Nêmesis

Agatha Christie

Resenhas - Nêmesis

lore 10/03/2021

E Agatha Christie faz tudo novamente <3
Agatha Christie com certeza é uma das minhas escritoras favoritas. Sempre me surpreende positivamente!

Confesso que não era o que eu estava afim de ler no momento (mesmo sempre gostando dos livros dela) então a experiência poderia ter sido bem melhor... Me arrastei, demorei pra caramba etc. Talvez o livro realmente tenha sido um pouco lento, começou a me prender lá pela metade. Outro problema que estranhei foi a constante repetição de alguns fatos.

Miss Marple recebe uma carta de um falecido conhecido, que propõe um mistério a ser resolvido. Porém, ele não fornece qualquer informação acerca do crime, do assassinato nem da vítima. Nós ficamos tão no escuro quanto a velha, sem saber por onde começar...

Apesar de ter acertado alguns palpites, adorei o desfecho. Muito interessante as questões que esse livro traz.
gi. 10/03/2021minha estante
me indica um livro dele (vai ser o primeiro que vou ler)

dela*

lore 10/03/2021minha estante
Indico: "E não sobrou nenhum" ou "O assassinato de Roger Acroyd" ;)

ok, obrigada!

belle.ilr 23/01/2022

aaaaaaaaaa
Eu amo os livros dela scrr, eu sempre acho o começo meio lento mas qnd tudo vai se encaixando é tão bom------
Gabi 06/03/2022minha estante
Vc acaba q vale a pena ler Agatha Christie? Pq eu vi uma edição lindíssima dos livros dela e fiquei interessada

belle.ilr 06/03/2022minha estante
amg, a escrita dela é meio rústica sabe, não é tão soltinha como os livros de hj, o começo dos livros dela é bem paradinho mas dps dai sempre fica bom, mas acho q depende de pessoa pra pessoa, le um pouquinho antes

Gabi 06/03/2022minha estante
Okkk mt obg

João 07/03/2021

Chorei muito (de sono, tédio e raiva)
Nos anos finais de sua vida, a lenda do crime resolveu investir em algumas continuações de mistérios antigos, como é o caso de Nêmesis ? sequência de Um mistério no Caribe ? e Cai o pano ? onde Hercule Poirot revisita o primeiro livro escrito por Agatha. Mas o questionamento que eu, enquanto leitor fiel da autora, me fiz foi: Christie fez uma boa aposta em sequenciar livros inicialmente tão agradáveis?

Quando li Um mistério no Caribe não tive grandes surpresas, tudo era mecânico apesar de ser engenhoso ao mesmo tempo. Com Nêmesis senti a mesma coisa, somado ao tédio e desinteresse.

A trama se desenvolve a partir da morte de mr. Rafiel, um velho a beira da morte que auxilia Miss Marple na resolução do mistério no Caribe alguns anos antes. Rafiel deixa 20 mil libras para Miss Marple em seu testamento, valor que ela tomará posse assim que resolver um crime a mando do já falecido testador.

Querido Skoober, guarde esse número: 67. Nêmesis fica ?empolgante? apenas a partir dos 67% do livro. Uma narrativa enrolada, sem sal e sem nada de emoção como essa chega a ser desrespeitosa com o leitor. Leitores assíduos de Agatha Christie sabem que seu padrão de qualidade é muito mais alto do que este.

A edição da Harper Collins ainda deixa a desejar na revisão do livro, tendo alguns deslizes que junto com a história chata se tornam desagradáveis ao extremo. Me assustei! Como vivo dizendo, ?a Harper não decepciona!? (mas para toda regra, há uma exceção).

Dei 3 estrelas por educação e consideração à Miss Marple: o livro, querendo ou não, eterniza seu legado como a Nêmesis, vingadora e justiceira ? tal como na mitologia.

Planeja conhecer a obra de Agatha Christie? Leia O mistério dos sete relógios, A maldição do espelho ou O natal de Poirot. Deixe Nêmesis para quando faltarem opções.
Ique 09/04/2021minha estante
Uau kkk. Eu estava muito empolgado com esse livro, bom que já vou pisando no freio... Sobre a edição tive o mesmo problema com Morte na Mesopotâmia, a tradução ficou péssima dado alguns erros de articulação de palavras.

João 09/04/2021minha estante
Kkkk recomendo você ler outros livros dela antes, tipo as recomendações que eu coloquei no fim da resenha! Nemesis foi um poço de decepções pra mim

Sara277 13/11/2020

Amei essa leitura, é o segundo livro da autora que tive o prazer de ler. Ele é como uma espécie de continuação para Mistério no caribe, não que uma leitura dependa da outra, mas a gente compreende melhor se for feita a leitura de Mistério no caribe antes. Estou simplesmente amando ler Agatha Christie, quero muito conhecer mais de sua obra. Recomendo.
Dougmage 26/03/2021minha estante
Estou terminando de ler Nêmesis e graças a esse seu comentário, irei ler o Mistério do Caribe!

Sara277 26/03/2021minha estante
Fico muito feliz, vale muito a pena.

Ana 22/02/2024

Plantas, irmãs e velhos
Foi uma boa jornada com Miss Marple ao longo do livro, junto dela vamos descobrindo sobre o que se trata e quem são os personagens. É meu primeiro livro com ela e gostei de seus métodos e de como são diferentes dos de Poirot, eu amei a identidade de velha bisbilhoteira que ela assume para conseguir descobrir as coisas. Algo que fiquei pensando foi se alguns caráteres de sua personalidade são descrições bem feitas ou opiniões da Agatha. Sobre a história, a verdade é que ou sr. Rafiel é muito sortudo e aconteceu uma série de ocorridos ao acaso exatamente como ele tinha planejado ou ele chutou muito e o desfecho foi fortuito. De modo geral, foi um livro gostosinho de ler, ficava toda hora pensando qual das minhas teorias poderia ser real; e minha maior insatisfação foi não ter lido o livro anterior para entender as referências.
Karasuuu_ 07/03/2024minha estante
Pq só uma estrela?

Ana 08/03/2024minha estante
Avaliei errado, depois corrigi para 4

Laila 26/09/2022

Minha primeira leitura da "Rainha do Crime". Iniciei essa história sem muitas expectativas, pois não conhecia o estilo de escrita da autora. Entretanto, já havia ouvido falar que os seus livros, geralmente, têm um crime inicial e o desenrolar da história são várias pistas que desembocam no descobrimento do autor do crime. Neste livro ,entretanto, ele se inicia de forma diferente. Miss Marple recebe uma proposta sem nenhuma dica do que ela deve fazer, ela apenas sabe que, provavelmente, tem um assassino e uma vítima e que ela deve resolver este crime. Ela aceita essa proposta que desemboca em um final surpreendente, com vários obstáculos pelo caminho. Realmente é um livro muito interessante, muito legal de ler, uma leitura fácil. Recomendo super essa leitura principalmente para quem gosta de livros que tenham crimes.
Edgar40 05/10/2022minha estante
????????

Edgar40 05/10/2022minha estante
Agora, lê Morte no Nilo ????

desto_beßer 16/06/2017

O que fizeram com você, Agatha Christie?
O maior mistério deste livro não é quem matou quem. É como uma edição horrorosa como essa pode ser vendida. Isso nem a sagaz Miss Marple conseguiria explicar.

A história de ‘Nêmesis’, em si, é uma picuinha, a ser lida sem grandes pretensões, tomando um chazinho à tarde. Diferentemente de outras tramas christianas, há poucos personagens, o que facilita acompanhar a história. O desenrolar do crime ocorre de maneira lógica, tranquila e divertida. Há mistérios, amores impossíveis, fofocas por cima do muro, ilustres desconhecidos, dores nas articulações, conchavos entre senhorinhas, muita amabilidade geriátrica – um prato cheio para quem quer se divertir um pouco!

O problema, aqui, é que esta edição é um acinte. A capa é uma pequena maravilha, chamando a atenção do leitor e dando a impressão de que houve grande trabalho no desenvolvimento do livro. Não: a quantidade de erros de ortografia, digitação e tradução é absurda. Ora, Agatha Christie até hoje é uma autora de ‘entrada’ no mundo dos livros, formando gerações de leitores jovens e ajudando-os a adentrar na “literatura adulta”. Apresentar um livro tão mal preparado às novas gerações é um crime, quase comparável ao assassinato investigado por Jane Marple.

Enquanto a simpática velhinha detetive procura pistas, nós procuramos o trabalho dos revisores do livro – Marple, pelo menos, encontra alguma coisa. Mesmo tendo a maior boa vontade estilística, é difícil ler mais de 05 páginas sem encontrar um erro grosseiro de grafia ou de edição do texto. Quando iniciamos a leitura e encontramos um “Nunca imaginei que fosse rapaz de cair em cima ...”, sendo que obviamente a forma correta seria “...que fosse capaz...”, damos uma risadinha e deixamos passar. Mas quando tais erros bobos se repetem à exaustão, não há paciência que aguente. Os diálogos são quase todos truncados, com falta de espaçamento, hifenização, com quebras de linhas estranhas que impedem uma leitura normal. Há algumas escolhas de tradução absolutamente esdrúxulas – como dizer que ‘rook’ no jogo de xadrez é ‘roubar’ (rook é a peça ‘torre’), só para facilitar o jogo de palavras seguinte, ou traduzir ‘archdeacon’ como o horroroso “arcediago” ao invés do mais elegante e lógico “arquidiácono”, tornando o nome do Capítulo 18 (“O Arcediago Brabazon”) digno de um livro de encantamentos maléficos. Aprendemos, também, novas formas de regência verbal (“Eu vim nesta excursão para conhecer à senhora”) e de controle do bom humor, nas *inúmeras* vezes em que lemos a expressão “há muitos anos atrás” e suas variantes. No último parágrafo desta resenha, deixo anotado, assim gratuitamente, as páginas em que erros imperdoáveis são encontrados. Talvez alguém se digne a corrigi-los e, dessa forma, honre a obra de uma autora tão importante no mundo dos mistérios e no coração dos leitores.

PÁGINAS COM ERROS GROSSEIROS DE GRAFIA, DIGITAÇÃO/PONTUAÇÃO OU TRADUÇÃO: 11, 14, 16, 17, 22, 34, 38, 44, 47, 48, 56, 57, 60, 62, 63, 70, 72, 79, 89, 90, 96, 97, 110, 111, 113, 128, 129, 139, 142, 148, 150, 153, 172, 180, 182, 189, 190, 210, 229, 232, 239, 255, 257.
A Holdford 23/08/2017minha estante
Nossa se você pegar para ler "um corpo na biblioteca", desta mesma coleção, vai querer morrer.... Até o nome do tradutor conseguiram a proeza de errar.

Kelly 16/12/2017minha estante
Esses erros são imperdoáveis! Esperava mais capricho da editora.

Letts. 15/10/2022

Nêmesis
Ao meu ver é um bom livro, tem uma escrita boa e compreensível.

O início da história começa meio arrastada/devagar, e então depois umas 50 páginas começa a se desenrolar melhor com o mistério e a missão de Mr. Rafiel designada à Miss Marple.

Uma coisa que me incomoda é como existem diálogos muito extensos q não precisavam existir, oque acaba fazendo o leitor ler mais rápido, com tédio ou sem atenção. E muitos fatos já se revelados da história pra quem está lendo se repetem e muito, com os mesmos detalhes já falados, não acho que tinha necessidade de ser tão repetitivo assim, só podiam ter sido puladas essas repetições, porque se torna muito cansativo.

O desenvolvimento geral na história é boa, o mistério envolvido é bom e o final surpreende bastante.
Nerosz 15/10/2022minha estante
to amando suas resenhas

Ana 17/06/2022

diferente de tudo que eu já li?
esse livro foi uma experiência muito diferente, é um dos primeiros suspenses que eu leio e eu gostei muito. Por ser um livro mais ?antigo? a forma de escrita e a linguagem é um pouco mais densas comparada aos livros que eu leio.
Achei a conclusão genial, é um livro muito interessante e achei bem legal a história, não consegui adivinhar o final é fiquei bem surpresa.
Gostei bastante do livro e pretendo ler mais livros dessa autora. Acho que demorei tanto por conta que é um estilo diferente e o meio é um pouco parado. Em alguns momentos do livro teve muita descrição, mas no geral eu achei muito legal.
Um livro bom!
Dana 17/06/2022minha estante
Eu amo Agatha Christie, e todos os livros dela são surpreendentes. Recomendo E não sobrou nenhum...

Ing 27/11/2020

Bom, mas esperava mais...
A história é enrolada, somente na metade do livro que senti o ritmo aumentar, mas nem tanto assim. Apesar de tudo, o final me surpreendeu.
Tha 27/11/2020minha estante
Os livros da Ágatha são assim mesmo, mas toda essa enrolação faz sentido no final, o que torna os livros muito surpreendentes. Continue lendo outros que logo você se acostuma com a escrita dela e em cada palavra você vai tentar achar uma pista ?????

Duda 24/06/2021

Muito bom!!!
Na história Miss Marple tem que desvendar um mistério que foi deixado de missão pelo seu amigo falecido, a história e boa, no começo fica meio arrastado, do meio para o final a leitura se desenvolve bem.
E um livro que eu recomendo, principalmente quem adoro Miss Marple, ela tem um jeito totalmente diferente do Poirot. Mas consegue solucionar de uma forma incrível.
Xofana 24/06/2021minha estante
Nunca li com a Marple, sempre foi com Poirot. Eu amo a Agatha, certeza que é mais uma obra divina

Ique 17/04/2021

Miss Marple: a Nêmesis vingadora, a Justiça inescapável
Nêmesis foi o último livro escrito por Agatha Christie que conta com a presença e protagonismo de Miss Marple sendo também uma espécie de continuação de "Um mistério no Caribe" onde a velhinha conhece Jason Rafiel que a auxilia a desvendar um crime. Praticamente um ano após a viagem do Caribe, Miss Marple descobre que Rafiel faleceu deixando uma generosa quantia em dinheiro de herança para a amiga, mas com uma condição: que desvendasse um mistério.

Miss Marple animou-se para desvendar o mistério, não pelo dinheiro, mas pela aventura e excitação da mente, afinal estava monótona a vida em seu vilarejo. Mas, você deve estar se perguntando: "Qual o mistério?" pois é, essa pergunta não foi respondida por Rafiel ficando a cargo da protagonista descobrir tudo através de pistas.

Na verdade, será que existe de fato um crime ou foi tudo invenção do então falecido para chamar atenção fazendo uma brincadeira de mau gosto? Se eu disser qualquer coisa além disso darei vários spoilers uma vez que o mistério já começa na dúvida do próprio mistério.

Assim como em Um mistério no Caribe, teremos aqui uma cena final de Miss Marple como a Nêmesis vingadora, a Justiça inescapável? Já adianto que o final é incrível, engenhoso, inteligente, triste, marcante e chocante ao mesmo tempo que é um pouco imprevisível.

Temos ao longo da narrativa uma excelente ambientação com cenários nas Casas e Jardins Célebres da Grã Bretanha além de personagens bem construídos e com boas motivações. Se você leu Um mistério no Caribe, irá encontrar uma espécie de epílogo de alguns personagens e várias, várias referências.

Mas, diante disso, você pode estar se perguntando: "Preciso ler Um mistério no Caribe para ler Nêmesis?" A resposta é: não, mas se for o caso várias referências serão perdidas e em alguns momentos você se perguntará: pra que essa cena? Acho que Nêmesis funciona melhor se o leitor estiver com a história anterior em mente. Mas ele em si é bem explicado para quem lê-lo de maneira avulsa.

A história é bastante linear sem muitas reviravoltas e surpresas, seguindo uma linha de pura investigação, observação e diálogos. Sendo assim, para quem não curte esse tipo de narrativa o livro pode se tornar bastante arrastado tendo ação mesmo somente nos últimos capítulos.

Vale a pena ler? Não gosto dessa pergunta, mas aqui torna-se necessária. Responderia que sim, eu amei! Contudo, se você não leu Um mistério no Caribe indico lê-lo primeiro.
Rodriguinho @literario.rojo 17/04/2021minha estante
5 estrelas

@mlorranereis 18/01/2022

Essa veia fofoqueira...
Passar um tempo com Miss Marple é sempre divertido. Adorei as partes históricas e a viagem dela.
Já as questões do "mistério" e o caso abordado, achei completamente "viajada" a reviravolta que acontece.

Ate agora não entendi de onde vem o nome "nemesis"
Maria 19/01/2022minha estante
Nemeis pelo que eu saiba é uma deusa grega, a deusa da justiça

Juliana.Franz 17/08/2021

Dos livros da Agatha que eu li, esse foi o que achei mais chatinho, o começo é lento e o final tem uma explicação desnecessária.
LOSK 18/08/2021minha estante
Falou msm

saulomtb 09/02/2016

E aí, bora bookear?

"Nêmesis" foi o último livro escrito pela autora com a detetive Miss Marple, pois seu sucessor, "Um Crime Adormecido" foi escrito décadas antes. Alguns podem pensar que para lê "Nêmesis" teria que lê "Mistério no Caribe", felizmente um não influência o outro. Pode ler sem medo.

Só pela sinopse bate aquela curiosidade, como será que Miss Marple irá desvendar um crime se: ela nem sabe que crime é esse, nem quem é a vítima, qual a arma e o lugar, é o mesmo que procurar uma agulha no palheiro. As pista demoraram muito a surgir o que tornou a leitura cansativa e quando surgem são tão vagas que várias hipóteses surgem na sua cabeça.

"Portanto: ponto 1. Vou receber indicações - de um morto. Ponto 2. Meu problema se relaciona com justiça. Para corrigir uma injustiça ou desagravar o mal, trazendo-o à justiça." - Miss Jane Marple

Esse foi o meu primeiro contato com Agatha Christie, criei muita expectativa, por se tratar da Rainha do Crime, mas a narrativa é maçante, com um final previsível e um falso suspense.

Posso dizer que gostei muito da personagem Miss Jane Marple, que lembrou minha avó e me fez rir. A principio parece ser uma senhora frágil e indefesa que sofre de reumatismo e fala sozinha, mas na verdade é uma melhor audaciosa, inteligente, com senso de justiça e um sexto sentido aguçado. Quero muito ler outros livros dessa personagem e descobrir mais dessa senhora de personalidade excêntrica.

Porque o livro se chama Nêmesis? Esse é um codinome da Miss Marple que significa deusa da vingança, alguém que inflige retaliação. Fiquei imaginando de que forma ela pode retaliar alguém.

P.S. Essas novas edições das obras de Agatha Chrisite estão lindas, e são todas de capa dura. Quero todos!
"Que a justiça corra como as águas
E o bem como um caudaloso rio"

site: http://nasombradojua.blogspot.com.br/
Debora.Patricia 25/02/2017minha estante
Tbm comprei essa edição tbm. Acabei de lê Nêmesis. Achei maçante o início tbm, não é um dos melhores dá Agatha. Mas o suspense me deixou grilada, e por isso terminei rápido.