Nêmesis

Nêmesis Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Nêmesis

Mel 02/12/2020

História muito boa. Só achei o início muito lento os acontecimentos acontecem perto da página 100.

Víctor Morais 19/11/2022

O melhor da Miss Marple...
Para começar, eu sou totalmente time Miss Marple. Falei, tô leve. Não querendo desmerecer o Poirot, mas eu amo o conceito de velhinhas, fofoqueiras e detetives. Além do mais, eu acho o Poirot, um pouco narcisista demais.

Bem, vamos para a resenha:

Em Nêmesis, acompanhamos Miss Marple, após a morte do senhor Rafiel, companheiro de férias dela no Caribe, onde ambos resolveram um crime HE-DI-ON-DO. Após a morte do velho, Miss Marple recebe uma carta do escritório de advocacia de Rafiel. Quando Marple foi ao local, descobre que Rafiel deixou uma herança para ela. Mas Marple só ganharia tal herança, se provasse que o apelido "Nêmesis" é um bom apelido pra ela.

Meus amigos, esse livro foi perfeito quando eu li pela primeira vez, e lendo denovo, percebo o porquê ele foi tão bom. Tem aqueles traços, tipicamente da Agatha Christie: muitos personagens, um crime (cometido a pouco ou muito tempo) e claro muito suspeitos.

Mas Víctor, qual o diferencial desse livro? Já que eu já vi esse tipo de premissa em muitos livros da Gata Triste?

O diferencial está no jeito que os fatos são contados. De primeira não existe um crime, existe uma excursão de jardim chata, pelo interior da Inglaterra. Mas, quando o mistério começa...

E além do mais, esse livro se difere dos outros, por ser o livro em que a Miss Marple mais aparece. A detetive, diferente do Poirot, quase nunca dá as caras em partes importantes da história dos seus livros, sempre essa tarefa fica com um policial, ou por um amigo dela.

Mas aqui não. Ela aperece praticamente cem por cento das vezes, e até faz um pouco de ação.

Então é isso, é um bom livro para indicar para quem quer começar a ler a Agathinha. Mas eu diria que seria melhor, ler Um Mistério no Caribe antes. Por quê esse livro é tipo uma sequência de Um Mistério no Caribe.

5 ? ??

Mizoca 20/02/2023

Bom mas nem tanto
Já adianto que sou suspeita para falar sobre livros da Agatha Christie...
O começo da história me pareceu bem instigante mas ainda assim, demorei muito para finalizar o livro.
Isto é, neste livro, você acaba mergulhando em uma situação em que você está tão cega quanto a própria protagonista. Você tem que ir juntando os fragmentos e tentar definir qual é a ideia, o que eles estão procurando, o que o autor pretende e tentar entender qual é o mistério a ser solucionado.
Aqui nós não temos de antemão, um assassinato propriamente dito para resolver. Então, se você quer mergulhar em uma investigação às cegas, esse é o lugar certo. Não é o melhor livro da Agatha, mas também não é o pior.
Eu achei a solução interessante e os pontos que ligam as histórias também. É uma leitura curta e que vale a pena se você gosta de muito mistério.

victor.victor.victor 29/04/2022

Mediano
Em um dos seus últimos livros, Agatha se conecta com a personagem de Miss Marple e escreve sobre uma senhorinha pacata, mais fraca fisicamente, mas ainda perpicaz na mente.

'Nemesis' não alcançou meu top 10 da autora.
É um livro mais lento, que não esclarece a linha de investigação até o final. Ou seja, existem inúmeros acontecimentos que podem ou não se amarrar. É desanimador, pois não sabemos ao certo a história que está sendo contada.

É um livro polêmico, que compartilha alguns comentários conservadores, principalmente sobre a juventude, a mulher moderna e a literatura policial. Essa edição da foto está cheia de erros no texto, algumas falas não tem travessão.

Inae 10/02/2023

Nêmesis ??
Certamente um dos meus favoritos da Agatha, realmente me engajou na leitura. É um livro bem diferente porque é a reconstrução de um caso que no início vc nn tem ideia nem sequer do que se trata a história, mas dps que engata fica bem instigante

Fernanda 19/01/2022

Esperava mais
Miss Marple é acostumada com esse tipo de crime, por isso, recebe uma proposta de um falecido a quem conheceu para resolver um crime do qual nada sabia. Era um livro que esperava mais, mas por expectativa própria. Imaginava que seria o melhor livro do box, mas me decepcionou com o plot inesperado, porém nada emocionante.

Anne 22/08/2022

agatha christie nunca decepciona
com não um, mas 3 crimes, centenas de suspeitos, apenas miss marples seria capaz de desvendar tudo sem possuir nenhuma pista
as primeiras 100 páginas não foram do meu agrado, achei entediante, mas logo um possível crime nos é apresentado e miss marples começa sua investigação, final impecável e surpreendente
ótimo livro, mas péssimo pra sair da ressaca
achei uma leitura ok, portanto sei 3,5 estrelas, na real acho que merecia 3, mas as últimas cento e poucas páginas foram tão instigantes que dei a meia estrela

Luað 03/03/2023

Nêmesis - A Justiça sempre em primeiro lugar.
Um livro sensacional, com uma trama traçada com delicadamente. Todas as pistas estão no livro, basta juntá-las, o que consegui fazer.
Absolutamente incrível, uma obra prima que merece ser lida por todas as pessoas!

Jessika.Rosa 30/11/2020

M A R A V I L H O S O
Agatha Christie nunca erra nos seus livros e isso acho que não é novidade pra ninguém kkkkkkkkkkkkkkk 50mil suspeitas vinham na minha cabeça mas errei todas. No início ainda tava meio perdida pq n tinha nenhuma informação, mas fiquei chocada com o final, nunca imaginaria isso, e é um desfecho q faz total sentido. Eu simplesmente AMO todas as conexões que a autora faz no livro, cada detalhezinho faz uma
a diferença enorme e deixa a gnt sempre mais tenso kkkkkkkkkk vale muito a pena

Mirelle 03/03/2022

Miss Marple é muito sagaz
Uma história aparentemente insossa, se torna em uma aventura para Miss Marple. Ela consegue observar nos diálogos coisas que ninguém consegue. Sinceramente, essa senhorinha frágil fisicamente, é muito ágil mentalmente. Com um enigma nas mãos e, dessa vez, um presente valoroso, ela vai descobrir o que aconteceu há dez anos, quando uma moça foi assassinada e desfigurada. O condenado, pode não ter sido o autor do crime e ela vai numa excursão, com um grupo de pessoas para descobrir o que realmente aconteceu. E é tudo simplesmente interessante. Amo a escrita de Ágatha Christie.

Manuella437 24/01/2023

Longe de ser um dos melhores
O livro cumpre com sua promessa e entrega un enredo de fato interessante, porém a escrita é bastante lenta e a reviravolta nem é tão surpreendente. Por ser um livro da rainha dos crimes, esperava por algo a mais, e não um assassinato óbvio. De todo modo, não deixa de ser um bom livro!

Laisa73 04/03/2022

?Nêmesis as vezes tarda, mas não falha.?
Não é um dos meus preferidos da Agatha, já que achei certas situações um tanto superficiais,ultrapassando o ?padrão Agatha? de dramaticidade.Muitas vezes a história aparentava simplesmente não andar pra lugar nenhum,isso acontece por conta da escassez de personagens interessantes.Apesar disso conseguiu ser bom e me inserir dentro da história o suficiente para que no final eu fosse surpreendida.

Guialonso23 06/06/2021

Mais uma vez feito de bobo!
Agatha Christie ,é a rainha de nos enganar de maneira magistral , este livro é bom mas tem algumas partes que ele é muito lento e repete muitos fatos que já foram concretizados e só deslancha depois da pág 150 pra frente , mas adorei que tudo se encaixou no final e de como foi os desfecho.

8,5/10

Rach 01/02/2021

Uma volta ao passado
Como todo livro da Agatha, esse é muito bom. Eu simplesmente amo quando o caso analisado é algum que aconteceu anos antes e que agora está sendo visto sob outras percepções, com o intuito de desvendar se realmente quem cometeu o crime é quem foi condenado no passado. Esse tem um "quê" que te deixa com os nervos à flor da pele durante todo o tempo, com a sensação de que algo ainda vai acontecer, que è basicamente a sensação que a Miss Marple tem durante o livro todo. Apesar disso, o final me foi previsível, então considero esse um pouco abaixo de outros mais intensos e imprevisíveis.