1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Gui Mendes 18/10/2021

Uma viagem no tempo
Li pela primeira vez esse livro em 2015, tinha 13 anos e 0 interesse em leitura, e mesmo assim esse livro conseguiu me prender. Hoje, consigo entender perfeitamente o motivo disso, o livro é fantástico.
Laurentino Gomes consegue prender o tempo todo a nossa atenção, sem utilizar de uma linguagem "chique" típica de livros sobre esse tema ou dessa época, o resultado é uma leitura que te faz viajar no tempo, na época da família real no Brasil. Mesmo com mais de 300 páginas consegui ler tranquilamente em uma semana e estou ansioso pra começar o segundo livro da série. Sem dúvida, um dos melhores livros que li no ano, perdendo só para o "Travessuras da Menina Má" do Llosa.

Carla Forner 31/03/2020

1808
Para aqueles que gostariam de saber mais sobre a nossa história... um livro rico em conteúdo e detalhes.

Nouzaíra 23/07/2022

Leitura divertida
Livro ideal para quem gosta de história, é uma leitura divertida, e escrita de tal modo que não é cansativa, pelo contrário, difícil é parar de ler. Adorei!!!

Rafa569 24/08/2020

Triste
Se acha que sua vida está feliz demais, leia este livro.
Ou leia qualquer outro que trata de fatos históricos sobre o Brasil e perceberá que muita coisa permanece igual, apesar do cenário geográfico ter mudado.
Os mesmos problemas ainda estão presentes, a subserviência às potências mundiais, a falta de uma identidade nacional, a desigualdade social, o racismo, os jogos de poder e influência...

É um livro que já vi ser elogiado por uns e criticado por outro.
Não se trata de um livro de história, acadêmico, mas sim de uma leitura fluida e leve.

Contudo, é sempre interessante conhecer a história do país e tudo que nos trouxe até aqui.

Adiel.Guimaraes 24/05/2021

Divertido!!!
Um livro que fala da questão da saída, chegada e permanência da corte portuguesa no Brasil e como isso afetou a história do nosso país, narrados numa linguagem bem agradável e clara com descrições curiosas e algumas até mesmo beirando ao cômico recomendo pra quem quer se aprofundar na história do Brasil e procura um livro com uma linguagem mais popular!!!

Bruna.Adenice 27/06/2020

SENSACIONAL!!
Essa é uma obra já aclamada e amplamente conhecida, assim não tem muito o que dizer a respeito depois de tantos anos.

Contudo, vale salientar e, enfatizar, ainda mais o quão rico e importante é esse livro. Uma verdadeira obra documental da história do nosso país.

1808 é a primeira parte de uma trilogia (os outros são 1822 e 1889) e tem uma riqueza de pesquisa e não parte seus relatos na base de achismos ou de forma superficial. Pelo contrário. O autor traz em seus relatos uma ampla pesquisa acerca do assunto. E o melhor: tudo abordado de uma forma coerente e, acima de tudo, com uma linguagem acessível a qualquer público.

JJFelix 15/10/2023

"Nunca algo semelhante tinha acontecido na história de Portugal ou de qualquer outro país europeu. Em tempos de guerra, reis e rainhas haviam sido destronados ou obrigados a se refugiar em territórios alheios, mas nenhum deles tinha ido tão longe a ponto de cruzar um oceano para viver e reinar do outro lado do mundo. Embora os europeus dominassem colônias imensas em diversos continentes, até aquele momento nenhum rei havia colocado os pés em seus territórios ultramarinos para uma simples visita -- muito menos para ali morar e governar.
Era, portanto, um acontecimento sem precedentes tanto para os portugueses, que se achavam na condição de órfãos de sua monarquia da noite para o dia como para os brasileiros, habituados até então a serem tratados como uma simples colônia de Portugal."

Laurentino Gomes

Daniela.Alves 03/03/2020

Muito bom!! O autor conta a vinda da coroa portuguesa ao Brasil de maneira simples

Georgia.Paula 24/02/2023

Brasil de 1808
Em 1808 o autor traz os acontecimentos que culminaram na vinda da corte portuguesa para o Brasil e quais mudanças ocorreram na colônia durante os anos em que a corte estava estabelecida no Rio de Janeiro. Conta a fuga da família real, a viagem e o estabelecimento no Rio. Assim como ficou Portugal no meio dessa crise toda, isso achei muito interessante e outros fatos que eu desconhecia da nossa história.
Eu amo história, é a forma mais adequada de entendermos o hoje. Porém tinha certa dificuldade da época de escola principalmente pelo material, de escrita difícil e maçante. E ler 1808 foi uma experiência excelente, linguagem simples que é possível entendimento a todos. Poderiam os livros didáticos terem a mesma forma de escrita? Serem mais agradáveis para o leitor? As vezes não é que o jovem não goste de ler, mas o material disponibilizado não é atraente.

Rodrigo 14/03/2021

Gratificante
Foi muito bom ler sobre a história do Brasil de forma tão acessível e simples. Com um belíssimo trabalho de pesquisa e uma escrita envolvente, Laurentino Gomes trouxe fatos e detalhes que eu nem imaginava sobre o Brasil, sobre Portugal e até mesmo sobre a Europa do século XIX.

Tive a sensação de estar conversando com o autor, que conta os fatos da chegada da família real portuguesa ao Brasil e as consequências desse inesperado acontecimento de forma tão acessível e de fácil compreensão que me deixou ansioso para continuar a leitura sobre a curiosa história do nosso país. Recomendo demais.

Carlinha 12/03/2021

História mesmo pra quem não curte história.
Foi uma experiência surpreendente, gostei muito da narrativa do jornalista, a gente vai sendo conduzido aos fatos de forma natural e convidativa.
É o tipo de livro leve que recomendo pra todo mundo!
Conta a história da "fuga" da corte portuguesa para nosso querido Brasil, dispõe de fatos e situações que explicam algumas coisas mas também deixam muita coisa no ar...
Vi algumas resenhas negativas de povo que diz que não viu nada novo no livro. ALOW!!! É história minha gente, são fatos e não criações.]
Enfim, vale a leitura, uma das melhores deste ano.
Favoritarei? Hum... quem sabe!

Bruna.Vieira 19/06/2020

Desisti
O livro é praticamente um livro de história da escola, mas com um vocabulário mais fácil. Nunca gostei da matéria, porém achei que esse livro despertaria meu interesse. Não despertou. A história é chata e com algumas "fofocas" que não me deixaram curiosa. Li pouco mais de 120 páginas e o livro não conseguiu me prender. Embora eu não tenha gostado, tenho que dar um crédito ao escritor, pois ele se dedicou muito para encontrar fontes seguras para o livro.

Gláucia 07/08/2010

Útil e agradável
Se na escola a história fosse ensinada dessa forma conseguiria atrair muito mais estudantes ao conhecimento. Fica fácil e agradável estudar assim e também grava-se mais o conteúdo.
Os personagens foram sendo apresentados à medida que a história ia sendo contada, como num romance. Apesar disso, os fatos não foram deturpados ou exagerados.