Nêmesis

Agatha Christie

Resenhas - Nêmesis

Beatriz 04/10/2021

Pega no tranco
Como em praticamente todos os livros da Agatha, a investigação demora a começar de fato. Mas depois que ela começa, é difícil parar de ler. Essa história teve um culpado que já estava meio evidente perto do fim, mas você ainda fica com um pé atrás, o que é muito bom.

Roberta Araújo 18/09/2020

Não foi uma leitura empolgante para mim, foi bem arrastada mesmo. Não consegui gostar de como a Miss Marple lida com as coisas, mas lerei outros com ela pra ver se tenho algum afeto a mais.

eyokaren 16/10/2020

Cansativo
Foi minha primeira experiência com a autora, a escrita dela é ótima e tudo se relaciona perfeitamente, porém essa história se arrastou até o último e eu não me senti nenhum pouco instigada a ler com vontade, pouca ação e muita repetição.

Jessika.Rosa 30/11/2020

M A R A V I L H O S O
Agatha Christie nunca erra nos seus livros e isso acho que não é novidade pra ninguém kkkkkkkkkkkkkkk 50mil suspeitas vinham na minha cabeça mas errei todas. No início ainda tava meio perdida pq n tinha nenhuma informação, mas fiquei chocada com o final, nunca imaginaria isso, e é um desfecho q faz total sentido. Eu simplesmente AMO todas as conexões que a autora faz no livro, cada detalhezinho faz uma
a diferença enorme e deixa a gnt sempre mais tenso kkkkkkkkkk vale muito a pena

Inae 10/02/2023

Nêmesis ??
Certamente um dos meus favoritos da Agatha, realmente me engajou na leitura. É um livro bem diferente porque é a reconstrução de um caso que no início vc nn tem ideia nem sequer do que se trata a história, mas dps que engata fica bem instigante

Geovanna.Cookie 07/10/2023

A verdadeira despedida de Miss Marple
Já faz alguns anos que li o meu primeiro livro da Agatha Christie e logo em seguida meu primeiro livro de Miss Marple.

Meu interesse se deu por uma informação errônea, de que a detetive em questão fazia sua investigação através de fofoca. A realidade foi muito diferente porém igualmente intrigante.

Miss Marple é uma senhora que nunca se casou ou sequer saiu da vila em que nasceu, porém sendo uma pessoa extremamente inteligente ela utilizou esse microcosmo em que viveu como objeto de estudos sobre a natureza humana. Em outra época, Jane Marple teria sido uma antropóloga ou psicóloga fantástica.

No primeiro livro já a conhecemos idosa, porém lendo em ordem de lançamento vemos como vai ficando cada vez mais debilitada. Sua história se encerra neste livro apesar de ter mais dois livros com ela lançados depois deste, recomendo porém que deixem Mistério no Caribe e Nemesis por último.

Foi uma jornada adorável no mundo do Cozy mistery que caracteriza a maioria dos romances de Agatha Christie. É foi maravilhoso ver uma detetive que investiga através da psicóloga. Recomendo a todos que leiam.

Rach 01/02/2021

Uma volta ao passado
Como todo livro da Agatha, esse é muito bom. Eu simplesmente amo quando o caso analisado é algum que aconteceu anos antes e que agora está sendo visto sob outras percepções, com o intuito de desvendar se realmente quem cometeu o crime é quem foi condenado no passado. Esse tem um "quê" que te deixa com os nervos à flor da pele durante todo o tempo, com a sensação de que algo ainda vai acontecer, que è basicamente a sensação que a Miss Marple tem durante o livro todo. Apesar disso, o final me foi previsível, então considero esse um pouco abaixo de outros mais intensos e imprevisíveis.

João 07/03/2021

Chorei muito (de sono, tédio e raiva)
Nos anos finais de sua vida, a lenda do crime resolveu investir em algumas continuações de mistérios antigos, como é o caso de Nêmesis ? sequência de Um mistério no Caribe ? e Cai o pano ? onde Hercule Poirot revisita o primeiro livro escrito por Agatha. Mas o questionamento que eu, enquanto leitor fiel da autora, me fiz foi: Christie fez uma boa aposta em sequenciar livros inicialmente tão agradáveis?

Quando li Um mistério no Caribe não tive grandes surpresas, tudo era mecânico apesar de ser engenhoso ao mesmo tempo. Com Nêmesis senti a mesma coisa, somado ao tédio e desinteresse.

A trama se desenvolve a partir da morte de mr. Rafiel, um velho a beira da morte que auxilia Miss Marple na resolução do mistério no Caribe alguns anos antes. Rafiel deixa 20 mil libras para Miss Marple em seu testamento, valor que ela tomará posse assim que resolver um crime a mando do já falecido testador.

Querido Skoober, guarde esse número: 67. Nêmesis fica ?empolgante? apenas a partir dos 67% do livro. Uma narrativa enrolada, sem sal e sem nada de emoção como essa chega a ser desrespeitosa com o leitor. Leitores assíduos de Agatha Christie sabem que seu padrão de qualidade é muito mais alto do que este.

A edição da Harper Collins ainda deixa a desejar na revisão do livro, tendo alguns deslizes que junto com a história chata se tornam desagradáveis ao extremo. Me assustei! Como vivo dizendo, ?a Harper não decepciona!? (mas para toda regra, há uma exceção).

Dei 3 estrelas por educação e consideração à Miss Marple: o livro, querendo ou não, eterniza seu legado como a Nêmesis, vingadora e justiceira ? tal como na mitologia.

Planeja conhecer a obra de Agatha Christie? Leia O mistério dos sete relógios, A maldição do espelho ou O natal de Poirot. Deixe Nêmesis para quando faltarem opções.
Ique 09/04/2021minha estante
Uau kkk. Eu estava muito empolgado com esse livro, bom que já vou pisando no freio... Sobre a edição tive o mesmo problema com Morte na Mesopotâmia, a tradução ficou péssima dado alguns erros de articulação de palavras.

João 09/04/2021minha estante
Kkkk recomendo você ler outros livros dela antes, tipo as recomendações que eu coloquei no fim da resenha! Nemesis foi um poço de decepções pra mim

Jean Silva 11/12/2023

Fechar o ano de 2023 com Agatha Christie e Miss Marple é simplesmente tudo pra mim. Já havia lido um romance anterior com essa protagonista, então sabia exatamente o que esperar: uma boa história com uma senhorazinha super querida e inteligente. E foi exatamente o que ocorreu.

Em Nêmesis, a querida precisa resolver um mistério, que de início parece não ter pé nem cabeça, mas com o desenrolar da história vai ficando um pouco mais previsível. As peças vão se juntando, o leitor consegue chegar a algumas conclusões, mas é somente no final, com a explicação de Miss Marple, que tudo se encaixa perfeitamente. Achei ótimo, o livro é fácil de ler e muito bom para passar o tempo, recomendo!

Márcia Luz 10/01/2022

Genial
Deve ter sido incrível vir ao mundo tendo um cérebro como o da Ágatha, essa mulher foi simplesmente GENIAL! É inexplicável como pode escrever tão bem, ao mesmo tempo que cria todo uma história com uma trilha que parece óbvia e no fim sempre descobrimos que a verdade estava ali, na cara, o tempo todo! Nunca pensei que Miss Marple seria tão digna de um lugar no meu coração, mas depois de tantas aventuras, definitivamente ela o tem?

Larissa.Rodrigues 25/08/2022

Venci a Agatha Christie!!
Esse foi um dos dois livros que decidi trazer junto comigo nas minhas férias, pra ver se eu tomava vergonha na cara e lia. E eu não podia ter feito escolha melhor.
No começo eu não tava entendendo muita coisa por não ter nada "concreto", digamos assim na história. Por tanto fui tecendo minhas desconfianças de acordo com o andar dos acontecimentos. Diferente do primeiro livro que li da Agatha, nesse eu sabia quem era o assassino mais ou menos do meio pro final do livro, e mesmo assim ainda fui surpreendida com os plots do final. Interessante do começo ao fim, Miss Jane Maple é uma personagem deveras surpreendente!

ize 20/05/2020

eu nunca sei como posso falar sobre um livro dela, porque é escrito com uma perfeição a sua maneira. Completamente original e bem desenvolvido. Muito bom.

Taay Justino 31/05/2020

Livro incrível.
Estou cada vez mais apaixonada pelos livros de Agatha Christie...
Nemesis conta com a protagonista Miss Marple, que foi convidada a solucionar um mistério, porém não lhe foi dado nenhuma informação sobre do que se tratava.
Miss Jane Marple mergulha nesse caso me deixando sem ar com a solução e as respostas para todas as minhas perguntas. Foi um assassinato? Por que? Como? Quem?
Realmente muito difícil acertar um palpite.