1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Felipe Alado 04/04/2021

Literalmente uma viagem no tempo.
Gente, que leitura enriquecedora! Quem dera tivesse lido este livro no tempo da escola. Certeza que me interessaria ainda mais por história. Muito interessante conhecer os detalhes e curiosidades da formação do nosso Brasil. Uma das coisas que mais me encantaram foi o paralelo entre o Rio de Janeiro de hoje com o Rio de Janeiro do passado.

Lab of books 27/06/2021

Um livro cheio de informações muito legais de contexto histórico que nos faz compreender o Brasil atual.
Tem umas curiosidades bem bacanas sobre os costumes da época, imagens de pinturas e ilustrações. Leitura muito boa e interessante.

daniela742 20/08/2020

Intrigante
Extremamente interessante, o livro é bem curioso e abrange a história da chegada dos portugueses no Brasil de uma forma mais simples para o entendimento e compreensão em qualquer idade.
Diego.Paula 29/03/2021minha estante
Indico também os livros do autor Paulo Rezzutti, fez um belo trabalho histórico sobre Dona Leopoldina, Don Pedro I e II

daniela742 29/03/2021minha estante
Aaaa ok irei dar uma pesquisada obrigada

Diego.Paula 29/03/2021minha estante
E detalhe, os livros do Rezzutti são abarrotados de fontes primárias... Você certamente vai curtir.
Bons estudos.

DIEGO 27/10/2020

Para quem gosta de história.
Livro interessantíssimo para quem tem a curiosidade de saber os pormenores da vinda da família real para o Brasil. O livro fornece dados históricos, estimativa monetária atualizada, além de mencionar diversos personagens da nossa história e seus devidos contextos. Vale a leitura!

Carlos.Heitor 27/08/2020

Conhecendo um pouco mais da história de nosso país
Uma aula de história com uma linguagem coloquial. Fácil de ler. Agradável. Consegue transportar o leitor para o cenário, deste período histórico tão importante para o Brasil e é toda América do Sul. Recomendo aos apaixonados por história, mas não esperem um trabalho acadêmico.

TH HISTORIADOR 06/03/2023

Ctrl+C e Ctrl+V de outras grandes obras.
Um livro rico em detalhes históricos, mas que demanda confrontamento com outras fontes. Na realidade, é um livro que reúne partes de outros livros de história do Brasil e de Portugal com uma linguagem do cotidiano popular. O enredo não segue uma ordem específica, muitas vezes encontramos repetições, outras vezes o texto vai muito adiante e volta para o exposto no início ficando um vácuo. Literalmente o sucesso de vendas se deve ao bom marketing e ao alto investimento em anúncios. Pois, não encontrei nenhuma novidade. Para quem gosta de revistas de fofocas, este livro é a similaridade da época.
Meu canal do YouTube: @PolitizandoPolemizando
#th_historiador
brendaflleal 29/11/2023minha estante
????

Bruna Foliatti 01/02/2021

Todo brasileiro deveria ler
O livro traz uma leitura acessível, de fácil compreensão e muitas curiosidades da época em que a família real chegou ao Brasil e também o porquê ela veio para sua colônia escoltada por navios ingleses. A leitura desse exemplar reflete muito para a compreensão do comportamento brasileiro atual, inclusive na política. Aborda também como foi "construída" a estrutura do país, a patir da escravidão e importando muitos produtos da Inglaterra.
Gostei bastante de ler o livro!

area52 01/10/2010

A melhor aula de História do Brasil que eu já tive!!!

O autor conseguiu tornar palatável tanto para o leigo como para o acadêmico um assunto que, pelo menos na minha época de estudante de 2º grau, era árido, monótono e contaminado por ideologismos.

O livro mescla uma narrativa informal gostosa de ler - como se estivesse numa reportagem - com uma riqueza de detalhes, fruto de quase 10 anos de pesquisa em livros, nacionais e estrangeiros, museus, sites e audiobooks.

As contextualizações são o grande forte: não dá p/ se compreender um fato histórico isoladamente. Tudo teve uma razão de ser ou de acontecer!

É uma literatura essencial para se entender o Brasil de 200 anos atrás e como muitas coisas ainda se repercutem no presente!

Ferreira 10/03/2021

De Volta Ao Passado
Este livro é surpreendente, consegue nos fornecer riquíssimas informações do século XIX ao mesmo tempo que nos envolve em cada personagem, como se estivéssemos naquela época.

FalaLud 09/04/2020

Leitura obrigatória pra brasileiros
Gostando ou não de história, é um livro para entender um pouco sobre a nossa nação, nossos hábitos e como muitos problemas sociais surgiram e permanecem até hoje no nosso país.

Bonus: sugiro também o documentário Guerras do Brasil na Netflix

Estefania 30/03/2021

Faz um panorama de como a família real veio fugida de Portugal para o Brasil com medo de enfrentar Napoleão Bonaparte que naquele momento invadiu Portugal...

Rafa Nogueira 24/08/2020

Excelente!!
O livro 1808 superou minhas expectativas devido a riqueza de detalhes dos acontecimentos e das pessoas daquela época. Uma leitura leve e enriquecida de conhecimento. Sem dúvidas, despertou meu interesse para ler a trilogia.

Fer 02/09/2022

achei que fosse ser melhor
o começo tava legal, mas o final foi ficando tão maçante que eu terminei por audiobook kkkkkkkkk achei que muitas partes foram "encheção de linguiça" e só uma pequena parte do livro foi relevante de fato

Vitor.Goncalves 06/08/2020

Livro muito bom para entender esse período e todo o contexto envolvido. Acho que a leitura é muito valida tanto para estudantes de escola, quanto para curiosos, é fácil e nada maçante ou cansativo