Nêmesis Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Nêmesis

Patrícia 16/11/2020

Não consegui parar de ler até chegar no final
Esse é um daqueles livros que ao invés de te ajudar a dormir, te faz varar a noite para ler tudo e descobrir o mistério

Jaqueline.Sayumi 22/01/2022

O livro é bom, não me levem a mal, mas estou acostumada ao livros da Agatha serem Maravilhosos. De alguma forma esperava mais, então não me cativou.

Mel 02/12/2020

História muito boa. Só achei o início muito lento os acontecimentos acontecem perto da página 100.

Mizoca 20/02/2023

Bom mas nem tanto
Já adianto que sou suspeita para falar sobre livros da Agatha Christie...
O começo da história me pareceu bem instigante mas ainda assim, demorei muito para finalizar o livro.
Isto é, neste livro, você acaba mergulhando em uma situação em que você está tão cega quanto a própria protagonista. Você tem que ir juntando os fragmentos e tentar definir qual é a ideia, o que eles estão procurando, o que o autor pretende e tentar entender qual é o mistério a ser solucionado.
Aqui nós não temos de antemão, um assassinato propriamente dito para resolver. Então, se você quer mergulhar em uma investigação às cegas, esse é o lugar certo. Não é o melhor livro da Agatha, mas também não é o pior.
Eu achei a solução interessante e os pontos que ligam as histórias também. É uma leitura curta e que vale a pena se você gosta de muito mistério.

Silvana 12/10/2020

Na opinião de Miss Marple envelhecer é uma coisa muito desagradável. Não se pode fazer mais nada sozinha, nem ficar com seus próprios pensamentos sem ter uma dama de companhia perguntando se ela está bem. Mas o pior é ver seu precioso jardim definhando porque ninguém cuida dele como ela sempre fez. O problema é que por culpa do reumatismo ela não consegue mais fazer uma das coisas que mais amava na vida. Agora tem que se contentar com um dos seus outros prazeres, ler o jornal, que também já não é mais a mesma coisa desde que mudaram tudo de lugar. O obituário mesmo que antes tinha um lugar de destaque, agora fica na última página.

E a memória de Miss Marple nem de longe é a mesma, outro problema de envelhecer. Ela tem que se esforçar cada vez mais para ligar os nomes as pessoas. Como é o caso agora de Jason Rafiel, nome que ela encontra entre os falecidos. Ela tem certeza de conhecê-lo mas não lembra de modo algum de onde possa ser. Mas Miss Marple não se deixa derrotar e pensa nisso o dia todo até lembrar que Rafiel foi o milionário arrogante que ela conheceu durante uma viagem ao Caribe meses atrás. Rafiel foi seu aliado na solução de um crime que ela mais uma vez se viu metida no meio durante a viagem, mesmo prometendo a seu sobrinho Raymond e sua esposa Joan que isso não ia acontecer.

E para surpresa de Miss Marple uma semana depois de ter lido a notícia do falecimento de Rafiel no jornal, ela recebe uma carta dos advogados do falecido. Miss Marple vai receber uma alta quantia da herança desde que solucione um crime. Ela tem um ano para resolver o mistério. O problema é que Rafiel não deu nenhum detalhe sobre o crime. Miss Marple não sabe onde aconteceu, como aconteceu e nem mesmo quem é a vítima. Rafiel só fornece um código: Nêmesis. E Miss Marple nem cogitaria em aceitar a missão se fosse somente pela herança, porque ela também já está velha e pode nem ter tempo de desfrutá-la, mas a curiosidade fala mais alto e ela decide aceitar o desafio.

"Que a justiça corra como as águas
E o bem como um caudaloso rio."

Não é segredo que a Agatha é minha autora favorita de toda vida. E o Hercule Poirot é meu detetive favorito de todos os tempos. Mas a Miss Jane Marple não fica muito atrás não. A senhorinha que ama fazer um tricô e que sem perceber se mete no meio de muitos mistérios e resolve eles apenas comparando as personalidades dos criminosos, com pessoas que ela conheceu na aldeia de St. Mary Mead. O que me encanta nela é que ninguém dá nada por ela e quando percebem ela já resolveu o mistério apenas conversando com as pessoas ao seu redor. E isso de conversar é meio que uma característica da Agatha. Seus detetives não são de ficar correndo atrás de pistas, eles trabalham com a mente.

Os livros da Agatha não tem uma ordem para serem lidos, mas algumas histórias tem personagens que já foram vistos em outras como é o caso desse. Rafiel e Miss Marple se conhecem no livro Mistério No Caribe, mas as histórias são independentes e não é necessário ler uma para entender a outra e nem vai pegar nenhum spoiler também. Li algumas resenhas dizendo o contrário, que tinha que ser lido para entender o porque do Rafiel ter dado esse tipo de missão para a Miss Marple. Mas isso é uma inverdade já que até mesmo a Miss Marple não entendeu o que ele fez. Porém fica a critério de quem for ler.

Esse cenário de Nêmesis é um dos mais interessantes dos livros da autora já que, como desvendar algo que você não tem nem ideia do que seja. Por isso a principio a impressão é que a história não vai chegar a lugar nenhum, mas é ai que entra a genialidade da Agatha e começamos a enxergar o quebra cabeça tomando forma. Se você é daqueles leitores que ama uma adrenalina e um plot twist a cada fim de capitulo, já vou avisando que esse livro não é para você. Nenhum da Agatha aliás. Ela é daquelas autoras que vai soltando uma pista aqui e outra ali bem devagarzinho. Mas isso não significa que a história seja chata ou que não te prenda a atenção, pelo contrário a vontade é de ler logo o final para descobrir o culpado.

Como todos os livros da Agatha que vocês verão resenha por aqui, essa é uma releitura do livro e como é prazeroso ler e enxergar os detalhes que não prestei a atenção na primeira leitura do livro. Está tudo ali na cara da gente e só conseguimos ver em uma segunda leitura ou se você é daquelas pessoas que realmente presta atenção em tudo, e ainda assim só vai conseguir perceber que estava li quando finalmente tudo for esclarecido pelo detetive da vez. Mas enfim, é mais um livro da Agatha que indico com certeza. É uma pena que a edição deixou a desejar. Esse box em capa dura foi publicado pela Nova Fronteira antes da Harper Collins assumir os títulos e assim como aconteceu nos outros livros, a revisão deixou muito a desejar. Mas a capa é linda.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2020/07/resenha-nemesis-agatha-christie.html

Anderson. 15/08/2023

O Crime Após Mistério no Caribe
Li esse livro sem ler sinopse nem nada e quase me ferrei por isso ? essa história se passa bem depois de Mistério no Caribe, porém, não ter lido ele não influencia em nada nessa leitura. Da pra acompanhar a história mesmo assim.

O começo do livro foi bem complicado de ler, me arrastei porque tava bem parado, nada acontecia. Mas foi melhorando.

Não é um livro que impressiona, mas tem seus momentos de plot twist. O crime não foi lá grandes coisas também, achei bem fraco.

Enfim, foi um livro bem mediano. Agatha Christie já escreveu livros melhores com a Miss Marple ?

Laila 23/01/2022

Nêmesis
Achei uma leitura lenta e com muitos detalhes repetitivos. Diferente de outros livros da Agatha, o leitor sabe o desfecho antes do final. Mas achei bem poética a "morte por amor" e interessante a conexão com a história de outro livro (que não é necessário para entender essa história). De todo adjetivo possível, Nêmesis é realmente a definição de Miss Marple

Jose.Maltaca 30/03/2022

Disperso
Nêmesis, livro da escritora britânica Agatha Christie e publicado em 1972, narra a história da senhora mexeriqueira Miss Marple, a qual recebe um pedido inusitado para investigar algo nebuloso. O pedido é realizado por um conhecido de Marple, o Senhor Rafiel, o qual figura como personagem no romance “Um Mistério no Caribe”. Assim, recomendo a leitura de “Um Mistério no Caribe” antes de iniciar a leitura de “Nêmesis”, uma vez que vários detalhes do primeiro repercutem na história do segundo (o que a editora Harper Collins pareceu ignorar ao não incluir o livro do Caribe em um box anterior). Dito isso, aqui temos um whodunit bastante disperso: ora a história vai a uma direção, ora a outra, o que sem sombra de dúvida torna a experiência confusa. Desorientação esta que se traduz num entra e sai de personagens, em uma morte inverossímil e em uma trama passada chocha e sem inspiração.

Contribui para a falta de êxito da história a falta de motivação que dá o pontapé inicial ao enredo. A introdução de dois personagens patetas, cuja relevância desaparece tão logo eles aparecem, faz com que a força do argumento dos eventos transcorridos no livro passado e a excentricidade de Senhor Rafiel não sejam bem representadas. Tão logo Marple se vê em uma cruzada aleatória e mais perdida que amendoim em boca de banguela, os eventos transcorrem por ela, sem que tenha que levantar um palito para investigar e pôr a termo o que dela é pedido. Assim, quando a história se estabiliza e o whodunit é criado, já é tarde demais: o desinteresse já bateu. Some-se a isso a repetição da trama rasa que se descortina no passado e temos um festival de personagens com motivações estapafúrdias e uma série de acontecimentos que transcorrem circularmente sem muito acrescentar.

Aqui retomo o ponto inicial do livro como continuação. Para que o título “Nêmesis” tenha alguma força no final da trama, é necessário prévio conhecimento do livro anterior, o que Christie tenta martelar sem sucesso em um segmento apressado após a revelação final. Porém, mesmo no livro do Caribe, a alcunha que Miss Marple se dá é um detalhe final, nada que justifique uma trama inteira que não faz jus ao próprio apelido, não importa quanto Christie nos queira levar a acreditar que isso é merecido. Assim, Nêmesis é um dos livros mais dispensáveis da carreira da escritora britânica, a qual já escreveu livros mais divertidos (“Os Crimes ABC”), interessantes (“Um Mistério no Caribe”) e com maior carga de suspense (“Morte no Nilo”). Recomendo a leitura somente para os fãs da Rainha do Crime, e somente após ter percorrido longo trecho em sua profícua bibliografia.

nunufrango 19/09/2020

Primeiro contato com Agatha Christie
Escolhi Nêmesis para ser a primeira obra que li da autoria pois não queria nada muito conhecido e óbvio. Gostei bastante e não me arrependo da escolha, o único erro foi não ter lido Um mistério no Caribe antes, porque as histórias se relacionam. Porém, são livros independentes que não interferem no entendimento um do outro.

Indo pra minha avaliação pessoal, tenho que confessar que as 50 primeiras páginas não foram as melhores, senti uma leitura arrastada e lenta. Mas, depois disso, a história fica ótima, cada vez menos previsível! Já quero ler mais livros com a Miss Marple. 3,5?

Thiago 02/11/2022

Coincidências demais
Este livro é um dos últimos escritos por Agatha Christie, o último com Miss Marple, a famosa velhinha resolvedora de mistérios. A história é uma espécie de continuação de Um Mistério no Caribe, pois Miss Marple faz suas investigações a pedido do Sr Rafiel, o qual ela conheceu no outro livro.
Como uma autêntica obra do fim da vida da autora, ela peca em vários pontos, havendo grande quantidade de situações inverossímeis e coincidências necessárias para o desenrolar da trama. Além disso, os personagens são insípidos, não possuindo carisma ou apelo para carregarem a história. Mesmo com um bom desfecho que surpreende, o livro falha em empolgar ou impactar o leitor...

João Dantas 25/04/2020

Final surpreendente
Neste romance, Agatha Christie consegue nos carregar em uma aventura solo de Miss Marple com muita delicadeza e maestria na narrativa.

Laila 26/09/2022

Minha primeira leitura da "Rainha do Crime". Iniciei essa história sem muitas expectativas, pois não conhecia o estilo de escrita da autora. Entretanto, já havia ouvido falar que os seus livros, geralmente, têm um crime inicial e o desenrolar da história são várias pistas que desembocam no descobrimento do autor do crime. Neste livro ,entretanto, ele se inicia de forma diferente. Miss Marple recebe uma proposta sem nenhuma dica do que ela deve fazer, ela apenas sabe que, provavelmente, tem um assassino e uma vítima e que ela deve resolver este crime. Ela aceita essa proposta que desemboca em um final surpreendente, com vários obstáculos pelo caminho. Realmente é um livro muito interessante, muito legal de ler, uma leitura fácil. Recomendo super essa leitura principalmente para quem gosta de livros que tenham crimes.
Edgar40 05/10/2022minha estante
????????

Edgar40 05/10/2022minha estante
Agora, lê Morte no Nilo ????

Letts. 15/10/2022

Nêmesis
Ao meu ver é um bom livro, tem uma escrita boa e compreensível.

O início da história começa meio arrastada/devagar, e então depois umas 50 páginas começa a se desenrolar melhor com o mistério e a missão de Mr. Rafiel designada à Miss Marple.

Uma coisa que me incomoda é como existem diálogos muito extensos q não precisavam existir, oque acaba fazendo o leitor ler mais rápido, com tédio ou sem atenção. E muitos fatos já se revelados da história pra quem está lendo se repetem e muito, com os mesmos detalhes já falados, não acho que tinha necessidade de ser tão repetitivo assim, só podiam ter sido puladas essas repetições, porque se torna muito cansativo.

O desenvolvimento geral na história é boa, o mistério envolvido é bom e o final surpreende bastante.
Nerosz 15/10/2022minha estante
to amando suas resenhas

Víctor Morais 19/11/2022

O melhor da Miss Marple...
Para começar, eu sou totalmente time Miss Marple. Falei, tô leve. Não querendo desmerecer o Poirot, mas eu amo o conceito de velhinhas, fofoqueiras e detetives. Além do mais, eu acho o Poirot, um pouco narcisista demais.

Bem, vamos para a resenha:

Em Nêmesis, acompanhamos Miss Marple, após a morte do senhor Rafiel, companheiro de férias dela no Caribe, onde ambos resolveram um crime HE-DI-ON-DO. Após a morte do velho, Miss Marple recebe uma carta do escritório de advocacia de Rafiel. Quando Marple foi ao local, descobre que Rafiel deixou uma herança para ela. Mas Marple só ganharia tal herança, se provasse que o apelido "Nêmesis" é um bom apelido pra ela.

Meus amigos, esse livro foi perfeito quando eu li pela primeira vez, e lendo denovo, percebo o porquê ele foi tão bom. Tem aqueles traços, tipicamente da Agatha Christie: muitos personagens, um crime (cometido a pouco ou muito tempo) e claro muito suspeitos.

Mas Víctor, qual o diferencial desse livro? Já que eu já vi esse tipo de premissa em muitos livros da Gata Triste?

O diferencial está no jeito que os fatos são contados. De primeira não existe um crime, existe uma excursão de jardim chata, pelo interior da Inglaterra. Mas, quando o mistério começa...

E além do mais, esse livro se difere dos outros, por ser o livro em que a Miss Marple mais aparece. A detetive, diferente do Poirot, quase nunca dá as caras em partes importantes da história dos seus livros, sempre essa tarefa fica com um policial, ou por um amigo dela.

Mas aqui não. Ela aperece praticamente cem por cento das vezes, e até faz um pouco de ação.

Então é isso, é um bom livro para indicar para quem quer começar a ler a Agathinha. Mas eu diria que seria melhor, ler Um Mistério no Caribe antes. Por quê esse livro é tipo uma sequência de Um Mistério no Caribe.

5 ? ??

Jaque - Achei o Livro 20/05/2020

Última participação da minha detetive favorita.
Nêmesis traz de volta o Sr. Rafiel, personagem de importância em Mistério do Caribe, onde ele ajudou Miss Marple a resolver um trágico crime.
Enquanto folheava o jornal, Miss Marple se depara com a notícia da morte do Sr. Rafiel, um ano após a viagem de ambos às Antilhas.
Após algumas semanas ela é procurada pelos advogados do falecido e fica sabendo que Sr. Rafiel deixou uma grande quantia em dinheiro para ela, desde que resolvesse um crime no período de um ano.
Apesar do dinheiro ser muito bem vindo, a curiosidade pesou e fez com que ela aceitasse, até mesmo porquê ela não sabia nada sobre o crime.
Apenas seguindo instruções por carta do falecido, Miss Marple embarca numa excursão para a Grã Bretanha junto com mais 15 pessoas. Seriam algumas dessas pessoas um criminoso? Ou algum informante?
Sem saber qual é o crime e muito menos o assassino, Miss Marple vai ter que desvendar aos poucos esse mistério e conforme ela vai fazendo suas perguntas, uma triste estória vem à tona.

A trama proposta pela dama do crime dessa vez é bem diferente, pois vamos descobrir junto com Jane Marple quem são os envolvidos na estória e aos pouquinhos uma grande trama envolvendo amor, tragédias e crimes vão se desvendando.
Eu acertei o culpado mas a estória por trás dos seus atos foi muito além do que poderia imaginar. Amei como a autora construiu esse personagem e seu desfecho final.
Só fiquei com algumas dúvidas sobre a estória: Se Sr. Rafiel mandou Miss Marple exatamente praquele lugar, com aquelas pessoas, era por que ele já sabia do que havia ocorrido e poderia ter contratado alguém para resolvê-lo há muitos anos atrás.
E uma outra pessoa, de extrema importância do passado que também estava na excursão, foi coincidência ou mandada por Rafiel? Será que deixei passar essa?
Enfim, eu adorei o livro. Fecha com chave de ouro a participação da Jane Marple, em toda sua glória e genialidade.
Recomendo à quem for ler que leia antes Mistério no Caribe. Apesar de serem estórias independentes, dá uma melhor visão dos personagens envolvidos.
Boa leitura!

Nota: 4,5 ★

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2020/05/nemesis-agatha-christie.html