tempo um pouco fantasiosa, mas decidi terminar e posso dizer que valeu muito a pena!

Esse livro é simplesmente maravilhoso, de diversas formas, a história é muito profunda, emocionante e te faz refletir em vários momentos! É dificil você ler tantas atrocidades sendo cometidas e saber que realmente aconteceram; que o ser humano realmente foi capaz de realizar tudo aquilo...

Uma coisa que funcionou comigo (em relação a escrita complicada) foi ir lendo aos poucos, cada dia eu lia uma parte e quando percebia que já estava achando muito cansativo eu dava um tempinho. Provavelmente se eu tivesse me forçado a terminar esse livro em poucos dias, eu teria abandonado a leitura, mas achei melhor demorar mais tempo lendo do que abadonar essa história e ainda bem que eu terminei, porque valeu super a pena!

Isabel.Dornelles 12/10/2021

Pesado, mas necessário
Um livro misterioso, poético e inovador. Algumas partes fizeram-me chorar, deram-me repulsa? Um livro que é um soco na alma, porém um soco necessário. Simplesmente incrível!

@euleiolivros 13/08/2021

Resenha no ig @euleiolivros
Falar desse livro sem sentir o coração apertado é impossível. Mas posso te afirmar que se você procura conhecer um pouco sobre o tormento que foi Auschwitz, esse é um prato cheio.?

Guilherme Dehon 13/08/2021

Marcante... Profundo... Belo...
A história é muito marcante, profundidade, poética...

Cada capítulo é narrado por uma das irmãs, que tem a imaginação como forma de escape para as crueldades que presenciaram e que sofreram.

Como eu havia comentado, a história é bem cadenciada, intimista, peculiar... e parece que não irá desenvolver...

Ao meu ver, foi proposital, a autora dá ênfase às divagações das gêmeas, às seus pensamentos, aos seus momentos lúdicos...

A violência, crueldade, mais implícitas na primeira metade da obra, são mais explícitas do meio para o fim da história...

Marcante... Profundo... Belo...

Leiam.

Silvia AC/DC 03/08/2021

Odiei
Foi difícil terminar de ler. A história foi contada de uma forma extremamente chata. Parecia que eu estava lendo relatos de 2 maconheiros em "plena viagem".
Não tenho paciência e concentração para estilo poético...
A única coisa que gostei deste livro foi a capa mesmo!

Mari 09/07/2021

Impossível não chorar
Eu nunca tinha lido um livro desse gênero, sinceramente fiquei impressionada com a quantidade de detalhes sobre os horrores que elas e mais tantos outros passaram, é muita crueldade e pra quem é sentimental é impossível não chorar e ficar sentida pelo resto do dia, mesmo a escrita sendo leve e simples é algo para se ler com o Google ao lado pq tem muuuitos termos (q creio eu q sejam judeus) q vc precisa entender o contexto pra entender a frase e q infelizmente não são explicados no livro, e oq dizer sobre o final? EMOCIONANTE

Maria1691 26/06/2021

Eu amei
Com toda sensibilidade e delicadeza, Affinity soube escrever bem e mostrar as tristezas de uma época tão sombria e horrivel. Eu simplesmente recomendaria esse livro para todo mundo que quiser chorar, sentir ódio e raiva de um periodo histórico tão nojento e podre.

Lu Vello 16/06/2021

Um processo
Ler este livro foi um processo de digestão. É pesado, lindo, real, triste... Mas é imensamente bonito. Obrigada, Affinity, por me trazer essa leitura com os dois pés na cara

Nivea Ceroni 12/02/2021

Resistência
Fazia tempo que não lia livros sobre a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto, sempre gostei bastante de ler livros desse gênero, essas histórias sempre mexem demais com sentimentos, sensações...
Por mais que sejam histórias fictícias, elas são baseadas no horror e realidade que foi tudo aquilo.
Essa história é uma ficção, mas foi baseada na história real das Gêmeas Mozes. Muitas coisas contadas aqui aconteceram de verdade com os experimentos que o médico fez com gêmeos e outras crianças. Que crueldade.
O livro só não é mais chocante porque ele é narrado pelas duas personagens principais, as gêmeas Pearl e Stasha, então muito acaba sendo descrito pelo olhar puro e ingênuo das meninas e em uma linguagem bem poética que ameniza muitas coisas, mas não deixa de ser forte.