Um Passe de Mágica

Um Passe de Mágica Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Um Passe de Mágica

Amanda 25/07/2020

Um livro que me fez amar um mistério
Há um motivo para que a Agatha Christie seja a autora mais publicada de todos os tempos, tirando a Bíblia e Shakespeare, os livros dela são cativantes, não tem como para de ler.

A história de "Um passe de mágica" começa lentamente, mas você já fica curioso para entender o que está acontecendo. É mais uma história da grande personagem Miss Marple. Além dela, existem muitas personagens.
A história começa com uma visita de Miss Marple a sua velha amiga Ruth nos EUA. Sua amiga informa que está com um pressentimento negativo em relação a sua irmã que mora na Inglaterra, Carrie Louise, então pede para que Miss Marple faça uma visita para ela e tente descubrir o que está acontecendo de fato.

Carrie Louise é uma senhora rica e vive em uma casa muito grande com muitas pessoas. Seu marido é filantrópico e possui no mesmo tereno uma escola para garotos infratores da justiça, a fim de ajudá-los a se tornarem uma pessoa melhor. Moram com ela também, sua filha, sua neta e o marido e um enteado de outro casamento. Além disso, como ela é muito queria, diversas pessoas a visitam, como outros enteados.

Tudo ocorre normalmente nessa grande família, até que um acontece um assassinato. (Acho que falar muito do livro aqui pode contar muito da história e atrapalhar a experiência de quem está lendo, já que é um mistério.)
A narrativa é fluida, um livro fácil de ler, mesmo com uma grande quantidades de nomes para gravar. Os fatos são mostrados com detalhes, então é compreensível como andam os pensamentos das personagens.

Esse livro me fez entender que eu gosto de um bom e velho mistério e que talvez seja um dos meus gêneros favoritos. Recomendo que todos aqueles que gostam de mistério leiam este livro!

site: https://www.instagram.com/galaxy.of.book/?hl=pt-br
Micky 19/08/2020minha estante
Ótima resenha. Mas então pq deu nota 0? Kkk

Fabio Shiva 24/01/2021

Miss Marple explica
Outro livro de Agatha que releio, para minha diversão e alegria. Dessa vez, não sei ao certo se lembrava alguma coisa da trama ou se o mistério é mesmo fácil de desvendar, mas desde o início já havia atinado com a solução. É certo que os romances protagonizados por Miss Marple, via de regra, são mais fáceis de desvendar que as histórias que trazem Poirot como o detetive.

Curioso como nesse momento em que o Brasil vive sob as garras de um insano genocida, tudo acaba evocando a triste figura de nosso desprezidente, como foi o caso dessa passagem:

“- Francamente, Mr. Serrocold, me parece que ele deveria ser recolhido ao manicômio. Gente que anda por aí dando tiros de revólver para resguardar o amor-próprio...! É preciso pensar na comunidade, compreendeu?”

Freud explica, como diria a própria Agatha, que nesse livro chega a trazer uma inesperada pitada de psicanálise para o seu mistério de assassinato:

“- Tudo o que se faz é intencional. Cada vez que o senhor esquece um nome ou um rosto, inspetor, é porque, inconscientemente, quer esquecer.”

E se Freud não explica, Miss Marple certamente explica...

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Leia.o.livro! 24/01/2021minha estante
Adoro Agatha

Fabio Shiva 25/01/2021minha estante
Somos dois! :)

Michela Wakami 12/06/2023

Agatha sempre me surpreende no desfecho, a mente dela sem sombra de dúvidas é genial, pois raramente conseguimos saber quem são os assassinos nas histórias dela.
Nesse eu quase consegui, mas ela me passou uma rasteira.

belligna 29/12/2022

Último livro do ano. Acho que não foi das melhores escolhas mas tudo bem! Achei o final um tanto corrido e eu esperava mais da Miss Marple, sabe? Ela costuma ser mais perspicaz e enxerida, sei lá. Sinto que preciso reler esse livro um dia porque li com pressa então isso pode ter influenciado um pouco. Então um dia eu volto pra outra resenha.

Enfim, ano que vem continuo meu projeto de ler todos os livros da gata. Ainda tenho uns 25 livros pela frente (sem contar os que lançaram depois da autora)

Mary 23/04/2022

Resenha de Um Passe de Mágica
Depois que você lê alguns livros de Agatha Christie fica perceptível que ela tem uma receita pronta para seus livros, mudando apenas alguns detalhes para dar uma pitada de originalidade à obra. Entretanto, este livro não conseguiu me prender como outros da autora, não sei se foi o enredo ou a falta de carisma dos personagens.
Enfim, de tudo que eu li, até agora, desta incrível autora, foi a leitura mais tediosa para mim. Mas, isso não desmerece a obra, que é muito boa e vai agradar os leitores de suspense.

Coruja 08/04/2021

Mais um para minha conta do Projeto Agatha Christie. Terminei esse refletindo sobre como nossos gostos mudam com a idade: quando primeiro comecei a ler Christie, ainda adolescente, não gostava de Miss Marple, pensando nela mais como uma velha fofoqueira que uma curiosa da natureza humana (algo provavelmente decorrente de tias fofoqueiras que gostam de se meter na vida alheia). Após mais de uma década, retornando de forma consistente ao universo da autora, noto que minha percepção se alterou: mais que isso, sendo já esse o segundo livro com a personagem que leio esse ano, descobri que gosto muito do bom humor, da perspicácia e das referências confortáveis de Miss Marple.

São exatamente essas características, aliás, que a levarão a Stonygates, palco do crime que dá o tom de Um Passe de Mágica. Incitada pelos pressentimentos de Ruth Van Rydock; que acredita estar em perigo a irmã, Carrie Louise - ambas antigas colegas de escola da detetive - Miss Marple parte para a companhia da amiga. Ela não sabe bem ao certo o que a espera na mansão onde mora Carrie, que abriga também um centro de reabilitação de jovens delinquentes. Não demora, porém, para que a intuição de Rith se prove verdadeira: um assassinato ocorre em Stonygates e tudo indica que Carrie Louise esteja também em perigo.

Publicado em 1952, esse é o quinto romance protagonizado por Miss Marple (não contando antologias de contos). O título original em inglês (They Do It with Mirrors no Reino Unido e Murder with Mirrors nos Estados Unidos) é uma pista valiosa para o mistério e desde a primeira página fiquei pensando onde onde os espelhos se aplicariam. De fato, há vários reflexos ao longo da narrativa: comparações entre finados maridos de Carrie Louise e seu atual; entre uma filha adotada e outra nascida na família; entre a herdeira da casa e o jovem bastardo com mania de grandeza, entre uma tentativa de homicídio e um homicídio consumado que ocorrem quase ao mesmo tempo.

Foi pensando em todas essas imagens duplas que formei meus palpites. Minha desconfiança inicial se provou correta (pergunta-chave: quem teve as oportunidades?), embora eu tivesse imaginado que um terceiro empunhara a arma. Mas, por alguns capítulos, eu me deixei enganar por algumas pistas falsas plantadas pelo assassino e fiz mau juízo de outra personagem. Enfim, voltei aos eixos, creio que ao mesmo tempo em que Miss Marple pensa na importância de uma respiração ofegante e deslinda o caso. Pergunto-me se me dou um ponto inteiro por ter acertado a solução ou se desconto meio ponto por ter me deixado enganar por algum tempo…

A primeira parte do romance é ágil e engenhosa. A ousadia e brilhantismo que vão por trás dos acontecimentos são de fazer cair o queixo quando afinal nos damos conta de como a coisa toda foi feita. Importante observar também que para além do ilusionismo já pressagiado do título (em inglês e em português), a marca de Um Passe de Mágica é seu drama teatral. Vários dos personagens trabalham, de forma profissional ou amadora, com artes dramáticas, enxergando o mundo como um palco, com deixas, saídas e bastidores; outros tantos estão o tempo todo encenando papéis dentro de seus próprios dramas pessoais. Essa teatralidade tanto induz o leitor a se levar pela ilusão como trai a verdade dos fatos, uma dualidade que achei muito interessante.

O término, contudo, deixa a desejar para quem gosta de ver o confronto na resolução, as reações de todos quando escutam o caso ser destrinchado. É estranho, porque o final tem algo de quase tragédia grega e, a despeito disso, é narrado num ritmo não apenas apressado, como apático. Considerando toda a teatralidade já notada, eu realmente esperava algo mais explosivo, de tirar o fôlego e, roubada da minha expectativa, sinto-me meio frustrada.

A despeito disso, não nego que Um Passe de Mágica tenha sido, de fato, uma leitura prazerosa: mesmo quando não está em sua melhor forma, a Rainha do Crime não deixa de envolver e intrigar, de te fazer virar páginas loucamente em busca da solução do mistério.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/04/projeto-agatha-christie-um-passe-de.html

SuAlen.Pawelkiewic 16/11/2021

Distração perfeita!
Um crime cometido em uma hora de distração perfeita, vários suspeitas mas nada para se provar o verdadeiro culpado... Mais dois assassinatos, deixando o caso ainda mais confuso. Tudo não passava de truques de ilusionismo, um passe de mágica. Uma história meio clichê que nos prende e surpreende no final.

caspaeletrica 29/03/2023

7/10: Um pass de mágico
A história é boa, mas a execução não foi boa. Há muitos personagens, até demais; ela se superou nesse quesito. Se os mesmos fossem necessários para a trama não teria problema, mas está longe de ser o caso. Além disso, a escrita é lenta demais quando não precisa ser, e rápida e acelerada demais quando não deveria ser ? no final; a explicação é rasa e a escrita parece rushed pra acabar logo, o que acontece às vezes em alguns livros da Agatha, que na maioria das vezes são histórias de Miss Marple.

Em suma, é um livro bom mas eu não recomendaria.

Tamara Ferraz.As3Artes 12/03/2023

Leve, divertido e instigante
Nunca tinha tido contato com a Miss Marple, adorei a personagem. Leve, divertido e instigante. Um livro simples e engenhoso. Agatha mostra que uma história não precisa ser intrincada para ser engenhosa.
Raul.Grenchi 12/03/2023minha estante
Você já fez tantas resenhas da Agatha que tinha certeza que já tinha lido algo com a Miss Marple

Deborah.Gabrielli 29/10/2023

Desconfiei dês do princípio
Leitura muito agradável, leve que te cativa logo no primeiro capítulo. Minha companhia durante minhas idas/vindas no ônibus sentirei falta!

Geovanna.Cookie 24/08/2022

Miss Marple do início ao fim!
A única coisa que me incomoda nos livros da Miss Maple é a mania da Agatha de só aparecer com a personagem no final. Já cheguei a ter a impressão de que a escritora fazia isso quando não via uma forma de resolver o mistério e tirava Jane Marple do bolso como um Deus ex-machina particular.

Mas não é o que acontece aqui, nessa obra a minha idosa favorita aparece desde o início e tem sua linha de raciocínio incluída na narração. O que é uma glória, já que o ponto alto das histórias de Miss Marple é exatamente a forma como ela descobre os culpados por uma série de associações que aparentemente não fazem sentido, até ela explicar.

Nesse caso vi menos associações que de costume, mas na hora da resolução elas apareceram na forma de analogias com o ilusionismo.

O livro passa muito rápido, é bem curto então quando cheguei em 70% estava com a impressão de nem ter passado da metade. Mas é um excelente Cozy Mistery, o crime é intrigante, e pistas falsas aparecem aos montes e até o final não sabemos com certeza quem é o assassink e por que.

brugoo 02/09/2022

agatha né
4 estrelinhas, gostei mt do desenvolvimento mas achei o final meio sem sal porém gostei OSKKSKKKKKk difícil de explicar

Guilherme 12/05/2023

Razoável
Não consegui me empolgar com a história, apesar de gostar bastante da Miss Marple... Bem verdade que no li de forma mais rápida por motivos diversos, mas a história não me ajudou. Não que o assassino fosse óbvio assim, mas depois de ler tantos livros de Agatha Christie você aprende a ler os detalhes. Um bom livro, apesar de mim.