1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Girassor 31/03/2024

Interessante
Confesso que comecei a ler com grandes expectativas, as quais foram em parte atendidas, embora de uma maneira um pouco diferente do que eu esperava.
O livro é uma introdução perfeita à história do Brasil de forma leve, o que apreciei bastante. No entanto, algumas críticas pessoais do autor podem afetar algumas pessoas, quase me levando a desistir da leitura. Decidi, no entanto, focar apenas na narrativa histórica, lembrando que o livro é uma expressão da visão do autor, embora isso possa alterar um pouco a intenção original da obra. Ainda assim, acho extremamente interessante a ideia de explorar a história de uma forma prática e leve, e ver o quão engraçado e trágico, mas essencial os acontecimentos da nossa história, o que resulta com certeza em um enriquecimento de conhecimento significativo. Por isso, não pretendo desistir de outros livros do mesmo autor, e pretendo ler obras de outros escritores sobre a história do Brasil.
Recomendo a todos!!!

Nanda 20/05/2022

Um belo livro pra entender um pouco mais sobre a história do Brasil, desde o começo.
Mostra o quanto a corrupção sempre existiu, fala bastante dos costumes da época e contextualiza bem com a história do mundo.
Ouvi o livro através do audiobook disponível no skeelo e super recomendo.

Agostinho8 27/12/2023

A história do Brasil contada em detalhes, de forma leve, clara e de fácil entendimento.

Através da narrativa nos ajuda a entender o país hoje, enquanto povo e nação.

Manu 15/07/2022

1808
Um livro muito bem escrito, cheio de curiosidades e claro minha parte preferida, fofocas históricas. Achei a linguagem bem tranquila e adorei o uso de imagens para dar clareza das informações tratadas.

Myria.Viana 07/05/2022

Não era conto se fadas
Laurentino Gomes não decepciona, segundo livro que leio e como o 1889 mostra tudo que está por trás da história contada na escola. O narrativa histórica é extremamente rica em detalhes e fatos que marcaram a época.

daniela742 20/08/2020

Intrigante
Extremamente interessante, o livro é bem curioso e abrange a história da chegada dos portugueses no Brasil de uma forma mais simples para o entendimento e compreensão em qualquer idade.
Diego.Paula 29/03/2021minha estante
Indico também os livros do autor Paulo Rezzutti, fez um belo trabalho histórico sobre Dona Leopoldina, Don Pedro I e II

daniela742 29/03/2021minha estante
Aaaa ok irei dar uma pesquisada obrigada

Diego.Paula 29/03/2021minha estante
E detalhe, os livros do Rezzutti são abarrotados de fontes primárias... Você certamente vai curtir.
Bons estudos.

Pontes 22/06/2021

Inacreditávelmente Cômico
Nunca pensei que teria tanto tesão na história de Brasil x Portugal.
Laurentino tem uma forma de escrever que a gente ri que nem percebe.
Várias vezes reli partes porque a sensação é maravilhosa.
Que livro INCRÍVEL.
Quero reler em breve!

Angra Andrade 25/06/2020

Ótima leitura.
O Laurentino foi muito feliz nesse estudo que se transformou em livro, ou melhor, livros. A cada capítulo um tema interessante e com uma riqueza de detalhe da nossa história. História do nosso país que a muito tempo sofreu nas mãos de pessoas que poderiam ter feito mais, mas não fizeram.

Vanessa 30/03/2023

Leitura importantíssima!!
Me fez enxergar a história do Brasil sob outros olhos e até reavaliar muitos pensamentos de nossa sociedade.

?As pessoas fazem história. Mas raramente se dão conta do que estão fazendo.?

Janaina Vieira - Escritora 24/01/2014

Conhecendo realmente o Brasil.
Bem, o que se pode dizer sobre um livro que já conquistou, merecidamente, uma legião de fãs? Ah, sim... Esse é um livro especial porque foi escrito por um brilhante jornalista, que decidiu em algum momento lá atrás, pesquisar e escrever sobre a História do Brasil de modo completamente diferente do que se via até então.

Falando a verdade: pode-se contar nos dedos o número de brasileiros que realmente conhecem a história do próprio país, e eu mesma sou um (mau) exemplo disso. Porque na escola/colégio tudo é muito pouco interessante e mesmo chato. A maioria não quer saber de História, muito menos da nossa - infelizmente. Mas "1808" é tão agradavelmente escrito, é tão divertido, é tão interessante e cada página traz tantas novidades, curiosidade e descobertas que é como se estivéssemos lendo ficção e não um texto jornalístico.

O livro é excelente! Estou começando a compreender melhor uma porção de coisas: vícios, características, igualdades e diferenças, explicações, esclarecimentos e muito... muito sobre a nossa cultura, que efetivamente veio de Trás os Montes e, após se misturar ao sangue da colônia, tornou-se o que é hoje este país. O que somos hoje.

Todos os brasileiros deveria ler os três livros, começando obviamente por esse, que com certeza é capaz de trazer muito esclarecimento e entendimento sobre o que é o Brasil e sobre quem somos nós.

E descobrir que termos e expressões como corrupção, peculato, evasão de divisas e assemelhados já eram usados naquela época... não tem preço!!! Dá o que pensar, com certeza.

Recomendadíssimo, é uma verdadeira viagem no tempo!
Valtair 03/02/2014minha estante
Um livro maravilhoso! Vou ler os outros do Laurentino

DIEGO 27/10/2020

Para quem gosta de história.
Livro interessantíssimo para quem tem a curiosidade de saber os pormenores da vinda da família real para o Brasil. O livro fornece dados históricos, estimativa monetária atualizada, além de mencionar diversos personagens da nossa história e seus devidos contextos. Vale a leitura!

Hugo 30/05/2021

Imteressante o modo de abordagem da história do Brasil, irreverente.
Mais com muitonom humor

Gabriel 08/07/2022

Uma boa leitura
"1808", de Laurentino Gomes, inicia a trilogia composta por "1808", "1822" e "1889", sendo que trata dos antecedentes e consequências da transferência da família real portuguesa e o aparato burocrático-administrativo de Portugal para o Brasil.
Laurentino Gomes começa a obra fazendo uma referência às trufas diplomáticas entre Portugal, Inglaterra e França durante a era napoleônica de expansões pela Europa. Destaca também a dependência portuguesa do Brasil e como tais fatores foram decisivos para a sobrevivência da dinastia de Bragança com a vinda para o Brasil.
Outro fator que chama atenção na obra diz respeito a como o Brasil muda seu perfil com as reformas estruturais joaninas a tal ponto de em 1815 ser elevado à condição de "Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves" e garantir relativa autonomia política. Destaca também as revoluções ocorridas como a revolução pernambucana de 1817 e o retorno de D. João V a Portugal com a revolução liberal do Porto de 1820, antecedente da independência.
A leitura é fluída e o livro possui uma linguagem relativamente simples e acessível, mas que pode se tornar um pouco enfadonha quando são descritos detalhes pessoais de figuras históricas do período.

rafanishikawa 29/06/2022

Ótimo!!!
Adorei demais o livro, já estou pronta para os próximos.
É um excelente livro, ao começar achei que pudesse ser muito pesado, cheio de informações e cronologia complicada, daquele tipo que fica difícil de acompanhar e guardar. Porém, desde o início a história é super bem contada, com muitas informações, mas de forma leve, didática, sem sobrecarregar.
Enfim, achei um livro muito bom, super recomendo!!!!!

Prof. Elisandro Lima 24/05/2020

Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão é mudaram a história de Portugal e do Brasil.