1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Tamires.Alvarado 22/06/2021

O livro conta a história da família real português vindo para o Brasil, como se deu essa ?fuga?, como foi o tempo no Brasil, as características dos dois povos e toda a influência que português teve para a independência do Brasil.

boemillys 08/05/2020

que ódio
esse é definitivamente o livro pra odiar colonizadores, tudo é revoltante nesse livro.... but, a narração é impecável e descontraída

Prof. Elisandro Lima 24/05/2020

Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão é mudaram a história de Portugal e do Brasil.

Simone Bruxelas 16/05/2021

Interessante!
Estou querendo estudar livros sobre política, então comprei vários livros de história. Comecei por este por acreditar que ele seria uma boa introdução e facilitaria livros como "O povo brasileiro de Darcy Ribeiro e Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda".

Achei o livro fluído, fácil para quem não tem muita intimidade com o gênero e também agrega bastante para quem já esqueceu das aulas de história. Mas achei que certos personagens ficaram muito caricatos como D. Joao VI e Carlota Joaquina. Principalmente por este livro da trilogia se referir a esta parte da história, não gostei muito da forma que foram descritos. Não sei se a intenção do escritor foi de trazer um certo humor para os leitores. Mas em resumo, se não quisermos aprofundar muito no assunto, este livro vai nos proporcionar um bom momento e ainda nos trazer alguns conhecimento.
Bernah 31/05/2021minha estante
Mas no livro ele cita essa caricatura q historiadores fazem das figuras citadas. Eu achei q ele, na vdd, tenta desfazer um pouco essa imagem

Jessi 04/08/2022

É cada babado
Não é a primeira vez que eu leio algo de Laurentino Gomes, sua forma de escrita por ser jornalista é maravilhosa. O livro é o pontapé para uma trilogia da história do Brasil 1808 é sem dúvidas um ano que marca nossa história por ser o ano em que a família imperial foge de Portugal às pressas com medo da invasão de Napoleão Bonaparte, o livro conta a história de coo ok mo foi isso, de como era ok Brasil antes e depois de dom João, quem era o dom João, sua mulher, a escravidão no Brasil, em suma é muito bom livro recomendo!!!

Lua 08/09/2022

Um mergulho na História
Para quem gosta de história é um livro bem tranquilo de ler. Parece uma volta ao passado. Traz importantes reflexões sobre como de forma torta acontecimentos culminaram no Brasil que conhecemos hoje.

Matheusvarraes 13/09/2022

Surpreendetemente bom!
Laurentino me supreendeu positivamente . Essa obra é um retrato histórico muito bem detalhado e escrito de uma forma leve e muito instigante.

Não sei se talvez o formato em audiobook colaborou de alguma forma com a minha impressão positiva, pois ouvir o texto "casou" muito bem com a proposta do livro.

A leitura abriu uma ampla compreensão acerca da realidade da Fuga Real ao Brasil e como esse processo implicou no desenvolvimento da nação.

Dou destaque aos capítulos que se mostraram mais curiosos e importantes para mim:

- cap 15 - o capitulo mostra detalhes bem específicos e pitorescos sobre as características mais marcantes do monarca

- cap 16 - Carlota Joaquina
muito marcante perceber a forma machista e diminuta com que as mulheres são descritas durante a história. Foi marcante perceber a conspiração dela em relação ao rei, sua inteligência foi deixada à margem.

- cap 31 - desfecho e conclusão final sobre todas as implicações do evento histórico na realidade do país. Fiquei impressionado em como essas inferencias estão alheias aos próprios livros de historia mais "comuns" do ensino médio.

????????

mariksj 08/01/2023

muito bom pra quem gosta de história. extremamente informativo e muito interessante. conta parte da história do brasil que, geralmente, não é ensinada na escola. com fatos curiosos, o livro é leve, sem aquele tom massivo de um artigo acadêmico (que, às vezes, é o que se espera de um livro sobre a história do nosso país)
recomendo a leitura (pra quem tem interesse) se quiser ler pelo aesthetic, você vai parar no primeiro, perdendo os outros dois livros, muito bons por sinal!

Paulo 20/11/2022

Um ato covarde que fez o Brasil ser conhecido como é hoje
Um bom livro para começar a entender a história do Brasil, por ser um livro menos didático é mais fácil e gostoso de ler.

O livro conta o momento da história em que a família real portuguesa foge de Portugal por causa da invasão das forças francesas de Napoleão e vem para o Brasil.
D. João VI e a corte portuguesa ficaram no Brasil por 13 anos e fizeram uma revolução principalmente na cidade do Rio de Janeiro que virou uma grande metrópole.
Mas o Brasil que conhecemos hoje vem muito daquela época também, a corte era extremamente corrupta como nossos políticos são nos dias de hoje por exemplo.

Porém a maior conclusão que tiro com essa parte da nossa história é que se D. João VI e a corte portuguesa não tivessem vindo para o Brasil, o país que conhecemos hoje não existiria, seríamos como os nossos irmãos colonizados pelos espanhóis hoje, um monte de países de menor tamanho sem ligação alguma uma com a outra.
Ana Paula 21/11/2022minha estante
??

Ricardo 13/06/2021

Conhecendo um pouco da história do Brasil
Me julguem... Quando era criança, os professores de história, estudos sociais e organização social e política do Brasil nunca conseguiram me conquistar ao ensinar nossa história, desde a colonização até os nossos dias atuais... Agora, mais experiente, conhecedor de histórias de outros países e culturas visitando museus e seu rico passado em cidades históricas bem conservadas com seus milênios, comparativamente às nossas muitas e "recentes" vilas históricas mal conservadas, e museus incendiados, vandalizados, escandalizados... Resolvi finalmente investir um pouco de tempo para ver como era realmente a nossa história, através da narrativa do jornalista Laurentino Gomes, para descobrir por quê o brasileiro é desse jeito, ter um novo panorama além do que se aprende na escola e do pouco que se consegue visitar em nossos (em sua maioria) precários museus. Posso garantir que é bastante esclarecedor hehehehehe...

Lilian.Inoue 12/02/2023

Dom João
No colégio se falava muito pouco sobre Dom João, o máximo da minha lembrança, que era pai de Dom Pedro, neste livro, aprendi mais sobre ele, e os pós e contras da vinda da família real ao Brasil!! Gostei!!

Jessyka.Stelzner 04/05/2021

Aprendendo sobre o Brasil de uma forma didática e divertida
O livro narra a vinda da coroa portuguesa para o Brasil no ano de 1808, quando deixamos de ser colônia, após 300 anos de exploração, para nos tornamos Reinado. É sempre bom aprender sobre a história de nosso país e esse autor trouxe de uma forma didática, com a leitura fluída e que prende a atenção. Pude enxergar o Brasil pelo ponto de vista dos Portugueses naquele período devido a riqueza de descrições e entender a origem de alguns problemas que vivemos até mesmo hoje em dia, como a corrupção dos nossos líderes.

Marcos 23/06/2022

Adorei o livro. Muitos detalhes sobre a vinda da corte portuguesa ao Brasil e a sua importância até hoje para a nossa história como país. O texto fácil de ler, que nos envolve a cada página. Li até antes do tempo.
Um dos meus favoritos. Vou ler os próximos de Laurentino Gomes.
Nota: 10
Ricarda Caiafa 23/06/2022minha estante
Me animou a ler!!!

rafanishikawa 29/06/2022

Ótimo!!!
Adorei demais o livro, já estou pronta para os próximos.
É um excelente livro, ao começar achei que pudesse ser muito pesado, cheio de informações e cronologia complicada, daquele tipo que fica difícil de acompanhar e guardar. Porém, desde o início a história é super bem contada, com muitas informações, mas de forma leve, didática, sem sobrecarregar.
Enfim, achei um livro muito bom, super recomendo!!!!!