1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Bru 30/06/2023

As raízes do Brasil e seu legado atual
Com uma escrita acessível e fácil de ser compreendida, Laurentino Gomes explora a fascinante jornada do Brasil desde sua condição de colônia até conquistar a independência. Em sua obra reveladora, ele mergulha na importância do Brasil na economia de Portugal e Reino Unido, expondo como essas nações tiraram proveito das riquezas naturais do país. Através desse livro, somos conduzidos a compreender a origem de muitos aspectos presentes no Brasil atual, infelizmente, ainda moldados pela herança de mais de 200 anos.

Brina 15/09/2021

Com uma escrita fluída é bem divertido acompanhar a fuga da família real de Portugal para o Brasil. Com uma pesquisa realizada com bastante aprofundamento, não questionei nenhum fato e aceitei as navas informações com bastante credibilidade. Em alguns momentos achei um pouco repetitivo, mas nada que me faça desgostar da leitura.

Otoniel.Filho 06/08/2020

Ótimo
Livro muito bom, algumas partes um pouco maçantes, uma leitura excelente para quem quer descobrir um pouco mais sobre a história do Brasil e acontecimentos históricos importantes!

Cari 12/10/2021

1808
1808 conta a história da fuga do rei D,João VI e sua corte para o Brasil ,em meio às guerras napoleônicas na Europa, de maneira cativante e informal,indicada a todos os leitores que buscam saber mais sobre a história do Brasil.

Marcos 23/06/2022

Adorei o livro. Muitos detalhes sobre a vinda da corte portuguesa ao Brasil e a sua importância até hoje para a nossa história como país. O texto fácil de ler, que nos envolve a cada página. Li até antes do tempo.
Um dos meus favoritos. Vou ler os próximos de Laurentino Gomes.
Nota: 10
Ricarda Caiafa 23/06/2022minha estante
Me animou a ler!!!

Matheusvarraes 13/09/2022

Surpreendetemente bom!
Laurentino me supreendeu positivamente . Essa obra é um retrato histórico muito bem detalhado e escrito de uma forma leve e muito instigante.

Não sei se talvez o formato em audiobook colaborou de alguma forma com a minha impressão positiva, pois ouvir o texto "casou" muito bem com a proposta do livro.

A leitura abriu uma ampla compreensão acerca da realidade da Fuga Real ao Brasil e como esse processo implicou no desenvolvimento da nação.

Dou destaque aos capítulos que se mostraram mais curiosos e importantes para mim:

- cap 15 - o capitulo mostra detalhes bem específicos e pitorescos sobre as características mais marcantes do monarca

- cap 16 - Carlota Joaquina
muito marcante perceber a forma machista e diminuta com que as mulheres são descritas durante a história. Foi marcante perceber a conspiração dela em relação ao rei, sua inteligência foi deixada à margem.

- cap 31 - desfecho e conclusão final sobre todas as implicações do evento histórico na realidade do país. Fiquei impressionado em como essas inferencias estão alheias aos próprios livros de historia mais "comuns" do ensino médio.

????????

Jessyka.Stelzner 04/05/2021

Aprendendo sobre o Brasil de uma forma didática e divertida
O livro narra a vinda da coroa portuguesa para o Brasil no ano de 1808, quando deixamos de ser colônia, após 300 anos de exploração, para nos tornamos Reinado. É sempre bom aprender sobre a história de nosso país e esse autor trouxe de uma forma didática, com a leitura fluída e que prende a atenção. Pude enxergar o Brasil pelo ponto de vista dos Portugueses naquele período devido a riqueza de descrições e entender a origem de alguns problemas que vivemos até mesmo hoje em dia, como a corrupção dos nossos líderes.

Diego.Fidalgo 26/02/2020

Recomendo
Todos os brasileiros deveriam ler este livro, para conhecer melhor a sua história. Livro sensacional e muito bem escrito. Deveria estar em todas as escolas do Brasil.

Chatissima 05/04/2020

Não é resenha, só uma nota.
Eu também fugiria no lugar dele.

Paulo 20/11/2022

Um ato covarde que fez o Brasil ser conhecido como é hoje
Um bom livro para começar a entender a história do Brasil, por ser um livro menos didático é mais fácil e gostoso de ler.

O livro conta o momento da história em que a família real portuguesa foge de Portugal por causa da invasão das forças francesas de Napoleão e vem para o Brasil.
D. João VI e a corte portuguesa ficaram no Brasil por 13 anos e fizeram uma revolução principalmente na cidade do Rio de Janeiro que virou uma grande metrópole.
Mas o Brasil que conhecemos hoje vem muito daquela época também, a corte era extremamente corrupta como nossos políticos são nos dias de hoje por exemplo.

Porém a maior conclusão que tiro com essa parte da nossa história é que se D. João VI e a corte portuguesa não tivessem vindo para o Brasil, o país que conhecemos hoje não existiria, seríamos como os nossos irmãos colonizados pelos espanhóis hoje, um monte de países de menor tamanho sem ligação alguma uma com a outra.
Ana Paula 21/11/2022minha estante
??

boemillys 08/05/2020

que ódio
esse é definitivamente o livro pra odiar colonizadores, tudo é revoltante nesse livro.... but, a narração é impecável e descontraída

Gabriel 08/07/2022

Uma boa leitura
"1808", de Laurentino Gomes, inicia a trilogia composta por "1808", "1822" e "1889", sendo que trata dos antecedentes e consequências da transferência da família real portuguesa e o aparato burocrático-administrativo de Portugal para o Brasil.
Laurentino Gomes começa a obra fazendo uma referência às trufas diplomáticas entre Portugal, Inglaterra e França durante a era napoleônica de expansões pela Europa. Destaca também a dependência portuguesa do Brasil e como tais fatores foram decisivos para a sobrevivência da dinastia de Bragança com a vinda para o Brasil.
Outro fator que chama atenção na obra diz respeito a como o Brasil muda seu perfil com as reformas estruturais joaninas a tal ponto de em 1815 ser elevado à condição de "Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves" e garantir relativa autonomia política. Destaca também as revoluções ocorridas como a revolução pernambucana de 1817 e o retorno de D. João V a Portugal com a revolução liberal do Porto de 1820, antecedente da independência.
A leitura é fluída e o livro possui uma linguagem relativamente simples e acessível, mas que pode se tornar um pouco enfadonha quando são descritos detalhes pessoais de figuras históricas do período.

Ricardo 13/06/2021

Conhecendo um pouco da história do Brasil
Me julguem... Quando era criança, os professores de história, estudos sociais e organização social e política do Brasil nunca conseguiram me conquistar ao ensinar nossa história, desde a colonização até os nossos dias atuais... Agora, mais experiente, conhecedor de histórias de outros países e culturas visitando museus e seu rico passado em cidades históricas bem conservadas com seus milênios, comparativamente às nossas muitas e "recentes" vilas históricas mal conservadas, e museus incendiados, vandalizados, escandalizados... Resolvi finalmente investir um pouco de tempo para ver como era realmente a nossa história, através da narrativa do jornalista Laurentino Gomes, para descobrir por quê o brasileiro é desse jeito, ter um novo panorama além do que se aprende na escola e do pouco que se consegue visitar em nossos (em sua maioria) precários museus. Posso garantir que é bastante esclarecedor hehehehehe...

Tamires.Alvarado 22/06/2021

O livro conta a história da família real português vindo para o Brasil, como se deu essa ?fuga?, como foi o tempo no Brasil, as características dos dois povos e toda a influência que português teve para a independência do Brasil.

Lilian.Inoue 12/02/2023

Dom João
No colégio se falava muito pouco sobre Dom João, o máximo da minha lembrança, que era pai de Dom Pedro, neste livro, aprendi mais sobre ele, e os pós e contras da vinda da família real ao Brasil!! Gostei!!