Resistência

Resistência Affinity Konar

Resenhas - Resistência

Elo 21/01/2018

Duas gêmeas são vendidas pela família para um cientista no campo de Auschwitz que fazia experimentos com alterações genéticas (gêmeos, albinos, etc). Emocionalmente forte, bem melancólico, mas a forma como as meninas vêem o mundo ainda é muito linda, apesar de todo o sofrimento que passam juntas, ainda têm a sua conexão especial.

maria @mariandonoslivros 17/12/2017

Um aprendizado em forma de livro.
Resistência é o romance de estreia da escritora Affinity Konar, que retrata a historia real das irmãs gêmeas Eva e Miriam Mozes sobreviventes da Segunda Guerra Mundial. É sempre narrado em primeira pessoa (pelas duas irmãs) ao longo de suas 320 paginas. A cada capitulo você sofre pela história das pequenas e se enxerga em suas peles, fazendo com que a leitura chegue a um nível pessoal muito forte. E posso dizer que esta experiência foi uma das mais perturbadoras, essenciais e especiais que já tive.

Pearl e Stasha são inseparáveis. Após serem enviadas juntamente de sua família para o campo de concentração Auschwitz, ambas ficam a merce de um homem que podemos considerar ser uma das criaturas mais horripilantemente cruéis que já existiram: Josef Mengele, ou Anjo da Morte, um suposto medico que fez atrocidades com inúmeras crianças em nome de sua suposta ciência. Mengele, criou o chamado "Zoológico de Mengele", onde sequestrava e mandia sobre carcere privado crianças gêmeas, albinas e com algum tipo de deformidade para fim de utilizá-las e suas insanas experiencias. Ou final, estas crianças era usadas e a unica coisa que restava era uma imensidão de dor e sofrimento.

O livro se desenvolve a partir do momento em que nossas gêmeas começam a fazer parte destes tais experimentos. Ambas tem a noção do que esta acontecendo, e aqui fica claro o quanto elas lutam para continuarem a ser quem elas são, mesmo com tantas coisas ruins acontecendo ao mesmo tempo. A inocência beirando a insensatez é posta a prova quando nos deparamos com uma Stasha quase submissa a Mengele, o que nos mostra a personalidade de cada uma, além do que se passa em seus interiores, em suas próprias confusões.

Contudo, quando achamos que sabemos de tudo, nos deparamos com um tipo de sentimento que hoje pode ser muito subjugado: o amor entre irmãos. Assim, quando a pequena Pearl desaparece, Stasha contanto com a ajuda de Feliks, um garoto que assim como ela tem muitos desejos e sofreu grandes perdas, move seus e terras para encontrá-la e assim juta vingança a aquele que lhe tirou seu bem mais precioso, sua irmã.

Com caminhos tortuosos pela frente que os farão enfrentar variadas situações colocando a prova suas vidas, ambos mostram o quanto a vida é uma bela e desagradável experiência para a nossa eternidade na Terra.

O ritmo do livro é incrível, e a cada capitulo você se depara com um novo sentimento que o faz querer continuar a ler sem querer parar. Aqui todos os personagens são impecáveis e digo isto por conta se apenas uma características: eles são reais. Seus anseios e desejos são tão reais quanto o ar que respiramos, e nos sentimos tão próximos a eles que quando algumas situações acontecem você se sente tão emocionalmente abalado que fica difícil pensar/sentir/falar em alguma outra coisa tanto que o desejo de abraçá-los e dizer que tudo ficará bem é o que fala mais alto. Os últimos capítulos foram a experiencia mais inquietante que já passei, e assim que o livro terminou fiquei algum tempo sentada tentando assimilar tudo o que li e vivi em poucas horas, e chorei.

Chorei pelas crianças e adultos que sofreram em nome de um ditador. Chorei por tantas vidas perdidas em nome do poder ou da religião. Chorei pela vida que elas perderam e não poderão aproveitar. Chorei pelo mundo ser cruel.

É com toda a certeza, um dos meus livros favoritos e um dos melhores que existem. Me sinto sortuda por não ter desistido dele. Por isso fica aqui a minha dica de leitura. Não será nada fácil, por isso se prepare emocionalmente e se entregue a ele. No final, tudo terá valido a pena, pode apostar.

"Em meu rosa fetal, tive de encarar essa verdade: sem ela eu seria apenas um pedaço, uma coisa sem valor algum, um ser humano incapaz de amar.''

Beijos de luz, Maria ノ゚ο゚)ノミ★゜*。・+☆
Blog: mariandonoslivros.blogspot.com.br
Twitter: twitter.com/mariandolivros
Facebook: facebook/mariandonoslivros
Instagram: instagram.com/mariandonoslivros

Roberto Faria 01/12/2017

Eu não sabia para que aquele zoológico tinha sido construído ? só podia jurar que Pearl e eu jamais seríamos enjauladas.
Resistência conta a história de duas garotinhas gêmeas, Stasha e Pearl Zamorski, que foram levadas da sua família durante o Holocausto para um campo de concentração em Auschwitz, onde passaram a viver em um zoológico particular do doutor Josef Mengele, conhecido também conhecido como o Anjo da Morte, que fazia experiências terríveis com gêmeos.

Stasha e Pearl eram como uma única pessoa; uma completava a outra. E sem a presença da família e cientes de como tudo acontecia no zoológico, elas criaram um mundo particular só com lembranças boas, para que ajudasse a lidar com toda a dor e o sofrimento da guerra.

Resistência é um livro intenso e doloroso, a cada página que se virá sentimos a dor vivenciada pelas garotas dia após dia, mas, também é emocionante e linda, pois a esperança de Stasha e Pearl tinha de um futuro melhor é cativante.

O livro tem uma narrativa pesada, muita vezes é cansativa e até angustiante; confesso que levei mais de semanas para concluir a leitura, o que é claro que não modificou a minha opinião. Eu adorei a obra e super recomendo para todos a leitura!

Cris 20/11/2017

Comovente
"Essa era uma das coisas mais importantes da nossa condição de gêmeas: a dor nunca era de uma só. Não tínhamos escolha além de compartilhar nosso sofrimento e eu sabia que naquele lugar teríamos de encontrar um meio de dividir a dor antes de ela começar a se multiplicar.”

Este foi o livro mais triste que li este ano e um dos melhores da vida também. Eu gosto muito de ler histórias que se passaram durante a Segunda Guerra Mundial, eu sempre fico tão chocada, mas ao mesmo tempo, ver tantas vidas destruídas por causa do ódio, me faz valorizar minha vida e os tempos em que vivemos hoje.

Esta história é fictícia, mas foi baseada em fatos reais. O livro conta a história de duas irmãs gêmeas, Stasha e Pearl e sua luta para sobreviver como prisioneiras do campo de concentração de Auschwitz em 1945.

O livro é dividido em duas partes, e na primeira parte, vemos as irmãs presas em um campo de concentração que fazia experiências “médicas” com crianças gêmeas. Eu não sabia dessa parte grotesca e fiquei horrorizada com tamanha crueldade. As experiências realizadas eram absurdas.

Na segunda parte, nós temos um relato das vidas separadas dessas irmãs e como cada uma lidou com a separação e com a guerra.

Eu adorei o livro, a história é muito tocante e me deixou com o coração apertado e muito emocionada.

Estes relatos deste período da história são terríveis, mas mais terrível ainda é saber que ainda hoje existem pessoas com os mesmos ideais nazistas daquela época.

“Mas aquele pedaço de terra não podia ser dominado. Alguns afirmavam que poderíamos vencê-la se entendêssemos sua perversidade por completo. Mas sempre que começávamos a entender o mal, o próprio mal aumentava.”

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Camila 19/11/2017

...
Adoro livros ambientados na segunda guerra, mas a narrativa desse livro é muito arrastada, pensei em desistir várias vezes ,a imaginação da personagem Stasha atrapalha muito, gostei mais das narrativas da personagem Pearl , muito mais dentro da realidade, claro que tem frases/partes realmente comoventes, porém o livro não me conquistou.
Jeff 03/01/2018minha estante
Resistência tem sido continuar lendo esse livro kkk Tá osso ?

Amanda.Nascimento 09/04/2018minha estante
Concordo com a sua colocação sobre a narrativa da Stasha. Em muitos trechos fica bem confusa a compreensão.

@mylifeasreader 28/09/2017

RESISTÊNCIA
Então, antes de tudo queria falar que a capa do livro é uma das mais bonitas que eu já vi, apesar de ser simples.

'Resistência' é um livro que se passa na época da Segunda Guerra Mundial e conta como foi que as irmãs Pearl e Stasha sobreviveram a Auschwitz e ao 'Anjo da Morte'.
A primeira parte da história se passa dentro do campo de concentração, em que os gêmeos e crianças consideradas especiais são submetidas as mais terríveis experiências médicas. Na minha opinião, a parte mais interessante e emocionante do livro.
A segunda parte se desenvolve contando como as irmãs sobreviveram, separadas, depois que conseguiram finalmente sair de Auschwitz. Na minha opinião, a parte mais confusa do livro.

Stasha e Pearl são irmãs gêmeas, que foram escolhidas para ir para Auschwitz justamente por causa disso. Assim como todos os gêmeos na época do holocausto.
As duas foram separadas de sua família e vítimas de falsas promessas do dr. Mengele. Tem personalidades totalmente distintas, mas uma ligação fraternal profunda e adorável.

Depois de determinados acontecimentos as irmãs são separadas e cada uma começa sua luta individual pra sobreviver.
Pearl acha que deve perdoar e Stasha insiste que a vingança seria a melhor solução.

Além das protagonistas, senti uma afeição muito grande pela Dra. Miri e pelo Pai dos Gêmeos. Difícil saber o que eu faria se estivesse no lugar deles, tendo que negar meus princípios na esperança de salvar o maior número de crianças possível.

Diante de tudo isso queria expor que o livro me empolgou muito no começo, mas na metade ficou arrastado e confuso. Resultando numa demora além do esperado para concluir a leitura.

Ainda assim acho que vale a pena. Principalmente, para quem se interessa pelo tema.

Paula.Martuchelli 06/09/2017

História comovente, porém...
Indo na contramão de 99% das opiniões e resenhas desse livro, confesso que ele simplesmente não funcionou para mim. Explico o porquê:
Há tanta literatura sobre segunda guerra e suas mais variadas faces no mercado ( principalmente sobre auschwitz) e fiquei curiosa com um livro que parecia trazer uma perspectiva diferente e original ( gêmeas que foram alvos das experiências de Josef Mengele, o anjo da morte), mas logo me decepcionei, pois, na minha opinião, a originalidade da narrativa e a crueldade dos acontecimentos foram sub aproveitados devido a uma narrativa cansativa e arrastada, principalmente a partir da segunda metade, onde a autora arrasta situações que poderiam ser desenvolvidas mais rapidamente (a primeira parte por sua vez, que realmente traz os horrores do campo de concentração é muito curta);
Também se você planeja ler este livro para conhecer como se davam as experiências do anjo da morte, só irá conhecê-las por alto, pois são só vagamente mencionadas, ficando a maior parte a critério da imaginação das narradoras (duas crianças) e dos leitores. Eu costumo gostar muito de histórias narradas por crianças, mas essa especificamente não gostei pois tanta imaginação e inventividade me atrapalharam a entrar na história e imaginar o cenário descrito.
Contudo, a história possui sim passagens bonitas e emocionantes, mas não me prendeu como outros livros desse período, talvez pela grande expectativa que o cercava.
Rose.Agra 10/11/2017minha estante
Concordo! Foi difícil chegar ao fim desse livro. Tbm adoro histórias sobre a Segunda Guerra mas essa foi decepcionante.

Nanda.Abrantes 03/09/2017

Sublime!!
Eu ainda estou tetando lidar com o turbilhão de sentimentos causados por esse livro. A história desse livro é no mínimo, estonteante. A história de Stacha e Pearl mostram com grande de riqueza de detalhes sentimentos tão forte, como o amor, a raiva, o perdão e sobretudo a esperança, numa realidade extremamente dolorida que era e é o Holocausto.
Ainda estou com os sentimentos à flor da pele. Que livro sensacional, todos deveriam ser obrigados a conhecer histórias como essa. Essa autora ganhou todo meu respeito e admiração com essa escrita maravilhosa, rica de todas as formas!! ESTOU APAIXONADA!!

Angelita 25/08/2017

O livro mais triste que já li.

Edy 22/08/2017

Um livro tocante!
Daqueles que ficam na nossa mente através de reflexões.. Não há forma de medir a realidade do sofrimento das pessoas que viveram nessa guerra insana...
Tem o antes, o durante e o depois.. e a vida continua após tantos dias de horror, de medo, de dor.. pessoas mutiladas fisicamente e emocionalmente..
Assim como está na declaração de uma das gêmeas, não tem como alguém que não viu com os próprios olhos as torturas de Mengele, compreender o local, as vítimas, as coisas que ocorriam lá. Mesmo tentando descrever, não há palavras suficientes..

Julio.Araujo 09/08/2017

RESISTÊNCIA - UM LIVRO DE TIRAR O FOLEGO
Um livro de ficção que foi insperado na historia real da gêmeas Eva e Miriam Mozes. A escritora Affinity Konar cria de forma brilhante uma trajetória de vida de duas irmãs (gêmeas) que sofrem as piores atrocidades do campo de concentração de Auschwitz, sendo cobaias nas mãos do anjo da morte chamado Josef Menguele. Remete-nos a uma historia de terror que se desenrolou na segunda grande guerra e que gerou muita dor e sofrimento para milhões de pessoas em todo mundo, principalmente para o povo judeu. Já dizia o general de cinco divisas Dwight D. Eisenhower “Que se tenha o máximo de documentação – façam filmes – gravem testemunhos – porque há-de vir um dia em que algum idiota se vai erguer e dizer que isto nunca aconteceu”.
“RESISTÊNCIA” nenhuma palavra seria mais apropriada para descrever esta saga, somente a força, a união e a esperança como principais armas para vencer esta incrível batalha pela sobrevivência.

Isis Tomie 09/08/2017

Gêmeos eram considerados “experimentos científicos” para os nazistas. Quando iam para os campos de concentração, além de serem separados das famílias, eram separados das outras crianças.

Stasha e Pearl ficaram nessa parte do campo de concentração destinado a gemelares. Conheceram vários outros gêmeos e também apenas um dos pares, pois o outro já havia sido separado. Ali começaram a alienação quanto aos experimentos. Elas acreditavam que sendo obedientes, poderiam livrar sua mãe e seu avó das torturas. No entanto, percebem o quão ruim é ser cuidada pelo “tio”. Muitas crianças morreram nesses experimentos e muitas sobreviveram com sequelas.

As gêmeas tinham uma conexão tão grande que fizeram questão de separar suas funções dentro desse local terrível. Uma ficaria responsável em guardar o passado e a outra responsável pelo futuro. Esse combinado seria o chamariz para que ambas persistissem em viver. No início elas ficam juntas, mas depois são separadas, a partir desse ponto começamos a ter agonia com os próximos fatos.

Como é uma narrativa dupla, ficamos tensos e desesperados para saber o que vai acontecer. A história fica dividida entre os pensamentos de Stasha e Pearl. É uma leitura de partir o coração, vemos o ódio e o amor lado a lado com a esperança do reencontro. Estar na mente de crianças tão amorosas que foram condenadas à tantas torturas, é de partir o coração. No entanto, queremos continuar a ler, ficamos com receio do que irá acontecer com as gêmeas a cada novo acontecimento.

Conseguimos sentir a dor da separação e sentimos raiva com as mentiras contadas. Saber que elas foram mutiladas também, é muito intenso. No contraponto, vemos a sede de vingança e sobrevivência. A falta de empatia delas pelo torturador foi algo que fez elas sobreviverem. Além do amor que sentiam uma pela outra. Fica nítido que elas sobreviveram por se amarem e pela conexão.

As surpresas finais do livro são de emocionar. Faltam poucas páginas e parece que não terá solução. Porém, a autora consegue te convencer e deixa o final mais leve e simples com o reencontro das gêmeas. (Observação: não há nada de spoiler nessa última afirmação, pois as gêmeas existiram – com outros nomes -, portanto, sabemos que ambas sobreviveram e se reencontraram).

Não leio muitas histórias baseadas na guerra por trazerem um peso muito grande. Foi um livro que não me prendeu inicialmente, demorou um pouco a engatar. Depois que a narrativa engata, ela te prende até o fim. É um texto fácil de ler, ao mesmo tempo que é forte, intensa e triste.

Vale ressaltar que a história não saiu da imaginação de Affinity Konar, os experimentos com gêmeos aconteceram, são fatos históricos reais e muitos torturadores foram condenados. No fim do livro, nas notas da autora, ela revela o tanto de referências que teve para escrever esse romance.

site: https://www.elefantevoador.com/2017/06/16/resistencia-affinity-konar-resenha/

Leticia | @bardaliteraria 16/07/2017

É difícil falar de um livro que toca a gente de um jeito tão avassalador como esse livro me tocou, o livro deixa um misto de emoções a cada página passada, e vai deixando um rastro de dor, sofrimento e sobrevivência não só pelas histórias que ali são narradas, mas também pelas vidas perdidas. Com toda certeza é uma das melhores leituras que já fiz na vida!
Stasha e Pearl são duas irmãs gêmeas bem diferentes em suas personalidades, judias, nascidas e criadas por seus pais nunca tiveram contato com o sofrimento até que a segunda guerra começasse, a partir daí suas vidas mudaram e agora estão dentro de um trem escuro e fedido indo em rumo ao desconhecido, até que o trem para e um médico chamado Mengele entra e se mostra interessado nas gêmeas, a mãe delas acredita que dando as filhas ao homem irá salva-las de uma morte terrível e momentos sofridos, mas na realidade ela entrega as filhas a um ser humano cruel, que usa crianças como cobaias para seus experimentos.

Stasha é uma personagem que fantasia tudo, uma personagem que sua inocência contagia e nos faz crer em vários momentos que realmente é como ela descreve, que é da forma que ela acredita, que tudo não passa de um experimento de imortalidade que em breve vai acabar porque ela vai se vingar de todos aqueles que machucam sua irmã e todos os outros do campo de concentração, em seu acordo com Pearl ela fica responsável pela diversão, pelo futuro e pelo mal, mas em toda sua trajetória na obra o que vemos é uma criança que se deixa levar pela inocência e cria dentro de si um mundo além daquela dor. Pearl é mais realista, responsável pelo presente, a tristeza e a bondade é quem se mantém em total sanidade e sofre por dois. Diferente da irmã ela não consegue se livrar daquele sofrimento nem mesmo em seus sonhos, e a essa realidade inescapável a torna mais madura, o que é uma pena se levarmos em conta a idade de ambas. Mengele é um homem tomado por seu ideal de poder e mania de grandeza, toda pessoa diferente é uma cobaia em potencial e sua crueldade é sem medidas.

A leitura é dolorosa e pesada, e os capítulos de Stasha são a leveza da história, que é narrada em 1º pessoa intercalando entre uma e outra, demorei um pouco pra compreender que o imaginário mais aflorado de Stasha era sua maneira de viver e sobreviver aquele lugar, sua maneira diferente de lidar e observar tudo ao redor torna a narrativa menos cansativa e mais aturável, se é que podemos dizer que uma situação dessas um dia vai ser ‘’aturável’’. Apesar da temática ser sobre o holocausto o livro mostra muito da relação das irmãs, de como mesmo em suas diferenças elas se amavam e tentavam se proteger. É triste saber que o livro é baseado numa história real, até então eu não sabia que pessoas tidas como ‘’diferentes’’ eram obrigadas a aturar esse tipo de tortura, é inacreditável acreditar que um ser humano pode usar o outro como um objeto de teste apenas porque acredita ter determinado poder.

Resistencia é um livro cujo o título descreve exatamente o que os personagens são, é a palavra-chave pra tudo que eles passaram e viveram naquela época. É um livro sobre sobrevivência, sobre companheirismo, amor, lealdade e o mais importante, é sobre um período obscuro que não devemos esquecer nunca, um período que deve ser contando as crianças e ensinado a todas as gerações, para que no futuro não cometamos esse massacre novamente.

site: http://bardaliteraria.blogspot.com.br/2017/05/resistencia-de-affinity-konar.html

Andréa Bistafa 16/07/2017

Resistência é um livro baseado na história real de irmãs gêmeas, Eva e Miriam Mozes, duas das poucas crianças que sobreviveram as terríveis e desumanas experiencias do Anjo da Morte, Dr. Joseph Mengele, durante a segunda guerra mundial, no campo de concentração e extermínio Auschwitz.

O livro usa como base boa parte da história real do holocausto, alguns nomes reais como o de Mengele, mas a trama em si, com o toque fantasioso na cabeça das protagonistas, não é a história como realmente aconteceu. Tendo isso em mente, vamos para a ficção.

"- Eu nunca quis crescer - eu disse.
Era verdade. Crescer representava um risco muito grande de me afastar de Pearl.
A enfermeira Elma deu aquele seu sorriso perfeito demais.
- Então vocês estão no lugar certo - disse ela."

No livro conhecemos Stash e Pearl, irmãs gêmeas de aproximadamente treze anos, aproximadamente pois elas mesmas não sabem ao certo quantos anos tem ao longo da trama, já que o tempo passa descompassado por elas, entre tanta dor e sofrimento. Ambas chegam a Auschwitz pela linha férrea com muitos outros judeus, acompanhadas de sua mãe se seu avô. Órfãs de pai até ondem sabem, apesar do boato de suicido elas creem que ele foi assassinado enquanto tentava ajudar uma outra criança, enquanto médico.

Esse início do livro já é direto e objetivo, com uma atmosfera muito pesada nos é apresentado sem rodeios um campo de concentração cruel, desumano. Com essa apresentação da trama o leitor já é conectado a separação das irmãs de sua familia, e logo apresentadas aos seus carrascos, entre os soldados, enfermeiras e doutores nazistas.

Toda a trama é descritiva quanto as mortes das crianças por doenças, frio, fome e experimentos cruéis. Crianças brincando, dormindo entre corpos, saqueando a roupas e as meias furadas dos colegas já sem vida.

"Isso parecia impossível. Então compreendi que não podia dizer que tal benção era improvável, porque também nunca achei que a crueldade de Auschwitz fosse possível."

É um livro muito perturbador. Foi muito difícil conclui-lo. Eu particularmente gosto muito de história, e gosto especialmente de tramas desenvolvidas durante o holocausto, por prazer de aprender, mas acho que aqui não funcionou com agilidade pra mim, já que me tornei muito sensível após a maternidade, e o foco do livro justamente sobre crianças, foi carregado de dor.

Stash e Pearl apesar de gêmeas, são muito diferentes em suas personalidades, tão bem moldadas pela autora que fica até difícil imagina-las tão idênticas. Enquanto Pearl, a mais velha, é centrada, protetora e realista, Stash é fantasiosa e duela com si uma pequena inveja de Pearl, ao mesmo tempo que não sabe nem respirar sem a irmã ao seu lado.
Temos as duas narradoras como primeira pessoas, ficando assim mais claro o que cada uma pensa sobre tudo que está acontecendo e como elas lidam com isso de modos diferentes. Enquanto Pearl é capaz de perdoar, Stash só espera vingança.

Quando Pearl desaparece, fica um enigma pro leitor: ela fugiu ou ela foi raptada? Até certo ponto não entendemos bem o que se passa, nem conseguimos separar a realidade da imaginação, principalmente na narrativa de Stash, que acredita ter tornado-se imortal para lidar com tudo isso, tem muito trauma psicológico envolvido na trama.

Boa parte da história acontece no começo de 1945, quando as tropas soviéticas estão libertando o complexo de Auschwitz, então não temos o livro todo acontecendo lá dentro, temos uma parte de fuga, vemos os subordinados dos soldados - enfermeiras e cuidares poloneses - ajudando as crianças a fugirem, vemos o que tudo isso causou psicologicamente em cada um dos personagens até seus desfechos.

Apesar da narrativa em primeira pessoa, estão contando seus passados, então somos agraciados por flashs do que aconteceu ao longos dos anos após a guerra. Esses trechos são maravilhosos, foi um dos pontos que mais gostei.

Por fim, é um livro pesado, nu e cru, com realidade contida na narrativa que emociona e faz refletir. Todos deveriam ler.

"Livros nunca me levaram na direção errada. Parecia tolice tentar sobreviver sem os conselhos deles ao meu lado."

site: http://www.fundofalso.com/2017/07/resenha-resistencia-affinity-konar.html

Rodrigo Coxta 03/07/2017

Tão belo quanto triste!
Resistência é um romance histórico baseado na história real de gêmeas sobreviventes da Segunda Guerra Mundial. Escrito pela autora Affinity Konar, o livro teve lançamento no Brasil em março de 2017 pela Fábrica 231. Narrado em primeira pessoa por duas personagens diferentes o livro possui 320 páginas, divido em capítulos com 3 partes num todo.

O livro começa com as gêmeas Stasha e Pearl chegando em Auschwitz, sem muitas delongas ou introduções sobre a guerra que tanto lemos e estudamos. As meninas são separadas da mãe e do avô tão amados. O destino das duas no campo de concentração é serem objetos de estudo do Dr. Mengele, também conhecido como "Anjo da Morte".

O médico tem uma fascinação por gêmeos e em Auschwitz, onde todos eram levados, o monstro os estudava como animais, abria, cutucava, costurava e assim repetidamente até os coitados não aguentarem mais ou apenas até que o doutor decidisse que não serviriam mais. As protagonistas experimentaram o pior em suas mãos, mais ainda por em certo momento serem separadas, desconhecendo elas o destino uma da outra.

A narrativa é crua e não poupa o leitor dos horrores que sabemos que foram reais apesar das modalidades serem inimagináveis, e conhecer uma nova é sempre motivo para doer o coração. As meninas têm por volta de 13 anos quando chegam mas sofrem, assim como seus colegas, como se fossem por décadas. A tortura da separação de sua metade é tão dolorosa quanto a tortura física que sofrem diariamente.

O elo entre essas duas irmãs é o sentimento mais forte que se pode ser descrito numa história. São metades de um único ser que vivem em corpos separados porém idênticos. A história transforma o constante sofrimento numa luta para se encontrarem com a ajuda de personagens que também carregam seu sofrimento de guerra e força de sobrevivência. O desenrolar de tudo é emocionante e não decepciona. A narrativa é forte e às vezes até chocante, então esteja preparado para se emocionar em diversas partes.

Se você gosta de dramas ambientados na II Guerra Mundial esse livro é indispensável para sua coleção e leitura obrigatória. Esse exemplar eu ganhei mas a sinopse, capa e o comentário do autor Anthony Doerr, que escreveu meu livro favorito da vida (Toda luz que não podemos ver) que também é um romance ambientado na II Guerra, me fariam adquiri-lo de qualquer forma!

site: https://estantelivrainos.blogspot.com.br/2017/07/resenha-livro-resistencia-de-affinity.html