Nêmesis Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Nêmesis

Márcia Luz 10/01/2022

Genial
Deve ter sido incrível vir ao mundo tendo um cérebro como o da Ágatha, essa mulher foi simplesmente GENIAL! É inexplicável como pode escrever tão bem, ao mesmo tempo que cria todo uma história com uma trilha que parece óbvia e no fim sempre descobrimos que a verdade estava ali, na cara, o tempo todo! Nunca pensei que Miss Marple seria tão digna de um lugar no meu coração, mas depois de tantas aventuras, definitivamente ela o tem?

VanesSakura 28/10/2017

Ousado, porém nada empolgante. Esperava mais da minha escritora favorita...
A história se passa com a famosa Miss Marple tentando desvendar um mistério que o falecido milionário Sr. Rafiel (amigo que encontrara em Um Mistério no Caribe - o livro), a solicita, e em troca lhe oferece uma boa quantia em dinheiro.

Obviamente ela não deixaria de ficar fora dessa... Para quem conhece Miss Marple, ela tem o faro para o crime e para a justiça.

Minha opinião após a leitura: Já li outros livros da escritora, tenho diversos em minha prateleira, e este foi de longe um dos meus favoritos.
Adianto que a história é muito interessante, afinal, como desvendar um crime, sem ter quaisquer detalhes, pistas ou quem está envolvido? É realmente uma trama chamativa, Miss Marple aos poucos vai adquirindo informações e encaixando as peças do quebra-cabeça.

Porém achei o desenrolar do livro bem maçante, digo isto, porque há cenas em que realmente são desnecessárias, coisas corriqueiras do dia a dia, que não são tão audaciosas como nos outros livros da autora. Você sempre espera por algo a acontecer, e tudo se torna muito repetitivo com falas previsíveis.

O final achei muito fictício e nada empolgante com as "espiãs" (pra quem leu entenderá o que estou citando), que apareceram dando suporte a Miss Marple. E novamente a nossa "velhinha" resume isto tudo ao Departamento de Polícia, tornando o final nada, mas nada surpreendente.

Confesso que adoro a Miss Marple, o que me fez ler este livro até o final, pois ela é muito engraçada, e de certa forma realmente é uma "atriz", mas acho que a escritora não se acertou muito nessa obra, uma pena... Porque a história tinha tudo para ser fascinante.

Carlos.Daniel 12/12/2022

O final é simplesmente INCRÍVEL, porém o início deixou a desejar por ser lento e não apresentar com o que estamos lidando e apenas deixando todos na mesma condição de Miss Maple.

Brenda795 29/01/2022

Primeiro da Agatha Christie
Esse livro foi o primeiro que eu li da Agatha Christie e confesso que me decepcionou um pouco.
A forma como ela escreve é simplesmente perfeita mas a história não me prendeu, não fez com que eu quisesse ler mais e mais. Eu também não estava preparada para diversas fala machistas, homofóbicas e racistas, sei que devido à época as falas seriam desse tipo mas foi algo que eu não gostei de ler.

MãeLiteratura 09/11/2022

Miss Marple deixa saudades!
Nêmesis traz nossa querida e esperta Miss Marple de volta. Como é gostoso ver esta velhinha em ação! Sou muito fã dela.

Numa trama anterior, Mistério no Caribe, Miss conhece o Sr Rafiel e agora mais de um ano depois, descobre pelos jornais que ele faleceu. Em seguida recebe um convite para uma reunião com os seus advogados. Lá fica sabendo que foi convidada para resolver um enigma, tão, mas tão misterioso que ela não sabe praticamente nada sobre o caso.

Ao embarcar na Excursão Nº 37 das Ilustres Casas e jardins da Grã-Bretanha, vamos acompanhá-la na solução de mais um grande mistério.

O fato de não ter lido o livro anterior não prejudicou minha leitura, mas fiquei curiosa para ler este também.

Diferente dos livros anteriores, quando tanto Marple quanto Poirot demoram quase metade do livro para aparecem, temos Miss Marple desde o comecinho da trama e eu adorei este presente!

Novamente nossa protagonista arrasa, desvendando tramas complexas e escavando passados guardados. Sua aparente fragilidade é um ótimo disfarce para facilitar seu acesso às pessoas e informações. Mais uma leitura deliciosa.

O final deste livro me deixou muito, muito emocionada. Escrito em 1975, foi o livro de despedida de Miss Marple e eu adorei a homenagem da autora para sua personagem.

O que mais me deslumbra na escrita da Agatha é sua incrível capacidade de construção de situações que nem imaginamos, adoro isso! Que talento excepcional tinha esta mulher!

Recomendo muito! Li para o Desafio #ReadChristie2022. Foi o livro escolhido pela editora para outubro, na categoria "uma história com múltiplos cenários".⁣

Volto em breve com as resenhas de novembro e dezembro, encerrando assim este Desafio incrível, que eu amei participar neste ano.

Aproveita e me conta se você já leu este livro ou se quer ler.⁣⁣⁣
⁣⁣⁣

site: https://www.instagram.com/maeliteratura/

Mizu 29/04/2020

Dessa vez foi previsível.
Agatha continua me encantando com sua escrita, mesmo tendo sido um pouco previsível na conclusão dessa estória. No fim gostei muito de alguns detalhes e termino essa leitura satisfeito.

Mikael_13 13/05/2020

Um livro da Agatha Christie um pouco diferente, não sabemos quem é o assassino(a), quem é a vítima e qual foi o crime cometido, achei super legal essa proposta, ainda consegui descobrir quem era a vítima e onde seu corpo estava, mas a revelação da identidade do assassino(a) foi uma surpresa.

ize 20/05/2020

eu nunca sei como posso falar sobre um livro dela, porque é escrito com uma perfeição a sua maneira. Completamente original e bem desenvolvido. Muito bom.

Taay Justino 31/05/2020

Livro incrível.
Estou cada vez mais apaixonada pelos livros de Agatha Christie...
Nemesis conta com a protagonista Miss Marple, que foi convidada a solucionar um mistério, porém não lhe foi dado nenhuma informação sobre do que se tratava.
Miss Jane Marple mergulha nesse caso me deixando sem ar com a solução e as respostas para todas as minhas perguntas. Foi um assassinato? Por que? Como? Quem?
Realmente muito difícil acertar um palpite.

dragonrider 07/01/2021

Nêmesis
Eu achei o livro bem enrolado e o mistério bem fraco. Foi bom, mas não o suficiente para me prender ou surpreender.

Dubieux 10/01/2021

Nêmesis
Comecei a ler os livros da Agatha Christie ano passado e eles são tão maravilhosos, as histórias te prendem até o final, e com Nêmesis não foi diferente. Amei!

Kévia @letrasdakevia 19/01/2021

Miss Marple = tudo pra mim
???????
??????????? ????????
1. ????????? ?????
deusa da vingança e da justiça distributiva

Esse termo não combina em nada com uma uma senhorinha de cabelos brancos tida como "mexeriqueira'", né? Pois nesse livro Miss Jane Marple prova que combina. Ela aproveitava a mesmice de sua vida pacata em St. Mary Mead quando recebeu uma carta de um consultório de advocacia em Londres solicitando sua presença para tratarem sobre a morte de um antigo conhecido, Mr. Rafiel. Não entendeu aquela solicitação, pois havia conhecido Rafiel há mais ou menos 1 ano quando precisou dele para resolver um crime nas Antilhas, mesmo assim no dia marcado compareceu ao consultório e foi informada que o falecido amigo havia destinado uma bela quantia em dinheiro para que ela aceitasse a gentileza de investigar um crime e trazer a justiça a tona, pois segundo ele, Miss Marple tinha um dom para justiça e consequentemente para resolução de crimes.

Após muito pensar decidiu aceitar a solicitação do amigo, mas havia um problema: as cartas deixadas por Mr. Rafiel continham pouca ou quase nenhuma informação sobre qual seria o crime a solucionar. E de carta em carta, dia após dia Marple ia seguindo seus instintos e o falecido, através das cartas, colocava locais e pessoas em seu caminho para auxiliá-la em sua investigação.

Com uma sagacidade tremenda, Marple se colocou em tantas situações perigosas que diversas vezes me fez pensar "ah pronto, a velhinha não passa desse livro!", mas no final deu tudo certo kk Consegui adivinhar o culpado e o motivo na metade do livro, mas não tirou o brilho da história, pois as explicações que Christie dá ao final são sempre brilhantes, e foi o primeiro livro que li narrado pela Miss Marple (normalmente ela faz participações curtas, mas importantes) que é umas das minhas personagens prediletas e foi incrível entender o modo como ela age e pensa ?? é sempre engraçado a forma como as pessoas ao redor de Marple a olham e pensam 'velha inútil e mexeriqueira' mesmo ela sendo muito mais do que isso, e como nesse livro, o apelido de nêmesis se encaixa perfeitamente, apesar de ninguém dar nada por ela.

jbueno2023 11/02/2022

Nêmesis
Mais uma excelente história da Agatha Christie. Adoro as investigações da Miss Marple, e neste livro ela faz uma investigação fantástica, iniciando com pouca informação e solucionando o mistério. Recomendo.

cabitch 02/01/2022

o livro foi muito bom, o plot maravilhoso. No começo confesso q achei a leitura muito lenta mas depois nao consegui mais parar de ler ate descobrir o plot.