Serraria Baixo-Astral

Serraria Baixo-Astral Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: Serraria Baixo-Astral

juleiia 30/04/2024

Mais um livro das desventuras dos nossos amados baudelaire ? a narrativa é marcada por um constante sentimento de desolação, ao ver as crianças enfrentando a perda dos pais, sendo perseguidas e sempre tendo que mudar para lares diferentes, sem jamais encontrarem um conforto duradouro. certamente esse foi o livro em que mais me deixou revoltada até agora. o ambiente na serraria é sombrio, precário e horrível. não mostra apenas o sofrimento e dificuldades enfrentadas pelas crianças, mas também as condições desumanas sob as quais os funcionários trabalham (inclusive da pra usar isso como repertório no enem). esse livro tem uma história cativante, porém dolorosa assim como todos os outros ?

vinizambianco 28/04/2024

(4\13) – “Violet você viu meus óculos? Violet está desmaiada”
Acho que dos quatro livros até aqui, esse é o mais barra pesada, as crianças são mandadas para o meio do anda para “morar” em uma serraria e acabam tendo que trabalhar para viver. Apesar do enredo ter bastante momentos fortes creio que é o melhor até aqui, todos os três órfãos evoluem muito, ainda mais em coisas que não são bons. Também tem o meu disfarce favorito do Conde Olaf “Shirley”. Acho o melhor até aqui, a narrativa flui muito bem e quando você viu o livro já acabou apesar de ser curtinho a história fascina, encanta e assim como a serraria, te deixa baixo astral.
OBS – A “nota do autor” no fim do livro é simplesmente incrível, adoro como ele dá pistas sobre o próximo livro e você não consegue não começar imediatamente.

Galoooo 26/04/2024

Lenharia Tristonha
Eu adorei esse volume. A tensão estabelecida nele e as cenas impactantes são bem melhores do que na série, aqui as coisas são mais desaventurosas para os Baudelaires, e para mim, isso deixa a obra em si melhor.

Gostei bastante deste volume, até então o meu favorito entre os 4 primeiros.

Por sinal eu adoro o nome do volume ser baixo-astral e a serraria se chamar alto-astral, essa contradição é bastante compreendida desde a primeira frase da narrativa.

jenni_lovegood 25/04/2024

órfãos sortudos
Com certeza esse é o livro mais triste até agora, nao e atoa que o lemony disse que é uma das historias mais desagradaveis. mesmo com umas cenas malucas ele é muito bom

ramoswpi 19/04/2024

Só desgraça a cada livro
Os Baudelaire tem uma sorte horrivel, onde o leitor chega a ficar com dó de tantos infortúnios, mas o legal é ver como eles encontram apoio neles mesmos, gosto bastante de como o livro brinca com as palavras, até a próxima bisborrias

June Nony 11/04/2024

Só ladeira abaixo
Realmente esta série só têm desgraça, mas o tom do narrador é sempre um deleite.
Estou adorando ler sobre os irmãos Baudelaire (provavelmente escrevi errado) s2

giovanna.garita 11/04/2024

Serraria baixo-astral
Esse livro, no meu ponto de vusta, demorou MUITO para desenvolver e o único ponto que me prendeu foi no ocorrido dentro da serraria que envolveu mortes (ou quase). não gostei muito

Jana 09/04/2024

Enjoei?
Poxa, galera, tá difícil. Tô pensando aqui comigo... vai ser a série inteira com o Conde Olaf quase pegando os Baudelaire, mas na última hora não conseguindo?

Sim, a história é boa e criativa, mas parece estar enjoando um pouco. Sinto como se estivesse lendo o mesmo livro, mas com regiões diferentes, e alguns personagens um pouco diferentes.

Espero que isso seja só um cansaço mental mesmo, e que no próximo livro eu me anime um pouco novamente.

gabs 07/04/2024

Sinceramente esperava mais desse livro contando com o que a gente vê na série da netflix que tem os episódios da seralheria muito bem trabalhados

Jade 06/04/2024

Eyes
Eu sou louca pra descobrir o significado desse zoi! Sério!!!! Eu dei quatro estrelas dessa vez pq eu já tô começando a achar muito repetitivo eu hein, vamo acreditar nessas crianças gnt

Nickolas2 31/03/2024

Livro 4
O quarto livro da saga traz uma nova aventura dos irmãos, dessa vez na Serraria Baixo Astral. O narrador instiga novamente no leitor, com suas frases de efeito curiosas e suas pausas dramáticas, uma curiosidade sobre o futuro dos Baudelaires. Novamente traz a temática do descrédito infantil, perpetuado pelos adultos, e os disfarces de Olaf para se apropriar da fortuna dos órfãos.

Por mais que não seja, ao menos não aparenta, a intenção do autor, retirei da obra conceitos da sociologia clássica a partir do trabalho árduo e desumanizado sofrido pelos Baudelaires na serraria, como por exemplo: alienação, mais-valia, fetichismo, fordismo e, principalmente, a cultura do desempenho, oriunda da organização do trabalho na contemporaneidade.

De forma geral, 4 estrelas para o livro. Relendo de forma mais atenciosa percebo que alguns pontos chaves da história tornam-se repetitivos em paralelo às demais obras do autor.

vivifanali 30/03/2024

Serraria baixo-astral
Meu deus esse livro é tão triste, é o mais triste até agora. Quando li no começo do livro que era o mais triste eu não acreditei, fiquei morrendo de dó dos Baudelaire, eles passaram por muita coisa.

Wini 29/03/2024

Ainda estou impressionado como o autor conseguiu criar a história ao mesmo tempo desafortunada, dramática e cômica. Essa série vale a pena!