Serraria Baixo-Astral Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: Serraria Baixo-Astral

xelaoloc 24/04/2022

Caro ser bípede tridimencional
Bem-vinde a mais uma resenha escrita por moi (mim em francês), espero que tenha apoveitado os deliciosos e merecidos feriados de abril, ou seja lá quando você por acaso lê a isto;

De qualquer maneira, lhe dou parabéns por ter chegado a esta altura da saga, onde nosso querido e aventureiro autor descreve uma situação totalmente nova em que os pobres órfãos foram parar.

Durante a leitura, poderá se sentir incomodado, a espreita de alguma desventura, mas não se preocupe!, eventualmente tudo fará sentido...

Com uma pitada de manipulação, intriga e situações de "algo-de-errado-não-está-certo"; a curiosidade (e a falta de coisa pra fazer) nos mantém de olhos abertos aguardando revelações.

Se, ao ler isto, você decidir continuar a saga de desgraças envolvendo três crianças, será por sua conta e risco -- mas nada o impede de deixar a história de lado e ler algo com menos coisas-ruins-acontecendo-com-pessoinhas a cada página que passa.

Honestamente transmitindo boa leitura via despedida da resenha,
?????? ????? ???? ???
Anatwo
greatlucaa 24/04/2022minha estante
mano, q resenha perfeita>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

xelaoloc 24/04/2022minha estante
hihihihi bgddd???

Cleber 25/04/2022minha estante
?????

Bruu 25/04/2022minha estante
Resenha perfeita como sempre né anatwo ??

xelaoloc 25/04/2022minha estante
falo a pft da ???

@90semy 12/08/2021

4 livro.
Legal até, mas não achei ?deprimente? como muitos dizem. Achei a história bem demorada, e sem ?emoções?.
Eve 12/08/2021minha estante
Olá! Sabe, Desventuras não é deprimente, nem triste mesmo. Na verdade é cômico sem comédia... Não sei explicar kkk... Mas acho que esse é o charme. Serraria foi o que menos gostei de todos. Mas continue lendo e dê uma chance aos próximos, pelo menos eu gostei muito principalmente a partir de quando alguns mistérios principais finalmente começam a se quase desvendar. Digo quase porquê... Bom você vai entender kkk!

@90semy 12/08/2021minha estante
Oi amor, sim, eu sei, hsushsu. Eu já assisti a série, e realmente ela é bem fiel ao livro, e já cheguei a ler alguns uns tempos atrás, na escola. Muitas pessoas disseram (até mesmo o Lemony), que esse livro em específico, era um dos mais tristes até o momento (o que eu sinceramente não achei, foi um dos mais tediosos, parados e sem sal). Sou apaixonada nessa saga, ela tem meu coração! ?

Eve 14/08/2021minha estante
Que bom ??? Realmente Serraria é o mais sem graça de todos. Meus favoritos são O escorregador de gelo e A gruta gorgônea, eu gostei muito desses.

@90semy 15/08/2021minha estante
Eu sou apaixonada na sala dos répteis & do hospital!

lqabyrinth 08/10/2022

uma terapia cairia bem pra eles hein
quarto livro da série "desventuras em série", nesse volume percebi diferenças entre o livro e a adaptação da netflix, coisas mínimas, que acho até que ficaram melhores nas telas pra falar a verdade, mas foi legal ter percebido essa diferença.
é perceptível nesse livro o quanto os 3 irmãos se sentem descolados mais do que nunca, é até assustador ler que Klaus não leu nenhum livro, Violet não inventou nada e que Sunny não mordia coisas duras com tanta frequência. foi transmitido o cansaço deles em relação a tudo o que acontecia, e que o que eles mais queriam eram seus pais; o que me dói mais é que os Baudelaire ainda vão passar por um turbilhão de coisas, coisas muito ainda bem piores. se eu pudesse entrar dentro desse livro daria um abraço apertado em cada um!!! (e um socão no conde olaf, obviamente)
ver o Klaus hipnotizado foi algo que me deixou com raiva, preocupação e aflição ao mesmo tempo, fiquei maluca junto com a Violet tentando desvendar o mistério. afinal ele é o meu favorito, me indentifico horrores com a paixão dele pelos livros e acho a coisa mais linda do mundo ele explicando empolgado palavras difíceis para as irmãs e o pessoal da serraria!!! o jeito que ele sempre se encanta por uma biblioteca é algo tão bonito de se ver, me fez falta ver ele enfiado nas palavras nessa leitura, ansiosa pra próxima para ver ele em mais uma biblioteca!!!

"A biblotecas sempre tinham esse efeito de fazê-los se sentir melhor, fosse a biblioteca do tio Monty com livros sobre répteis, ou a biblioteca da tia Josephine com livros de gramática, ou a da juíza Strauss com livros jurídicos, ou, e sobretudo, a biblioteca de seus pais com toda a sorte de livros. "
vero 08/10/2022minha estante
Quero mto ler essa série

lqabyrinth 08/10/2022minha estante
lê!!! a escrita te prende bem e os livros são bem curtinhos

vero 08/10/2022minha estante
Um dia!! O problema é que não consigo ler pelo celular, ent só físico, e é mto difícil achar

lqabyrinth 08/10/2022minha estante
te entendo, leio por pdf essa série kkk

Fernanda 18/07/2023

Serraria Baixo-Astral
Queria tanto ter visto uma adaptação desse livro! As passagens finais foram tão cheias de ação que eu não pude me conter na leitura. Fiquei um pouco decepcionada com o livro anterior, mas este deu uma resgatada na emoção que eu gosto de sentir lendo uma história como esta.

Contudo, sei que eu teria aproveitado muito mais a leitura da série como um todo se a tivesse lido na adolescência. Às vezes me enfureço (levemente rs) por causa das digressões do narrador a respeito dos vocábulos utilizados, fico ?eu sei o que isso significa?, mas acredito que se tivesse lido isso há uns 15 anos, teria aproveitado melhor cada comentário.
Thais 18/07/2023minha estante
A netflix fez uma série :) a adaptação desse livro está na primeira temporada

Thais 18/07/2023minha estante
Não sei se vc já viu

julesambrose 18/07/2023minha estante
tem uma adaptação na netflix

Fernanda 18/07/2023minha estante
Meu Deus eu não sabia que a adaptação da Netflix contemplava esse livro ? vou ver!!!

labmarcella 23/12/2022

serraria baixo-astral
Até o segundo livro a história tava legal, mas depois do terceiro começou a ficar repetitivo e chato, pois eu já sabia o que ia acontecer e do que se tratava a história. Odiei esse livro com todas as minhas forças e tive que me forçar a ler para não abandonar
Maria.Taylors 23/12/2022minha estante
Eu juro q fica melhor

Maria.Taylors 23/12/2022minha estante
Se vc for um dos irmãos Baudelaire fica pior

labmarcella 23/12/2022minha estante
okk

Princesa.Leia 14/01/2023minha estante
mas eu achei que esse foi o único que conseguiu dar uma virada??kkk apesar do final ser totalmente igual ao dos outros, esse introduziu questões que pelo menos distraia de Chegada-lar suportável-Conde Olaf se disfarça e conquista o tutor-Clímax- morte já citada pelo autor-Conde Olaf foge.

arthurv 13/07/2019

Adoro, mas repetitivo demais
Amo os personagens e é bem legal a saga em si. Mas o que me cansa muito ,primeiro, as descrições óbvias que o próprio "autor-pseudônimo" faz com a narrativa e com a gramática no texto. Isso é muito irritante e perde toda linha de raciocínio da cena...outra coisa é essas aparições mágicas do conde Olaf, tipo do nada ele sabe onde os protagonistas estão e sem falar que ele é um vilão muito passível na história toda. E os adultos são simplesmente uns idiotas.
Mas fora isso. eu adoro a série. kkkk
Val Albino 08/06/2020minha estante
Cara é uma história que não tenho vontade nenhuma de ler.

arthurv 09/06/2020minha estante
Kkkk eu também não tenho mais vontade de continuar, a história é muito repetitiva e previsível...

arthurv 09/06/2020minha estante
Sem falar que são inúmeros volumes kk

Val Albino 09/06/2020minha estante
Kkkkk, a serie da Netflix abandonei por isso.

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 01/03/2017

Previsível, mas com importante valor social - Blog Conhecer Tudo
Bem, não sou bem um fã da série, mas admiro algum de seus principais aspectos: o seu estilo gótico, a escrita sincera do autor, as paisagens incríveis em cenários surreais e os personagens exóticos e absurdos {se quiserem conferir a resenha dos outros três livros veja no blog (Conhecer Tudo)}. Além disso a versão da história no filme estrelado por Jim Carrey é muito boa – a verdade é que comecei a ler por conta do filme. Por outro lado, em muitos momento Desventuras em Série assume uma monotonia e uma repetição da lógica dos acontecimentos que me incomodam e tornam a história muito previsível à medida que vamos avançando de um volume para outro. Mas falemos do quarto volume que é o primeiro dos livros da série que não fizeram parte do roteiro da versão para o cinema.
Começando pelos pontos negativos, achei que A Serraria Baixo-Astral além de possuir uma história de pouca complexidade, também traz para o leitor da série um enredo fraco e bastante previsível. À parte algumas coisas a narrativa do quarto volume não tem muitas emoções, ou muito movimento.
Porém o livro não foi de todo ruim. Em primeiro lugar porque partes do desfecho, ainda mais macabro do que no terceiro livro, compensa um pouco as fraquezas da narrativa, entretanto alguns pontos extremamente inverossímeis meio que enfraquecem essa parte da história e por isso o desfecho também não é o ponto alto do livro na minha opinião. O ponto alto está no mistério que envolve uma de suas personagens e no valor social da narrativa que, mesmo não sendo esse o objetivo, nos faz pensar em algumas questões como o trabalho análogo à escravidão e o trabalho infantil.
Enfim, A Serraria Baixo-Astral é um livro que não me agradou muito por sua narrativa em muitos momentos fraca e previsível, mas que, por outro lado, possui um peso social considerável por nos fazer pensar que, à parte os absurdos e exageros caricaturais que são a marca registrada da série, no mundo do trabalho ainda existe uma série de injustiças e crimes que são cometidos contra a dignidade humana e contra o direito à infância.
Esse é um resumo da resenha original disponível no blog, confiram: http://conhecertudoemais.blogspot.com.br/2017/03/a-serraria-baixo-astral-lemony-snicket.html

site: http://conhecertudoemais.blogspot.com.br/2017/03/a-serraria-baixo-astral-lemony-snicket.html
Alexandre Silveira 01/03/2017minha estante
Eu acho esse um dos mais fracos de toda a série. Essa fórmula repetitiva do autor acaba mudando pouco a pouco nos próximos volumes e as coisas se tornam mais interessantes.

Carol 01/03/2017minha estante
nos primeiros livros (até o quinto ou sexto mais ou menos) o autor realmente usa essa "receita de bolo": 1. crianças vao pra um novo tutor; 2. olaf aparece disfarçado e só as crianças reconhecem; 3. alguma desgraça acontece, olaf é desmascarado e as crianças vao pra outro tutor. mas logo as coisas mudam e ficam beeem mais instigantes kkk

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 01/03/2017minha estante
Assim espero, porque até então o que vejo é uma ideia boa sendo mal explorada e livros escritos de forma apressada e sem profundidade.

Thais 11/03/2021

O pior até agora
Essa foi, de longe, a pior desventura dos Baudelaire até agora.

A leitura não é agradável, como o próprio autor sugere, mas a escrita continua perfeita!
Thais 11/03/2021minha estante
Pior, pela experiência dos irmãos, não pior livro

topilotstyles 12/03/2021minha estante
esse é o pior livro tb KKKKKK nn q seja ruim, mas é o pior

Vitória Sommer 13/03/2021minha estante
Concordo! Mas não se preocupa, dos 13 esse é o pior!

Princesa.Leia 14/01/2023minha estante
tenho uma teoria sobre o nome do Senhor. Talvez seja uma maneira de desumanizar essa figura, que não é nenhum um pouco humana, levando em conta suas atitudes no livro. Esse livro também satiriza e eu diria que até ataca um autor chamado George Orwell e uma de suas obras mais famosas se chama "1984" e lá o líder tbm não possui nome é chamado de "Grande Irmão", então chamá-lo assim poderia ser uma referência a essa obra que é bastante referenciada nesse livro.

Princesa.Leia 14/01/2023minha estante
Desumanizá-la no sentido de colocá-la como uma figura rígida, sem identidade como a maioria dos patrões. Que se acham superiores e querem ser vistos somente assim. O Senhor não era pra ser visto nesse livro como um patrão ruim sendo uma mera exceção, ao chamá-lo somente de "senhor"(como a maioria dos patrões são chamados) o autor estaria generalizando, passando a mensagem de que a maioria dos patrões são exploradores.

pearl ! 14/01/2023minha estante
Muito obrigada pela explicação!

IgorX96 16/04/2021

Talvez seja mesmo o livro mais triste até então, aqui os órfãos são obrigados a trabalhar e sem receber salário ou sequer alimentação. Tudo isso enquanto tentam fugir do Conde Olaf.
Andressa 16/04/2021minha estante
Pesadíssimo

hluiza 16/04/2021minha estante
só piora

manu13s 21/10/2021

Serraria Baixo-Astral
O quarto volume de Desventuras em Série é ainda pior do que os outros, com mais infortúnios e desavenças. E, mesmo com todo esse caos, ele também foi um dos que eu mais me diverti lendo até agora.

Depois do que aconteceu no Lago Lacrimoso, os órfãos são mandados para uma cidade chamada Paltryville, onde são obrigados a trabalhar duro na Serraria Alto-Astral (que de alto-astral não tem absolutamente nada). Além do cansaço, a fome e acidentes horríveis, eles ainda precisam lidar com o medo que sentem do Conde Olaf, que sempre consegue encontrá-los.

Eu sinto que os irmãos Baudelaire estão ficando desmotivados, sem esperança. Eles passaram por tantas coisas horríveis ? e ainda passarão por muitas ?, que ficaram esgotados. Principalmente com os acontecimentos na Alto-Astral, e seu horrível tutor que tem um nome tão complicado que ninguém consegue pronunciar.

Eu amo esses livros porque eles são fáceis e rápidos de se ler e eu geralmente consigo terminá-los em apenas um ou dois dias. Além disso, conseguem ser divertidos mesmo no meio de tanto caos.
mari1464 21/10/2021minha estante
Resumindo os livros de DVS: A derrota de ontem foi ruim, mas a de hj vai ser pior"

manu13s 21/10/2021minha estante
KKKKK 13 livros em uma só frase:

Luce.Midori 04/12/2016

O menos legal, em relação aos outros
Este livro foi o que eu menos gostei até agora, não que ele tenha sido chato; longe disso.
Porém, o ambiente em que os órfãos ficaram foi tão ruim, que me deixou incomodada. Uma serraria com certeza não é um lugar agradável de se estar, principalmente quando você é uma criança, precisa trabalhar e recebe de almoço um chiclete. Eu conseguia imaginar o tanto de poeira, serragem, e barulhos ensurdecedores o tempo todo, e isso me deixou maluca.
Os personagens carismáticos que tentam ajudar os órfãos- Charles e Phil- quebraram um pouco esse clima tão cansativo da serraria.
E claro, foi um livro muito triste, assim como os outros anteriores, até mesmo mais sombrio, por conta de uma morte bem sangrenta que contém nele, porém, o autor conseguiu manter o humor irônico que eu tanto adoro nessa série.

Uma coisa que me incomodou demais foi tentar imaginar aquela luta de espadas no final dele (sério, alguém conseguiu imaginar isso?!)
Wally 26/12/2016minha estante
Aquela luta foi bem esquisita mesmo. Quero ver se irão adaptar essa cena na série.

Júnior 08/01/2017minha estante
Você deveria ter avisado quem em seu comentário haveria spoilers. =S

Pam 21/01/2021

Conde Olaf se supera
O mais impressionante dessa edição foi o conde se disfarçar de algo tão diferente e o Klaus sofrer tanto. Ainda é a mesma fórmula mas esse volume foi melhor que o penúltimo.
Tyler 21/01/2021minha estante
E você achando que o Conde Olaf era quem ele não era de verdade.

Pam 22/01/2021minha estante
Certamente estraga errada kk

julia 08/11/2022

HORRIVEL
TERRIVEL TOMARA QUE MORRA AQUELA PORCARIA DE SERRALHERIA NUM QUERO SABER D ECOMO ELES DKA CEGOS SE MATA QUE LIBRO BOSTA ME FEZ REPNSAR ATE SE EU QUERIA LER (nunca quis) TOMARA QUE O AUROR VA TOMAR NO MEIO DO RABO DELE
aninhascota 08/11/2022minha estante
EU QUANDO

aninhascota 08/11/2022minha estante
EU QUANDO

Mateus 17/10/2010

Quando Lemony Snicket fala na sinopse de Serraria Baixo-Astral que este é o livro da série mais triste em sua opinião, nunca imaginaria que ele falava a verdade. Para este dramático autor, cada passo dos órfãos Baudelaire são tristes e funestos, e são todos igualmente terríveis. Mas ele diz totalmente a verdade. Durante todo o decorrer do livro, a desgraça se abate sobre esses pobres órfãos de um jeito que não havia chegado antes (pelo menos até agora).

Neste volume, Violet, Klaus e Sunny vão parar na Serraria Alto-Astral (que com certeza está mais para Baixo-Astral), onde o seu novo tutor Senhor, que ninguém sabe pronunciar o nome, os coloca para trabalhar arduamente. De almoços de chicletes, passando por óculos quebrados à uma terrível hipnotizadora, definitivamente dá para perceber que os Baudelair nunca passaram por tanto sufoco. Sua estadia pela cidade de Paltryville será lembrada para sempre - como o pior lugar em que já pisaram.

Como em todos os outros livros, aparecem personagens bondosos mas que nada podem ajudá-los contra o pérfido Conde Olaf: Charles, o sócio de Senhor, que faz de tudo para agradar as crianças usando tudo o que tem a seu alcance, e Phil, o trabalhador otimista que mesmo em perigo de morte consegue ver um lado bom em tudo.

Mais uma vez as ilustrações do livro me encantaram, e a leitura ágil, rápida e cheia de ação me fizeram acabá-lo em poucas horas. O que diferencia Serraria Baixo-Astral de todos os livros da série até agora (além de sua indescritível tristeza), é a morte sangrenta de um dos personagens. Até o momento, apenas mortes limpas e pouco tenebrosas apareceram, mas sangue começou a jorrar. Nem imagino o que irá surgir nos próximos livros.
Matheus Caixeta 29/12/2010minha estante
Ótima resenha! :)

Luiza 10/04/2020minha estante
você resumiu perfeitamente o que senti ao ler o livro!