1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Imensuravelliterario 06/08/2021

Leitura importante!!!
"Como uma rainha louca, príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil"

O livro já têm como destaque na capa essa frase de impacto, que foi o que despertou meu interesse na leitura.

Confesso que não é meu "tipo" de livro favorito, porém de certa forma gostei muito, leria novamente, e é bem interessante saber mais sobre o Brasil, apesar de não ser uma leitura rápida.

Apaixonada por História, com certeza foi/é uma leitura necessária, e vi que têm outros desse série do Laurentino Gomes(inclusive quero lê-los).

Adicionais: Edição linda, com mapas e imagens que despertam um maior interesse no leitor.

Gui Mendes 18/10/2021

Uma viagem no tempo
Li pela primeira vez esse livro em 2015, tinha 13 anos e 0 interesse em leitura, e mesmo assim esse livro conseguiu me prender. Hoje, consigo entender perfeitamente o motivo disso, o livro é fantástico.
Laurentino Gomes consegue prender o tempo todo a nossa atenção, sem utilizar de uma linguagem "chique" típica de livros sobre esse tema ou dessa época, o resultado é uma leitura que te faz viajar no tempo, na época da família real no Brasil. Mesmo com mais de 300 páginas consegui ler tranquilamente em uma semana e estou ansioso pra começar o segundo livro da série. Sem dúvida, um dos melhores livros que li no ano, perdendo só para o "Travessuras da Menina Má" do Llosa.

Renata.Orlando 14/01/2023

Linguagem simples, assunto rico.
Fornece base pra refletir sobre o peso da fuga da família real pro Brasil em 1808 e a construção do país que se tornou independente em alguns anos.

Dori.JR 23/02/2020

Extremamente divertido é bem didático!
Com uma escrita fácil de entender e gostosa de ler, Laurentino Gomes nos ensina e diverte com a fuga da família real de Portugal para o Brasil, pra quem é leigo ou especialista, 1808 é um livro imprescindível.

Carlinha 12/03/2021

História mesmo pra quem não curte história.
Foi uma experiência surpreendente, gostei muito da narrativa do jornalista, a gente vai sendo conduzido aos fatos de forma natural e convidativa.
É o tipo de livro leve que recomendo pra todo mundo!
Conta a história da "fuga" da corte portuguesa para nosso querido Brasil, dispõe de fatos e situações que explicam algumas coisas mas também deixam muita coisa no ar...
Vi algumas resenhas negativas de povo que diz que não viu nada novo no livro. ALOW!!! É história minha gente, são fatos e não criações.]
Enfim, vale a leitura, uma das melhores deste ano.
Favoritarei? Hum... quem sabe!

Rodrigo 14/03/2021

Gratificante
Foi muito bom ler sobre a história do Brasil de forma tão acessível e simples. Com um belíssimo trabalho de pesquisa e uma escrita envolvente, Laurentino Gomes trouxe fatos e detalhes que eu nem imaginava sobre o Brasil, sobre Portugal e até mesmo sobre a Europa do século XIX.

Tive a sensação de estar conversando com o autor, que conta os fatos da chegada da família real portuguesa ao Brasil e as consequências desse inesperado acontecimento de forma tão acessível e de fácil compreensão que me deixou ansioso para continuar a leitura sobre a curiosa história do nosso país. Recomendo demais.

Fernanda 23/09/2022

É um livro de história, uma não-ficção muito boa de ler. O texto é fluido, te leva a apreciar a história do país, e te transporta para a época retratada.

Me surpreendi em perceber que o jeito brasileiro não é coisa atual. E muitos dos problemas que vivemos, são reprises do nosso passado.

Me fez perceber que ainda somos uma nação muito jovem, e podemos estar apenas vivendo a fase da evolução do nosso país.
Nos esquecemos disso.

Atualmente, tenho me visto uma pessoa patriota. Eu não era por falta de conhecimento. Pura ignorância! Nosso país é maravilhoso, só não podemos deixar os maus costumes e a imoralidade perpetuarem. Porque, de bens naturais e grandeza da terra, somos muito ricos.

"Dos filhos desse solo, és mãe gentil.
Pátria amada, Brasil."

CITAÇÕES:

"?Aqui, a natureza tem feito muita coisa ? o homem, nada. Aqui, a natureza oferece inumeráveis temas de estudo e admiração, enquanto os homens continuam a vegetar na escuridão da ignorância e na extrema pobreza, consequência apenas da preguiça."

"?As pessoas fazem a história, mas raramente se dão conta do que estão fazendo.?

"O inglês Thomas Lindley, que percorreu o litoral próximo a Porto Seguro, na Bahia, ficou surpreso ao constatar que a abundância de recursos naturais do Brasil não resultava em riqueza, desenvolvimento ou conforto material para os brasileiros."

"A promoção dos dois corruptos fez com que os cariocas, fiéis à sua vocação de satirizar até as próprias desgraças, celebrizassem a roubalheira em versos populares:
Quem furta pouco é ladrão
Quem furta muito é barão
Quem mais furta e esconde
Passa de barão a visconde."

Marianna A 20/02/2020

A melhor aula de história da minha vida.

Ps.:Adorava as aulas de história!!

site: https://mundodalivraria.blogspot.com/2020/02/1808.html?token=APq4FmBwSfIfCEFFt6pJPOcbh7qaD9_0SzZ_alQcOx-a7zJ1xQsJ83g5ifv9HDldbCv6Wm7_vnyyjVr6g0PMawZ5fvT87ZylvPd4ZI-zydBhxK4LWTu-Zuxc05vsXhcvMR9r0nfxXIXG&postId=6917407047746139503&type=POST

Lab of books 27/06/2021

Um livro cheio de informações muito legais de contexto histórico que nos faz compreender o Brasil atual.
Tem umas curiosidades bem bacanas sobre os costumes da época, imagens de pinturas e ilustrações. Leitura muito boa e interessante.

Carlos.Heitor 27/08/2020

Conhecendo um pouco mais da história de nosso país
Uma aula de história com uma linguagem coloquial. Fácil de ler. Agradável. Consegue transportar o leitor para o cenário, deste período histórico tão importante para o Brasil e é toda América do Sul. Recomendo aos apaixonados por história, mas não esperem um trabalho acadêmico.

Betão 26/04/2010

O livro é formado por pura fofoca histórica, e o autor ainda consegue piorar a imagem caricata que possui a Corte portuguesa.

DIEGO 27/10/2020

Para quem gosta de história.
Livro interessantíssimo para quem tem a curiosidade de saber os pormenores da vinda da família real para o Brasil. O livro fornece dados históricos, estimativa monetária atualizada, além de mencionar diversos personagens da nossa história e seus devidos contextos. Vale a leitura!

Pontes 22/06/2021

Inacreditávelmente Cômico
Nunca pensei que teria tanto tesão na história de Brasil x Portugal.
Laurentino tem uma forma de escrever que a gente ri que nem percebe.
Várias vezes reli partes porque a sensação é maravilhosa.
Que livro INCRÍVEL.
Quero reler em breve!

Myria.Viana 07/05/2022

Não era conto se fadas
Laurentino Gomes não decepciona, segundo livro que leio e como o 1889 mostra tudo que está por trás da história contada na escola. O narrativa histórica é extremamente rica em detalhes e fatos que marcaram a época.

Manu 15/07/2022

1808
Um livro muito bem escrito, cheio de curiosidades e claro minha parte preferida, fofocas históricas. Achei a linguagem bem tranquila e adorei o uso de imagens para dar clareza das informações tratadas.